Ilha Graciosa, Açores – Guia Completo de Viagem

Se há uma palavra que posso usar para descrever a Ilha Graciosa, a última ilha do arquipélago dos Açores que visitei, é simplicidade. Mas uma simplicidade carregada de beleza e, acima de tudo, tranquilidade. As suas características naturais (tanto em terra como no fundo do mar) e património cultural único fizeram com que viesse a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Descobre neste Guia de Viagem toda a informação que precisas para começares a planear a tua próxima aventura pela Ilha Graciosa.


Localização

Localizada no Grupo Central do arquipélago dos Açores, a Ilha Graciosa ocupa uma área aproximada de 60,66 km2, distribuída por 12,5 km de comprimento e 7,5 km de largura. 

Habitada por cerca de 5000 pessoas, grande parte das quais concentradas na zona de Santa Cruz da Graciosa, a sua capital, a Graciosa ocupa o segundo lugar no ranking das ilhas açorianas mais pequenas, logo a seguir à Ilha do Corvo.


Como chegar à Ilha Graciosa

Não existem, até ao momento, voos diretos para a Ilha Graciosa, pelo que terás sempre de contar com uma escala pelo menos na Ilha Terceira

O voo poderá ficar mais em conta caso recorras ao serviço de encaminhamento inter-ilhas da SATA. Assim, poderás comprar um voo para a Terceira, obtendo o reencaminhamento para a Graciosa de forma gratuita. A única condição é não poderes estar mais de 24 horas seguidas na Ilha Terceira à chegada ou partida.

Como alternativa poderás também fazer a viagem até à Graciosa a partir da Terceira, São Jorge, Pico ou Faial, de barco. Os percursos estão disponíveis normalmente a partir do final de maio até ao mês de setembro, as viagens têm a duração de 3 a 5 horas e os bilhetes rondam os €35.

Avião Ilha Graciosa

Quando visitar a Ilha Graciosa

Algo que digo frequentemente em relação aos Açores é que é um daqueles destinos que se visita bem o ano inteiro. Há sempre uma beleza única em cada estação, e a Graciosa não é exceção. 

Clima

O facto de ser a ilha menos montanhosa de todo o arquipélago, faz com que os níveis de precipitação na Graciosa sejam mais reduzidos. É uma das ilhas açorianas mais secas, a par da Ilha de Santa Maria. No Verão a paisagem acaba por se apresentar mais árida, começando a revelar o seu verde em pleno a partir do Outono. 

Caldeira Ilha Graciosa
Festividades e Eventos

Se procuras visitar a Ilha Graciosa numa altura de festividades ou eventos, o período de maio a setembro é, tal como nas outras ilhas açorianas, preenchido com as famosas Festividades do Espírito Santo. Durante cerca de 7 semanas, a ilha enche-se de cor e todos os domingos é feita uma distribuição de rosquilhas e vinho pela população. 

Em agosto realizam-se as festas da ilha em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, preenchidas por procissões, animação de rua e atuações de vários artistas nacionais. 

Mas se há altura que de facto dá uma cor e alegria únicas à Graciosa, é o período de janeiro a março, marcado pelas celebrações do Carnaval. Com uma notória influência do carnaval brasileiro, fruto da forte emigração que se registou para o Brasil no século XIX, esta é sem dúvida uma das melhores alturas para visitar a Ilha Graciosa. 

Durante três meses, a população da ilha entrega-se à folia típica desta altura, dançando em inúmeros bailes de Carnaval, por vezes em mais que um por noite. Para além das típicas músicas desta altura, existe ainda o “Baile Mandado”, dançado em roda e a um ritmo mais lento. No “Baile Chocolate” os homens que convidarem as senhoras para dançar têm de lhes oferecer um chocolate no bar. 


Viajar em segurança para a Ilha Graciosa

Desde março de 2020 que é obrigatório cumprir uma série de novas regras para deslocações aos Açores: 

  • Apresentar teste negativo de Covid (que recomendo que seja feito ainda no Continente e não à chegada, embora também seja possível) ;
  • Preencher dois impressos oficiais – o Questionário de Avaliação do Risco e Deteção Precoce, a Declaração à Chegada aos Açores. Caso pretendas deslocar-te para outra ilha, a Declaração para Deslocação Inter-Ilhas.

    (Recomendo vivamente que preenchas todos estes documentos online previamente para evitares filas desnecessárias à chegada.)

Tendo em conta a situação instável que atravessamos atualmente, sugiro também a contratação de um seguro de viagem ideal para deslocações aos Açores, como o Seguro Escapadinhas da IATI Seguros

Por um preço bastante acessível, este seguro cobre eventuais necessidades de cancelamento da viagem e quaisquer situações relacionadas com contágios de COVID. Aproveita para o contratares com 5% de desconto através de link: Seguro de Viagem Escapadinhas.

Furna da Maria Encantada - Ilha Graciosa

Transportes dentro da Graciosa

A forma mais eficaz e rápida de te deslocares dentro da Ilha da Graciosa, tal como em todas as outras ilhas açorianas, é de carro. Para encontrares o veículo que melhor se adapta às tuas necessidades, consulta o site Rentalcars.com que te apresenta uma lista com as várias opções disponíveis.

Alugar carro - Ilha Graciosa

Onde ficar na Ilha Graciosa

Tive a sorte de ficar alojada num incrível espaço de Turismo Rural chamado Portas do Ilhéu, localizado em São Mateus, na costa este da Graciosa. Com vista imediata sobre o mar e o Ilhéu da Praia, o alojamento é composto por duas casas recuperadas a que se deu o nome de Casa de Pedra e Casa Branca. 

Este projeto, fruto do amor dos seus proprietários, o arquiteto Miguel Miranda e o seu sócio Paulo Castro, pela Ilha Branca transformou-se num dos alojamentos mais interessantes da ilha. À localização privilegiada com uma vista sem igual, junta-se uma decoração irrepreensível e linhas arquitetónicas que conseguem aliar na perfeição o moderno e o tradicional. 

É um daqueles espaços que desejamos que fosse a nossa casa, tal o conforto que proporciona. As casas, apesar de unidas por uma entrada comum, têm acessos privados depois de passado o hall de entrada. Cada uma com um quarto, espaço de estar e uma cozinha totalmente equipada. Na Casa de Pedra, onde fiquei, há ainda um recanto delicioso numa pequena mezzanine localizada por cima da sala de estar, com uma vista direta sobre o Ilhéu da Praia. 

De manhã, vale a pena acordar um pouco mais cedo do que o normal para assistir ao nascer do sol. Depois, basta abrir a porta e recolher o cesto ali deixado, recheado de deliciosos produtos açorianos para o pequeno-almoço. Haverá melhor maneira de começar o dia?

Website: Portas do Ilhéu 

Caso não exista disponibilidade para as datas pretendidas, ou procures outro tipo de alojamento faz a tua pesquisa por aqui: Alojamento Ilha Graciosa.


O que comer e onde comer na Graciosa

O peixe fresco e a carne são, à semelhança de todas as outras ilhas açorianas, ingredientes de eleição na gastronomia da Ilha da Graciosa. É dado um destaque às caldeiradas e assados de peixe

No entanto, devo confessar que fiquei surpreendida por não existir peixe fresco com regularidade nos restaurantes locais (pelo menos na altura em que visitei a ilha, em outubro). É sempre possível comer um bom peixe grelhado, mas aconselha-se a reserva prévia, especialmente em alturas de menor afluência de turistas. 

Na hora da sobremesa destacam-se as deliciosas Queijadas da Graciosa e os Pastéis de Arroz, confeccionados de forma irrepreensível pela famosa Fábrica das Queijadas, localizada na zona da Praia. Não deixes de provar também a famosa meloa local, as encharcadas de ovos, as cavacas, capuchas e de terminar com um cálice de Angelica, um vinho licoroso produzido na Graciosa. 

Durante a minha estadia tive a oportunidade de visitar dois restaurantes na ilha: o Clube Naval e o Restaurante Dolphin O Roque. O Clube Naval, localizado em Santa Cruz da Graciosa, mereceu duas visitas: na primeira comi um tenro bife de vaca e na segunda visita deliciei-me com um fantástico bife de atum (encomendado de véspera), confeccionado na perfeição. No restaurante Dolphin, localizado em frente às Termas de Carapacho, saí bastante satisfeita com um prato de lulas que constava no menu naquele dia.


O que ver e fazer na Ilha Graciosa

Das 9 ilhas que compõem o arquipélago dos Açores, a Graciosa é uma das menos visitadas, facto que surpreende quem sabe o que a ilha tem para oferecer a quem a visita. Na realidade há muito para ver e fazer na Ilha Graciosa.

Com uma rica geodiversidade e património geológico fascinante, a ilha oferece oportunidades únicas para todos os amantes de natureza e vida ao ar livre. Desde a Furna do Enxofre, considerada a “catedral” das cavidades vulcânicas dos Açores, até à luxuriante vegetação da Caldeira, elevada quantidade de zonas balneares naturais de excelência e locais de topo para a prática do mergulho, a ilha surpreende quem pouco ouviu falar dela até então.

Para info detalhada sobre o que ver e fazer na Graciosa, lê o artigo:
O que ver e fazer na Ilha Graciosa, Açores

Espero que este Guia de Viagem te ajude a planear a tua próxima aventura pelos Açores, em particular, pela Ilha da Graciosa. Para dicas úteis de viagem sobre outras ilhas açorianas, lê os artigos abaixo indicados.

Ilha de Santa Maria – Açores | Guia Completo de Viagem
Ilha do Pico, Açores | Guia e Dicas Úteis de Viagem
Ilha Terceira – Açores | Guia e Dicas de Viagem
Ilha de São Miguel – Açores | Guia completo e Dicas de Viagem

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

%d bloggers like this: