A Ilha do Pico não é apenas a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores, mas também o lar da montanha mais alta de Portugal, chamada Pico. Este é um destino que nunca te deixará aborrecida ou perdida, sem saber o que fazer ou visitar. Desde incríveis cenários naturais feitos de verde e azul, até à oportunidade de ver de perto algumas das mais magníficas criaturas marinhas, ou apenas livrares-te do stress do dia a dia num ambiente tranquilo que te fará regressar às origens: aqui encontras uma lista de o que visitar na Ilha do Pico.


1. Explorar o maior túnel lávico de Portugal

Eis algo que, de certeza, não tens a chance de fazer todos os dias. Se o tema “vulcões” e a área da geologia te interessam minimamente, vais adorar conhecer a Gruta de Torres, o maior túnel lávico de Portugal. Com uma extensão de 5150m, estima-se que a sua formação tenha acontecido há 1500 anos. Durante uma hora és levada num passeio ao longo de 450m num túnel em total escuridão.

As marcas eternas deixadas pela passagem de lava incandescente por aquele local estão mesmo por baixo dos teus pés. E a única forma de as veres é utilizando a lanterna de cabeça que te dão à entrada. O bilhete para um adulto custa €8.


2. Subir a montanha mais alta de Portugal

Esta é, sem dúvida, a maior atração turística da ilha e uma adição obrigatória a uma lista de o que visitar na Ilha do Pico. A subida (e descida) até ao topo da montanha atrai milhares de visitantes todos os anos que ali acorrem pela mera necessidade de testar os seus limites ou apenas para viver a experiência de ver nascer do sol num local verdadeiramente único.

Antes da subida terás de te registar na Casa da Montanha, um ponto de passagem obrigatório para todos os visitantes, onde te será dado equipamento de GPS por razões de segurança. Poderás optar por subir na companhia de um guia, através de uma das várias agências locais, ou por ti mesma. Caso o faças sem guia (que recomendo que faças apenas se tiveres experiência nestas andanças) terás de te registar neste site previamente.

Podes ainda escolher entre uma subida diurna, uma subida noturna (com início de madrugada para ver o nascer do sol) ou uma subida noturna de 1 noite que te oferece q possibilidade de assistir ao pôr do sol, dormir na cratera e ver o sol nascer de manhã.

Pico mountain with snow | | What to do in Pico Island, Azores | O que visitar na Ilha do Pico
Créditos da foto: Azoresphotos.visitazores – caisdopico.blogspot.pt

Para mais info sobre a Ilha do Pico, lê o artigo:
Ilha do Pico, Açores | Guia e Dicas Úteis de Viagem


3. Explorar a cultura local do vinho no Museu do Vinho

Localizado perto da Madalena, o Museu do Vinho é um local de passagem obrigatória para todos aqueles que pretendem saber um pouco mais sobre a pitoresca cultura do vinho na Ilha do Pico. O Museu foi instalado na antiga Casa Conventual dos Carmelitas, o que lhe confere um interesse histórico adicional.

Também encontrarás no jardim do Museu a maior concentração de dragoeiros do país, entre os quais um espécime em particular que se diz ser o mais antigo dos Açores.


4. Admirar as vinhas Património da Humanidade na Criação Velha

As Vinhas da Criação Velha, classificadas como Património Mundial pela UNESCO em 2004, constituem uma das paisagens mais incríveis dos Açores. As vinhas continuam a ser cultivadas aqui em pequenos lotes de terra negra, rodeadas por pedra vulcânica que as protege do vento, de acordo com técnicas ancestrais.


5. Tirar uma foto no moinho mais pitoresco do Pico: o Moinho do Frade

Junto às Vinhas da Criação Velha encontras um velho moinho tradicional extremamente bem preservado chamado Moinho do Frade, cuja cor vermelha oferece um extraordinário contraste com o negro e verde da paisagem envolvente. No topo deste moinho consegues ter uma noção da verdadeira extensão das vinhas. Não percas a oportunidade de tirar aquela foto perfeita para mostrares aos teus amigos e família.


6. Ver de perto baleias e golfinhos

A Ilha do Pico é um dos melhores locais nos Açores para ver baleias e golfinhos. Eu tive a oportunidade de fazer um tour nas Lajes do Pico e, apesar de não ter sido a minha primeira vez (já o tinha feito antes na Ilha de São Miguel), esta foi sem dúvida mais uma experiência inesquecível. O barco em que eu seguia tinha uma capacidade máxima de 12 pessoas e o tour foi acompanhado por um biólogo marinho que nos dava informação útil sobre os animais (baleias, golfinhos, tartarugas) que iamos avistando.

Tens, no entanto, de ter uma atenção especial na escolha da agência com que decidires fazer este tour. Certifica-te que optas por um que tenha o minimo impacto possível no ambiente e que não persiga os animais, respeitando o seu bem-estar. Nadar com golfinhos (apesar de ser dificil de resistir, eu sei) é, na realidade, algo que põe em causa o equilibrio destes animais, devendo evitá-lo a todo o custo.


7. Respirar profundamente na Lagoa do Capitão

Existem várias lagoas na Ilha do Pico que poderás visitar, mas esta foi sem dúvida aquela que me arrebatou completamente. Num dia de sol, que me permitiu ver a montanha do Pico totalmente descoberta (algo muito raro), descobri na Lagoa do Capitão a representação do que, para mim, parecia o paraíso.

Imagina isto: quatro vaquinhas a pastar calmamente no pasto verde, dois bezerros totalmente branquinhos a andar devagar na tua direção, alguns patos a passearem-se junto à lagoa e uma série de passarinhos a cantar alegramente mesmo junto a ti, completamente sem medo. Isto é o paraíso ou não? Vale mesmo a pena uma visita num dia de sol.


8. Dar um mergulho numa piscina natural junto ao mar

Vais encontrar várias piscinas naturais na Ilha do Pico onde poderás aproveitar a oportunidade de relaxar e de te refrescares um pouco, especialmente durante os meses de verão. Enchidas de forma natural pela água do mar que ali entra através das rochas que as rodeiam, algumas encontram-se equipadas com infraestruturas de apoio que te oferecem um acesso mais fácil e alguns locais de onde mergulhar.

Algumas piscinas naturais na Ilha do Pico:
  • Piscinas de São Roque do Pico
  • Poça Branca (Prainha de Baixo)
  • Baía de Canas (São Roque do Pico)
  • Zona Balnear de Areia Funda (Madalena)
  • Laja das Rosas ( Lajido da Criação Velha)
  • Piscina Natural de São Mateus (São Mateus)
  • Poça das Mujas (Calheta de Nesquim)

9. Visitar o maior farol do Pico: o Farol da Ponta da Ilha

Localizado na ponta mais a este da ilha, em Manhenha, o Farol da Ponta da Ilha é o maior farol no Pico, apesar de ser também um dos mais recentes nos Açores, encontrando-se em operação apenas desde 1946. O farol encontra-se aberto a visitas (gratuitas) todas as quartas-feiras, das 14h às 17h no verão, e das 13h30 às 16h30 durante o resto do ano.

Farol da Ponta da Ilha | What to do in Pico Island, Azores | O que visitar na Ilha do Pico
Créditos da foto: Azoresphotos.visitazores – Calhetadenesquim

10. Faz um piquenique no Parque Florestal Prainha do Norte

Localizado na costa norte da Ilha do Pico, o Parque Florestal Prainha do Norte é um local perfeito para um piquenique tranquilo, rodeado por natureza em estado piro. Existem no local várias infraestruturas de apoio, um moinho tradicional e, claro, vistas incríveis sobre o oceano e a costa norte da ilha.


11. Toma uma bebida ao pôr-do-sol num dos edifícios “mais bonitos do mundo”

O Cella Bar é, sem dúvida, um local de inserção obrigatória numa lista de o que visitar na Ilha do Pico. Localizado na ponta mais a este da ilha, o bar recebeu em 2016 o prémio da Archdaily de edifício mais bonito do mundo. Quando o visitares perceberás porquê. As suas linhas curvas misturam-se na perfeição com as linhas mais rectas do edifício tradicional a que está ligado, já para não falar da estonteante vista sobre o mar.

É o local perfeito para um copo de vinho ou uma cerveja fresca, acompanhados por alguns petiscos, ao pôr-do-sol. definitely a must-go-to place in a list of what to do in Pico Island.


12. Visitar as outras lagoas da Ilha do Pico (para além da Lagoa do Capitão)

Tenho de admitir: eu adorei a Lagoa do Capitão, especialmente porque tive a sorte de visitá-la num dia absolutamente perfeito que me deu a oportunidade de ver a montanha do Pico totalmente descoberta, No entanto, existem várias outras lagoas no Pico que também merecem uma visita.

A uma altitude de 800mt, encontras a Lagoa do Caiado, perfeita para os amantes de observação de aves; de seguida encontra-se a Lagoa do Peixinho, uma das maiores lagoas da ilha; e a uma curta distância está a Lagoa do Rosado, localizada numa cratera vulcânica e rodeada por um cenário verdejante. Como vês: há lagoas de sobra para admirar.

Lagoa do Caiado | | What to do in Pico Island, Azores | O que visitar na Ilha do Pico
Lagoa do Caiado | Créditos da foto: Azoresphotos.visitazores – Turismo Açores

13. Explorar a mística Furna do Frei Matias

Este é um dos locais mais fascinantes da ilha, e algo que deverias, sem dúvida, adicionar à tua lista de o que visitar na Ilha do Pico. A Furna do Frei Matias é uma cavidade vulcânica que se estende por cerca de 650m e se encontra recheada de interessantes estruturas geológicas. Diz a lenda que costumava ser habitada por um monge eremita, daí a atmosfera mística do local.

A Furna do Frei Matias

14. Explorar a localidade mais antiga do Pico: Lajes do Pico

Lajes do Pico foi o primeiro local na ilha a ser povoado. O seu centro está repleto de edifícios históricos, alguns dos quais datam do século XVI. Aproveita a oportunidade para visitares a Igreja Matriz, um edifício do século XIX; o Convento Franciscano; a Ermida de São Pedro (uma das primeiras edificações da ilha) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Main church in Lajes do Pico | What to do in Pico Island, Azores | O que visitar na Ilha do Pico
Igreja Matriz at Lajes do Pico

Espero sinceramente que esta lista de o que visitar na Ilha do Pico te ajude a aproveitar ao máximo esta incrível ilha. Se tiveres qualquer questão, deixa os teus comentários abaixo. Terei todo o gosto em ajudar!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

13 Comments

  1. Os Açores são de certo o segredo guardado do paraíso na terra, não existem palavras suficientemente grandiosas para descrever tamanha beleza…simplesmente deslumbrante…

  2. Uma ilha magnífica, com tanta coisa bonita para ver.
    Gostei muito da viagem no post e fez-me lembrar os pontos por onde passei há uns anos atrás. 🙂

  3. Portugal é desmlumbrante! Quantos lugares fantásticos! Fiquei 30 dias, na minha primeira vez no país, fazendo de norte a sul. Tenho registros eternos e inesquecíveis dessa viagem. Sempre quando eu volto, tento fazer novas atividades, conhecendo novos lugares.
    Ainda não conheço Açores, que está na minha lista para pós pandemia. Obrigada pelas dicas!

  4. aplandeiro Reply

    As paisagens da Ilha do Pico em Açores são de tirar o fôlego mesmo. Adorei a dica do destino.

  5. que local maravilhoso e que vista espetacular, sempre escuto de amigos portugueses que o Açores é magnífico, uma ótima oportunidade para conhecer o destino!

  6. Adorei todas as opções mas adoro piscina natural. Me diga como andam os preços por aí

    • O que não faltam são excelentes piscinas naturais nos Açores! Os preços são bastante acessíveis, tendo em conta que se trata de um destino turístico ainda pouco massificado.

  7. roberto caravieri Reply

    Ainda preciso conehcer os Açores, pretendo em brave, pelas fotos deve ser realmente maravilhoso. Seu texto está incrível, vou guardar pra usar. Um grande abraço

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.