Como ter internet no telemóvel nos EUA com um eSIM

Goste-se ou não da sua cultura e costumes, os EUA são um dos países mais fascinantes do mundo. Recomendo uma visita, pelo menos uma vez na vida, nem que seja apenas a Nova Iorque, considerada por alguns como um destino à parte do resto do país, com um estilo muito próprio. 

Nova Irque | eSIM nos EUA

No que toca a dicas de viagem, há uma que considero bastante importante: ter internet no telemóvel. Para além de poderes manter o contacto com familia e amigos a qualquer hora, consegues aceder a informação importante como direções no GPS ou locais a visitar no sitio em que te encontres. 

Usares os dados móveis de origem é algo impensável, a não ser que não tenhas muito amor ao dinheiro – as taxas de roaming são exorbitantes. Como alternativa, sugiro que optes por um eSim ao viajares pelos EUA.


O que é um eSIM internacional e como funciona?

Um eSIM internacional é um cartão SIM virtual que, para funcionar, tem de ser instalado no telemóvel. Apesar de se poder partir do princípio que o “e” em eSIM significa “eletrónico”, corresponde na realidade a “embedded” (em português, “embutido”). 

É importante teres em atenção que os eSIMs não funcionam em todos os telemóveis, apenas nos telemóveis desbloqueados e em alguns modelos. No caso da Apple, funciona nos iPhones a partir do XR e em todos os iPads com conectividade 4G lançados a partir de 2018. 

É uma alternativa simples ao cartão SIM físico, podendo ser instalado através de um QR Code ou da inserção de um código. Todo o processo pode ser feito totalmente online através do teu telemóvel, sem necessidade de te deslocares a qualquer loja física. 


Onde comprar um eSIM para os EUA online?

Atualmente existem vários operadores de eSIM internacionais, entre os quais a Holafly. Na sua loja online, encontras soluções para mais de 130 destinos, incluindo os USA. 

O processo para adquirir um eSIM para os EUA através da Holafly é bastante simples e rápido: depois de escolheres o teu destino no site (neste caso, os EUA), selecionas o número de dias da tua viagem, aos quais corresponderá um determinado valor.

Após o pagamento, recebes de imediato no teu email um QR Code que deverás scannar com o teu telemóvel, ficando assim ligado, no espaço de poucos minutos, à Internet.

Como instalar e ativar o eSIM

A melhor altura para instalares o eSIM é imediatamente antes do início da tua viagem, já que o prazo de utilização começa a contar a partir do momento em que este é ativado. 

Os passos necessários para instalar o teu eSIM poderão variar de acordo com o teu modelo de telemóvel, mas de uma forma geral, poderás seguir estas indicações. 

  • Certifica-te que tens acesso à Internet antes de começares o processo. 
  • Acede às definições do teu telemóvel e clica em “adicionar plano de dados” nas definições dos Dados Móveis. 
  • Com o teu telemóvel, faz scan do QR Code enviado para o teu email (é mais fácil se imprimires o QR code ou se o abrires no computador), para iniciares o download do eSIM.
  • Dá um nome ao teu novo plano de dados (por exemplo, Holafly) e define-o como a única opção para dados móveis. Isto faz com que possas continuar a usar o teu SIM original para chamadas e SMS.
  • Para poderes começar a usar os dados do teu eSIM, tens de ativar a opção de Dados Móveis e Roaming de Dados. 

A Holafly oferece dados ilimitados para os EUA

No site da Holafly encontras várias opções de pacotes de dados ilimitados para os USA. Dependendo do número de dias escolhido, os preços podem ir dos €19 (para 5 dias) até aos €99 (para 90 dias).


Vantagens do eSIM versus o SIM nos EUA

O eSIM destaca-se em relação ao SIM em vários aspetos. Para além do conforto da sua aquisição – podes fazê-lo no conforto da tua casa, mesmo antes de partires de viagem, a sua instalação e ativação não exige qualquer registo e demora menos de 5 minutos. 

Ao contrário do SIM, ao usares um eSIM mantens o mesmo número no WhatsApp, permitindo-te continuar o contacto com família e amigos, sem qualquer interrupção. Podes também esquecer aquele medo de perderes o SIM a qualquer momento (especialmente quando te pões a trocar de cartões), já que o eSIM é totalmente virtual. 

Se alguma coisa correr mal com a tua ligação através do eSIM, tens à disposição um serviço de apoio ao cliente, disponível 24 horas por dia. 

Créditos: dominik hofbauer on Unsplash

Aspectos a considerar

Com as vantagens do eSIM assimiladas, é importante considerar também alguns aspetos que poderão condicionar o seu uso no teu caso específico:

Compatibilidade

O primeiro ponto a ter em conta é a compatibilidade do teu telemóvel com os eSIM. Em primeiro lugar, deverá estar totalmente desbloqueado a qualquer rede. De seguida, deverás verificar se o modelo é compatível com o uso de eSIM. O facto de ser dual SIM não significa que seja compatível com eSIM.

Para verificares se o teu telemóvel é compatível com eSIM segue estes passos:

iPhone: Vai a Definições > Dados Móveis. Se encontrares a opção “Adicionar Plano de Dados, isso significa que o teu telemóvel suporta eSIMs.

Samsung: Vai a Definições > Conexões > Gestor de Cartões SIM. Se encontrares a opção “Adicionar Plano de Dados”, isso significa que o teu telemóvel suporta eSIMs.

Apenas dados 

O eSIM da Holafly pode apenas ser usado para dados móveis, não vem com um número de telefone. Caso tenhas necessidade de fazer chamadas ou receber SMS, deverás usar um SIM tradicional.

Não permite partilha de dados

Com este eSIM não poderás partilhar os teus dados através de hotspot com outros dispositivos. 


Perguntas frequentes sobre a utilização do eSIM nos EUA

  • Em que redes é que o eSIM funciona nos EUA?

O eSIM da Holafly liga-se ao operador AT&T quando utilizado nos EUA.

  • Quais os telemóveis compatíveis com eSIM?

Dentro da Apple, qualquer iPhone a partir do XR e os iPads com ligação a 4G, lançados a partir de 2018; os Samsung Galaxy do S20 ao S22 (à exceção do S20 FE 4G ou 5G), assim como o Note 20, Fold, ZFold e Flip; os Google Pixel do modelo 2 ao 6, os Huawei P40 e o Mate 40 Pro; 

  • Que outras opções existem para te conectares à Internet nos EUA?

Em alternativa ao eSIM, para acederes à internet através do teu telemóvel poderás adquirir um cartão SIM físico com dados móveis, ligares-te a redes WiFi gratuitas, alugar um Pocket WiFi ou ativar o roaming de dados do teu operador. 

  • Quais as vantagens de viajar com um eSIM com dados ilimitados nos USA?

As redes WiFi gratuitas nem sempre estão disponíveis quando mais necessitamos delas e a opção de adquirir um cartão SIM físico implica (dependendo do teu telemóvel) que tenhas de retirar o teu cartão SIM habitual, correndo o risco de perdê-lo e de deixar de ter acesso a chamadas e mensagens enviadas para o teu número habitual português. 

Com dados ilimitados nunca corres o risco de ficar sem acesso à internet, independentemente do local em que te encontres. 

  • Posso compartilhar dados com outros telemóveis ou dispositivos com um eSIM?

Apenas alguns eSIMS permitem partilha de dados com outros telemóveis ou dispositivos. O eSIM para os EUA não permite partilha. 


Para mais dicas sobre os EUA, vê também os artigos:
Onde ficar em Nova Iorque | Dicas e Recomendações
Dicas para encontrar alojamento barato em Nova Iorque
Visitar Nova Iorque: Guia Completo de Viagem

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.