Os 17 Locais Património Mundial da UNESCO em Portugal

De certeza que já ouviram falar de locais Património Mundial da UNESCO nas vossas viagens (inter)nacionais. Lá fora, as Pirâmides do Egito, Machu Picchu no Peru ou Angkor Wat no Camboja são três dos mais conhecidos. 

Muitas vezes, estes locais são a desculpa perfeita para se deslocarem a determinado destino, seja pela sua imponência, características únicas e/ou beleza incomparável. Aqui mesmo em Portugal (continental e ilhas) existem 17 locais Património Mundial da UNESCO. Será que conhecem todos?



O que é o Património Mundial da UNESCO?

Vamos começar por perceber melhor o que é isto afinal do Património Mundial. Em novembro de 1972 os membros da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) assinaram um tratado internacional chamado Convenção para a Proteção do Património Cultural e Natural Mundial.

Este tratado teve como objetivo principal a preservação do património cultural e natural mundial, que se encontrava cada vez mais deteriorado e em risco de desaparecimento.

Para que a preservação destes locais não dependesse apenas da situação económica do país em que se encontrassem, os mesmos foram declarados Património Mundial. Esta classificação garante-lhes proteção em caso de perigo imediato, assistência técnica e apoio ao nível de sensibilização pública.


Locais Património Mundial da UNESCO em Portugal

NORTE E CENTRO DE PORTUGAL

De 1983 a 2019 doze locais na zona norte e centro de Portugal receberam a classificação de Património Mundial por parte da UNESCO. Um roteiro por estes locais, espalhados entre Braga e Alcobaça, leva-vos a descobrir zonas arqueológicas, edifícios históricos e impressionantes paisagens naturais. 

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga (2019)

Subir até ao topo do Santuário do Bom Jesus do Monte — uma obra de estilo barroco, rococó e neoclássico com mais de 600 anos — implica passar por 17 patamares de escadas, decorados com fontes, estátuas e outras decorações associadas a vários temas religiosos.

Créditos: Angela Compagnone em Unsplash

Todos aqueles que decidirem testar a sua resistência física serão brindados com uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga

Região Vinhateira do Alto Douro (2001)

A união das encostas íngremes do vale do rio Douro com a ação do homem, ao longo de vários anos, deu origem a uma paisagem única, conhecida hoje como a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.

Vista sobre o Douro

As vinhas cultivadas na Região Vinhateira do Alto Douro resultam num dos produtos portugueses mais famosos em todo o mundo: o vinho do Porto. 



Centro Histórico de Guimarães (2001)

Conhecida como “o berço de Portugal”, foi aqui, na cidade de Guimarães, que em 1109 alegadamente nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Créditos: luis castro em Unsplash

Hoje, o seu centro histórico, marcado pelo contraste dos tons escuros do granito com as cores vivas das fachadas do seu casario e pela presença de edifícios emblemáticos como o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, oferece a quem o visita uma viagem às mais profundas raízes portuguesas. 

Centro Histórico do Porto, Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar (1996)

Com uma história que remonta a tempos romanos, o centro histórico do Porto é um dos principais atrativos dos muitos visitantes que exploram a cidade diariamente.

O seu ambiente tão característico, a proximidade do rio Douro, a vista sobre Vila Nova de Gaia a partir da Ribeira e os muitos edifícios históricos que ali se encontram, como a Sé ou a Torre dos Clérigos, contribuem para o seu caráter único.

A classificação de Património Mundial da UNESCO foi simultaneamente atribuída à Ponte Luís I — construída em 1886 em ferro, conforme o projeto do belga Théophile Seyrig, sócio de Gustave Eiffel — e ao Mosteiro da Serra do Pilar, cuja igreja e claustro circulares faz com que esta seja considerada uma das mais impressionantes construções de arquitetura clássica europeia. 

Sítio Pré-Histórico de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e Siega Verde (1998 e 2010) 

Em finais do século passado fazia-se uma enorme descoberta arqueológica datada da época do Paleolítico: uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo ao ar livre, gravada nas rochas de xisto do rio Côa.

Créditos: https://arte-coa.pt/

Hoje é possível visitar o Parque Arqueológico do Vale do Côa e Siega Verde mediante agendamento prévio, na companhia de guias especializados. 


Booking.com

Universidade de Coimbra — Alta e Sofia (2013)

Com mais de 700 anos de história, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas na Europa.

Créditos: Henrique Macedo em Unsplash

Construída em 1290, é hoje composta por vários edifícios que foram sendo construídos ao longo dos séculos: a Catedral de Santa Cruz (século XII), o Real Palácio de Alcáçova (século XVI), a Biblioteca Joanina de arquitetura barroca, o Jardim Botânico (século XVIII) e a grande Cidade Universitária datada da década de 40 do século XX.

Convento de Cristo em Tomar (1983)

Construído no século XII em Tomar como símbolo da reconquista Cristã, o Convento de Cristo passa a ser visto durante a época dos Descobrimentos como um símbolo da abertura de Portugal a outras civilizações.

Créditos: Jez Timms em Unsplash

Foi alvo de várias intervenções ao longo dos séculos sendo hoje uma mistura de vários estilos arquitetónicos como o gótico, o manuelino, o renascimento e o barroco. 

Mosteiro de Alcobaça (1989)

Fundado no século XII, o imponente e austero Mosteiro de Alcobaça é um dos grandes ex-libris da zona centro do país. Foi a primeira construção de arquitetura totalmente gótica em Portugal, sendo uma referência a nível europeu. 

Créditos: Francisco Surrador on Unsplash

Mosteiro da Batalha (1983)

O Mosteiro da Batalha surge como símbolo da vitória de Portugal sobre os Castelhanos na Batalha de Aljubarrota em 1385.

Créditos: Antonio Sessa em Unsplash

A sua construção viria a estender-se por quase dois séculos, transformando-se no que é hoje conhecida como uma das mais belas obras de arquitetura europeia e um dos primeiros exemplos do estilo manuelino.

SUL DE PORTUGAL

Na zona sul de Portugal os locais Património Mundial da UNESCO podem ser encontrados entre Mafra e a cidade fronteiriça alentejana de Elvas. Desde Palácios Reais a paisagens naturais e centros urbanos com uma história secular, há muitas desculpas para partir rumo ao sul do país. 

Edifício Real de Mafra — Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada (2019)

Felizmente tenho o prazer de poder dizer que o Edifício Real de Mafra faz parte do meu “quintal”. Foram já várias as vezes que visitei quer o Palácio em si como o Jardim do Cerco e a Tapada de Mafra, e não me canso de regressar. 

Construído no século XVIII por ordem do rei D. João V, o Edifício é uma das mais notáveis obras barrocas portuguesas, estando localizado a cerca de 30 minutos de Lisboa.

Palácio Nacional de Mafra
Edifício Real de Mafra

Mesmo ao lado do Palácio encontra-se o encantador Jardim do Cerco e, a poucos minutos de distância de carro, a extraordinária paisagem natural da Tapada de Mafra, onde passeios a pé ou de bicicleta têm frequentemente como companhia habitantes locais como veados, cervos e javalis. 

Paisagem Cultural de Sintra (1995)

Uma visita a Lisboa não fica normalmente completa sem uma passagem pela romântica vila de Sintra, a poucos minutos de distância da capital.

Palácio Nacional da Pena, Sintra

O seu ambiente místico, aliado à beleza natural da imponente Serra e aos encantadores edifícios e parques que a preenchem, transformaram a paisagem cultural de Sintra numa referência a nível europeu.

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa (1983)

Em 1983, dois dos mais conhecidos monumentos de Lisboa entravam para a lista do Património Mundial da UNESCO.

Torre de Belém | Património Mundial da UNESCO
Torre de Belém | Créditos: Bernardo Lorena Ponte em Unsplash

Mandados construir por D. Manuel I no século XVI, em Belém, tanto o Mosteiro dos Jerónimos como a Torre de Belém são obras-referência do estilo manuelino e de visita obrigatória numa passagem por Lisboa.

Centro Histórico de Évora (1986)

Visitar Évora é entrar num museu a céu aberto. Monumentos como as ruínas do Templo de Diana são testemunhos vivos das suas origens romanas, enquanto edifícios como a sua Catedral e a Universidade recordam a importância que a cidade ganhou durante a Idade Média.

Évora | Património Mundial da UNESCO

O seu casario branco com interiores em azulejo e varandas em ferro forjado marcam o centro histórico de uma das mais bonitas cidades portuguesas.

Elvas e as suas Fortificações (2012)

É na cidade alentejana fronteiriça de Elvas que se encontra a maior fortificação abaluartada do mundo. Construídas no século XVII, as fortificações representam o melhor vestígio de fortificações de influência holandesa do mundo.

Elvas | Património Mundial da UNESCO

O seu interior alberga vários monumentos e construções merecedoras de visita: o castelo, o imponente Aqueduto da Amoreira, as muralhas, dois fortes e três fortins. 

ILHAS | AÇORES E MADEIRA

O roteiro pelo Património Mundial da UNESCO em Portugal continua no arquipélago dos Açores e na ilha da Madeira, onde encontramos paisagens naturais e centros históricos merecedores de destaque mundial.

Zona Central de Angra do Heroísmo na Ilha Terceira (1983)

A sua localização privilegiada no Oceano Atlântico fez com que Angra do Heroísmo, a capital da Ilha Terceira, nos Açores, fosse usada, desde o século XV até ao século XIX, um importante porto de escala.

Ilha Terceira,  Açores / Património Mundial da UNESCO

Construções como os fortes de São Sebastião e São João Batista, com mais de 400 anos de história, ou a riqueza da Igreja de São Gonçalo, são alguns dos testemunhos da outrora relevância da cidade do ponto de vista nacional. 

Paisagem Cultural da Vinha na Ilha do Pico (2004)

Ainda no arquipélago dos Açores, é possível encontrar outro Património Mundial da UNESCO, desta vez na Ilha do Pico. Aqui, é a secular cultura da vinha que ocupa lugar de destaque.

Vinha Ilha do Pico | Património Mundial da UNESCO

No total são cerca de 980 hectares de vinha plantada em campos de lava e separada por muros de pedra, resultando numa paisagem única de grande beleza natural. 

Floresta Laurissilva da Madeira (1999)

Estendendo-se ao longo de cerca de 15 mil hectares (20% do total da Ilha da Madeira), a floresta Laurissilva da Madeira resistiu a cerca de 5 séculos de ocupação humana.

Floresta Laurissilva | Património Mundial da UNESCO

De características subtropicais, preenche com vegetação luxuriante as encostas da ilha viradas a norte, sendo o cenário perfeito para caminhadas ao longo de levadas e veredas. 

Já conheciam todos os locais Património Mundial da UNESCO em Portugal? Está na hora de começarem a planear essas escapadinhas para riscar da lista todos aqueles que ainda não conhecem!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.