Quem de nós nunca cometeu erros em viagem que atire a primeira pedra. Até os viajantes mais experientes de vez em quando cometem um erro ou outro por desleixo ou distração. E existem certos erros que poderão ser facilmente evitados, quer através de um pouco mais de atenção no planeamento, quer através de um bocadinho mais de improviso durante a viagem! Abaixo encontras uma lista de 10 erros cometidos em viagem que te poderá ajudar a aproveitares mais e melhor as tuas próximas aventuras pelo mundo.


1| Tentar encaixar demasiados destinos em pouco tempo

Planear uma viagem | erros cometidos em viagem

Este é um erro que vejo ser cometido com bastante frequência. Não é raro ver planos de viagem para 2 ou 3 semanas que incluem a visita a 3 países diferentes do outro lado do mundo. Visitar uma cidade em cada país não faz com que possas dizer que conheces esse país. Eu sei que é tentador ter o passaporte cheio de carimbos, mas isso não faz de ti uma viajante, apenas turista. A minha sugestão é sempre a mesma: limita o plano a 1 país, no máximo 2, para que possas conhecer a sério esse destino e não passes mais tempo a viajar entre locais do que a conhecer de facto o país.

Vê também: Como planear uma viagem de forma independente

2| Encher demasiado a mochila/mala

o que levar na mochila | erros cometidos em viagem

Cada vez que viajo encho menos a mochila. E faço-o porque aprendi da pior forma que viajar com a casa atrás só atrapalha. É impressionante quão poucas coisas precisamos em viagem e de quantas achamos que precisamos quando estamos a fazer a mala. Normalmente levo roupa suficiente para 1 semana de viagem e depois vou lavando à medida que vou precisando. Só levo o que sei que não vou conseguir comprar no destino para reduzir ao máximo o número de coisas e peso na mala.

Vê também: O que levar na mochila para longas viagens

3| Não ir à Consulta do Viajante

Consulta do Viajante | erros cometidos em viagem

Quando viajamos para países tropicais ou em desenvolvimento ficamos sujeitos a uma série de doenças, muitas vezes potencialmente fatais. A Consulta do Viajante ajuda-te a saber que vacinas e medicamentos deverás tomar antes e durante a viagem. É dada por um médico especializado no assunto e é essencial para garantir que a tua viagem de sonho não se transforma num autêntico pesadelo que nunca esquecerás. Sim, pode ser que não leves nenhuma vacina ou tomes nenhum medicamento especial e que tudo corra bem, mas a realidade é que o contrário também poderá acontecer. Não arrisques!

Vê também: Consulta do Viajante e Cuidados de Saúde em Viagem

4| Não verificar e reverificar os documentos de viagem

erros cometidos em viagem

Imagina que depois de meses a sonhar com o dia da partida para o teu destino de sonho, chegas ao aeroporto finalmente e não podes embarcar porque há um erro com a data, com o teu número de passaporte ou com o teu nome… Que pesadelo certo? É por estas e outras razões que é tão importante reveres com atenção todos os detalhes dos teus documentos de viagem, sejam estes bilhetes de avião ou reservas de hotéis por exemplo.

5| Não fazer seguro de viagem

destinos mais seguros | erros cometidos em viagem

Este é outro ponto que falha muitas vezes no planeamento de uma viagem. Achamos sempre que nada de mal vai acontecer desde que tenhamos muito cuidado e atenção. O problema é que os azares acontecem sempre quando não estás à espera e é por isso que deves sempre ter um bom seguro de viagem que te ajude a superar qualquer adversidade em viagem de forma tranquila e sem mais preocupações do que as necessárias.

Vê também: Seguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação

6| Não fazer cópias do passaporte e outros documentos importantes

dicas para viajar | erros cometidos em viagem

Perder o passaporte e outros documentos é algo que pode muito bem acontecer a qualquer altura e é algo que te pode fazer sentir totalmente perdida num país estrangeiro. É por isso que deves digitalizar todos os teus documentos importantes que, para além de enviares para pessoas da tua confiança, deverás guardar no email para que possas aceder de qualquer lado caso seja necessário.

7| Não tentar interagir com a cultura e população local

lago titikaka | Peru | erros cometidos em viagem

Para quê viajar para um novo destino, com uma cultura totalmente nova e tanto para conhecer e descobrir, para te rodeares apenas por outros viajantes ou pelo grupo com que viajas? O mesmo se aplica a experimentar a cultura local: qual o objetivo de viajar se não vais dedicar algum tempo a conhecer a cultura do destino em que te encontras? Os momentos mais memoráveis das minhas viagens foram aqueles em que tive a oportunidade de ver como vive a população local, como interage entre si e de como as suas tradições e costumes são tão diferentes daqueles a que estou habituada!

Vê também: O que não fazer em viagem em 14 países diferentes

8| Não arriscar na gastronomia local

Guia de Viagem Sri Lanka | erros cometidos em viagem

Este ponto está diretamente relacionado com o anterior. A gastronomia local faz parte da viagem, e não arriscar e provar as iguarias e pratos tradicionais do país em que viajas faz com que percas uma boa parte da experiência. Passar o tempo todo a comer em restaurantes de cozinha europeia ou de fast food é algo que eu não consigo compreender. Percebo que ao final de algum tempo a comer uma comida que te é tão estranha, haja a vontade de “limpar” o palato com algo a que estejas mais acostumada, mas não faças disso regra!

9| Ter demasiadas expectativas

Trekking Canhão de Colca | erros cometidos em viagem

Quando escolhemos um destino é normal termos expectativas em relação à experiência que lá vamos ter. Se o escolhemos é porque de facto lá queremos ir: seja porque as paisagens nos encantam ou porque a cultura nos fascina. Mas é importante não “endeusar” demasiado esse destino. Demasiadas expectativas fazem com que não aproveitemos as surpresas que esse destino nos vais oferecendo e cria demasiada pressão sobre a experiência que lá terás. Se conseguires controlar as tuas expectativas e te mantiveres preparada para abraçar da melhor forma tudo o que te possa acontecer, a tua experiência será bem melhor!

10 | Limitares-te a um roteiro pré-definido

erros cometidos em viagem

A pesquisa pré-viagem é sempre essencial. É importante teres uma ideia dos destinos e atrações em particular que queres mesmo visitar, mas também é importante que não planeies demasiado a viagem ao ponto de não conseguires fazer um desvio caso te surja a oportunidade. Muitos dos locais mais interessantes num destino não vêm em guias de viagem, acabando por te surgir a meio da viagem. Tenta manter-te suficientemente flexível para poderes alterar os teus planos se necessário. Para isso será importante não reservares logo todos os transportes e alojamento à partida, por exemplo.


E pronto, espero que estas dicas te deem uma ajuda importante nas tuas próximas viagens pelo mundo fora! Boas viagens!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.