As 19 melhores apps de viagem

Confesso, adoro explorar novas apps, especialmente apps de viagem. Instalo, experimento. Se me agradarem e me forem úteis deixo-as estar sossegadinhas no telemóvel para as usar sempre que necessário. Se chegar à conclusão que só lá estão a ocupar espaço são rapidamente corridas. E foi por isso mesmo que me lembrei de partilhar convosco uma lista com 19 das melhores apps de viagem que por aí andam, dividas por várias categorias (clica em cada categoria para acederes rapidamente ao respectivo conteúdo).

A maioria são apps que eu uso atualmente com regularidade e outras são apps que já usei/experimentei em tempos. Espero que te sejam úteis. Se quiseres sugerir outras que uses e que aches que valha a pena referir fá-lo por favor nos comentários abaixo do artigo.

APPS DE VIAGEM | FINANÇAS / DINHEIRO

dinheiro em viagem / apps de viagem1. XE Currency

A XE Currency é uma das melhores apps de conversão de dinheiro que existem. Permite-te criar uma lista até 10 moedas diferentes na versão gratuita e até 20 na versão pro, que te permitirá fazer a conversão de uma determinada quantia de forma bastante rápida. Está disponível para Android e para iOS.

DownloadiOS | Android

2. Trail Wallet

Se há app que uso sempre em viagem é a Trail Wallet. É uma app que te permite definir e controlar o teu orçamento em viagem, através de um registo diário e categorização das tuas despesas diárias em viagem. Infelizmente só está disponível para iPhone. Na versão gratuita apenas é possível adicionar até 25 itens por dia. Eu acabei por fazer pagar pelo upgrade e não me arrependi.

Download: iOS 

Topo


APPS DE VIAGEM | ALOJAMENTO

Planear uma viagem3. Booking.com

É dificil existir um site de reserva de alojamento mais conhecido do o Booking.com. E tal como a versão web, a app permite-te pesquisar, comparar e reservar alojamentos de forma rápida e segura. É uma das apps que mais uso em viagem e é absolutamente gratuita. Está disponível para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

4. AirBnb

O AirBnb é uma plataforma de aluguer de propriedades privadas para alojamento de curta duração. Quando preciso de um espaço com cozinha ou com alguma personalidade extra recorro a esta app. Tens acesso a reviews de outros utilizadores anteriores sendo igualmente avaliada pelos proprietários do alojamento no final. É gratuita quer para iOS, quer para Android.

DownloadiOS | Android

(PS: Caso te queiras inscrever acede através do link www.airbnb.pt/c/maryj54, para receberes um crédito de €35 na tua primeira reserva!)

5. Hostelworld

Algo similar ao booking.com mas totalmente dedicado a Hostels. Indicado para quem procura alojamento mais em conta e que não se importe de ficar em dormitórios. É de download gratuito quer para iOS, quer para Android.

DownloadiOS | Android

Topo


APPS DE VIAGEM | TRANSPORTES

as melhores apps de viagem6. Skyscanner

Uma das mais populares e melhores apps de busca de voos. Permite-te encontrar os melhores preços para os voos que procuras e até te dá sugestões e ideias sobre alguns dos destinos mais baratos tendo em conta a tua localização atual ou local de partida. Enquanto motor de busca de voos, o Skyscanner apenas te mostra onde poderás encontrar os melhores preços para os voos que procuras (online travel agencies ou companhias aéreas) e reservar efetivamente.

DownloadiOS | Android

7. Waze

Uma app muito útil para quem tem preferência por roadtrips. O Waze é uma espécie de rede social de condutores, através da qual os seus utilizadores podem criar alertas quanto ao estado do trânsito na estrada, ajudando-te a poupar tempo, dinheiro e muita paciência. É gratuita para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

8. Uber

Esta polémica mas extremamente útil app, permite-te solicitar transporte de forma rápida e prática em muitas cidades por todo o mundo. Já a usei em Portugal, no Vietname e na Indonésia e funcionou sempre muito bem. É de download gratuito quer para iOS, quer para Android.

DownloadiOS | Android

9. Maps.me

Com o meu “excecional” sentido de orientação, se não tivesse uma app de GPS no telemóvel, ainda hoje estaria perdida algures do outro lado do mundo. E tendo de recomendar uma em particular, terá de ser a maps.me, sem qualquer duvida. Permite-te encontrar locais de interesse na zona e encontrar o melhor trajeto seja a pé, de bicicleta ou de carro. Está disponível para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

Topo


APPS DE VIAGEM | ENTRETENIMENTO / LAZER

as melhores apps de viagem10. Netflix

Durante a viagem, especialmente se esta for um bocadinho mais longa, vais ter momentos mais “vazios” em que não te vai apetecer sair do quarto do hotel por exemplo. Nesses momentos (que espero que sejam poucos!) dava jeito teres alguma coisa para fazer. Com a app do Netflix terás acesso a uma enorme quantidade de filmes, series, documentários, que te poderão ajudar a preencher esses momentos. O download é gratuito para iOS e Android, mas depois de 1 mês gratuito, terás de escolher entre um dos planos disponíveis que implicarão um pagamento mensal.

DownloadiOS | Android

11. Byline (iOS) 

Esta app poderá ser útil para te conseguires manter a par das principais notícias que habitualmente costumas seguir, sem teres de consultar 1001 sites. Elas permitem-te agregar os feeds das páginas (sejam blogs, páginas de noticias…) que costumas seguir permitindo-te um acesso rápido e prático à informação, até quando estás offline. 

DownloadByline iOS 

12. Pocket Casts

Se enjoas a ler em viagens, então uma boa alternativa para te manteres ocupada durante uma longa viagem é através de podcasts. A app Pocket Casts permite-me escolher conteúdos dentro de uma lista de mais de 300.000 programas. Para a usares offline basta que faças o streaming dos episódios que queres ouvir quando estiveres online. A app está disponível para iOS e Android. Não é gratuita, tem um pequeno custo, mas tudo indica que vale a pena.

DownloadiOS | Android

Topo


APPS DE VIAGEM | PLANEAR

as melhores apps de viagem13. Citymapper

Ora aqui está uma app que te ajudará a movimentares-te de A a B de forma fácil numa grande variedade de grandes cidades por todo o mundo. O Citymapper diz-te que transportes deverás apanhar, onde e a que horas, ou os melhores trajetos para fazeres te movimentares a pé. Está disponível de forma gratuita para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

14. Happy Cow

Caríssimas viajantes vegetarianas: aqui está uma app que vos ajudará a encontrar restaurantes à vossa medida. A app Happy Cow mostra-te quais os restaurantes vegetarianos mais próximos ou no destino para o qual te diriges, incluindo resultados em cerca de 150 países por todo o mundo.  Como tomei recentemente a decisão de tirar a carne da minha alimentação esta é uma app que já consta da minha lista! Está disponível para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

15. Registo do Viajante

A app Registo do Viajante, lançada em Janeiro passado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, permite aos viajantes portugueses alertas as autoridades oficiais portuguesas caso se vejam vitimas de uma catástrofe natural, acidente ou atentado no estrangeiro. A app oferece ainda dicas úteis sobre os países de destino, que poderão ajudar a planear melhor a viagem e mostra as localizações mais próximas de embaixadas ou consulados portugueses. Está disponível para iOS e Android de forma gratuita.

DownloadiOS | Android

16. TripAdvisor

A melhor forma de desenhares o teu trajeto numa nova cidade é de procurares o que outros viajantes que por lá já passaram têm para dizer. E tanto o site como a App do TripAdvisor são uma boa fonte de informação (depois aqui do Joland Blog, claro… ehehe)! Aqui tens acesso a reviews de localidades, hotéis, restaurantes, atrações turísticas… tudo e mais alguma coisa. Está disponível gratuitamente para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

Topo


APPS DE VIAGEM | COMUNICAÇÃO

as melhores apps de viagem17. iTranslate

Acho que todos já passamos por aqueles momentos constrangedores em que nem por gestos te consegues fazer explicar a alguém em viagem. Pois então sugiro que experimentes a App iTranslate. Permite-te traduzir de forma rápida cerca de 90 línguas diferentes, basta que graves na tua própria lingua o que queres dizer, escolhas a lingua para a qual queres traduzir e a App faz a tradução de imediato. A voz artificial da App permite-te transmitir em viva voz o que queres dizer ao teu interlocutor. E podes fazê-lo offline! Está disponível de forma gratuita para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

18. Google Translate

O Google Translate é outra app que te permite traduzir rapidamente qualquer frase escrita para cerca de  103 línguas diferentes. Tal como o iTranslate também permite o acesso offline, permitindo-te ainda traduzir texto através de fotografias para cerca de 30 línguas diferentes. Está também disponível gratuitamente para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

19. Skype

Para te manteres em contacto durante a viagem, seja por mensagem, video ou voz, com os teus amigos e familiares que morrem de saudades tuas em casa, não podia deixar de recomendar o Skype, claro. Podes falar com a familia toda estejas onde estiveres, já que permite juntar até 25 pessoas diferentes numa mesma chamada. Está disponível gratuitamente para iOS e Android.

DownloadiOS | Android

Topo

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

15 Comments

  1. gosto muito do google trips e snapseed, n posso viajar sem netflix tb! achei muito legal esse app do gov registro do viajante, muito interessante!

  2. Muito boas dicas estas para utilizar apps de viagem. Eu por acaso não utilizo quase nada, tirando o google maps, de resto vou memorizando as cenas e por vezes consulto a pagina de alguns dos sites que mencionas, mas sem instalar a app. Tenho mesmo que comprar um telemóvel novo!

  3. Viviane Carneiro Reply

    Adorei as dicas e sugestões de aplicativos para dar aquela forcinha na viagem. Acho que eles podem ser muito úteis e ajudar muito. Já vou baixar alguns para testar. Bjs

  4. Meu Deus quanta aplicação! Não fazia ideia eheh Confesso que enquanto viajamos o telemóvel fica perdido lá pela bagagem e por vezes sem bateria. Obrigado por partilhar tanta informação e explicar as diferentes utilizações para quem não tinha ideia da variedade infinita do mundo digital!

  5. Não sou muito de aplicações no telemóvel. Prefiro o mapa que se rasga no centro por causa das dobras ou os guias de viagem cujas folhas se soltam e depois voam com o vento. No entanto, acho que os tlm tem mesmo aplicações que valem a pena. A única que uso e adoro é o XE Currency. Acho top!

  6. Eu gosto bastante de alguns apps como o do TripAdvisor, Maps.Me, Netflix, Sype e o XE Currency (dependendo do destino). Nessa minha última viagem morei 2 meses em Londres e usei o Tinder para conhecer pessoas, foi a forma que achei para não ter que sair para os pubs sozinha hehe

  7. Francisco Agostinho Reply

    Olha eu já te disse que tenho um telemóvel Microsoft com sistema operatvo windows ? Pronto está tudo dito hahahahah Em Omã não me lembrei que o governo bloqueia o Skype então fiquei sem hipótese de falar através de vídeo com a minha famíla pois não consegui instalar nenhum VPN, mas à conta dessa peripécia fiquei amigo dos funcionários todos (quase) da OMANTEL daaaaaaa !

  8. Admito que não tenho muito o hábito de utilizar apps de viagem, o que em boa parte se deve ao facto de, até há pouco tempo, ter um telemóvel que pouco ou nada suportava. De qualquer forma já utilizei algumas destas: o xe é essencial, o Booking e Airbnb também instalava sempre na altura em que ia viajar, Agora que consigo tenho de começar a explorar mais estas aplicações porque de facto podem facilitar muito uma viagem.

  9. Também tenho uma lista de apps úteis e nossos post são super complementares! Adorei saber do HappyCow e do ITranslate que não conhecia. Adorei o post, muito bem organizado e com info boa e útil, parabéns!

  10. Tenho algumas dessas apps já instaladas e confesso que já facilitaram muito o meu dia a dia em viagem. Tenho uma da qual não prescindo – CityMaps2Go. Mapas das cidades e ativando o GPS funciona Offline. Ótimo quando se anda à descoberta…Outro que sugiro – CityMapper: Metro e Comboios. Para quem visita Lisboa é útil.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: