Ilha do Pico, Açores | Guia e Dicas Úteis de Viagem

A Ilha do Pico, a segunda maior ilha dos Açores é conhecida principalmente por ser o local onde se encontra a maior montanha de Portugal, o Pico, que se ergue a 2351mt. Mas quem a visita descobre uma ilha repleta de paisagens de incrível beleza que tanto nos fazem sentir como se estivéssemos noutro planeta, como nos fazem sentir como se tivéssemos chegado ao paraíso.

A gastronomia deliciosa e a hospitalidade e simpatia genuína do seu povo, a que na verdade os Açores já nos habituaram, fazem com que a Ilha do Pico seja um destino a incluir o quanto antes na lista das próximas viagens.


Localização

A Ilha do Pico insere-se no grupo das “Ilhas Triângulo” do Grupo Central, onde também se encontram o Faial e São Jorge. Encontra-se a cerca de 8kms de distância do Faial e a 15km de São Jorge e estende-se ao longo de 151km.


Algumas curiosidades sobre a Ilha do Pico

• A Montanha do Pico é a mais elevada de Portugal, a uma altitude de 2351mt
• A Paisagem Vulcânica do Pico foi considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
• O Parque Natural da ilha do Pico é o maior parque natural dos Açores.
• A Ilha do Pico está representada na página 20 do Passaporte português.
• Os habitantes do concelho de São Roque do Pico são dos portugueses que registam maior esperança de vida.
• A zona sul da Ilha foi considerada a zona de observação de baleias mais famosa do mundo.
• O Pico é um exemplo a seguir em termos de desenvolvimento ambiental sustentável.


Como ir para a Ilha do Pico

Tanto a Azores Airlines como a TAP já operam voos diretos para a Ilha do Pico. No entanto, caso procures soluções mais económicas para lá chegar, poderás sempre optar por voar para uma das outras ilhas, onde existem normalmente opções de voo low cost, como São Miguel ou a Terceira e daí apanhar outro voo “interno” para o Pico. Aproveita o encaminhamento inter-ilhas gratuito da SATA para voares gratuitamente de São Miguel ou da Terceira.

Em alternativa, podes voar inicialmente para o Faial e daí seguir de ferry para o Pico numa viagem de apenas 30 minutos. Os bilhetes para o Ferry poderão ser adquiridos diretamente na bilheteira ou online através do site Atlânticoline.

Para mais info lê também o artigo:
Açores | Como solicitar o Encaminhamento Inter-Ilhas gratuito da SATA


Transportes na Ilha do Pico

A melhor forma de te deslocares na Ilha do Pico é de carro, à semelhança de todas as outras ilhas. Faz uma pesquisa através do site Discover Cars para descobrires as melhores opções entre as várias companhias de aluguer de carro disponíveis na ilha.


Onde ficar na Ilha do Pico

Apesar de ser a segunda maior ilha dos Açores, a Ilha do Pico não é propriamente grande, consegues percorrer a ilha de carro, de um lado ao outro, em apenas 1 hora, pelo que a importância da escolha da localização se prenderá essencialmente com o teu gosto e preferências.

A ilha é composta por 3 concelhos: Madalena, São Roque e Lajes do Pico, que abrangem várias freguesias. Eu fiquei alojada nas Adegas do Pico, na zona da Prainha de Baixo, concelho de São Roque, mesmo em frente ao mar. Eles têm várias casas típicas disponíveis, dependendo do número de pessoas. A mim calhou-me a Casa do Farol, com 2 quartos, extremamente bem equipada e decorada de uma forma muito autêntica e com muito gosto. A zona é muito calminha e a uma curta distância a pé da casa encontram-se as piscinas naturais. Recomendo!

Áreas de Alojamento:

Abaixo encontras uma breve descrição de cada uma das principais áreas de alojamento na Ilha do Pico, para que possas escolher a que melhor se adapta às tuas preferências e necessidades.

Madalena

A Madalena está localizada diretamente em frente à Horta, no Faial. É aqui que se encontra um dos portos onde atracam os ferries na Ilha do Pico e onde se localiza também o aeroporto da ilha. A par da sua vantajosa localização geográfica, é também uma zona de forte vitivinicultura.

São Roque do Pico

É em São Roque que se encontra o segundo porto de ferries, pelo que poderá ser uma excelente opção caso venhas de ferry a partir do Faial ou de São Jorge. A zona é conhecida também como a “Capital do Turismo Rural” devido à elevada concentração de casas tradicionais disponíveis para aluguer.

Lajes do Pico

Um dos grandes atrativos das Lajes do Pico, localizada na zona sudeste da ilha, é a possibilidade que oferece aos seus visitantes de avistar baleias, golfinhos e outras espécies marinhas em pleno Oceano Atlântico.

Créditos: IAC Açores

Booking.com

Onde comer

Aqui, tanto os amantes de carne como os de peixe, e especialmente de marisco, verão as suas papilas gustativas altamente satisfeitas. Entre os pratos e iguarias típicas da ilha encontram-se a linguiça com inhame, a molha de carne, o caldo de peixe e o polvo guisado com vinho de cheiro.

A acompanhar, um dos vinhos da Ilha. Pessoalmente recomendo o Farias Branco que descobri na minha passagem pela Ilha das Flores, no restaurante da Aldeia da Cuada. Pode não ser o melhor vinho branco do mundo, mas toda aquela conjugação de vinho local com o ambiente tranquilo da ilha fez com que me soubesse pela vida.

Sugestões de Restaurantes:

Caffe  5 “Cinq” (Madalena)

Um restaurante pequenino, no centro da vila da Madalena, mas que compensa pelo ambiente e pela qualidade da comida. Sugiro as deliciosas lulas guisadas com batata doce!

Morada: Rua Carlos Dabney 5, 9950-327 Madalena  | Tlf: +351 292 623 970 | Website: Caffe 5 “Cinq”

Cella Bar (Madalena)

Conhecido como “o bar mais bonito do mundo”, o Cella Bar é de facto um local muito especial, com uma arquitetura e vista de deixarem qualquer um encantado. Não sendo um restaurante, também serve petiscos. Eu tive a oportunidade de petiscar uma tábua de queijos locais com umas cervejas artesanais que me souberam pela vida.

Morada: Rua Da Barca, 9950-303 Madalena | Tlf: +351 292 623 654 | Website: Cella Bar

Magma (São Roque do Pico)

Um restaurante incrível, com uma vista espetacular (especialmente ao pôr do sol) e uma decoração elegante, inserido no conjunto turístico Lava Homes. Recomenda-se reserva prévia.

Morada: Travessa do Outeiro das Eiras 2A, 9940-185 São Roque do Pico | Tlf: +351 292 241 200 | Website: Magma

Adega Açoriana (Prainha de Baixo)

Este restaurante ficava perto da casa onde fiquei alojada no Pico mas foi outro a que, infelizmente (com mesmo muita pena minha), não consegui ter oportunidade de ir. Aqui esperam-te tapas e vinhos açorianos com uma vista direta sobre o mar, mesmo em frente às piscinas naturais da Prainha de Baixo.

Morada: Rua da Poça Branca, 43, Prainha De Baixo | Tlf: +351 292 655 211 | Website: Adega Açoriana

Ancoradouro (Madalena)

Não cheguei a ter oportunidade de visitar este restaurante, mas sempre que pedia referências de restaurantes, era sempre um dos que constavam da lista. Se lá fores sugiro que faças reserva prévia e que proves o Caldo de Peixe (que também deverá ser encomendado com antecedência.

Morada: Rua João de Lima Whitton, Madalena | Tlf: +351 292 623 490 | Website: Ancoradouro


O que visitar na Ilha do Pico

Explorar a Ilha do Pico significa perderes-te num paraíso natural que te deixa boquiaberta cada vez que olhas à tua volta. Desde túneis de lava com milhões de anos, à montanha mais alta de Portugal e à descoberta das várias espécies marinhas que vivem junto à costa da ilha: há tanto para visitar e fazer na Ilha do Pico que dificilmente te sentirás aborrecida ou a procurar algo para fazer.

Para info detalhada sobre o que visitar na Ilha do Pico, lê o artigo:
O que visitar na Ilha do Pico, Açores


Espero sinceramente que este guia de viagem sobre a Ilha do Pico te ajude a planear a tua próxima aventura a um dos destinos mais bonitos dos Açores. Encontras vários outros artigos no blog sobre os Açores. Certifica-te que os lês para descobrires tudo o que este incrível arquipélago tem para te oferecer. Se, entretanto, tiveres alguma dúvida, deixa o teu comentário abaixo. Terei todo o gosto em ajudar-te!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.