O que não fazer em viagem em 14 países diferentes
Ao planearmos uma viagem preocupamos-nos muito com os destinos a visitar, os transportes a apanhar, onde ficar, o que fazer e visitar… Mas esquecemos-nos de procurar saber um pouco mais sobre as tradições e costumes dos países que queremos visitar e particularmente sobre o que não fazer em viagem nesses países. Este “esquecimento” poderá causar alguns problemas a nível social, particularmente em países longínquos (como por exemplo os países asiáticos) com costumes bem diferentes dos ocidentais. Eu dou-te uma ajudinha para que possas evitar certas situações menos agradáveis e respeitar sempre os habitantes dos teus destinos de sonho. Vamos lá então saber um bocadinho mais sobre o que não fazer em viagem em vários países por todo o mundo.
1. Tailândia
- Evita tocar na cabeça dos locais na Tailândia, particularmente das crianças já que é algo que tendemos a fazer com alguma naturalidade na cultura ocidental. A cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo, pelo que não deverá ser tocada por outra pessoa.
- Mostrar a planta dos pés é também considerado desrespeitoso, especialmente nos templos, onde te deves sentar com os pés para trás do corpo, nunca virado com a planta para as estátuas/altares.
- Não entres em templos budistas com os ombros e pernas destapados. É considerado altamente desrespeitoso. Apesar de alguns templos alugarem panos à entrada, é sempre uma boa ideia andares com uma echarpe ou um sarong na mala/mochila para o caso de quereres entrar em local sagrado.
- Retira sempre os sapatos antes de entrares em templos, na casa de locais ou em determinados estabelecimentos em que vejas que esse acto é encorajado.
2. Laos
- Em Luang Prabang, no Laos, ao assistires à cerimónia matinal da doação aos monges, não te coloques no seu caminho apenas para tirares “aquela” fotografia. Escolhe um local para assistires à cerimónia, e mantém-te lá em silêncio.
- Nunca te sentes num local mais elevado que uma pessoa com mais idade que tu. Se fores convidado para a casa de algum local, e uma pessoa mais velha se sentar no chão, deverás fazê-lo também.
- Evita demonstrações públicas de afecto. Estas são, à semelhança de outros países asiáticos, vistas com desagrado.
- Nunca uses os pés para apontar para alguém ou algo. Os pés são vistos como a parte mais impura do corpo.
3. Índia
- Lembra-te de evitar dar algo a alguém na India com a mão esquerda. Aqui a mão esquerda é considerada impura, pelo que estendê-la a alguém é um gesto que pode ser encarado como desrespeitoso.
- Pelas mesmas razões, não comas com a mão esquerda. Os indianos comem sempre com a mão direita.
- Evita igualmente qualquer manifestação de afecto em público para com alguém do sexo oposto. Estes gestos podem ser vistos como obscenos, mesmo que para ti seja um mero beijinho “de passarinho”.
- Nunca estendas a mão a uma pessoa do sexo oposto, a não ser que ela a estenda primeiro.
- Não tires fotografias a rituais funerários como cremações por exemplo. É extremamente desrespeitoso.
- Usa roupa um pouco mais conservadora que tape mais o teu corpo. Não é recomendado o uso de calções, saias e vestidos curtos ou decotes acentuados. Este tipo de vestuário poderá eventualmente ser visto como provocatório e atrair atenções e comportamentos indesejados para contigo.
4. Japão
- Não dês gorjetas quando estiveres no Japão. Este é um costume muito frequente em vários países por todo o mundo, mas não no Japão, onde poderá ser visto como desrespeitoso e humilhante.
- Retira os sapatos quando fores convidada para ir a casa de algum local. Os japoneses têm por costume comer em tapetes colocados no chão, pelo que a higiene é extremamente importante. Em principio ser-te-ão entregues uns chinelos de casa que poderão ser usados em todas as divisões da casa excepto onde existam os tapetes tatami.
- Faz uma pequena vénia quando cumprimentares, agradeceres ou te despedires de alguém. Ou pelo menos baixa um pouco a cabeça.
- Deverás usar as 2 mãos quando receberes ou dares algo a alguém.
- Nunca espetes os pauzinhos numa tigela de arroz. Este gesto é normalmente executado em rituais funerários.
5. Singapura
Bem, numa lista entitulada “O que não fazer em viagem“, Singapura bate os recordes. Existem variadissimas regras a cumprir.
- Não masques pastilha elástica na rua.
- Não fumes em público.
- Não comas ou bebas em transportes públicos.
- Não passeies o animal de estimação na rua. Bem, claramente só se aplica se estiveres a viver em Singapura. Se fores apenas visitante, se calhar convém deixar o Bobby em casa desta vez.
- Não alimentes os pássaros.
- Não discutas religião ou política.
- Não embrulhes presentes com papel de embrulho branco. O branco é uma cor associada ao luto.
6. Quénia
- Não fales sobre sexo quando estiveres na companhia de pessoas do outro sexo. É algo que é visto como extremamente desrespeitoso neste país.
- Evita o uso da palavra “não”. No Quénia usar a palavra “não” como resposta a algo que te perguntam poderá ser considerado falta de educação. Não tens de responder “sim” a tudo, claro, mas caso a tua resposta seja negativa, tenta encontrar outra forma de o dizer sem usares o “não”.
- Evita o uso da mão esquerda para comer ou cumprimentar alguém. Aqui a mão esquerda é igualmente considerada impura.
- Evita usar o cabelo solto. O cabelo comprido solto, especialmente loiro, poderá ser visto como provocatório.
7. Turquia
- Evita assoares-te quando estiveres num restaurante ou bar a não ser que não te importes com as caras de nojo que vais receber em troca.
- Retira os sapatos antes de entrares numa mesquita. E não te esqueças de cobrir o cabelo e vestir-te de forma modesta.
- Se estiveres com um companheiro masculino não fiques ofendida se os homens só lhe dirigirem a palavra a ele. É difícil, eu sei (já me aconteceu) mas na realidade eles apenas estão a ter em consideração a tua “honra”. Não é visto como um acto desrespeitoso.
- Evita fazeres o sinal de OK com os dedos, juntando o polegar e o dedo indicador. Na Turquia é visto como sendo um gesto obsceno.
8. França
- Evita falares sobre dinheiro. Este é um tema tabu nas conversas com franceses, considerado falta de educação e de mau gosto.
- Tenta aprender pelo menos algumas palavras em francês antes de lá chegares. Apesar de já se notar alguma diferença quanto às novas gerações, os franceses em geral não gostam muito de falar inglês e serás bastante melhor recebida se pelo menos tentares falar a lingua deles.
- Não ofereças cravos vermelhos. Esta flor está normalmente associada a funerais e é vista também como símbolo de má sorte ou má-fé.
9. México
- Não sejas pontual. Aqui, ao contrário de muitos outros países, chegar tarde aos compromissos é relativamente normal. Por vezes chegar cedo pode até ser considerado inconveniente.
- Evita o uso de calções curtos. A não ser que estejas em zonas de praia, as mexicanas raramente usam calções curtos. Claro que podes usar, ninguém te vai incomodar por isso. Mas é um conselho para que te possas misturar com a população local mais facilmente.
- Leva um bom senso de humor contigo para o México. Os mexicanos são conhecidos pelo seu sentido de humor apurado que passa muito por insultarem-se, fazerem pouco e implicarem uns com os outros. Mas não é por mal. Por isso se isso te acontecer, tenta não levar a peito.
10. China
- Não “limpes” o prato. Deixa sempre um bocadinho de comida mesmo que tenhas adorado a refeição. Deixar o prato vazio poderá significar que o anfitrião não te colocou suficiente comida no prato, algo considerado ofensivo para os chineses.
- Cumprimenta sempre os mais velhos primeiro.
- Nunca espetes os pauzinhos numa tigela de arroz. Tal como no Japão, este gesto está normalmente associado a rituais funerários.
- Usa sempre as 2 mãos para receber ou oferecer algo a alguém.
- Não ofereças relógios ou coisas relacionadas com o número 4. Estes objectos estão associados a funerais e à morte.
11. Dubai
De todos os países e emirados árabes, o Dubai até é dos mais (senão o mais) aberto aos costumes ocidentais. Mas mesmo assim, há que ter em atenção algumas regras.
- Nunca bebas álcool em público. Poderás fazê-lo em determinados restaurantes e bares mas nunca na rua.
- Evita as demonstrações de afecto em público, algo que é muito olhado de lado pelos árabes.
- Cumprimenta os locais com a saudação árabe. Se alguém te disser “al-salaam alaykum” (“que a paz esteja contigo”), deverás responder “wa alaykum e-salaam” (“e contigo também”).
- Veste-te adequadamente para entrares em mesquitas. Terás de cobrir a cabeça e o corpo caso pretendas visitar uma mesquita.
12. Myanmar
- Quando em Myanmar, mostra sempre o máximo respeito para com os monges e como mulher não tentes tocar em nenhum. Esta regra acaba por ser comum a grande parte dos países do Sudeste Asiático.
- Ao ofereceres algo a alguém ou até ao entregares dinheiro fá-lo com as 2 mãos ou toca com a mão que não tem nada no cotovelo do braço que se dirige à outra pessoa.
- Sorri muito. Os Birmaneses são um povo extremamente afável e muito generoso com os sorrisos. Oferecer-lhes o teu maior sorriso é uma maneira certa de ganhares o seu afecto.
- Não apontes o teu dedo indicador para cima. Esse é um gesto usado para desafiar alguém.
- Não toques na cabeça de ninguém. Como já referido anteriormente, a cabeça é encarada pelos budistas como a parte mais sagrada do corpo. Tocar na cabeça de alguém é algo visto como altamente desrespeitador.
13. Butão
- Não fumes em público e evita levar tabaco. Fumar em público pode implicar alguns anos de prisão. E só te é permitido levar um máximo de 100 cigarros para dentro do país aos quais acresce uma taxa de 200%. Para além disso a venda de tabaco é proibida no Butão. Por isso se estás a pensar em ir lá deixa o vicio ou abastece-te de pastilhas ou adesivos de nicotina. O melhor mesmo é deixar de uma vez por todas, vá.
- Não tires fotografias dentro de templos e outros locais sagrados. É algo completamente proibido.
- Não apontes com o dedo indicador. Se tiveres de apontar para algo usa a palma da tua mão.
14. Holanda
- Não fiques parada na via para bicicletas. Corres o sério risco de seres passada a ferro por uma. A sério: eles não param. E olha que são muuuitas bicicletas.
- Não apareças na casa de alguém sem avisar primeiro. É considerado falta de educação. Os holandeses são muito protectores da sua privacidade.
- Evita gabares-te do dinheiro ou bens materiais que tens. Os holandeses são bastante terra-a-terra e não apreciam que os tentes impressionar dessa forma.
- Divide a conta caso vás jantar com holandeses. A não ser que tenha ficado combinado de antemão que eras tu ou eles a pagar, a conta será dividida. Os portugueses têm um pouco a mania de ficar a discutir durante horas sobre quem vai pagar a conta no final da refeição…
- Não interpretes mal a atitude directa dos holandeses. É um povo muito directo, o que têm a dizer dizem, algo que pode ser encarado como sendo rude noutros países.
Pronto, agora que já sabes o que não fazer em viagem em pelo menos 14 países diferentes, é só começares a planear a próxima aventura. Mas desta vez com a certeza que não vais ser olhada de lado pelos locais sem perceberes porquê!
Boas viagens!
9 Comments
Gracias, niña!
De nada! 🙂
Gracias, niña!
Olá Maria João são informações importantissimas. para visitas esses países. Muito oprtuno o seu artigo. Acho que te conheço pessoalmente. Eu e a minha esposa viajamos de Paris a Lisboa de 94 a 10/06/16 e era quem comandava a execursão. É uma alegria revê-la por aqui. Mônica e Vetuval.
Ola Vetuval, obrigada pelo comentário! 🙂 Mas acho que é capaz de me estar a confundir com alguém porque eu não estive em Paris no ano passado 😉 Boas viagens!
Normalmente não penso muito nesta questão, do que se deve ou não deve fazer. No entanto no caso particular da Ásia estas considerações/conselhos são pertinentes. Muito útil.
Olá Nelson! Estas regras são mais importantes no caso específico de culturas totalmente diferentes da nossa, como a asiática, sim. Mas mesmo nos outros casos, é sempre um pedacinho de informação interessante 🙂
Boas viagens!
Muito interessante!
Obrigada Filipa!