A Tailândia é um dos destinos mais procurados no Sudeste Asiático e não é difícil perceber porquê. Terra de tradições e costumes milenares e de paisagens paradisíacas, é procurada por todo o tipo de viajantes: casais em lua-de-mel, backpackers, famílias… O Norte com as suas paisagens rústicas, ambiente descontraído e templos grandiosos; Banguecoque com a sua perfeita mistura entre o tradicional e o cosmopolita e o Sul com praias de areia branca e águas cristalinas. A Tailândia é, sem dúvida, um destino a incluir em qualquer viagem ao Sudeste Asiático.
Localização
Está localizada no Sudeste Asiático e faz fronteira a Norte com o Myanmar e o Laos, a Este com o Camboja e a Sul com a Malásia.
Capital
A capital da Tailândia é Bangkok, a cidade mais populosa do país, com cerca de 8 milhões de habitantes. Está localizada na margem direita do rio Chao Phraya junto ao Golfo da Tailândia.
Como ir
Há várias companhias aéreas com as quais podes voar para a Tailândia a partir de Portugal, embora nenhuma faça voos diretos por enquanto. Faz uma pesquisa das várias opções disponíveis através deste link: Voos Tailândia
Visto
- Isenção de Visto PT/BR: Sim. Existe isenção de Visto para a Tailândia para cidadãos portugueses e para cidadãos brasileiros. (estadias até 30 dias para entradas através dos aeroportos internacionais e até 15 dias para entradas por terra)
- Validade: Os Vistos para cidadãos portugueses são válidos até 30 dias para entradas através dos aeroportos internacionais e até 15 dias para entradas por terra. Os cidadãos brasileiros poderão permanecer na Tailândia até 90 dias (para entradas pelos aeroportos internacionais ou por terra).
- Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + comprovativo de vacina contra a Febre Amarela (apenas para cidadãos brasileiros)
Moeda
A moeda oficial é o Thai Baht (THB). Podes trocar os teus Euros (ou Reais) diretamente no aeroporto de Bangkok, à chegada à Tailândia, num banco ou numa das muitas casas de câmbios espalhadas por todo o país
Verifica aqui a Taxa de câmbio.
Clima
Novembro a Fevereiro é geralmente a melhor altura para visitar a Tailândia. As temperaturas nesta época estão entre os 18º e os 32º em Banguecoque e entre os 12º e os 20º no Norte do país.
O período entre Março e Junho é considerada a época quente com temperaturas a chegarem até aos 40º em Banguecoque durante o mês de Abril, e altos níveis de humidade no ar.
De Julho a Outubro a Tailândia é atravessada pela época das monções. As temperaturas poderão rondar os 29º com níveis de humidade a rondar os 90%.
Gastronomia
A gastronomia tailandesa é extremamente variada, sendo a Tailândia considerada um autêntico paraíso para amantes de comida. Tal como a restante gastronomia no Sudeste Asiático, é baseada em grande parte no arroz e na massa e conhecida por ser extremamente picante (a frase “no spicy” é obrigatória se não estás habituada a uma intensidade elevada de picante!), por recorrer em abundância a ervas frescas e ao famoso molho de peixe que lhe dá um sabor tão característico.
Vê também o artigo:
Pratos típicos da Tailândia | Top 10
Top Locais a visitar
Bangkok
A capital da Tailândia é habitualmente o ponto de partida para uma viagem pelo Sudeste Asiático, devido à quantidade de voos que aqui chegam e daqui partem diariamente para todos os cantos do mundo. É uma cidade que une na perfeição o seu lado cosmopolita ao seu lado mais tradicional. Grandes arranha-céus, centros comerciais e centros de negócio lado a lado com bairros mais humildes, tradições milenares e inúmeros templos. Há quem diga que ou se ama ou se odeia Bangkok. Eu sou uma das pessoas que se apaixonou por esta cidade à primeira vista.
Vê também o artigo
Bangkok, Tailândia | Guia e Dicas de Viagem
Chiang Mai
Localizada no Norte da Tailândia, Chiang Mai é a segunda maior cidade do país. Há quem diga que é uma lufada de ar fresco face a Banguecoque, pela sua forma de estar descontraída e pelo seu forte lado cultural. Não falta o que fazer em Chiang Mai: aulas de culinária tailandesa, massagens, visitas a museus, templos e campos de preservação de elefantes, rafting e trekkings no meio de uma selva tropical ou apenas momentos de descontracção numa das cidades mais fantásticas da Tailândia.
Vê também o artigo
Chiang Mai, Tailândia | Guia e Dicas de Viagem
Koh Lanta
Esta ilha localizada na província de Krabi, no sul da Tailândia, é uma das melhores escolhas para quem procura dias tranquilos numa ilha paradisíaca e para quem procura fugir à animação, por vezes demasiado intensa, de outras ilhas tailandesas. Koh Lanta estende-se por cerca de 30kms, sendo facilmente percorrida de mota. Existem ofertas de alojamento para todos os gostos e carteiras. Para conhecer as outras ilhas como por exemplo as famosas Phi Phi, basta adquirir uma excursão que inclui transporte de speed boat, snorkelling, refeição a bordo do barco e na ilha de destino, bebidas e transporte de regresso.
Ilhas Phi Phi
As Ilhas Phi Phi são um dos destinos de eleição para quem visita a Tailândia. Apesar de extremamente turísticas hoje em dia, são sem dúvida uma das ilhas mais paradisíacas do mundo. Areias brancas, águas cristalinas a temperaturas que convidam a lá permanecer até os dedos ficarem todos enrugados e uma fauna e flora extraordinárias são algumas das características que justificam totalmente a fama destas ilhas a nível mundial.
Alojamento ilhas Phi Phi Transporte para as Phi Phi
Maya Bay
Tornada famosa pelo filme “A praia” de 2000, com Leonardo DiCaprio no papel principal, este é hoje em dia um local “must-see” por milhares de turistas de todo o mundo. No entanto tens de esquecer a ideia de uma praia deserta e tranquila que o filme acima referido te deu. O que encontras quando chegas lá são dezenas de barcos parados junto à areia, à espera dos turistas que para lá transportaram. Maya Bay não deixa de ser lindíssima, mas recomenda-se uma visita bem cedo pela manhã para conseguir absorver e aproveitar ao máximo esta experiência.
Update Maio 2019: O Governo Tailandês fechou Maya Bay em junho de 2018 a visitas de turistas numa tentativa de preservar os seus recursos naturais, que já se encontravam em degradação devido ao elevado número de turistas que a visitam todo os anos. Deverá permanecer fechada durante mais 2 anos.
Ayutthaya
A histórica cidade de Ayutthaya, fundada em 1350, foi em tempos a segunda capital do Reino Siamês e uma das cidades mais cosmopolitas de todo o mundo. Foi destruída em 1767 pelo exército birmanês, tendo sido abandonada pelos seus habitantes. Hoje em dia é um conhecido local arqueológico, e considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. As suas ruínas são visitadas por milhares de visitantes anualmente.
Vê também o artigo
Ayutthaya, Tailândia | Guia e Dicas de Viagem
Pai
A pequena cidade de Pai está localizada a cerca de 128 km a Norte de Chiang Mai. É conhecida pelo seu ambiente descontraído e artístico, muito devido aos inúmeros hippies que se foram deixando ficar e encantar por esta cidade ao longo dos anos. Está cheia de pequenos detalhes fascinantes e rodeada por um cenário natural fantástico composto por grutas gigantescas, um Canyon e inúmeras nascentes de água quente. Existem várias opções de transporte diário para Pai a partir de Chiang Mai.
Alojamento em Pai Transporte para Pai
Mercados flutuantes
Em várias cidades do Sudeste Asiático é possível encontrar estes mercados flutuantes. Como o nome indica, são mercados localizados em cima da água. Aqui vende-se comida, souvenirs, fruta, legumes e afins. A maioria destes mercados estão localizados em Banguecoque ou na zona envolvente, sendo estes alguns dos mais conhecidos: Damnoen Saduak (a 1h30 de Banguecoque), Khlong Lat Mayom (a sul de Banguecoque) ou o Amphawa (a 90min de Banguecoque).
Death Railway (Rio Kwai)
Parte desta linha férrea foi construída durante a II Guerra Mundial por prisioneiros de Guerra aliados (britânicos, australianos e holandeses) e trabalhadores asiáticos à força, sob o comando do Exército Japonês. O seu nome origem teve origem nos milhares que morreram durante esse processo. A linha férrea foi construída com o objectivo de ligar a Tailândia à Birmânia (agora Myanmar). Foi tornada famosa pelo filme “A ponte do Rio Kwai” datado de 1957. Hoje em dia é possível fazer uma viagem de comboio através desta linha desde Banguecoque até Nam Tok.