Visitar Nova Iorque: Guia Completo de Viagem

Nunca pensei ficar tão entusiasmada com a ideia de visitar Nova Iorque até me ter surgido a oportunidade de lá ir. De repente, a Big Apple transformava-se num dos destinos mais ansiados de sempre.

Ao lá chegar, todas as minhas ideias sobre esta cidade confirmavam-se. Nova Iorque tem tanto de bom como de menos bom, mas é isso que a torna numa das cidades mais fascinantes do mundo. Eu adorei a viagem e estou certa de um regresso assim que surja uma nova oportunidade.

Se estás a pensar em visitar Nova Iorque, este guia de viagem, repleto de informações úteis e práticas, ser-te-á muito útil para te ajudar a planear da melhor forma a tua ida à cidade que nunca dorme. Caso continues com alguma dúvida em particular, não hesites em colocá-la na área de comentários no final do artigo. Terei todo o gosto em ajudar.


Pequena introdução sobre Nova Iorque

Oficialmente conhecida como New York City, Nova Iorque é a terceira cidade mais populosa do continente americano, habitada por cerca de 18 milhões de pessoas que entre si falam mais de 800 idiomas diferentes. A multiculturalidade é de facto uma forte característica desta cidade que, desde o final do século XIX, recebe milhões de imigrantes que ali acorrem em busca de mais oportunidades de vida.

Manhattan | Visitar Nova Iorque

Fundada com o nome de Nova Amsterdão em 1624 por colonos holandeses, Nova Iorque assumiu o seu nome atual após a doação das suas terras ao Duque de Iorque, aquando da tomada de posse do território pelo Império Britânico. Foi capital dos Estados Unidos da América até 1790 e é hoje considerada um dos mais importantes centros de diplomacia, entretenimento e financeiros a nível mundial.

Estátua da Liberdade | Visitar Nova Iorque

Localização

A cidade de Nova Iorque está localizada no estado de Nova Iorque, na zona nordeste dos Estados Unidos da América, entre Washington D.C. e Boston. 

Divide-se em 5 bairros (boroughs): Manhattan, Brooklyn, Queens, The Bronx e Staten Island. Todos, à exceção do Bronx, encontram-se localizados num conjunto de ilhas na foz do Rio Hudson. 


Como viajar para Nova Iorque

A viagem de avião para Nova Iorque a partir de Portugal tem a duração aproximada de 8 horas, caso optes por um voo direto. O voo de regresso demora normalmente menos 1 hora.

Os voos diretos ficam normalmente mais caros. Se o controlo do orçamento é uma grande prioridade para ti, e não te importas de demorar um pouco mais de tempo a ir e a voltar, poderás sempre optar por um voo com escalas. Analisa bem a diferença de preços, no entanto, já que, por vezes, por apenas €100, poderás usufruir de uma viagem bastante mais confortável.


Procedimentos de Entrada

  • Visto para os Estados Unidos da América

Os cidadãos portugueses beneficiam de isenção de visto para estadias nos EUA até 90 dias. É, no entanto, necessário fazer um pedido de autorização de viagem chamado ESTA (Eletronic System for Travel Authorization). Para o fazeres, recomendo que utilizes o website oficial do governo norte-americano.

O pedido de autorização poderá ser feito individualmente ou para um grupo de viajantes, havendo lugar ao pagamento de uma taxa de $14 USD. É recomendado que submetas este pedido no momento da marcação da viagem ou até, no máximo, 72 horas antes da data de partida. 

Quando validado, o ESTA tem a duração de dois anos (ou até o teu passaporte expirar, o que quer que venha primeiro), não sendo necessário fazeres novo pedido caso queiras visitar Nova Iorque novamente ou qualquer outro destino dentro dos EUA dentro desse período.

Nota: Caso a tua nacionalidade exija um visto de viagem, não terás de submeter o pedido de ESTA, basta o visto.

  • Formulário de Atestado de Viagem

Todos os viajantes com destino aos EUA terão de preencher um formulário de atestado de viagem, fornecido pela companhia aérea. O formulário poderá ser preenchido eletronicamente no momento do check-in, não sendo necessário imprimi-lo. Ser-te-á no entanto dada a opção de descarregá-lo, para que possas preenchê-lo manualmente. 

  • Requisitos Covid19

Quando visitei Nova Iorque, em maio de 2022, para além do Certificado de Vacinação contra a Covid19, era também necessário a apresentação de um resultado negativo de um teste Covid. Atualmente (setembro de 2022) já só é necessária a apresentação da vacinação.

Nota: Estas informações são as que estão em vigor no momento da publicação deste artigo. Para informações atualizadas sobre os requisitos de entrada nos EUA, recomendo que visites o Portal das Comunidades Portuguesas e o website da companhia aérea através da qual irás viajar.


Cuidados de saúde em Nova Iorque

Se há uma coisa que deves incluir no teu planeamento de viagem para Nova Iorque é, sem dúvida, a contratação de um seguro de viagem. Os custos de saúde nos EUA são totalmente exorbitantes. É caso para dizer que só os ricos podem adoecer naquele país.

Visitar Nova Iorque
Créditos: Benjamin Voros on Unsplash

Um seguro de viagem ajuda-te a suportar quaisquer custos caso venhas a precisar de assistência médica nos EUA. Certifica-te que escolhes um com uma boa cobertura para evitar surpresas desagradáveis em viagem. Eu optei pelo seguro Estrela da IATI Seguros, uma das suas soluções mais completas, que inclui uma cobertura de despesas médicas até €1.000.000.

Beneficia de 5% de desconto
ao contratares um seguro de viagem IATI através deste link:
Seguros de Viagem IATI

Quando visitar Nova Iorque

No Inverno (dezembro a janeiro) podes contar com o ocasional nevão que pode chegar a acumular cerca de 30cm de neve nas ruas de Nova Iorque. Em janeiro, o mês mais frio, a temperatura média são 0º, podendo descer até aos -16º. Já no verão, verifica-se um acentuado contraste, com a média das temperaturas máximas a atingir os 32º.

Central Park | Visitar Nova Iorque
Central Park em maio – Nova Iorque

A primavera e o outono acabam por ser as melhores alturas para visitar Nova Iorque. Apesar da eventual chuva na primavera (eu apanhei alguns dias de chuva durante a minha estadia em maio), as temperaturas mais amenas oferecem a oportunidade de conhecer a cidade de forma tranquila e confortável.

Chinatown | Visitar Nova Iorque
Chinatown – Nova Iorque

Onde ficar em Nova Iorque

Talvez seja melhor começar logo por avisar que encontrar alojamento barato em Nova Iorque não é fácil. De facto, o alojamento é um dos itens que mais pesa no orçamento de uma viagem à Big Apple, com o valor médio por noite a rondar os $200. Os quartos são, normalmente, pequenos, especialmente para quem procura controlar um pouco o orçamento.

Mesmo um simples hostel consegue atingir valores associados a um hotel de média qualidade numa qualquer capital europeia. Mas há diferentes níveis de caro. Tudo depende da zona escolhida e do tipo de alojamento. A zona preferencial para ficar em Nova Iorque é Manhattan, o local onde se encontram a maior parte das atrações turísticas.

Booking.com

Quando estive em Nova Iorque fiquei alojada em 2 hotéis diferentes. Em Times Square optei pelo Pod Times Square, um hotel muito bem localizado, com um estilo moderno, onde os quartos, apesar de muito pequenos (nada de novo em Nova Iorque), são bastante funcionais.

Alguns dias depois mudei-me (por uma questão de conveniência – casamento de um amigo) para Chinatown, onde fiquei alojada no Hotel 50 Bowery que também recomendo.

Os quartos, para além de bem decorados, são extremamente confortáveis e bastante mais espaçosos do que o hotel anterior a que se junta um rooftop com uma vista magnífica e um bar muito cool. Caso o espaço seja prioritário para ti e tenhas um orçamento um pouco mais flexível, esta poderá ser uma boa opção.


Espero que estas dicas te venham a ser úteis caso estejas a pensar em visitar Nova Iorque. Em caso de qualquer dúvida, deixa o teu comentário no fundo do artigo!

Para mais dicas sobre os EUA, vê também os artigos:
Onde ficar em Nova Iorque | Dicas e Recomendações
Dicas para encontrar alojamento barato em Nova Iorque
Visitar Nova Iorque: Guia Completo de Viagem

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.