Visitar Nova Iorque: Guia Prático de Viagem

Nunca pensei ficar tão entusiasmada com a ideia de visitar Nova Iorque até me ter surgido a oportunidade de lá ir. De repente, a Big Apple transformava-se num dos destinos mais ansiados de sempre.

Ao lá chegar, todas as minhas ideias sobre esta cidade confirmavam-se. Nova Iorque tem tanto de bom como de menos bom, mas é isso que a torna numa das cidades mais fascinantes do mundo. Gostei tanto da primeira visita que acabei por regressar uns meses depois!

Se estás a pensar em visitar Nova Iorque, este guia de viagem, repleto de informações úteis e práticas, ser-te-á muito útil para te ajudar a planear da melhor forma a tua ida à cidade que nunca dorme. Caso continues com alguma dúvida em particular, não hesites em colocá-la na área de comentários no final do artigo. Terei todo o gosto em ajudar.


Pequena introdução sobre Nova Iorque

Oficialmente conhecida como New York City, Nova Iorque é a terceira cidade mais populosa do continente americano, habitada por cerca de 18 milhões de pessoas que entre si falam mais de 800 idiomas diferentes. A multiculturalidade é de facto uma forte característica desta cidade que, desde o final do século XIX, recebe milhões de imigrantes que ali acorrem em busca de mais oportunidades de vida.

Manhattan | Visitar Nova Iorque

Fundada com o nome de Nova Amsterdão em 1624 por colonos holandeses, Nova Iorque assumiu o seu nome atual após a doação das suas terras ao Duque de Iorque, aquando da tomada de posse do território pelo Império Britânico. Foi capital dos Estados Unidos da América até 1790 e é hoje considerada um dos mais importantes centros de diplomacia, entretenimento e financeiros a nível mundial.

Estátua da Liberdade | Visitar Nova Iorque

Localização

A cidade de Nova Iorque está localizada no estado de Nova Iorque, na zona nordeste dos Estados Unidos da América, entre Washington D.C. e Boston. 

Divide-se em 5 bairros (boroughs): Manhattan, Brooklyn, Queens, The Bronx e Staten Island. Todos, à exceção do Bronx, encontram-se localizados num conjunto de ilhas na foz do Rio Hudson. 


Como viajar para Nova Iorque

A viagem de avião para Nova Iorque a partir de Portugal tem a duração aproximada de 8 horas, caso optes por um voo direto. O voo de regresso demora normalmente menos 1 hora.

Os voos diretos ficam normalmente mais caros. Se o controlo do orçamento é uma grande prioridade para ti, e não te importas de demorar um pouco mais de tempo a ir e a voltar, poderás sempre optar por um voo com escalas. Analisa bem a diferença de preços, no entanto, já que, por vezes, por apenas €100, poderás usufruir de uma viagem bastante mais confortável.

Ao escolher Nova Iorque como destino a partir de Portugal deparar-te-ás com 2 opções de aeroportos: o John F. Kennedy International Airport (JFK) e o Newark Liberty International Airport (EWR). O JFK é o mais popular e o que te oferece ligações mais rápidas e cómodas ao centro da cidade; quanto ao EWR, apesar de estar habitualmente associado a voos mais baratos, tem a desvantagem de oferecer deslocações para o centro da cidade mais complicadas (especialmente se chegares depois das 21h) e/ou mais dispendiosas.


Procedimentos de Entrada

  • Visto para os Estados Unidos da América

Os cidadãos portugueses beneficiam de isenção de visto para estadias nos EUA até 90 dias. É, no entanto, necessário fazer um pedido de autorização de viagem chamado ESTA (Eletronic System for Travel Authorization). Para o fazeres, recomendo que utilizes o website oficial do governo norte-americano.

O pedido de autorização poderá ser feito individualmente ou para um grupo de viajantes, havendo lugar ao pagamento de uma taxa de $14 USD. É recomendado que submetas este pedido no momento da marcação da viagem ou até, no máximo, 72 horas antes da data de partida. 

Quando validado, o ESTA tem a duração de dois anos (ou até o teu passaporte expirar, o que quer que venha primeiro), não sendo necessário fazeres novo pedido caso queiras visitar Nova Iorque novamente ou qualquer outro destino dentro dos EUA dentro desse período.

Nota: Caso a tua nacionalidade exija um visto de viagem, não terás de submeter o pedido de ESTA, basta o visto.

  • Formulário de Atestado de Viagem

Todos os viajantes com destino aos EUA terão de preencher um formulário de atestado de viagem, fornecido pela companhia aérea. O formulário poderá ser preenchido eletronicamente no momento do check-in, não sendo necessário imprimi-lo. Ser-te-á no entanto dada a opção de descarregá-lo, para que possas preenchê-lo manualmente. 

  • Requisitos Covid19

Quando visitei Nova Iorque, em maio de 2022, para além do Certificado de Vacinação contra a Covid19, era também necessário a apresentação de um resultado negativo de um teste Covid. Ao visitar agora em fevereiro de 2023 só me foi pedido comprovativo da vacinação completa.

Nota: Estas informações são as que estão em vigor no momento da publicação deste artigo. Para informações atualizadas sobre os requisitos de entrada nos EUA, recomendo que visites o Portal das Comunidades Portuguesas e o website da companhia aérea através da qual irás viajar.


Cuidados de saúde em Nova Iorque

Se há uma coisa que deves incluir no teu planeamento de viagem para Nova Iorque é, sem dúvida, a contratação de um seguro de viagem. Os custos de saúde nos EUA são totalmente exorbitantes. É caso para dizer que só os ricos podem adoecer naquele país.

Visitar Nova Iorque
Créditos: Benjamin Voros on Unsplash

Um seguro de viagem ajuda-te a suportar quaisquer custos caso venhas a precisar de assistência médica nos EUA. Certifica-te que escolhes um com uma boa cobertura para evitar surpresas desagradáveis em viagem. Eu optei pelo seguro Estrela da IATI Seguros, uma das suas soluções mais completas, que inclui uma cobertura de despesas médicas até €1.000.000.

Beneficia de 5% de desconto
ao contratares um seguro de viagem IATI através deste link:
Seguros de Viagem IATI

Quando visitar Nova Iorque

No Inverno (dezembro a janeiro) podes contar com o ocasional nevão que pode chegar a acumular cerca de 30cm de neve nas ruas de Nova Iorque. Em janeiro, o mês mais frio, a temperatura média são 0º, podendo descer até aos -16º. Já no verão, verifica-se um acentuado contraste, com a média das temperaturas máximas a atingir os 32º.

Central Park | Visitar Nova Iorque
Central Park em maio – Nova Iorque

A primavera e o outono acabam por ser as melhores alturas para visitar Nova Iorque. Apesar da eventual chuva na primavera, as temperaturas mais amenas oferecem a oportunidade de conhecer a cidade de forma tranquila e confortável.

Quando visitei Nova Iorque pela primeira vez em maio apanhei alguns dias de chuva mas temperaturas amenas. Na minha segunda visita, em fevereiro, a chuva foi substituída por frio (máximas entre 0º e 10º) e um dia de neve ligeira.


Onde ficar em Nova Iorque

Talvez seja melhor começar logo por avisar que encontrar alojamento barato em Nova Iorque não é fácil. De facto, o alojamento é um dos itens que mais pesa no orçamento de uma viagem à Big Apple, com o valor médio por noite a rondar os $200. Os quartos são, normalmente, pequenos, especialmente para quem procura controlar um pouco o orçamento.

Mesmo um simples hostel consegue atingir valores associados a um hotel de média qualidade numa qualquer capital europeia. Mas há diferentes níveis de caro. Tudo depende da zona escolhida e do tipo de alojamento. A zona preferencial para ficar em Nova Iorque é Manhattan, o local onde se encontram a maior parte das atrações turísticas.

Booking.com

Nas minhas 2 visitas a Nova Iorque tive a oportunidade de ficar alojada em 4 hotéis diferentes. Em Times Square optei pelo Pod Times Square, um hotel muito bem localizado, com um estilo moderno, onde os quartos, apesar de muito pequenos (nada de novo em Nova Iorque), são bastante funcionais.

Alguns dias depois mudei-me (por uma questão de conveniência – casamento de um amigo) para Chinatown, onde fiquei alojada no Hotel 50 Bowery que também recomendo.

Os quartos, para além de bem decorados, são extremamente confortáveis e bastante mais espaçosos do que o hotel anterior a que se junta um rooftop com uma vista magnífica e um bar muito cool. Caso o espaço seja prioritário para ti e tenhas um orçamento um pouco mais flexível, esta poderá ser uma boa opção.

Na minha segunda visita a Nova Iorque acabei por ficar em 2 hotéis diferentes da cadeia Hilton: o Hilton New York Times Square, em Times Square, como o nome indica, e o Martinique New York on Broadway, na zona de Midtown Manhattan.

O primeiro destacava-se pelos quartos espaçosos e pela vista absolutamente incrível sobre Nova Iorque; o segundo, apesar da não-tão-boa vista para um pátio interior, tinha um pequeno-almoço maravilhoso e uma excelente localização que, apesar de central também, fugia ao barulho constante e ensurdecedor de Times Square.


Transportes em Nova Iorque

Sendo Nova Iorque essencialmente plana, andar a pé é uma das melhores opções para as deslocações dentro da cidade: não só te ajuda a manteres-te em forma (compensando os desvarios gastronómicos) como também o orçamento controlado. No entanto há alternativas, abaixo encontras uma breve descrição das principais.

Metro

    O metro é, a seguir a andar a pé, a melhor solução para deslocações rápidas e mais em conta em Nova Iorque. A cidade dispõe de uma rede bastante extensa, sendo-te possível chegar a qualquer lado da cidade em poucos minutos. Podes adquirir o teu bilhete nas bilheteiras das estações ou simplesmente passar o teu cartão contactless ou um dispositivo com Apple Pay nas portas de acesso às plataformas.

    Estação de metro em Nova Iorque

    Um bilhete individual adquirido nas estações (cartão não recarregável) fica-te por $3; um cartão recarregável tem o custo base de $3, a que se junta o preço das viagens ($2.75 cada); uma viagem paga através do sistema OMNY (diretamente nas portas de acesso às plataformas, através de um cartão contactless ou um dispositivo com Apple Pay) fica a $2.75. As crianças até 110cm de altura podem andar gratuitamente na companhia de um adulto. Se planeias fazer várias deslocações durante a tua estadia em Nova Iorque, poderá ficar mais em conta optares por um bilhete de 7 dias ($37). Este bilhete pode também ser adquirido diretamente nas estações.

    Para mais info sugiro que visites o site oficial dos transportes de Nova Iorque.

    Carro / Táxi

    O trânsito em Nova Iorque é uma loucura. Não é à toa que tantas pessoas optam por se deslocar de metro na cidade. As únicas vezes que me desloquei de carro foi na vinda ou ida para o aeroporto de Newark e sempre de Lyft, a opção mais em conta dentro dos transportes privados de passageiros, um pouco mais barato que a Uber ou um táxi, especialmente para viagens mais longas.

    Táxi amarelo em Nova Iorque

    Quanto aos icónicos táxis nova iorquinos, podes contar com uma tarifa inicial de $3 a que se juntam $0.70 por cada 1/5 milha (cerca de 800 metros), $1 nas viagens entre as 20h e as 6h, $2.50 em hora de ponta das 16h às 20h nos dias de semana, e outras tarifas adicionais mediante o destino da tua viagem. Mais info oficial sobre as tarifas aqui.


    O que ver e fazer em Nova Iorque

    Sinceramente, nem sei por onde começar. Nova Iorque é, literalmente, um mundo inteiro! Mesmo com duas visitas à cidade eu não consegui cobrir nem metade de tudo o que oferece. De qualquer forma, deixo aqui uma lista de algumas coisas que eu considero ser praticamente obrigatório ver e fazer em Nova Iorque.

    • Passear a pé ou de bicicleta em Central Park
    • Visitar Times Square à noite
    • Assistir a um musical na Broadway
    • Passear pelo High Line, um dos parques mais originais do mundo
    • Fazer compras no Chelsea Market
    • Ver a Estátua da Liberdade
    • Visitar o MOMA, o MET e o Museum of Natural History
    • Tentar assistir ao vivo a um Talk Show/Comedy Show (Jimmy Fallon, Stephen Colbert, The Daily Show, SNL)
    • Assistir a um stand up comedy show num dos clubes de comédia locais
    • Admirar a vista sobre a cidade no Top of The Rock
    • Atravessar a Ponte de Brooklyn a pé
    • Beber uma cerveja artesanal na zona de DUMBO
    • Visitar algumas das maiores e/ou mais incríveis lojas do mundo como a da LEGO, da M&M’s, do Harry Potter e do Starbucks Reserve
    • Comer panquecas ou um hambúrguer num diner ou luncheonette típicos
    • Patinar no gelo na pista em frente ao Rockefeller Center
    • Viajar pela Ásia em Chinatown ou Koreatown
    • Entrar num cenário de filmes de gangsters em Little Italy

    Espero que estas dicas te venham a ser úteis caso estejas a pensar em visitar Nova Iorque. Em caso de qualquer dúvida, deixa o teu comentário no fundo do artigo!

    Para mais dicas sobre os EUA, vê também os artigos:
    Onde ficar em Nova Iorque | Dicas e Recomendações
    Dicas para encontrar alojamento barato em Nova Iorque
    Visitar Nova Iorque: Guia Completo de Viagem

    Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

    Este artigo poderá conter links de afiliados.

    PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

    Alojamento:
    Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

    Voos:
    Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

    Seguro de Viagem:
    Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

    Tours e Atividades:
    Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

    Alugar Carro:
    Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

    Transportes:
    Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

    Maria João Proença

    Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

    2 Comments

    1. Olá
      Obrigada desde já por explicar tão bem sobre NY.
      É uma das minhas viagens de sonho, mas a solo.
      O que eu gostava de saber é se seria tranquilo fazer essa viagem sozinha?
      Muito obrigada

      • Olá Sofia! Obrigada pelo comentário. 🙂 Pelo que conheço da cidade diria que sim, que é um bom destino para uma viagem a solo.

    Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.