Os mais incríveis trilhos da Ilha de Santa Maria, Açores

Quando pensamos em destinos ideais para caminhadas no meio da natureza em Portugal, existem vários locais que nos vêm de imediato à mente, mas há um que se destaca particularmente: os Açores. Em todas as ilhas do arquipélago açoriano existe uma larga variedade de trilhos que atravessam paisagens naturais de incrível beleza. Santa Maria não é exceção. Neste artigo dou-te a conhecer os vários trilhos pedestres na Ilha de Santa Maria, para que possas complementar o teu roteiro de viagem por esta ilha açoriana com uma experiência verdadeiramente memorável.  


A Ilha de Santa Maria

Localizada a cerca de 80 km da Ilha de São Miguel, no grupo Oriental do arquipélago dos Açores, a Ilha de Santa Maria extende-se por uma área de 97 km2, com 18 km de comprimento e 10 km de largura. Ocupa o terceiro lugar no ranking das ilhas açorianas mais pequenas, logo a seguir à Graciosa e ao Corvo. 

Conhecida pelo seu clima ameno, com temperaturas médias entre os 12º (inverno) e 25º (verão), recebeu a alcunha de Ilha do Sol. Os baixos níveis de precipitação anuais contribuem para uma maior aridez dos seus terrenos, especialmente nas zonas mais baixas, junto à costa. Nas zonas mais altas, mais húmidas, a vegetação já se apresenta mais densa e verdejante. 

Quem a visita encontra aqui uma característica única do arquipélago açoriano: as suas praias de areia branca e águas transparentes de temperaturas amenas, que fazem as delícias de quem a procura como estância balnear.

Os amantes de atividades ao ar livre e de caminhadas no meio de densas florestas não sairão desiludidos também, já que uma parte substancial da ilha está preenchida por imponenentes criptomerias (Cryptomeria japonica), uma espécie de árvores de origem asiática que começou a ser plantada nos Açores em finais da década de 40 do século passado.

Para mais informação prática sobre a Ilha de Santa Maria lê também o artigo:
Ilha de Santa Maria, Açores | Guia Prático de Viagem


Os Trilhos da Ilha de Santa Maria

Encontram-se oficialmente reconhecidos seis trilhos na Ilha de Santa Maria, cada um com características muito próprias, e uma Grande Rota. A escolha do trilho dependerá essencialmente do tipo de paisagem que pretendes que te acompanhe no teu percurso pedestre, da extensão, duração e da tua condição física.

Uns trilhos acompanham a costa, outros levam-te em caminhadas por densas florestas, e alguns ainda acabam por te levar a conhecer um pouco de cada tipo de paisagem mariense. 


1. Trilho Costa Norte (PR01 SMA)

Com 9 km de extensão, o Trilho da Costa Norte faz a ligação entre as localidades de Bananeiras e Anjos, levando-te a conhecer a Baía do Raposo, duas azenhas, uma área densamente florestada, o Barreiro da Faneca (Deserto Vermelho), o Monte Gordo e alguns miradouros, até chegar ao destino final, a histórica vila de Anjos.

Dificuldade: média | Tempo Médio: 4 horas | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Trilho Costa Norte
Imagem de Google Earth

2. Trilho Pico Alto (PR02 SMA)

Este trilho circular com início e fim no ponto mais alto da Ilha de Santa Maria, o Pico Alto, tem uma extensão de 6,2 km, sendo grande parte do percurso feito pelo meio de uma zona densamente florestada numa área protegida. No miradouro da Caldeira tem-se uma vista magnifica sobre a costa Oeste da ilha. 

Dificuldade: média | Tempo Médio: 2 horas | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Trilho Pico Alto
Imagem de Google Earth

3. Trilho Entre a Serra e o Mar (PR03 SMA)

O PR03 é outro trilho circular mas com uma extensão um pouco superior ao do Pico Alto. Este percurso de 9,7 km, com início na freguesia de Santa Bárbara, na zona Nordeste da Ilha de Santa Maria, leva-te por zonas de pastoreio, ribeiras e vales, até à Paisagem Protegida da Baía de São Lourenço e ao Poço da Pedreira, uma antiga pedreira, hoje classificada como Geossítio. 

Dificuldade: média | Tempo Médio: 2h30 | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Trilho Entre a Serra e o Mar
Imagem de Google Earth

4. Trilho Santo Espírito – Maia (PR04 SMA)

Este é um dos trilhos mais fáceis de percorrer na Ilha de Santa Maria, indicados mesmo para quem não tenha muita experiência em caminhadas. Com uma extensão de apenas 4,1 km, o trilho liga a freguesia de Santo Espírito ao lugar da Maia, na costa Sudeste da ilha. Pelo caminho atravessas zonas de pastagens e nascentes até chegares à Ribeira Grande e à Cascata do Aveiro, uma das maiores do país. 

Dificuldade: fácil | Tempo Médio: 2 horas | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Trilho Santo Espirito
Imagem de Google Earth

5. Trilho Costa Sul (PR05 SMA)

O Trilho Costa Sul estende-se por 7 km, ligando a Vila do Porto à Praia Formosa. Com inicio no Forte de São Brás, o percurso leva-te a conhecer o Geossítio da Pedreira do Campo onde se encontram vários fósseis marinhos, a Gruta do Figueiral, a Prainha e finalmente a Praia Formosa. 

Dificuldade: média | Tempo Médio: 3 horas | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Trilho Costa Sul
Imagem de Google Earth

6. Trilho Areia Branca (PR06 SMA)

O Trilho Areia Branca é o segundo mais longo que podes percorrer na Ilha de Santa Maria. Com uma extensão de 11,5 km liga a Praia Formosa, na costa Sul, à Baía de São Lourenço, na costa Nordeste, as duas praias de areia branca da ilha. Pelo caminho passarás pela zona do Pico Alto, por áreas florestais, uma gruta e  finalmente a freguesia de Santa Bárbara antes de chegares à zona protegida da Baía de São Lourenço.

Dificuldade: média | Tempo Médio: 4h30 | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Trilho Areia Branca
Imagem de Google Earth

7. Grande Rota de Santa Maria (GR01 SMA)

Os caminhantes experientes sentirão, com certeza, uma atração especial pela Grande Rota de Santa Maria. Com uma extensão de 78 km, este percurso leva-te a dar a volta à ilha, conhecendo os seus principais pontos de interesse turístico como o Poço da Pedreira, o Barreiro da Faneca, o Pico Alto, a Ribeira do Maloás e a Cascata do Aveiro. Sugere-se que seja dividida em 4 etapas, com uma extensão média de 20 km cada, aproximadamente, pelo que deverás contar com pelo menos 4 a 5 dias de caminhada. 

Dificuldade: média | Tempo Médio: 28h30 | Info detalhada

Trilhos Ilha Santa Maria, Açores | Grande Rota de Santa Maria
Imagem de Google Earth

Para informações detalhadas sobre os trilhos nos Açores, visita o site oficial:
Trilhos dos Açores


Cuidados a ter nas caminhadas

  • Nunca percorras os trilhos sozinha
  • Informa sempre alguém sobre o percurso que planeias fazer
  • Evita sair do trilho indicado
  • Leva telemóvel com bateria carregada e um power bank
  • Segue sempre as indicações dadas nos trilhos 
  • Guarda os principais contactos de emergência (polícia, bombeiros)
  • Leva equipamento indicado:
    • Roupa leve e respirável;
    • Bastões de caminhada (1 ou 2);
    • Lanterna, snacks proteicos e água;
    • Mochila leve e com bom apoio lombar (a Merrell tem uma boa seleção de mochilas ideais para trekkings, como por exemplo o modelo CAPRA de 20 litros que eu uso);
    • Bons sapatos de caminhada (mais uma vez recomendo a Merrell e em particular os sapatos de caminhada modelo Moab 2 Gore Tex: robustos mas extremamente leves, impermeáveis, deixam o pé respirar e são revestidos com sola Vibram para uma maior estabilidade e conforto)

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.