Onde ficar em Nova Iorque

Decidir onde ficar em Nova Iorque não é, de todo, uma tarefa simples. Ou económica. Bem, talvez seja melhor começar este artigo por avisar que o alojamento em Nova Iorque não é barato.

Este é, efetivamente, um dos itens que mais pesa no orçamento de uma viagem à Big Apple, com o valor médio por noite a rondar os $200.

Considerando que grande parte dos hotéis em Nova Iorque oferece quartos extremamente diminutos, este valor torna-se ainda mais chocante.

Mesmo um simples hostel consegue atingir valores associados a um hotel de média qualidade numa qualquer capital europeia. Mas há diferentes níveis de caro.

Tudo depende da zona escolhida e do tipo de alojamento. Sei o quão difícil pode ser escolher o local onde ficar em Nova Iorque, por isso neste artigo ajudo-te com essa tarefa através de algumas sugestões e recomendações que te poderão vir a ser úteis.

Vê também o artigo:
Como encontrar alojamento barato em Nova Iorque

Os 5 Boroughs de Nova Iorque

Nova Iorque divide-se por 5 distritos (boroughs): ManhattanBrooklynQueensThe Bronx e Staten Island.

Todos, à exceção do Bronx, encontram-se localizados num conjunto de ilhas na foz do Rio Hudson. Cada um destes “distritos” são compostos por dezenas de bairros diferentes.

Para quem visita Nova Iorque pela primeira vez, eu recomendaria ficar em Manhattan, a zona onde praticamente tudo acontece. Em alternativa podes sempre optar por Brooklyn, que fica a uma curta distância de metro de Manhattan e, eventualmente, Queens, uma opção com valores de alojamento mais baixos.

Abaixo encontras mais algumas informações sobre cada uma destas 3 áreas assim como algumas sugestões de alojamento em Nova Iorque.


Onde ficar em Manhattan

A zona de Manhattan é ideal caso procures ficar a uma curta distância da maior parte das atrações turísticas de Nova Iorque.

Foi aqui que fiquei quando lá estive, mais concretamente em Times Square, num hotel chamado Pod Times Square. Dentro das opções que encontrei na altura, este era o que apresentava a melhor relação qualidade/preço.

Mas, dentro de Manhattan, existem vários bairros diferentes por onde escolher. Abaixo deixo uma pequena descrição de alguns deles para ajudar na escolha.

Manhattan | Onde ficar em Nova Iorque
► Midtown

Esta é a zona mais turística e barulhenta de Nova Iorque, onde fica o famoso Times Square, a Broadway e o Rockfeller Center. Precisamente aquela zona que nunca dorme.

Se a ideia é ficar a poucos passos de algumas das principais atrações turísticas, esta será uma boa escolha como local para ficar em Nova Iorque.

Sugestão de Alojamento: Pod Times Square (+ económico) / Hotel Scherman (+ conforto)

► Upper West Side

Um dos bairros mais calmos de Nova Iorque, indicado para quem viaja em família. Está localizado junto ao lado oeste do Central Park, perto do Museu Nacional de História Natural – que é um dos melhores locais para levar os miúdos.
Sugestão de Alojamento: Belnord Hotel (+ económico) / The Wallace Hotel (+ conforto)

► Upper East Side

Este é o bairro dos milionários, onde se encontra a famosa 5th Avenue e o maravilhoso MET – Metropolitan Museum of Art. Se é luxo que procuras, é ,definitivamente, aqui que o encontras.

Sugestão de Alojamento: The Franklin New York (+ económico) / The Pierre (+ luxo)

► West Village

Um dos bairros mais charmosos de Nova Iorque, com vários restaurantes, clubes de jazz. Muito frequentado por artistas e músicos. Uma das zonas de que mais gostei de conhecer.

Sugestão de Alojamento: Hotel Beacon (+ económico) / Gansenvoort Meatpacking (+ conforto)

► Chelsea

O melhor local para ficar em Nova Iorque, caso as atividades de vida noturna sejam de inclusão obrigatória no teu roteiro. Aqui encontras uma grande variedade de restaurantes, discotecas e bares que são garantia de uma (ou várias) noite bem passada.

Sugestão de Alojamento: Hampton Inn Manhattan Chelsea (+ económico) / The Hotel Chelsea (+ conforto)

Booking.com

Onde ficar em Brooklyn

Brooklyn tem vindo a transformar-se ao longo dos últimos anos numa das zonas mais trendy de Nova Iorque.

O bairro de DUMBO (cuja sigla significa “Down Under the Brooklyn Bridge) está hoje repleto de tap rooms, restaurantes e lojas alternativas, que fazem as delícias de qualquer hipster que se preze.

Brooklyn | Onde ficar em Nova Iorque

Aqui, os arranha-céus dão lugar a bairros mais residenciais e mais calmos. Está a uma curta distância de metro de Manhattan, onde se encontra grande parte das atrações turísticas, sendo por isso normalmente considerado um bom local para ficar em Nova Iorque.

Sugestão de Alojamento: Pod Brooklyn (+ económico) / 1 Hotel Brooklyn Bridge (+ conforto)


Onde ficar em Queens

Queens, e em particular Long Island City, é uma opção a considerar para quem procure poupar o máximo possível no orçamento de viagem.

Fica a cerca de 15 minutos de distância da zona de Midtown em Manhattan, e está repleta de soluções de alojamento consideravelmente mais económicas do que no centro de Nova Iorque.

Long Island, Queens | Onde ficar em Nova Iorque
Créditos: Tatiana Rodriguez on Unsplash

É descrito como um dos locais com maior diversidade do mundo, que se reflete, entre outras coisas, através da grande variedade de restaurantes que ali existem.

Sugestão de Alojamento: LIC Hotel (+ económico) / Hyatt Place (+ conforto)


Espero que estas dicas sobre onde ficar em Nova Iorque te tenham sido úteis e que venham a ser uma boa ajuda na hora de planear a tua viagem.

Para mais dicas sobre Nova Iorque, vê também os artigos:
Dicas para encontrar alojamento barato em Nova Iorque

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.