O que fazer na Ilha das Flores, nos Açores
Não se compara à popularidade de outras ilhas do arquipélago dos Açores como São Miguel ou Terceira, mas é, sem dúvida, umas das que maior beleza natural em estado bruto oferece. Visitei a Ilha das Flores em 2017. A viagem levou o seu tempo, porque que não existem ainda voos diretos de Portugal continental para lá, e porque para poupar algum dinheiro, optei por um voo que incluía 2 escalas. O que encontrei quando lá cheguei foi um autêntico paraíso em pleno Oceano Atlântico, feito de inumeras cascatas, mantos verdes de perder de vista e a sensação de estarmos na presença de uma verdadeira jóia. Descobre neste artigo o que fazer na Ilhas das Flores, nos Açores.
Deixares-te hipnotizar pelas inúmeras cascatas do Poço da Ribeira do Ferreiro
O Poço da Ribeira do Ferreiro (também conhecida como Alagoinha) é um local mágico, de uma tranquilidade enorme, onde dezenas de cascatas caem das encostas das montanhas que rodeiam uma lagoa. Para lá chegares vais ter de estacionar o carro junto à estrada, no parque de estacionamento que lá existe, e fazer o resto do caminho a pé. Leva uns bons sapatos de caminhada. O caminho não é dificil, mas tem muitas pedras, e ainda demoras uns 15 a 20 minutos a percorrê-lo na totalidade.
Dar um merecido mergulho nas Piscinas Naturais
Esta foi uma das primeiras coisas que fiz quase imediatamente a seguir a ter saído do aeroporto: dar um mergulho numa das piscinas naturais da ilha. Não tinham passado nem 10 minutos até eu estar metida nas águas limpidas e de temperatura amena das piscinas naturais de Santa Cruz. Na zona da Fajã Grande, mesmo em frente ao restaurante Maresia que referi acima, encontras outras piscinas. Tem cuidado no entanto a descer a rampa até à água porque é mesmo muito escorregadia.
Vê também o artigo Como Viajar para os Açores em Tempos de Covid |
Visitar as 7 Lagoas da Ilha
Se há algo que não falta na Ilha das Flores são lagoas. Ao todo são 7 com nomes relacionados com a profundidade e outras características das suas águas: lagoa rasa, lagoa funda, lagoa seca, lagoa branca, lagoa comprida, lagoa lomba e lagoa negra. Gostei particularmente da imagem das lagoas Rasa e Funda lado a lado mas em altitudes diferentes, no meio de uma paisagem natural luxuriante.
Alugar carro na Ilha das Flores
Visitar o Poço do Bacalhau
O Poço do Bacalhau é um dos locais mais procurados por quem visita a Ilha das Flores. Aqui terás a oportunidade de dar um mergulho numa pequena lagoa de águas transparentes, alimentada por uma cascata com cerca de 90m de altura. Está localizado na Fajã Grande e é, sem dúvida, um dos locais a incluir num roteiro de o que fazer na Ilha das Flores.
Admirar a Rocha dos Bordões
A Rocha dos Bordões é por muitos considerada um dos grandes ex-libris da Ilha das Flores. Trata-se de uma formação geológica impressionante e muito interessante, com cerca de 570.000 anos, localizada junto à estrada entre as povoações de Lagedo e Mosteiro. Consegues vê-la particularmente bem a partir do Miradouro da Rocha dos Bordões.
Visitar a Ilha do Corvo
A Ilha das Flores e a Ilha do Corvo estão separadas por uma viagem de barco de cerca de 40 minutos. Eu fiz esta travessia com a empresa Passeios Turísticos das Flores. Muito profissionais e organizados, com a viagem a ser feita dentro de todos os requisitos de segurança. A caminho do Corvo ainda tive a sorte de ver golfinhos que acompanharam o barco durante algum tempo.
Na viagem de regresso está incluída uma volta ao longo da costa da Ilha das Flores que te mostra paisagens extraordinárias como, por exemplo, várias cascatas a cairem diretamente no mar. A viagem tem um valor de €35 por pessoa. À chegada ao Corvo encontras alguns autocarros que por €5 te levam à Caldeira e a conhecer mais alguns locais na ilha. (Dica extra: não percas as maravilhosas empadas de atum disponíveis no bar junto ao porto da ilha. Consegui comer 3 num dia…)
Contactos: +351 917 918 964 / +351 964 220 645 | Website
Beber um copo ao por do sol no Restaurante Maresia
Encontrei o Maresia por acaso, num passeio pela Ilha. Acabei por me sentar na esplanada a ver o por do sol, acompanhada por um gin. Um local despretensioso, com boa música e um ambiente descontraído, como não podia deixar de ser num local tão autêntico como a Ilha das Flores. Se quiseres jantar lá convém reservar com antecedência.