Como viajar para os Açores em tempos de Covid

Artigo atualizado a 24 de novembro de 2020

Durante meses os portugueses (e biliões de outras pessoas por todo o mundo) viram-se limitadas à sua área de residência para diminuir a taxa de contágio pelo virus Covid. Um dos destinos de viagem que ficou em standby foi o arquipélago dos Açores, um destino para o qual já é possível viajar novamente, desde que cumpridas algumas regras. Neste artigo dou-te a conhecer todas as regras atuais que tens de cumprir para viajar para os Açores em tempos de Covid. 


Obrigatório teste de despiste do Covid até 72 horas antes da partida 

Todos os viajantes com rumo aos Açores deverão fazer um teste de despiste SARS-CoV-2, dentro das 72 horas que antecedem a partida para o arquipélago. O teste poderá ser feito gratuitamente por viajantes que tenham como ponto de partida Portugal Continental ou a Região Autónoma da Madeira, nos laboratórios convencionados pelo Governo dos Açores. Podes consultar a lista aqui ou no website do Turismo dos Açores.

Os viajantes que tenham como origem outro ponto que não Portugal Continental ou a Madeira, deverão apresentar à chegada aos Açores um comprovativo do resultado negativo do teste, onde esteja evidente a data e hora do resultado e a referência à utilização da metodologia RT-PCR. Nestes casos as despesas de realização do teste ficarão a cargo do próprio viajante. 

Caso não seja possível realizar o teste com antecedência, poderás realizar o teste gratuitamente à chegada aos Açores. No entanto, deverás permanecer em isolamento profilático no local onde estás alojada até o resultado ser comunicado. (Recomendo vivamente que faças sempre o teste antes de embarcar no avião, tanto por uma questão de praticidade como por questões de segurança para com os outros passageiros.)

Se o teu destino final for outra ilha que não a ilha de chegada, terás de aguardar o resultado do teste numa unidade hoteleira designada pelo Governo dos Açores à chegada. Os transfers estarão incluídos também. 

E na eventualidade da estadia se prolongar por mais de 7 dias, deverás realizar novo teste de despiste nos Açores, no 6º dia a contar da data da realização do primeiro teste. Para esse efeito deverás contactar a autoridade de saúde do concelho onde estás alojada. 


Lê também o artigo
Como Solicitar o Encaminhamento Inter-Ilhas Gratuito da SATA


Voo da SATA nos Açores

Preencher os Questionários Oficiais

Todos os viajantes que cheguem aos Açores deverão preencher o Questionário de avaliação do risco e deteção precoce assim como a Declaração à chegada aos Açores. Caso tenhas como destino final outra ilha que não a primeira onde aterraste, deverás ainda preencher a Declaração para deslocação inter-ilhas.

Para poupares tempo à chegada, poderás preencher com antecedência estes documentos, fazendo o download ou preenchendo digitalmente aqui.



Viajar em segurança para os Açores

Se os Açores estão na tua lista de viagens, basta cumprires estas regras e as outras a que já estamos habituados (usar a máscara em espaços fechados ou espaços exteriores com muitas pessoas; lavar/desinfetar regularmente as mãos e guardar distância de segurança de 2 mt) para que tudo corra bem e para que voltes para casa com as melhores recordações deste paraíso português.

Aproveita também para espreitar o novo Seguro de Viagem Escapadinhas da IATI Seguros, desenvolvido em especial para viagens em Portugal e Europa, ideal para roadtrips, cicloturismo e viagens com animais de estimação. O seguro está disponível desde €0,50 por dia, mas se reservares através deste link ainda obtens 5% de desconto adicional. E agora, boa viagem!

Banner IATI Escapadinhas - Joland Blog
Para informações atualizadas sobre as regras de segurança relativas às viagens para os Açores recomendo que consultes o website
Destino Seguro Açores

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.