Uma das muitas questões que me colocam quer através do blog, quer pela página do Joland no Facebook ou no Instagram, tem a ver com o dinheiro em viagem. Quanto dinheiro levar, onde trocar, como evitar as elevadas taxas de levantamento nos multibancos… É sempre um assunto importante no planeamento de uma viagem e que pode vir a dar algumas dores de cabeça sem o conhecimento necessário. Com este artigo tentarei responder a estas e outras perguntas relacionadas. Espero que ajude!


Dinheiro em Viagem | Levar dinheiro ou levantar em multibancos no destino

É importante teres em atenção que ao levantares dinheiro em multibancos no estrangeiro, especialmente fora da União Europeia, é inevitável o pagamento de taxas quer por parte do teu banco em casa quer por parte do banco a que pertence o multibanco em questão. Estas taxas poderão atingir valores razoavelmente elevados. De forma a evitares ao máximo o numero de levantamentos a fazer, e a gerires da melhor forma o teu dinheiro em viagem, sugiro que leves uma quantia razoável de moeda do teu país de origem (Euros ou Reais), a dividas pela tua bagagem e em ti e que troques no país de destino.E tenta, se possível, levar contigo 2 tipos de cartão: um VISA e um Mastercard. Se um não funcionar num determinado local por alguma razão, o outro poderá salvar-te.

Dinheiro em Viagem | Onde trocar dinheiro

dinheiro em viagem

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem tem a ver com o timing de troca de moeda: antes da partida ou no destino. A resposta é: no destino. Isto porque as taxas de câmbio costumam ser melhores no local onde existe a moeda que procuras em maior abundância.

Normalmente terás várias alternativas de locais para trocares dinheiro pela moeda local no destino. Poderás trocar logo no aeroporto à chegada, em casas de câmbio oficiais, em bancos ou em hotéis. De forma a conseguires as melhores taxas de câmbio possíveis, sugiro que o faças junto das casas de câmbio oficiais ou de bancos. Se tiveres mesmo de trocar dinheiro à chegada ao aeroporto para pelo menos poderes apanhar um transporte para o teu hotel, troca a menor quantidade possível, já que as taxas costumam ser mais elevadas do que o normal.

Sugiro também que uses sempre a moeda local durante as tuas viagens. Ao usares dólares num país cuja moeda oficial é outra, vais acabar por pagar mais do que o suposto devido às terríveis taxas de câmbio aplicadas no momento.

Dinheiro em Viagem | Cartões internacionais pré-pagos

dinheiro em viagem

Como referido no primeiro ponto, levantar dinheiro em viagem em multibancos poderá implicar taxas bastante elevadas. Hoje em dia existem uma série de opções a nível de cartões internacionais pré-pagos que te oferecem uma alternativa mais económica ao uso do teu habitual cartão no estrangeiro. São cartões que podem ser carregados previamente online a qualquer altura para depois serem usados em viagem sem taxas de levantamento ou de pagamento. Um desses cartões é o Revolut, normalmente bastante usado por nómadas digitais.

Aproveita a oferta do cartão (o custo normal é de €5,99) fazendo o teu pedido através deste link:
Cartão Revolut

Dinheiro em Viagem | Apps de gestão de dinheiro

A melhor forma de não teres de ficar a pão e água quando voltas de uma viagem é controlares o teu orçamento do inicio ao fim. Existem uma série de apps que te poderão ser bastante úteis nesta tarefa. Abaixo indico-te 2 que a mim me ajudam bastante nas minhas viagens.

Trail Wallet

A Trail Wallet é, sem dúvida, uma das minhas apps preferidas em viagem. De utilização intuitiva e com um interface bastante simples e directo, permite-te a definição de um orçamento diário para a duração da viagem e o registo de todas as tuas despesas. As despesas são então categorizadas (por ti) para que percebas exactamente as áreas em que estás a gastar mais dinheiro. É de utilização gratuita até 25 itens, a partir daí terás de pagar pela App. Eu tenho alguma dificuldade em pagar por Apps, confesso, mas por esta paguei e não me arrependi. Infelizmente apenas está disponível para iPhone

dinheiro em viagem
Xe Currency

A XE Currency é uma das mais famosas apps de taxas de câmbio do mundo. E não é dificil perceber porquê. Dá-te acesso a todas e mais algumas moedas internacionais e poderás usá-la mesmo estando offline (ela basear-se-á na última taxa de câmbio obtida). É uma ferramente essencial para saberes se estás a trocar dinheiro à melhor taxa possível e ajuda-te a perceber rapidamente quanto estás realmente a pagar por algo em viagem. Está disponível gratuitamente para iPhone e Android.

Dicas de Segurança

  • Se possível informa o teu banco que estarás ausente do país. Pode acontecer o teu banco achar estranho determinada transacção estar a ser feita com o teu cartão no estrangeiro, correndo o risco de veres a tua conta bloqueada por questões de segurança
  • Espalha sempre o teu dinheiro e cartões bancários por vários locais para não correres o risco de o perderes ou de te roubarem tudo
  • Evita andar com muito dinheiro contigo ao te deslocares na rua e tem cuidado ao fazeres pagamentos em locais públicos

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

9 Comments

  1. Dicas muito interessantes, muitas das quais eu sigo a rigor! Não conhecia era a app Trail Wallet, eu como ainda não sou muito de utilizar apps em viagem 🙂 de qualquer forma parece ser util e talvez comece a usar. Obrigado!

  2. Tudo muito bem explicadinho nos mínimos detalhes 😀 parabéns pelo post, fonte importante de informação pra quem está planejando uma viagem. Abraços!

  3. Ana Carolina Miranda Reply

    Ótimas dicas! Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem. Também acho importante levar dois cartões de crédito. Quando fui para Europa, não lembro qual das bandeiras, mas uma delas não funcionou em vários estabelecimentos.

  4. Excelente dicas! Gosto de levar uma pequena quantia em dinheiro, só para emergências, mas no geral prefiro usar meu cartão. Parece bobagem, mas já tive meu cartão bloqueado por ter esquecido de informar o banco que estaria viajando.

  5. Olá Maria João,
    Bem interessante o artigo, realmente este lance de dinheiro em viagem é complicado.
    Também já escrevi sobre o XE Currency em um dos meus blogs.
    Abs, Marlise

  6. Excelente artigo sobre como gerir dinheiro. Anotamos as dicas e de facto a utilização da app é uma mais valia para a gestão do mesmo em viagem :). Obrigada pelas dicas

  7. Muito boas dicas. Já me aconteceu não conseguir levantar dinheiro em determinados bancos, porque o meu cartão é Maestro. Apesar de Maestro ser um cartão de débito da Mastercard, se a máquina não aceitar directamente Maestro, não é possível levantar dinheiro (mesmo que a máquina aceite cartões Mastercard…). Consegui sempre resolver o problema e nunca me faltou dinheiro em viagem, mas tinha-me dado jeito saber disto primeiro 🙂 Para Android utilizo uma aplicação chamada Wallet no meu dia-a-dia (é parecida com a Trail Wallet de que falas aqui) e acabo por utilizá-la também em viagem, porque dá para escolher várias moedas. É uma excelente maneira de controlar os gastos.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: