Guia Completo sobre a Ilha de São Miguel, nos Açores

Não podem existir quaisquer dúvidas de que os Açores são de facto um dos sítios mais bonitos de Portugal. A tranquilidade, paz e paisagens de uma beleza de tirar o fôlego têm vindo a colocar este arquipélago nas bocas do mundo. O aparecimento de voos low cost com destino a Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, mas também à Ilha Terceira ou ao Faial, têm levado cada vez mais pessoas a descobrirem este paraíso a 2 horas de distância de Portugal. Abaixo encontras um Guia de Viagem sobre a ilha de São Miguel recheado de dicas úteis que te poderão ajudar a planear uma viagem a esta ilha incrível.

Tudo sobre a Ilha de São Miguel

Localização

A Ilha de São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores e, juntamente com a ilha de Santa Maria, forma o Grupo Oriental de ilhas. Tem 62 kms de comprimentos e 15 kms de largura. Ponta Delgada é a capital da ilha.

Clima 

Os Açores apresentam um clima temperado oceânico, o que significa que a humidade e probabilidade de chuva é elevada durante o ano inteiro, sendo no entanto mais intensa no Inverno. As temperaturas mantêm-se relativamente amenas durante o ano inteiro variando entre os 16º no Inverno e os 26º no Verão. Os Açores são também conhecidos pela sua inconstância de clima: no mesmo dia pode-se passar por períodos de chuva, de sol e de vento forte, em curtos intervalos de tempo.

Ilha São Miguel - Açores

Como chegar até à Ilha de São Miguel

Existem atualmente várias companhias aéreas low cost a voar para a ilha de São Miguel a partir de Portugal, como a Easy Jet e a Ryanair. Para além dos voos low cost existem ainda os habituais voos da SATA e TAP. Para procurares e comparares preços de voos para Ponta Delgada, clica aqui:

Voos para Ponta Delgada

Ilha São Miguel - Açores

Lê também o artigo:

Como voar gratuitamente entre ilhas nos Açores

Transportes na Ilha de São Miguel

A melhor forma de percorrer a Ilha de São Miguel é de carro. Existem várias companhias de aluguer de carros na Ilha de São Miguel, no entanto recomenda-se que o aluguer seja feito com alguma antecedência para garantires um veículo. Eu costumo usar o site Discover Cars, que te permite aceder a uma lista de todos os veiculos disponiveis em várias companhias de aluguer de carros locais, e reservar de imediato.

Existem, obviamente, transportes públicos como o autocarro ou táxis, mas as rotas dos autocarros acabam por ser mais limitadas, perdes tempo que poderias aproveitar para conhecer a ilha, e de táxi acabas por gastar mais dinheiro do que alugando um carro.

Ilha São Miguel - Açores

Onde ficar na Ilha de São Miguel

A zona mais central para ficar em São Miguel é, sem dúvida, a cidade de Ponta Delgada. Aqui estás perto de restaurantes, várias actividades e tens muitos hotéis por onde escolher. Na minha última estadia em São Miguel optei por ficar num apartamento alugado através do AirBnb na freguesia de São Roque.

No entanto existem outras zonas na Ilha onde também é possível encontrar alojamento e um ambiente ainda mais tranquilo rodeado pela Natureza em estado quase bruto. Algumas dessas zonas são as Furnas, Sete Cidades, a Ribeira Grande ou Vila Franca do Campo. Para consultares as opções de alojamento disponíveis na Ilha, clica aqui:

Alojamento São Miguel

O que comer na Ilha de São Miguel

Abaixo encontras alguns exemplos da gastronomia típica da Ilha de São Miguel para que não voltes sem poderes dizer que não sabes a que sabem os Açores!

Lapas grelhadas: Estes moluscos são uns dos principais petiscos de São Miguel. Costumam ser regadas com um molho de manteiga e alho ou limão.

Cracas: As cracas são primas dos percebes, tipicamente açorianas, e partilham o mesmo característico sabor a mar. São comidas também como petisco e cozinhadas em água quente com cebola, alho, pimenta, salsa e malaguetas durante 40 minutos.

Cozido das Furnas: O cozido das furnas tem o seu nome por ser cozinhado no interior das fumarolas das Furnas, junto à Lagoa com o mesmo nome. É o tipico cozido à portuguesa e pode ser pedido (com reserva prévia) em alguns restaurantes da região (como por exemplo o Tony’s.)

Fofas de Povoação: As Fofas são os bolos típicos da Vila da Povoação. Assemelha-se a um éclair, sendo recheado com creme de baunilha e enfeitado com uma trança de chocolate por cima.

Bolos Lêvedos: Estes bolos são na realidade pequenos pães achatados adocicados, tipicos da zona das Furnas. Tradicionalmente eram acompanhados por vinho abafado.

Onde comer na Ilha de São Miguel

Foram vários os restaurantes que já tive oportunidade de experimentar na Ilha de São Miguel que me deixaram literalmente a babar por mais. Abaixo encontras algumas sugestões de restaurantes (e bares) que, de certeza, te deixarão com vontade de voltar.

A Tasca (Ponta Delgada)

O facto de ter regressado 2 vezes a este restaurante em Ponta Delgada já diz alguma coisa, não diz? Deliciei-me 2 noites seguidas com os petiscos incomparáveis da Tasca, um dos restaurantes melhor avaliados da cidade. O staff é super simpático, o atendimento eficiente e a comida absolutamente deliciosa e tem ainda a vantagem de estar aberto até tarde (01h). Reserva prévia aconselhada.

Localização: R. do Aljube, 16,  Ponta Delgada
Telefone: 296 288 880

Taberna Açor (Ponta Delgada)

Aqui também acabei por regressar 2 dias seguidos. A razão? As deliciosas tábuas de queijo açoriano acompanhadas por uma garrafa de vinho da ilha do Pico. Sugiro que dês também uma hipótese ao bife de atum na pedra que, apesar de não ter provado, tem um aspeto absolutamente delicioso. A Taberna Açor tem um ambiente acolhedor e, mais uma vez, o staff é extremamente simpático e atencioso.

Localização: Rua dos Mercadores, 41, Ponta Delgada
Telefone: 296 629 084

Lagoa Azul (Sete Cidades)

Numa passagem pela freguesia das Sete Cidades encontrei o restaurante Lagoa Azul, cujas avaliações online davam a entender que se tratava de uma boa escolha para almoçar. Com uma decoração despretenciosa e preços simpáticos, o restaurante oferece um buffet all you can eat composto por vários pratos e acompanhamentos diferentes que se revelaram ser deliciosos (uns mais que outros, mas no geral, bastante bons).

Localização: R. da Caridade, 28, Sete Cidades
Telefone: 296 915 678

Botequim Açoriano (Rabo de Peixe)

Descobri este restaurante por acaso ao passar de carro pela freguesia de Rabo de Peixe. Chamou-me a atenção pela decoração exterior e pela localização perto do mar, pelo que decidi entrar. Confesso que não fiquei encantada com as ameijoas (pouco sabor) ou a salada de polvo (demasiado oleosa) mas adorei a incrível Sopa de Peixe no Pão que recomendo a 100%. Se puderes faz um desvio só mesmo para provar esta maravilha. 

Localização: EN1-1A, Rabo de Peixe
Telefone: 296 708 401

Bar da Caloura (Água de Pau)

A primeira vez que visitei este restaurante, localizado na freguesia da Água de Pau, junto à piscina da Caloura, tive oportunidade de me deliciar com um magnifico prato de Lapas Grelhadas com vista para o mar. Desta vez, no regresso, a vista do mar continuava lá mas, tendo em conta que já não estávamos na época das lapas (de junho a setembro), optei por um Bife de Atum grelhado que não deixou absolutamente nada a desejar.

Localização: Rua da Caloura, 20, Água de Pau
Telefone: 296 913 283

Lê também o artigo
Ilha Terceira | Guia de Viagem

O que visitar e fazer na Ilha de São Miguel

Estes são apenas alguns dos atractivos da Ilha de São Miguel para que possas construir o teu roteiro. Mas verás que, ao percorrer a ilha de carro, vais descobrir ainda mais locais fascinantes.

Descobrir Ponta Delgada

A cidade de Ponta DelgadaA capital de São Miguel é também a porta de entrada para esta ilha maravilhosa. Ponta Delgada é uma cidade com um património cultural e histórico impressionantes que se tem vindo a adaptar à crescente procura turistica da região. A não perder: a Igreja Matriz, o antigo Colégio dos Jesuítas, as Portas da Cidade, o edifício da Sede da Alfândega, o Mercado de Santa Clara, para além do tour com a Futurismo para ver as baleias e golfinhos que habitam a sua costa!

Admirar as Lagoas Vulcânicas

Lagoa das Sete Cidades na Ilha São Miguel
Lagoa das Sete Cidades

As Lagoas de origem vulcânica de São Miguel são alguns dos principais atractivos desta ilha. A Lagoa das Sete Cidades marcada pela dupla cor das suas águas (verde de um lado, azul do outro), a Lagoa das Furnas com a magnífica Capela de Nossa Senhora das Vitórias nas suas margens e a possibilidade de comeres um cozido feito nas suas fumarolas, ou a Lagoa do Fogo (a segunda maior lagoa dos Açores e a mais alta), são destinos obrigatórios num roteiro de viagem pela Ilha de São Miguel.

Dar um mergulho na Ponta da Ferraria

Ilha São Miguel - Açores

À procura de uma experiência memorável? Então parte rumo à Praia da Ponta da Ferraria, na freguesia de Ginetes, em São Miguel, para um banho numa piscina natural com águas aquecidas por 2 nascentes de águas termais de origem vulcânica. Para não seres levada pelas ondas terás de te agarrar às cordas que atravessam a piscina. A praia é muito frequentada por pessoas que a procuram pelos alegados benefícios terapêuticos das suas águas. 

Visitar o ilhéu de Vila Franca

Ilha São Miguel - Açores
Ilhéu de Vila Franca | foto de Vortex Magazine

Vila Franca do Campo, em tempos a capital de São Miguel, é uma cidade pacata dotada de um rico património cultural e histórico. Daqui é possível avistar e aceder (no período de Junho a Setembro) ao Ilhéu de Vila Franca, localizado a cerca de 1 km da costa, na cratera de um vulcão extinto.

Visitar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

O Parque da Ribeira dos Caldeirões é um dos locais na Ilha de São Miguel que merece, sem dúvida, uma visita. Nesta área protegida encontras uma cascata, moinhos de água (num deles está hoje instalado um museu etnográfico), as antigas casas de moleiro transformadas em lojas de artesanato e turismo rural, uma zona de piqueniques, um café e um parque infantil. Está localizado na freguesia da Achada, no concelho do Nordeste.

Tomar um banho nas águas da Poça da Dona Beija

Poça da Dona Beija na Ilha São Miguel
Foto de pocadadonabeija.com

A Poça da Dona Beija, também conhecida por Poça da Juventude ou Poça do Paraíso, é uma zona composta por 5 piscinas cuja água tem origem numa série de nascentes de água férrea aquecida pela actividade vulcânica do Vulcão das Furnas.

A Poça está aberta todos os dias, das 07h às 23h, tendo o bilhete de entrada um valor de €4 para adultos e de €3,50 para crianças até aos 6 anos. Está localizada na freguesia das Furnas.

Visitar a freguesia de Furnas

Casa Invertida nas Furnas na Ilha de São Miguel nos Açores
Casa Invertida nas Furnas, em São Miguel

Se decidires seguir a sugestão do ponto anterior, então terás obrigatoriamente de passar pela freguesia das Furnas. Para além da visita à Poça da Dona Beija, aproveita para veres a incrível Casa Invertida, uma obra que faz alusão aos constantes movimentos da ilha e que na realidade é apenas um posto de transformação da EDP, para comprares alguns bolos lêvedos acabadinhos de fazer na Rosa Quental e uns queijos locais na Queijaria Furnense. 

Comprar chá na Fábrica de Chá Gorreana

Fábrica de Chá Gorreana
Vista do interior da Fábrica

Localizada na freguesia da Maia, concelho de Ribeira Grande, a Fábrica de Chá Gorreana é um local habitualmente incluido nos roteiros de viagem pela Ilha de São Miguel. Os chás Gorreana existem desde 1883 e são hoje considerados uns dos melhores chás do mundo. Na sua fábrica é possível ver as máquinas originais de 1840 que ainda se encontram em funcionamento, degustar os seus chás e apreciar a magnífica vista marcada pelo contraste entre o verde da plantação de chá junto à Fábrica e ao azul do Oceano Atlântico.

Parque Terra Nostra

Parque Terra Nostra
Foto de Vitor Oliveira (Flickr)

Com 12,5 hectares e mais de 200 anos, o Parque Terra Nostra é um dos locais mais visitados na Ilha de São Miguel. Foi construído inicialmente em 1780 e, depois de um período de abandono durante o século XX, adquirido pela Sociedade Terra Nostra que construiu o Terra Nostra Garden Hotel e ampliado até atingir as suas dimensões actuais. Está localizado no Vale das Furnas e lá encontras uma enorme variedade de flora e um tanque de água termal com uma temperatura entre os 35º e os 45º.

O Parque está aberto diariamente no Verão das 10h às 19h e no Inverno das 10h às 17h e os bilhetes de entrada têm um valor de €6 para adultos e €3 para crianças.

Tomar banho nas águas quentes da Caldeira Velha

Interio do Parque da Caldeira VelhaO Parque Natural da Caldeira Velha está localizado na encosta norte da Serra de Água de Pau, no concelho da Ribeira Grande, perto da Lagoa do Fogo. Depois de percorrido um caminho desenhado entre uma densa vegetação, encontras uma série de pequenas piscinas e poças de água termal aquecida pela actividade vulcânica que vêm acompanhadas de um forte cheiro a enxofre. Nalgumas zonas a água está demasiado quente, mas noutras é possível tomar banho! Para além disso poderás visitar também o Centro de Interpretação Ambiental para ficares a perceber um pouco mais dos fenómenos que ali presenciaste.

Está aberto diariamente no Verão das 9h às 20h30, no Inverno das 09h às 17h e nas restantes alturas do ano das 10h às 18h. O bilhete de entrada tem um valor de €2.

Surfar na Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande

Praia de Santa Bárbara na Ilha de São Miguel nos AçoresSe não aguentas muito tempo sem pores uma prancha de surf debaixo dos pés, então ruma em direção à praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, conhecida como a capital do surf da Ilha de São Miguel, para apanhares algumas ondas açorianas. Se ainda não tratas a prancha de surf por tu mas gostarias de aprender, então experimenta a Santa Barbara Surf School, ali localizada, que também oferece o serviço de aluguer de pranchas.

A praia está dotada de chuveiros e casas de banho públicas que poderás usar à vontade. É ainda palco de campeonatos de surf todos os anos.

Dar um mergulho nos Poços de São Vicente Ferreira

Poços de São Vicente na Ilha de São Miguel nos Açores

Mais um local que descobri inesperadamente e de onde saí cheia de pena de não ter decidido ir dar um mergulho, apesar de estarmos em novembro. Os Poços de São Vicente Ferreira, localizados entre as freguesias de São Vicente e Capelas, são umas piscinas naturais alimentadas por água do mar que ali entra através de uma brecha nas rochas. O espaço foi reabilitado em 2006 tendo hoje em dia as condições necessárias para alguns mergulhos em águas naturais calmas.  

Ruínas do Hotel Monte Palace

O Hotel Monte Palace foi o primeiro hotel 5 estrelas dos Açores. Acabou por fechar passados apenas 19 meses da sua abertura, em 1990. Em 2011 o Hotel deixou de ser vigiado e o que restava do seu conteúdo acabou por ser roubado. Hoje em dia é um fantasma que se ergue ainda no topo do Miradouro da Vista de Rei, sobre a Lagoa das Sete Cidades. É bastante comum ser visitado por turistas que por ali passam e se sentem atraídos pelas suas ruínas e pelo seu ambiente misterioso.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

28 Comments

  1. Marcus Santos Reply

    Olá!!! Estou impressionado pelo seu post, parabéns pela qualidade da escrita e pela riqueza de informações. Tenho uma dúvida, para qual preciso de ajuda. Qual seria o mínimo de dias para visitar a ilha incluindo Lisboa?

    • Ola Marcus, muito obrigada! 🙂 Bem, eu recomendaria um mínimo de 4 dias para São Miguel e uns 2 a 3 dias em Lisboa, ou seja, no total, no mínimo dos mínimos 1 semana! Boa viagem 🙂

  2. Uau 🙂 adorei o post. Estou a pensar em viajar sozinha e nada melhor que oferecer esta viagem a mim própria e começar pelos açores. Não sabia bem por onde começar e vim parar aqui 🙂 parabéns. Agora estou cheia de vontade heheh

  3. Ola! Adorei o post. Mas pra visitar todos esses locais so mesmo de carro? N ha transportes pra lá? Autocarros? Os taxis ficam mt caros? Pois nós nao temos carta conduçao nao ha alojamento perto desses locais? Obrigada

  4. Ricardo Oliveira Reply

    Gostei muito do teu post,vou lá em Agosto e foi muito útil as tuas dicas
    Obrigado.

  5. Paulo Garcez Reply

    Parabéns pelas dicas em São Miguel, já fui duas vezes a muitos anos… agora com o teu blog vou poder tirar ainda tirar mais gozo da minha próxima viagem muito em breve… continuação de muito sucesso 🙂

  6. Muito legal! Portugal têm tantas coisas e infelizmente a gente só ouve falar das grandes cidades… Gostei das Lagoa Vulcânicas! Parabéns pelo post

    • Os Açores têm vindo a crescer imenso a nível de turismo ultimamente, mas durante muito tempo eram relativamente desconhecidos até para a maioria dos portugueses! Obrigada Bruno!

  7. Há muito tempo que penso em visitar os Açores. Parece um óptimo destino para levar o meu pequeno que tem agora 9 meses 🙂 Adorei o teu guia de viagem e as fotos!

  8. Parabéns pelo post. Muito completo e detalhado. Açores é um destino da minha wish list. Um passeio completo: natureza, história e gastronomia. Agora é só começar a organizar.

  9. Uau Maria João, nunca tinha ouvido falar desse lugar de beleza estonteante . Muito obrigada por nos apresentá-lo. Vou colocar na minha lista mais um lugar incrível em Portugal para conhecer

    Bjs
    Dani Bispo

  10. Só há dois anos tive a oportunidade de conhecer os Açores (São Miguel, para ser mais especifica) e mal posso esperar para voltar lá de novo. Ainda há tanto para descobrir! Adorei São Miguel e só me ficou a faltar o Ilhéu de Vila Franca do Campo. 😉

    • Eu também estou cheia de vontade de lá voltar para explorar as outras ilhas. Curiosamente já organizei uma viagem aos meus pais por várias ilhas mas eu própria ainda so fui a São Miguel! Acho que vou aproveitar o mesmo plano e fazer-me à “estrada” 😉

  11. Nossa viagem pra Portugal está com data marcada. E é bem interessante conhecer esta ilha. Com certeza vai entrar em nosso roteiro. Vamos tentar pelo menos passar uns dois dias nela. Obrigado pelas dicas.

    • Sim, no mínimo 2 dias Anderson, idealmente 3 ou 4. É um sitio inesquecível, garanto 🙂 Já há low costs a voarem para lá, é de aproveitar. Boa viagem!

  12. Que lugar maravilhoso! Estou planejando uma visita a Portugal em setembro e fiquei com muita vontade de incluir esse lugar no roteiro. Espero que o clima esteja bom nessa época! Obrigada e um abraço!

  13. Que delicia de ilha, gosto muitos desses roteiros. Enquanto não posso ir, fico aqui só admirando rsrs.

  14. Parabéns pelo post! Está muito completo, muito bem escrito e com fotos lindas! Adorei!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.