Guia para percorrer o Caminho Português de Santiago Interior

A ideia de percorrer o Caminho de Santiago era algo que se tinha infiltrado na minha lista de viagens de sonho há já algum tempo. Quando surgiu a oportunidade de, finalmente, fazer o Caminho Português de Santiago Interior não podia ter ficado mais entusiasmada. 

O convite partiu do agrupamento de municípios do Caminho Português de Santiago Interior. O objetivo: partilhar com o maior número de pessoas possível a “Via Interior”, uma alternativa aos Caminhos Central e da Costa que, diz quem já o percorreu, é um dos percursos mais bonitos e introspectivos para peregrinos em Portugal. 

Aceitei o convite e, em setembro de 2022, lá parti rumo a Viseu, o local de início do Caminho do Interior. Neste artigo partilho contigo algumas dicas úteis, factos interessantes e opiniões sobre a minha experiência no Caminho Português de Santiago Interior. Que te sirva de inspiração e guia, caso o decidas percorrer um dia também. 

Nota:
A minha experiência no Caminho do Interior teve a duração de 4 dias, nos quais tive a oportunidade de percorrer a pé parte do Caminho e visitar alguns dos locais mais interessantes dos concelhos que este atravessa. 

O Caminho de Santiago Interior

A origem do Caminho de Santiago

O nome do Caminho tem origem na história de São Tiago, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo que, após a ressurreição do mesmo, foi incumbido de evangelizar a Península Ibérica. No regresso à Palestina, São Tiago foi morto pelo medo de que se viesse a tornar demasiado popular. 

Os seus discípulos, Atanásio e Teodoro, transportaram secretamente o seu corpo de volta à Galiza para que lhe fosse dado um funeral digno, atravessando, de barco, os caminhos por onde este tinha pregado. Séculos depois, um eremita chamado Pelayo viria a descobrir o túmulo de Santiago. As notícias desta descoberta chegariam rapidamente ao Papa e aos governantes da época, dando origem à veneração de Santiago.

Créditos: caminhoportuguesdesantiago.eu

Sobre o túmulo descoberto de São Tiago, viria a ser construída uma modesta igreja que, entre o século 11 e 12 daria lugar à atual Catedral de Santiago de Compostela. Esta vir-se-ia a transformar num dos mais populares locais de peregrinação cristã, logo a seguir a Roma e Jerusalém. As rotas que cruzavam a Europa Ocidental e Portugal até Santiago de Compostela, complementadas por albergues e hospícios destinados aos peregrinos, viriam a ser conhecidas como o Caminho de Santiago.

Catedral de Santiago de Compostela (Créditos: Juan Gomez em Unsplash)

Hoje em dia, o Caminho é percorrido, não só por razões religiosas, como também por razões relacionadas com desafios pessoais, necessidade de introspeção profunda ou um simples desejo de aventura.

Os peregrinos do Caminho de Santiago poderão solicitar uma Credencial do Peregrino – uma espécie de Passaporte do Peregrino – que poderão carimbar ao longo do percurso. Os carimbos podem ser obtidos em albergues, paróquias, mosteiros, catedrais, hotéis, juntas de freguesia ou câmaras municipais, entre outros.

A Compostela – certificado de conclusão do Caminho – é atribuída apenas a quem apresentar esta Credencial totalmente carimbado. Alguns albergues requerem também a sua apresentação. Tem um custo de €2 e pode ser obtida nos albergues, em certas instituições religiosas pelo Caminho ou online, aqui.

Em Viseu, poderás obtê-la neste locais: Loja de Turismo, Museu Almeida Moreira, Albergue do Fontelo, Albergue do Almargem e Igreja do Carmo.

Itinerário do Caminho Português do Interior

Com início na cidade de Viseu, o Caminho Português de Santiago Interior estende-se ao longo de cerca de 200 km até à fronteira com o Norte de Espanha, em Chaves. Passa pelos concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. Ao entrares em Espanha, terás ainda de percorrer  mais 180 km até chegares finalmente a Santiago de Compostela

Itinerário Caminho Português Interior de Santiago

Identificado pelas famosas setas amarelas ou sinalética oficial, o Caminho atravessa aldeias típicas, cidades históricas, florestas, campos agrícolas, ecovias e estradas, ao longo das quais encontras vários albergues onde poderás ficar alojada pagando apenas a contribuição que achares justa. 

Sinalética do Caminho Português Interior de Santiago
Os albergues são alojamentos, muitas vezes fruto do aproveitamento de antigas escolas primárias nas aldeias, compostos por uma cozinha de uso comum, casas de banho com duche e quartos com beliches. 

A reserva do alojamento deverá ser feita por telefone para que o responsável pelo mesmo (normalmente um habitante da própria aldeia) possa preparar e abrir o espaço. O pagamento é voluntário, o peregrino é que decide quanto quer deixar.

As etapas do Caminho Português do Interior

Apesar das informações díspares que se encontram online, o Caminho do Interior encontra-se oficialmente dividido em 11 etapas que te podem ajudar a construir o itinerário ideal para a tua peregrinação. Neste artigo decidi agrupar as etapas por concelhos para te dar uma visão mais clara do que poderás ver e fazer em cada um. 

⚲ Concelho de Viseu

Etapa 1 | Farminhão – Fontelo: 16,3 km – 3h33m – Nível de dificuldade: Difícil
Etapa 2 | Fontelo  – Almargem: 15,6 km – 3h7m –  Nível de dificuldade: Médio
Etapa 3 | Almargem – Ribolhos: 23,3 km –  5h49 – Nível de dificuldade: Muito difícil

Dentro do Concelho de Viseu existem 3 etapas a percorrer. Poderás fazer uma etapa por dia, caso queiras levar o teu tempo, ou juntar por exemplo 2 etapas num só dia e deixar a mas dificil para o segundo dia. Recomenda-se atenção redobrada nas descidas em Soutulho (etapa 1), na estrada romana de Pousa Maria (etapa 2) e na descida para Cabrum (etapa 3).

Destaques

Dentro do concelho de Viseu, o Caminho atravessa zonas florestais, aldeias e a cidade histórica de Viseu. Se nunca visitaste Viseu, esta é a oportunidade para “perderes” algum tempo a explorar a cidade. Para mim foi uma primeira vez e devo dizer que fiquei impressionada com a quantidade de monumentos que ali se encontram.

Sinalética do Caminho Português Interior de Santiago
A não perder
  • Praça da Catedral
  • Museu Grão Vasco
  • Forte de Viriato
  • Painel de Azulejos do Rossio
  • Parque do Fontelo
  • Rio Paiva
Alojamento
  • Allgo Hostel (este foi o hostel onde fiquei em Viseu na primeira noite, antes de iniciar o Caminho. Muito limpo, dormitórios com alguma privacidade e bom pequeno almoço. Localização central, perto da Praça da Catedral. Também têm quartos privativos.)
  • Welcome Inn Viseu 
  • Albergue do Fontelo (Viseu | +351 938 052 322 / +351 966 569 600)

⚲ Concelho de Castro Daire

Etapa 4 | Ribolhos – Bigorne: 19,9 km – 4h58m – Nível de dificuldade: Muito difícil 

Recomenda-se algum cuidado na escalada acidentada desde a ribeira de Cabrum até Vila Meã.

Destaques

Castro Daire distingue-se pela sua beleza natural e pela simpatia dos seus habitantes, sempre prontos para dois dedos de conversa e para ajudar os (poucos) peregrinos que fazem o Caminho. Alguns dos destaques do Caminho neste concelho caem sobre a aldeia de Mões – a terra senhorial de Dom Egas Moniz na Idade Média -, a travessia do Rio Paiva e a Serra do Montemuro que serve de cenário para a caminhada.

Sinalética do Caminho Português Interior de Santiago
A não perder:
  • Igreja de São Pedro e Pelourinho (Mões)
  • Capela de Santiago (Moura Morta)
  • Capela de Santiago (Baltar)
  • Pedras da Travessia do Rio Paiva
  • Praia Fluvial de Folgosa
  • Cenário da Serra de Montemuro
Alojamento:

⚲ Concelho de Lamego & Peso da Régua

Etapa 5 | Bigorne – Lamego: 16,4 km – 3h16m – Nível de dificuldade: Médio 
Etapa 6 | Lamego – Bertelo: 27,2 km – 6h48m – Nível de dificuldade: Muito difícil

Recomenda-se algum cuidado no percurso entre o Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião (etapa 6), devido à inclinação acentuada do percurso de montanha.

Destaques

A chegada a Lamego marca também a entrada na região do Alto Douro Vinhateiro, a região vinhateira demarcada mais antiga do mundo, Património Mundial da UNESCO desde 2001. Lamego em si, conhecida como a cidade com mais monumentos históricos por m2 em Portugal, é merecedora de uma paragem para visita. 

Para além do concelho de Lamego, a Etapa 6 atravessa também o concelho de Peso da Régua, onde, entre outras coisas, te espera uma travessia a pé pela ponte pedonal sobre o rio Douro (quando feita ao por do sol é ainda mais especial).

Ponte em Peso da Régua | Caminho Português Interior de Santiago
Peso da Régua
A não perder:
  • Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego)
  • Teatro Ribeiro Conceição (Lamego. Uma réplica do Scala em Milão)
  • Catedral de Lamego (Lamego. Procura as figurinhas com “bolinha vermelha” que se escondem no arco da porta.)
  • Igreja de Almacave (Lamego. Onde se diz terem sido realizadas as primeiras cortes de Dom Afonso Henriques.)
  • Museu do Douro (Peso da Régua. Sabe mais sobre a história da região, intimamente ligada ao Rio Douro e, no final, relaxa com uma degustação de vinho do Porto com vista para o rio.)
  • Tríptico de vitrais da década de 30 na Casa do Douro (Peso da Régua)
Alojamento:

⚲ Concelho de Santa Marta de Penaguião

Etapas
Etapa 7 | Bertelo – Vila Real: 11,3 km – 2h49m – Nível de dificuldade: Muito difícil

Destaques

No concelho de Santa Marta de Penaguião, o Caminho faz-se com vista para a incrível paisagem do Alto Douro Vinhateiro. Espera-te uma travessia sobre o rio Sordo e algumas passagens pela estrada nacional, onde recomendo algum cuidado e que circules sempre o mais junto à berma possível.

Vista em Santa Marta de Penaguião | Caminho Português Interior de Santiago
A não perder:
  • Igreja de São Miguel de Lobrigos 
  • Marcos Graníticos da Demarcação da Região do Douro
  • Miradouro Espaço Douro Vivo 
Alojamento

⚲ Concelho de Vila Real

Etapas
Etapa 8 | Vila Real – Parada de Aguiar: 26 km; 5h45; Nível de dificuldade: Difícil

Maior dificuldade na zona de Parada de Cunhos, na aproximação à estrada nacional, e a travessia do rio Corgo em Vilarinho da Samardã.

Destaques

Ao longo desta etapa terás a oportunidade de admirar dois tipos de paisagem: a mais montanhosa, marcada pelas serras do Marão e do Alvão, e a zona a Sul, onde se destacam as encostas cobertas com vinhas, junto ao rio Douro. Aproveita para explorar a cidade de Vila Real, a antiga “corte de Trás-os-Montes”.

Centro histórico da cidade de Vila Real | Caminho Português Interior de Santiago
Vila Real
A não perder
  • Sé Catedral de Vila Real 
  • Museu de Vila Real 
  • Capela de São Brás
  • Palácio Mateus
  • Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Parque Natural do Alvão
  • Provar os Covilhetes, as empadas típicas de Vila Real
Alojamento

⚲ Concelho de Vila Pouca de Aguiar

Etapa 9 | Parada de Aguiar – Vidago: 22,22 km; 4h05; Nível de dificuldade: Fácil
Destaques

Esta etapa leva-te até ao coração de Trás-os-montes, onde atravessarás antigas estradas romanas, tranquilas zonas rurais e vales férteis. Aproveita para admirar as paisagens marcadas pelo granito e pelas águas medicinais, dois elementos naturais parte da essência e história da região. Classificada como “fácil”, esta etapa permitir-te-á absorver ao máximo a beleza do Caminho.

Sinalética do Caminho Português Interior de Santiago
A não perder:
  • Parque termal das Pedras Salgadas
  • Lagoa do Alvão
  • Ponte de Cidadelha
  • Castelo de Aguiar da Pena
Alojamento:

⚲ Concelho de Chaves

Etapa 10 | Vidago – Chaves: 18 km; 3h56; Nível de dificuldade: Difícil
Etapa 11 | Chaves – Vilarelho da Raia, fronteira: 15 km; 2h54; Nível de dificuldade: Médio
Destaques

Nas duas últimas etapas do Caminho Português de Santiago Interior entramos no concelho de Chaves, o último pedaço de território português antes de entrar em Espanha.

 Chaves em si é uma cidade que me encantou particularmente, tendo sido a primeira vez que a visitei. Marcou-me a carga histórica da cidade, refletida nos vários monumentos que alberga e alguns extremamente bem conservados vestígios de ocupação romana.

Cidade de Chaves | Caminho Português Interior de Santiago
Chaves
A não perder:
  • Hotel Vidago Palace (Vidago)
  • Ponte Romana de Trajano (Chaves)
  • Km 0 da EN2 (Chaves)
  • Museu das Termas Romanas de Chaves (Chaves)
  • Miradouro de São Lourenço (Chaves)
Alojamento

Nota final

Sejamos honestos: o Caminho Português de Santiago Interior não é dos Caminhos portugueses melhor “equipados” para os peregrinos. Não existe muita variedade de alojamentos, os albergues vão sendo criados aos poucos, e existem zonas em que a sinalização poderia estar melhor colocada (um GPS é essencial). 

Também não fiquei extremamente impressionada a nível de restauração, mas talvez não tenha simplesmente ido aos locais certos, aqueles que se descobrem por acaso e que se revelam merecedores de um lugar especial na nossa memória.

Mas o Caminho do Interior vale pela autenticidade das suas gentes, terras e costumes, e pelas suas magníficas paisagens naturais praticamente intocadas. Pelo facto de não ser uma das Vias mais populares em Portugal (atualmente), oferece-te momentos de introspeção únicos, de comunhão com o teu eu interior e de total assimilação de tudo o que o Caminho tem para te oferecer.

Se é autenticidade e comunhão contigo mesmo que procuras, é no Caminho Português do Interior que as encontras.


A viagem pelo Caminho Português de Santiago Interior foi feita a convite. As opiniões expressas neste artigo são, no entanto, totalmente minhas, sem qualquer influência de terceiros. 


Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.