Egito | Guia e Dicas Úteis de Viagem

O Egito é aquele país que nos remete a todos para um vasto passado histórico, cheio de faraós, pirâmides e esfinges. Além dos imponentes monumentos de milhares de anos que ainda hoje é possível visitar no Egito, a existência de um deserto imenso que se mistura com o mítico Rio Nilo fazem deste um daqueles países que vale mesmo a pena visitar. Tem também muito para dar a conhecer a nível cultural, e o povo egípcio é dos mais hospitaleiros e afáveis que conhecemos.

O que precisas de saber antes de uma viagem ao Egito?

Localização

O Egito está localizado no Médio Oriente, dividindo-se entre a Europa e a Ásia. Faz fronteira com a Líbia e o Sudão na parte africana, e com Israel e Palestina na parte asiática.


Como ir

A forma mais comum de entrar no Egito é através do Aeroporto Internacional do Cairo. No entanto, existem voos internacionais para aeroportos noutras cidades como Luxor, Hurghada, Sharm el-Sheikh, Assuão, Alexandria, entre outros.


Visto

O visto para entrar no Egito é obrigatório para cidadãos portugueses.

Como obter: Para os cidadãos portugueses, é possível tirar o visto para entrar no Egito através de três formas:

  • À chegada ao aeroporto no Egito;
  • Online requerendo um e-visa, com antecedência mínima de 7 dias, no portal oficial do visto eletrónico para o Egito;
  • Antecipadamente na Embaixada do Egito em Lisboa.

Taxas: O custo do visto é de 25 dólares americanos, qualquer que seja o meio escolhido para o obter.

Documentos: Os documentos necessários para obtenção do visto são:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses à data de entrada no país
  • Outros documentos que podem ou não ser requeridos: Foto recente tipo passe; Certificado de vacinação contra a febre amarela; Cópia do bilhete de saída do país; Reserva de alojamento.

De todas vezes que visitámos o Egito até hoje, tirámos o visto à chegada ao aeroporto e nunca nos foram pedidos quaisquer documentos além do passaporte. No entanto, convém estarmos prevenidos pois podem ser requeridos estes documentos.

Validade: O visto tem a validade de 30 dias.

Extensão: É possível renovar o visto de turista no Egito por mais 30 dias, presencialmente no edifício Mogama, na praça Tahrir no Cairo.


Moeda

A moeda utilizada no Egito é a Libra Egípcia.

Verifica a taxa de câmbio aqui.


Clima e quando visitar o Egito

O Egito é um país maioritariamente desértico, seco e quente. No entanto, tal varia em determinadas regiões como é o caso da costa mediterrânica a Norte, onde o clima pode tornar-se mais húmido no Inverno. De uma forma em geral:

  • O Verão no Egito é extremamente quente, com temperaturas a atingir os 40°C durante o dia e a não baixar dos 20°C durante a noite;
  • O Inverno no Egito não é severo, com as temperaturas médias a variar entre os 9°C e os 20°C;
  • Todos os anos ocorrem tempestades de areia vindas do sul. Estas costumam acontecer entre Março e Maio, e podem durar alguns dias causando subidas de temperatura que podem chegar aos 45°

Para nós, os melhores meses para visitar o Egito são então entre Março e Abril e entre Outubro e Novembro, de forma a apanhar um clima mais ameno.


Top locais a visitar no Egito

visitámos o Egito por duas vezes e não nos cansamos! Há sempre algum lugar que fica por conhecer e mesmo os sítios por onde já passamos merecem sempre mais uma visita. Deixamos-te aqui algumas sugestões principais das muitas possibilidades que o Egito tem para oferecer.

Gizé

Gizé é a parte do Cairo que fica a Oeste do Rio Nilo, onde se situam as famosas Pirâmides do Egito! Este emblemático monumento de 4000 anos de História é claro um marco e um chamariz para a maioria dos visitantes à cidade. É possível visitar as Pirâmides do Egito e a Esfinge facilmente de forma independente e é também possível visitar o interior de algumas pirâmides, mediante a compra de um bilhete adicional. Também vale a pena ficar alojado em Gizé pelo menos por uma noite para acordar e tomar o pequeno-almoço com vista para esta Maravilha do Mundo Antigo!

Pirâmides de Gizé Cairo

O Cairo é aquela cidade caótica onde sair à rua pode tornar-se bem desgastante. O trânsito e a confusão das ruas são constantes, principalmente quando estamos a falar da parte a Este do Rio Nilo. Da primeira vez que visitámos a cidade, esta não ficou na nossa lista de preferências… mas com o tempo fomo-nos habituando e acabámos por gostar das suas particularidades! De qualquer forma, visitar o Cairo e passar um ou dois dias entre mercados e mesquitas é toda uma experiência que te vai permitir viver mais de perto os costumes e rotinas do povo egípcio.

Para saberes melhor o que fazer no Cairo, vê este artigo:
10 locais a não perder no Cairo

Vista sobre a cidade do CairoLuxor

Por quase todo o território do Egito é possível encontrar relíquias e monumentos do seu vasto passado histórico. Mas em Luxor é onde se situam dos templos e ruínas mais emblemáticos do Antigo Egito: o vasto Templo de Karnak, o lindíssimo Templo de Luxor, o impressionante Vale dos Reis, o Templo de Hatshepsut, entre muitos outros. Em Luxor é também comum fazerem-se passeios de balão de ar quente que sobrevoam a cidade e o Vale dos Reis. Além dos preços serem razoáveis, acreditamos ser um sítio fantástico para uma experiência destas. Nós adorámos e recomendamos!

Templo Luxor no EgitoAbu Simbel

Abu Simbel é o nome de dois dos templos egípcios mais surpreendentes, mandados construir pelo faraó Ramessés II há cerca de 3200 anos nas margens do atual Lago Nasser, no Sul do Egito. Devido à construção da barragem da cidade de Assuão e para salvar a relíquia que é este monumento milenar, nos passados anos 70, as 15000 toneladas de rocha que completam estes templos foram totalmente movidas, peça a peça, para o seu local atual bem perto da fronteira com o Sudão.

Com esta e muitas outras curiosidades para ouvir acerca de Abu Simbel, vale completamente a pena descer todo o Egito para visitar este majestoso templo!

Templo Abu SImbelAssuão

Assuão é a cidade do Sul a partir da qual podes visitar o templo de Abu Simbel mas não só! A partir de Assuão vale também a pena a visita ao Templo de Philae situado numa ilha no Rio Nilo. Vale a pena passar algum templo em Assuão para aproveitar também o tranquilo paredão ao longo do Rio Nilo que todos os dias surpreende com um alaranjando e inesquecível pôr-do-sol!

Rio Nilo no Egito Dahab

Situada na península do Sinai, a pequena cidade de Dahab é daqueles tranquilos destinos à beira-mar, alternativa aos destinos de praia mais turísticos como, por exemplo, Sharm el-Sheikh. Simplesmente aproveitar o sol numa espreguiçadeira, pegar numa máscara de snorkeling e explorar o fundo do Mar Vermelho rico em peixes e corais coloridos, andar de moto 4 no deserto ou percorrer os Canyons mais próximos, é tudo possível a partir de Dahab.

É também a partir daqui que podes ir até ao sopé do Monte Sinai e subi-lo a pé, de preferência durante a noite para aproveitares um lindíssimo nascer-do-sol desde o alto destas montanhas desérticas.

Cidade de Dahab Oásis

Existem alguns oásis no Egito mas o que mais ouvimos falar é o de Siwa. Não tivemos oportunidade ainda de visitar mas está, sem dúvida, na lista para a nossa próxima viagem ao Egito! O oásis de Siwa fica a cerca de 560km do Cairo e lá chegar implica uma longa viagem pelo deserto. Mas dizem que há algo de muito especial na calma que caracteriza esta área de vegetação completamente no meio do deserto do Sáara.

Oásis no Egito
Foto de Rhett Blanch – Flickr

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Ana & João | Mais Pra Lá Viagens

A Ana e o João são os autores do blog de viagens Mais pra Lá e ajudam viajantes independentes a construir as suas viagens para os destinos que já visitaram. Amantes de aventuras, procuram contar-te as suas histórias e dar-te as suas dicas de viagens.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.