Tailândia | Guia e Dicas de Viagem

tailândia

A Tailândia é um dos destinos mais procurados no Sudeste Asiático e não é difícil perceber porquê. Terra de tradições e costumes milenares e de paisagens paradisíacas, é procurada por todo o tipo de viajantes: casais em lua-de-mel, backpackers, famílias… O Norte com as suas paisagens rústicas, ambiente descontraído e templos grandiosos; Banguecoque com a sua perfeita mistura entre o tradicional e o cosmopolita e o Sul com praias de areia branca e águas cristalinas. A Tailândia é, sem dúvida, um destino a incluir em qualquer viagem ao Sudeste Asiático.


Localização

Está localizada no Sudeste Asiático e faz fronteira a Norte com Myanmar e Laos, a Este com o Camboja e a Sul com a Malásia.

Tailândia


Capital

A capital da Tailândia é  Banguecoque.


Visto

  • Isenção de Visto PT/BR: Sim. Existe isenção de Visto para a Tailândia para cidadãos portugueses e para cidadãos brasileiros. (estadias até 30 dias para entradas através dos aeroportos internacionais e até 15 dias para entradas por terra)
  • Validade: Os Vistos para cidadãos portugueses são válidos até 30 dias para entradas através dos aeroportos internacionais e até 15 dias para entradas por terra. Os cidadãos brasileiros poderão permanecer na Tailândia até 90 dias (para entradas pelos aeroportos internacionais ou por terra).
  • Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + comprovativo de vacina contra a Febre Amarela (apenas para cidadãos brasileiros)

Moeda

A moeda oficial é o Thai Baht (THB).

Verifica aqui a Taxa de câmbio.


Clima

Novembro a Fevereiro é geralmente a melhor altura para visitar a Tailândia. As temperaturas nesta época estão entre os 18º e os 32º em Banguecoque e entre os 12º e os 20º no Norte do país.

O período entre Março e Junho é considerada a época quente com temperaturas a chegarem até aos 40º em Banguecoque durante o mês de Abril, e altos níveis de humidade no ar.

De Julho a Outubro a Tailândia é atravessada pela época das monções. As temperaturas poderão rondar os 29º com níveis de humidade a rondar os 90%.


Gastronomia

A gastronomia Tailandesa é extremamente variada, sendo a Tailândia considerada um autêntico paraíso para amantes de comida. Tal como a restante gastronomia no Sudeste Asiático, é baseada em grande parte no arroz e na massa e conhecida por ser extremamente picante (a frase “no spicy” é obrigatória se não estás habituada a uma intensidade elevada de picante!), por recorrer em abundância a ervas frescas e ao famoso molho de peixe que lhe dá um sabor tão característico. Clica no botão abaixo para teres acesso a um artigo com um Top 10 dos pratos típicos da Tailândia e saberes o que pedir quando lá fores!

Pratos típicos da Tailândia | Top 10


Top Locais a visitar

Bangkok

A capital da Tailândia é habitualmente o ponto de partida para uma viagem pelo Sudeste Asiático, devido à quantidade de voos que aqui chegam e daqui partem diariamente para todos os cantos do mundo. É uma cidade que une na perfeição o seu lado cosmopolita ao seu lado mais tradicional. Grandes arranha-céus, centros comerciais e centros de negócio lado a lado com bairros mais humildes, tradições milenares e inúmeros templos. Há quem diga que ou se ama ou se odeia Bangkok. Eu sou uma das que se apaixonou por esta cidade à primeira vista. 🙂

Bangkok, Tailândia | Guia e Dicas de Viagem

Dicas de viagem Tailândia

Chiang Mai

Localizada no Norte da Tailândia, Chiang Mai é a segunda maior cidade do país. Há quem diga que é uma lufada de ar fresco face a Banguecoque, pela sua forma de estar descontraída e pelo seu forte lado cultural. Não falta o que fazer em Chiang Mai: aulas de culinária tailandesa, massagens, visitas a museus, templos e campos de preservação de elefantes, rafting e trekkings no meio de uma selva tropical ou apenas momentos de descontracção numa das cidades mais fantásticas da Tailândia.

Chiang Mai, Tailândia | Guia e Dicas de Viagem

Dicas de viagem Tailândia

Koh Lanta

Esta ilha localizada na província de Krabi, no sul da Tailândia, é uma das melhores escolhas para quem procura dias tranquilos numa ilha paradisíaca e para quem procura fugir à animação, por vezes demasiado intensa, de outras ilhas tailandesas. Koh Lanta estende-se por cerca de 30kms, sendo facilmente percorrida de mota. Existem ofertas de alojamento para todos os gostos e carteiras. Para conhecer as outras ilhas como por exemplo as famosas Phi Phi, basta adquirir uma excursão que inclui transporte de speed boat, snorkelling, refeição a bordo do barco e na ilha de destino, bebidas e transporte de regresso.

Alojamento em Koh Lanta Transporte para Koh Lanta

Dicas de viagem Tailândia

Ilhas Phi Phi

As Ilhas Phi Phi são um dos destinos de eleição para quem visita a Tailândia. Apesar de extremamente turísticas hoje em dia, são sem dúvida uma das ilhas mais paradisíacas do mundo. Areias brancas, águas cristalinas a temperaturas que convidam a lá permanecer até os dedos ficarem todos enrugados e uma fauna e flora extraordinárias são algumas das características que justificam totalmente a fama destas ilhas a nível mundial.

Alojamento ilhas Phi Phi Transporte para as Phi Phi

Dicas de viagem Tailândia

Maya Bay

Tornada famosa pelo filme “A praia” de 2000, com Leonardo DiCaprio no papel principal, este é hoje em dia um local “must-see” por milhares de turistas de todo o mundo. No entanto tens de esquecer a ideia de uma praia deserta e tranquila que o filme acima referido te deu. O que encontras quando chegas lá são dezenas de barcos parados junto à areia, à espera dos turistas que para lá transportaram. Maya Bay não deixa de ser lindíssima, mas recomenda-se uma visita bem cedo pela manhã para conseguir absorver e aproveitar ao máximo esta experiência.

Dicas de Viagem Tailândia

Ayutthaya

A histórica cidade de Ayutthaya, fundada em 1350, foi em tempos a segunda capital do Reino Siamês e uma das cidades mais cosmopolitas de todo o mundo. Foi destruída em 1767 pelo exército birmanês, tendo sido abandonada pelos seus habitantes. Hoje em dia é um conhecido local arqueológico, e considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. As suas ruínas são visitadas por milhares de visitantes anualmente.

Ayutthaya, Tailândia | Guia e Dicas de Viagem

Tailândia 2016 - 106

Pai

A pequena cidade de Pai está localizada a cerca de 128 km a Norte de Chiang Mai. É conhecida pelo seu ambiente descontraído e artístico, muito devido aos inúmeros hippies que se foram deixando ficar e encantar por esta cidade ao longo dos anos. Está cheia de pequenos detalhes fascinantes e rodeada por um cenário natural fantástico composto por grutas gigantescas, um Canyon e inúmeras nascentes de água quente. Existem várias opções de transporte diário para Pai a partir de Chiang Mai.

Alojamento em Pai Transporte para Pai

Tailândia

Mercados flutuantes

Em várias cidades do Sudeste Asiático é possível encontrar estes mercados flutuantes. Como o nome indica, são mercados localizados em cima da água. Aqui vende-se comida, souvenirs, fruta, legumes e afins. A maioria destes mercados estão localizados em Banguecoque ou na zona envolvente, sendo estes alguns dos mais conhecidos: Damnoen Saduak (a 1h30 de Banguecoque), Khlong Lat Mayom (a sul de Banguecoque) ou o Amphawa (a 90min de Banguecoque).

Dicas de viagem Tailândia

Death Railway (Rio Kwai)

Parte desta linha férrea foi construída durante a II Guerra Mundial por prisioneiros de Guerra aliados (britânicos, australianos e holandeses) e trabalhadores asiáticos à força, sob o comando do Exército Japonês. O  seu nome origem teve origem nos milhares que morreram durante esse processo. A linha férrea foi construída com o objectivo de ligar a Tailândia à Birmânia (agora Myanmar). Foi tornada famosa pelo filme “A ponte do Rio Kwai” datado de 1957. Hoje em dia é possível fazer uma viagem de comboio através desta linha desde Banguecoque até Nam Tok.

Dicas de viagem Tailândia


 Como ir

Verifica os preços dos voos para a Tailândia através do site da Rumbo aqui: Voos Tailândia

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!