Uma das perguntas mais frequentes que me fazem, quer através do blog, quer através da página de Facebook, tem a ver com a melhor altura para visitar os vários países do Sudeste Asiático. Para dar uma ajudinha, escrevi este artigo com informações sobre a melhor altura do ano para visitar cada país dessa fantástica zona do mundo. Clica no nome de cada país para acederes mais rapidamente à respetiva informação.

Camboja | Filipinas | Indonésia | Laos | Myanmar | Tailândia | Vietname

Clima no Camboja 

Camboja | Sudeste Asiático

O clima no Camboja é caracterizado por 2 épocas: a época das chuvas que vai de maio a setembro e a época seca de outubro a março.

  • Época das Chuvas
    A primeira época, de maio a setembro, é influenciada pelas monções do Sudoeste que dão origem a períodos de fortes chuvas e ventos. As temperaturas no geral rondam os 20º a 25º, à excepção dos primeiros meses da época (maio a julho) em que as temperaturas ainda se encontram relativamente elevadas e a chuva ainda não começou a cair com a intensidade máxima. De julho a setembro, as chuvas intensificam-se, especialmente nas zonas rurais e de costa.
  • Época Seca
    A época seca, de outubro a abril, regista pouca ou nenhuma chuva e ventos quentes que varrem todo o país. O período de novembro a janeiro apresenta as temperaturas mais baixas que rondam os 20 a 24º aproxidamente. Em março e abril as temperaturas e os níveis de humidade atingem o seu nível mais alto, chegando até aos 35º.

Melhor altura para visitar: para visitar Angkor Wat, a melhor altura para visitar será a época das chuvas, de maio a junho quando, apesar da chuva, a vida animal é mais abundante, as ruínas ganham um encanto especial e o número de visitantes no país é bastante menor.


Vê também: Camboja | Guia e Dicas de Viagem

Clima nas Filipinas 

Sudeste Asiático | Filipinas

Com um clima tropical, as Filipinas apresentam temperaturas altas e humidade praticamente durante todo o ano, com uma temperatura média anual de 26º. Com cerca de 7000 ilhas a comporem este país, não é assim tão fácil descrever o seu clima, dadas as suas largas variações. Existem no entanto, de uma forma geral, as 2 típicas épocas registadas nesta zona do mundo:a época das chuvas e a época seca.

  • Época das Chuvas
    A época das chuvas verifica-se de maio a novembro, com ocasionais fortes tempestades tropicais entre agosto e outubro, especialmente na zona este. No entanto é ainda possível viajar pelo país e pelas suas várias ilhas aproveitando vários dias seguidos de sol, com a vantagem de encontrares menos turistas por lá também.
  • Época Seca
    A época seca decorre de novembro a abril, altura em que as Filipinas são mais procuradas por turistas já que se torna mais fácil saltar de ilha em ilha. Em março e abril registam-se as temperaturas mais elevadas e as mais baixas entre dezembro e fevereiro.

Melhor altura para visitar: Os meses de maio e novembro (inicio e fim da época das chuvas) revelam-se os mais interessantes para viajar, já que encontras por lá temperaturas ainda agradáveis, preços de voos mais baixos e menos multidões.


Clima na Indonésia 

Indonesia | Sudeste Asiático

O clima na Indonésia é influenciado pelas monções e varia bastante de ilha para ilha, divide-se no entanto também em 2 épocas, a época das chuvas e a época seca mantendo uma temperatura média elevada de 28º ao longo de todo o ano.

  • Época das Chuvas
    A época das chuvas na Indonésia vai, no geral, de outubro a abril, com algumas excepções em algumas zonas como por exemplo a ilha de Sumatra onde as chuvas decorrem normalmente de outubro a janeiro no norte e novembro a fevereiro no sul. No entanto é importante ter em atenção que as chuvadas duram apenas normalmente um par de horas, não sendo necessariamente suficiente para arruinar a tua viagem.
  • Época Seca
    A época seca decorre habitualmente de maio a setembro em praticamente todas as ilhas, sendo considerada a melhor altura para visitar o país tendo em conta os seus muitos dias de sol e clima seco.

Melhor altura para visitar: Isto dependerá do objetivo da tua viagem. A época seca será a mais indicada caso procures aventura, trekking e vulcões e a época de inicio da época seca (maio e abril) caso o teu objetvo seja ficares esparramada na areia a apanhar banhos de sol sem te veres rodeada de centenas de turistas a toda a hora.


Vê também: Indonésia | Guia e Dicas de Viagem

Clima no Laos 

Kong Lor Cave | Sudeste Asiático

O clima no Laos segue os mesmos padrões tropicais dos restantes países do Sudeste Asiático. É caracterizado por 2 épocas, a época das chuvas e a época seca, e apresenta temperaturas médias elevadas durante todo o ano.

  • Época das Chuvas
    A época das chuvas no Laos decorre de maio a outubro, sendo marcada por ocasionais chuvadas que duram apenas poucas horas. É importante ter em atenção que quanto mais elevada for a altitude, mais provável será a queda de chuva. Por um lado não é uma boa altura para viajar pelo país já que as chuvas provocam, com frequência, danos nas infraestruturas e estradas e desabamentos de terras, por outro as temperaturas um pouco mais baixas, o ar limpo e o menor número de turistas faz com que a experiência seja um pouco mais agradável.
  • Época Seca
    A época seca no Laos decorre de novembro a abril, sendo no entanto dividida por 2 sub-épocas: a época seca fresca e a época seca quente. A primeira (época alta) vai de novembro a fevereiro, sendo caracterizada por temperaturas um pouco mais baixas e a segunda mais curta, de março a abril, é marcada por temperaturas bastante elevadas e por uma qualidade de ar mais baixa devido às frequentes queimadas feitas pelos agricultores, na preparação da terra para as novas colheitas.

Melhor altura para visitar: A altura ideal para visitar o Laos será a época seca e fresca, entre novembro e fevereiro, já que as temperaturas um pouco mais baixas e a menor probabilidade de chuvas tornará a viagem bem mais agradável.


Vê também: Laos | Guia e Dicas de Viagem

Clima em Myanmar 

Custos de uma viagem por Myanmar / Budget for a trip to Myanmar | Sudeste Asiático

O clima em Myanmar apresenta as mesmas características tropicais dos restantes países vizinhos, com a diferença do número de estações, que neste caso são 3: época das chuvas, época quente e seca e época fresca e seca.

  • Época das Chuvas
    A época das chuvas em Myanmar decorre de finais de maio a outubro. As chuvas podem ser particularmente fortes e prolongadas no período de junho a agosto, particularmente na costa da Baía de Bengal, na zona de Yangon e do Delta de Irrawaddy. Em setembro e outubro as chuvas começam a ser menos frequentes, com mais períodos de sol.
  • Época Quente e Seca
    Esta época é caracterizada, tal como o nome indica, por períodos de tempo muito quente e seco, e decorre no período de março a maio, com temperaturas médias de 33º a 36º.
  • Época Fresca e Seca
    De novembro a fevereiro Myanmar passa pela época fresca e seca que se caracteriza por um tempo ameno a quente e seco. Esta é normalmente considerada a época mais confortável para viajar pelo país tendo em conta os baixos níveis de humidade registados e melhor qualidade do ar, no entanto é também a época alta que se traduz em preços mais altos e maior concentração de turistas.

Melhor altura para visitar: Tal como no Laos, a melhor altura para visitar Myanmar será na época fresca e seca, de novembro a fevereiro, que apresenta temperaturas mais amenas e um clima mais seco.


Vê também: Myanmar | Guia e Dicas de Viagem

Clima na Tailândia 

melhores destinos | Sudeste Asiático

A Tailândia apresenta ao longo de praticamente todo o ano um clima tropical e húmido. O Norte do país (a norte de Bangkok) é marcado por 3 épocas distintas, enquanto que o sul apresenta apenas 2 épocas. De uma forma geral, a melhor altura para visitar a Tailândia será de novembro a fevereiro, altura em que as temperaturas se encontram um pouco mais amenas, entre os 18 e os 32º.

NORTE

  • Época Quente e Seca
    A época quente e seca decorre de março a junho com temperaturas máximas a atingirem os 34 a 40º e níveis de humidade na ordem dos 75%. Abril é particularmente quente.
  • Época Fresca e Seca
    A época fresca e seca decorre de novembro a fevereiro sendo considerada a melhor época para visitar a Tailândia, com temperaturas mais agradáveis, entre os 18º e os 32º, em Bangkok e entre os 12º e os 20º nas zonas mais a norte.

  • Época das Chuvas
    De julho a outubro, a zona norte da Tailândia é afetada por fortes e frequentes monções.

SUL

  • Época das Chuvas
    A época das chuvas é particularmente forte na zona sul da Tailândia, variando no entanto de acordo com a costa em que te encontras. Na costa Este decorre de setembro a dezembro e na costa Oeste de abril a outubro.
  • Época Seca
    Por seu lado, a época seca decorre na costa este de abril a outubro e na costa oeste de setembro a dezembro.

Melhor altura para visitar: No geral, a melhor altura para visitar a Tailândia será no período entre novembro e fevereiro, quando as temperaturas estão menos elevadas e se torna mais agradável viajar pelo país.


Vê também: Tailândia | Guia e Dicas de Viagem

Vietname 

Vietname | Sudeste Asiático

O clima tropical do Vietname é afetado por 2 monções distintas durante o ano, o que faz com que não haja propriamente uma altura ideal para visitar o país. O mesmo período poderá representar tempo favorável para o norte e menos favorável para o sul ou centro. As temperaturas mantêm-se relativamente constantes ao longo do ano, à excepção das zonas de Hanoi para norte em dezembro e janeiro e a zona das Central Highlands que apresentam temperaturas médias mais baixas durante todo o ano.

  • Norte do Vietname
    A zona norte do país apresenta 2 épocas distintas: uma época fria e seca e uma época húmida e quente. Os meses mais frios, secos e com maior possibilidade de neblina são dezembro e janeiro e os mais quentes e húmidos os de Julho e Agosto.
    Melhor altura para visitar: outubro a dezembro
  • Centro do Vietname
    Esta zona encontra-se exatamente na confluência dos 2 climas distintos do Norte e Sul do país. A zona mais a norte (Hoi An a Dong Ha) regista uma quantidade razoável de precipitação de setembro a dezembro, em particular em outubro e novembro. Por seu lado, a zona mais a sul, de Nha Trang a Mui Ne, regista menos chuvas e mais dias de sol.
    Melhor altura para visitar: janeiro a julho
  • Sul do Vietname
    De abril a setembro, a zona sul do país é afetada por uma quantidade razoável de chuva e um tempo quente de abril a setembro, com especial incidência em junho e julho. Os meses de outubro a março são marcados por um tempo mais seco.
    Mehor altura para visitar: novembro a março

Vê também: Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

9 Comments

  1. UM post de utilidade pública! Adorei, Tenho muita vontade de conhecer o sudeste asiático, mas ainda não foi possível! Post favoritado pra quando chegar a hora!

  2. Viviane Carneiro Reply

    Adorei as dicas e informações! Só destinos lindos e paradisíacos, que sonho em conhecer. Muito bom saber qual melhor clima e época para visitar cada um deles. Beijos!

  3. Ainda no final da semana passada estive a explorar os artigos que tens por aqui (todos mega úteis) sobre o sudeste asiático! É o próximo destino e, apesar de ainda faltarem uns valentes meses, já ando a ler coisas para me inspirar e planear uma rota 🙂

  4. Post muito importante para quem quer se planejar para conhecer esses países. Ainda mais nós brasileiros que temos que viajar meio mundo para chegar ao destino, saber mais sobre o clima evita surpresas.

  5. Super informativo, ainda não conheço a Ásia (vontade é o que faltar rs), mas com certeza, ir em uma época do ano onde não tem chuvas é o desejo de todos. Já tive uma viagem que foi quase que arruinada por conta de chuvas fortes e uma outra onde o calor estava tão cruel que a vontade que tive foi de ficar só no hotel onde tinha ar condicionado.
    Abraços

  6. Que post maravilhoso, super útil! Já salvei para quando eu for. Obrigada pelas dicas.

  7. Muito e interessante e informativo seu post. Ninguém quer fazer uma viagem dessas e não aproveitar ou porque chove o tempo todo ou porque está muito calor.

  8. Nossa, cada lugar mais lindo que o outro!!! A gente tava com viagem marcada pra Tailândia no começo ano.. em março.. mas acabamos precisando cancelar. Mas acho que na próxima vamos pegar antes.. até fevereiro no máximo pra não ser tão quente né

  9. Visitei todos esses países em alturas distintas do ano e correu-me sempre bem. Sorte de principiante :))) Apesar das alterações climatéricas baralharem todas as contas – em época ‘boa’ apanhei um tufão devastador nas Filipinas – é importante termos uma noção das épocas em que há maior probabilidade de tirarmos o maior proveito dos destinos.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.