Porquê contratar um seguro de viagem para escapadinhas

É um facto: normalmente, a única altura em que pensamos em contratar um seguro de viagem é quando nos estamos a preparar para partir para o outro lado do mundo, especialmente para países menos desenvolvidos onde os cuidados de saúde deixam muito a desejar, ou para outros mais desenvolvidos onde a saúde custa quase 1 volta ao mundo. 

Mas na realidade, mesmo em situações de viagens ou escapadinhas dentro de Portugal e/ou Europa, existem uma série de situações que o nosso serviço nacional de saúde ou o cartão europeu de saúde não cobrem. Falo em concreto de situações decorridas em viagens de autocaravana/carrinha, cicloturismo e até de acidentes que podem ocorrer com os nossos animais de estimação em viagem. 


Quais as situações que não estão cobertas pelos serviços de saúde nacional e europeu?

Imaginem que sofrem um acidente durante uma viagem pela Europa e necessitam de ser repatriados. O Cartão Europeu de Saúde não cobre os custos da vossa repatriação. Da mesma forma, caso sejam vitimas de roubo, não vos é devida qualquer indemnização pelos itens roubados. No próprio website do Cartão Europeu de Saúde, é referido que “o CESD não constitui uma alternativa a um seguro de viagem.”

O mesmo se aplica para situações decorridas em solo nacional. Se sofrerem algum acidente durante uma viagem por Portugal, as despesas de transporte para casa ficam por vossa conta. No fundo, todas os acidentes ou incidentes que não estejam relacionados com saúde, não se encontram cobertos quer pelo serviço nacional de saúde, quer pelo Cartão Europeu de Saúde. 

Numa escapadinha em Abrantes, Portugal


Mais informações sobre Seguros de Viagem:

Qual, Como e Porque contratar um Seguro de Viagem


O que é o Seguro IATI Escapadinhas?

Com o surgimento do Coronavirus e das limitações que trouxe a nível de viagens internacionais, a IATI Seguros desenvolveu um novo seguro adaptado a viagens e escapadinhas feitas em solo nacional e Europeu, o IATI Escapadinhas.

Para além de responder às atuais elevadas preocupações a nível de saúde, este seguro cobre também uma série de situações associadas a tipos de viagem específicos como de autocaravana/carrinha e de bicicleta. Para além disso,  se costumam viajar com as vossas mascotes, é importante saber que este seguro também cobre qualquer acidente/incidente decorrido em viagem com o vosso animal de estimação.


Coberturas especiais do seguro de viagem IATI Escapadinhas

Viagens de autocaravana/carrinha e camping

Cobre roubo dentro dos veiculos fechados com chave e inclui a possibilidade de veículo de substituição em caso de acidente ou roubo, e até um condutor profissional caso seja necessário. 

Viagens de bicicleta / cicloturismo

Cobre qualquer acidente decorrido durante uma viagem de bicicleta, assim como o roubo da bicicleta em viagem. As viagens de bicicleta estão também incluídas na cobertura de Desportos de Aventura do seguro IATI Escapadinhas que inclui “cicloturismo, trekking abaixo de 3000 metros de altitude, caminhadas em geral, acampamento, caiaque, rafting, paddle surf, canoagem, snorkel, surf e windsurf, turismo equestre e qualquer outra atividade de características similares.”

Viagens com animais de estimação

Cobre despesas de saúde em caso de acidente com o animal (incluindo hospitalização), repatriação do animal e do dono em caso de acidente com um ou com o outro, despesas de publicidade e prolongamento da estadia do dono em caso de desaparecimento, prolongamento de estadia em caso de acidente grave, substituição da documentação do animal em caso de roubo ou extravio, responsabilidade civil para danos causados pelo animal e ainda cobre as despesas de alojamento do animal em caso de acidente com o seu dono. 

Teleconsulta gratuita

Nos tempos que correm, a maior parte das pessoas evita deslocar-se a hospitais ou centros de saúde, a não ser que a situação assim o exija, para evitar potenciais oportunidades de contágio com o Coronavirus. O seguro IATI Escapadinhas inclui a opção de teleconsulta médica quer estejam em Portugal ou no estrangeiro. Se a situação for grave e implicar assistência médica presencial, basta ligar para o número de assistência 24hr da IATI para que seja indicado o hospital ou centro de cuidados mais perto que já estará avisado para vos receber. 

Opção de cancelamento

O seguro IATI Escapadinhas inclui ainda a opção de cancelamento que cobre todas as despesas associadas ao cancelamento da viagem que não consigam reaver junto do fornecedor do serviço. O cancelamento pode ser ativado de acordo com certas condições onde se inclui o despedimento ou início de um novo trabalho que coincida com a data da viagem. 


Simulação

O seguro IATI Escapadinhas tem a particularidade de ser um seguro de viagem extremamente barato. Vejam o exemplo abaixo de uma simulação para uma viagem de 1 semana em Portugal para 2 pessoas, em Agosto. O valor total do seguro são €11,42. Mais barato que isto é dificil, especialmente tendo em conta todas as coberturas associadas. 

Façam a vossa simulação diretamente no site da IATI Seguros e contratem-no com 5% de desconto aqui

Espero que este seguro seja uma forma de vos motivar a explorarem ainda mais Portugal, este cantinho à beira mar plantado que tanto tem para nos oferecer. O que acharam do IATI Escapadinhas? É um seguro que se veem a contratar nas vossas próximas viagens? 

Descobre dicas e roteiros para viagens em Portugal aqui:

Viagens e Escapadinhas em Portugal

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Autor

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!