Adoro road trips. Adoro a liberdade de poder pegar no carro e partir sem destino certo, estrada fora. De mudar de rumo sempre que me apetece, de poder prolongar a viagem caso me apeteça ou até de poder voltar para casa caso que me sinta aborrecida ou as saudades apertem. Tenho feito algumas por Portugal e no estrangeiro como no caso de Marrocos e Espanha, e as experiências têm sido sempre as melhores. E porque quero que as tuas experiências sejam também sempre as melhores, deixo-te aqui 10 dicas para te ajudar a fazeres uma road trip perfeita!


1. Não planear demasiado a road trip

Por experiência própria, posso dizer que as melhores viagens que fiz foram aquelas que menos planeei. Claro que é importante ter uma noção dos principais locais a visitar mas é importante ter margem suficiente no planeamento da viagem para mudar a rota sempre que necessário. Estas viagens pouco planeadas são aquelas que deixam as melhores histórias e memórias, garanto! As reservas de alojamento podem sempre ser feitas durante a viagem através do telemóvel.

2. Fazer uma boa revisão prévia ao carro

Ficar apeada numa estrada de um país estrangeiro não é propriamente a melhor forma de aproveitares a tua viagem, e é uma história que é preferível não teres de contar depois. Por isso, certifica-te que levas o carro à oficina antes de partires de viagem, para que a única coisa com que tenhas de te preocupar sejam os locais a visitar. Em alternativa, podes sempre voar para o teu destinoalugar um carro que poderás levantar lá. Uma solução que apesar do custo acrescido do aluguer do carro e do voo, te dará uma segurança extra a nível de condições de segurança e te permitirá poupar algum tempo de viagem.

3. Manter uma mente aberta

Manter uma mente aberta faz com que aproveites ao máximo a tua viagem, desfrutando de todas as surpresas e acontecimentos inesperados que te vão surgindo pelo caminho. Alinha em tradições locais, experimenta a gastronomia dos sítios que visitas e explora sítios que nunca pensarias em explorar antes.

road trip

4. Criar uma boa playlist de músicas

Este ponto ser-te-á especialmente útil quando estiveres a percorrer estradas isoladas em que nem a rádio local seja apanhada pela antena do carro. Não te esqueças de preparar uma boa playlist de músicas que sejam variadas o suficiente para te acompanhar nas várias fases da viagem (mais calmas, mais animadas…). Acredita que vais passar por várias fases…!

road trip

5. Manter sempre o bom humor

Nem tudo vai ser perfeito durante a road trip. Vais te enganar no caminho, vais ter vontade de atirar o GPS ou o telemóvel pela janela, vais maldizer o país em que te encontras pela inexplicável dificuldade em colocarem sinalética de qualidade na estrada, vais-te arrepender de ter visitado alguns sítios e de teres perdido tempo a fazê-lo. No entanto, tudo te parecerá menos mau se conseguires manter (ou tentar manter) o teu bom humor durante todos estes momentos.

road trip

6. Não ter medo de sair da rota

Este ponto está diretamente ligado ao primeiro. Mesmo que tenhas traçado uma rota em direção a determinado local, não tenhas medo de fazer um pequeno desvio caso te surja um destino a meio que sintas que vale mesmo a pena visitar. Arrisca! Normalmente o resultado costuma ser bastante positivo.

road trip

7. Confiar no instinto

Este é um ponto que costumo referir nos meus outros artigos com dicas de viagem e que não poderia deixar de referir aqui também. É raro o instinto deixar-nos mal. Se sentes que algo não bate certo em relação a um determinado local, hotel ou restaurante, então opta por uma alternativa. O teu instinto está a tentar ajudar-te a evitares experiências menos positivas, não o ignores! Caso optes por ignorar o teu instinto e te vires metida numa alhada ou vitima de um acidente de qualquer tipo, então certifica-te que pelo menos tens um bom seguro de viagem que te ajude a evitar chatices de maior!

8. Escolher uma boa companhia de viagem

Uma road trip implica passares horas e horas enfiada num carro. Se passares essas horas ao lado de alguém que em vez de tornar a experiência agradável e divertida, te tira do sério e te irrita, então mais vales nem sequer fazeres-te à estrada. Será uma viagem completamente desperdiçada e uma experiência para esquecer. Escolhe bem a tua companhia: um bom amigo ou amiga com quem já passaste alguns dias seguidos antes, a tua cara metade, um familiar, o teu cão… Quem quiseres, mas faz questão de ter alguma certeza quanto à tua química com essa(s) pessoa para que tenhas a melhor experiência possível. Precisas de alguém flexível, bem humorado e descontraído. Se conheceres alguém assim, então é arrancar assim que possível!

road trip

9. Optar por estradas nacionais e secundárias

Para poupar tempo as auto-estradas são do melhor, mas ao mesmo tempo acabas por passar o tempo a ver muita estrada e pouco do país em si. Numa road trip opta, sempre que possível, por seguir por estradas nacionais ou secundárias, que te levarão a atravessar povoações mais pequenas e que te permitirão parar sempre que te apeteça! Não te esqueças no entanto de escolher um bom GPS para te acompanhar pelo caminho. Eu tenho usado sempre nas minhas viagens (road trip ou não) a app Maps.Me, disponível para IOS e Android.

road trip

10. Boa oportunidade para planear o resto da vida

Isto é algo que faço frequentemente quando conduzo, que me vejo a fazer com ainda mais intensidade em road trips e que vou partilhando com a minha companhia de viagem: “Eh pa, é desta que me inscrevo num ginásio”, “Vou começar a comer melhor!”, “Para o ano vamos 1 mês para a Mongólia!”. Tal como nas resoluções de ano novo, se 1 destas 3 resoluções se chegar a realizar, já poderá ser considerado um sucesso.

road trip


Pronto, e agora só precisas de escolher o teu próximo destino e fazeres-te à estrada. Boa viagem!!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

  1. Olá! Muito obrigado pelas dicas. Vou fazer um roadtrip de Budapest a Lisboa com a minha irma e-mais duas pessoas que queiram ir comigo. Certamente que estas dicas nos vão ajudar. Mais uma vez obrigado e boas viagens

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.