10 Pratos típicos do Sri Lanka a não perder

Normalmente quando viajo pelo Ásia volto sempre com uns quilos a menos, uns 4 ou 5 na verdade. O calor, os longos quilómetros percorridos a pé, o picante… Todos estes factores contribuem normalmente para uma perda de peso acentuada. O único sitio onde isto não aconteceu e de onde regressei até com mais algum volume foi o Sri Lanka. Que comida fabulosa. Diria até a minha preferida de todos os países que visitei nesta zona do mundo! Abaixo encontras uma lista de 10 pratos típicos do Sri Lanka que não podes deixar de provar durante uma viagem por este país. Bom apetite!


1. Appam (Hoppers)

Os Appam, também conhecidos como Hoppers, são uma espécie de panqueca tradicional cingalesa (e também indiana). São feitos de uma massa de arroz fermentado misturado com leite de coco. Ao serem cozinhados deverão ficar tostados nas pontas e com um acumulado de massa no meio. Podem ser comidos simples ou com um ovo no meio (egg hoppers), sendo normalmente preparados para o pequeno-almoço. São absolutamente deliciosos e uma excelente forma de manteres o estômago recheado durante algumas boas horas!

pratos tipicos do Sri Lanka2. Wellawahum (Panquecas de coco doce)

Perdi a conta à quantidade de panquecas de coco que comi. Nem tento fazê-las em casa para não cair na tentação de devorar umas 5 de uma vez só. São na realidade crepes muito simples e normalmente comidos ao pequeno-almoço, recheados com uma mistura de coco e açúcar.

pratos tipicos do Sri Lanka3. Kottu / Kottu Roti

O Kottu ou Kottu Roti, é sem dúvida um dos mais populares pratos típicos do Sri Lanka e existe na variedade vegetariana, de ovo, com carne de galinha, vaca ou cabra. Consiste numa mistura de vegetais com pedaços de roti (uma espécie de pão achatado) que são cortados e picados com 2 lâminas de metal afiadas que produzem um dos sons mais típicos do Sri Lanka. O nome (em tamil) quer na realidade dizer “roti picado”.

pratos tipicos do Sri Lanka4. Rotis

As Roti Shops estão espalhadas por todo o Sri Lanka e são uma das alternativas mais económicas (e felizmente deliciosas) para as tuas refeições. Existem vários tipos de Rotis à disposição: os simples, com galinha, vegetais, queijo, ovo, de carne de vaca… enfim, existem quase variedades intermináveis. Os preços rondam normalmente os 250 a 400 LKR (€1,50 a €2,50).

pratos tipicos do Sri Lanka5. Kukul Mas Curry (Caril de Galinha)

Este é outro dos mais populares pratos típicos do Sri Lanka. O Caril de Galinha acompanha frequentemente as refeições de uma forma praticamente diária e consegue ser particularmente picante (pelo menos para línguas menos treinadas), por isso há que ter algum cuidado na primeira dentada pelo menos!

pratos tipicos do Sri Lanka


Para mais dicas de viagem lê também o artigo Sri Lanka | Guia e Dicas de Viagem

6. Parippu (Caril de Lentilhas)

A par do Caril de Galinha, o Caril de Lentilhas é um prato que acompanha frequentemente as refeições no Sri Lanka: pequeno-almoço, almoço e jantar. É igualmente picante, como qualquer prato de caril, mas um pouco menos que o de galinha.

pratos tipicos do Sri Lanka7. Wambatu moju (Pickles de beringela)

Este popular prato cingalês é normalmente servido como acompanhamento de arroz e caril e tem um sabor agri-doce picante. A beringela é cozinhada com sal, molho do soja, óleo e açúcar até quase se desfazer, sendo depois misturadas as especiarias que lhe dão o toque picante.

pratos tipicos do Sri Lanka8. Sambol

O Sambol acompanha praticamente todas as refeições e consiste numa mistura de coco ralado, cebolas, malaguetas, sumo de lima, sal e um pouco de peixe. Deverá ser polvilhado por cima da refeição principal. Não preciso de dizer que é picante, pois não?

pratos tipicos do Sri Lanka9. Ulundhu Vadai

Este prato é um petisco servido normalmente nas ruas do Sri Lanka. Assemelha-se a um donut e é feito de uma mistura de lentilhas e uma serie de especiarias que são depois fritas até o exterior ficar estaladiço e o interior fofo.

pratos tipicos do Sri Lanka10. Polo (Caril de Jaca)

Esta é apenas mais uma variedade de Caril entre as muitas existentes por todo o Sri Lanka. A Jaca (jackfruit em inglês) é cortada aos pedaços e cozinhada com uma série de especiarias. Há quem diga que se assemelha à textura da batata cozida mas mais suave ainda. No final o prato fica com uma textura suave e uma cor castanha. Acompanha com arroz e outros tipos de Caril como o Caril de Lentilhas por exemplo.

pratos tipicos do Sri Lanka

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

  1. Tem tudo um aspecto delicioso! Já comi algumas vezes roti em restaurantes indianos mas fiquei com imensa curiosidade em relação ao Kottu Roti. E aquelas panquecas de coco doce estão a chamar por mim.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.