Piódão | Guia e Dicas de Viagem
Depois da visita à aldeia histórica de Monsanto, decidi visitar uma outra aldeia histórica de Portugal que já tinha despertado a minha curiosidade há algum tempo: Piódão. Chegar até lá implica uma viagem pelas apertadas curvas da Serra do Açor. Mas a vista é de tirar o fôlego. Vales e montanhas cobertas por um manto verde de perder de vista. A natureza em todo o seu esplendor fez com que me apaixonasse de novo pelo fantástico país ao qual tenho o privilégio de chamar terra natal.
Piódão, apelidada de “aldeia presépio” devido à disposição das suas casas na encosta e o ambiente que ganha quando cai a noite, é um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erigidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia e estão encaixadas na encosta da Serra do Açor fazendo o postal perfeito ao entardecer. Abaixo deixo-te um Guia de Viagem sobre Piódão com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitares ao máximo o teu tempo lá.
Localização e Como chegar
Se vieres de Lisboa ou do Porto pela A1, terás de sair em direção a Coimbra Norte para depois seguires pelo IP3 em direção a Viseu. No IP3 sais para o IC6 em direção a Arganil/Covilhã/Oliveira do Hospital e depois segues pela N17. Na N17 poderás optar por uma das seguintes alternativas: ir até Arganil ou ir até Coja para depois seguires para o Piódão.
Onde ficar:
- Inatel Piódão
O Hotel Inatel Piodão está perfeitamente enquadrado na paisagem numa das encostas da montanha e oferece uma vista fantástica sobre a aldeia. São 27 quartos, piscina coberta, sauna, jacuzzi, sala de jogos… Enfim, tudo o que precisas para aproveitares ao máximo a tua estadia.
Link para reserva: Alojamento Inatel Piódão
- InXisto Lodges
Localizado em Chãs de Égua, o InXisto Lodges é outro alojamento que se encontra perfeitamente enquadrado na paisagem. As suas 2 casas de xisto, apesar de apresentarem uma arquitectura moderna, encaixam na perfeição no ambiente da Serra e da aldeia de Piódão. E as enormes janelas oferecem-te uma vista magnífica incomparável. Cada casa tem capacidade para 4 pessoas.
Link para reserva: Alojamento InXisto Lodges
Onde comer:
- Piódão XXI
O restaurante Piódão XXI está localizado à entrada da aldeia. Com uma arquitectura mais moderna e uma esplanada que permite aproveitar os dias de sol, oferece-te uma vista fantástica sobre a Serra e sobre Piódão. Tem como especialidades a Chanfana à moda da Serra, Cabrito assado no forno e Bucho Serrano, entre outros.
Morada: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, Piódão
- O Solar dos Pachecos
Também localizado na entrada da aldeia, no largo principal, o Solar dos Pachecos tem uma boa relação qualidade-preço e um menu composto pelos pratos típicos da região. É outra boa escolha para uma refeição em Piódão.
Morada: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, Piódão
- O Fontinha
Este pequeno restaurante está localizado numa das tradicionais casas de xisto desta aldeia histórica. Tal como os outros 2, serve as especialidades típicas da região como a Chanfana ou a famosa Tigelada para sobremesa.
Morada: Rua Manuel Nunes Pacheco, Piódão
O que fazer e visitar:
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz)
É o edifício que mais se destaca mal se chega a Piódão. As suas paredes brancas, embora mantendo os típicos apontamentos em tons de azul, contrastam com a cor de terra dominante das restantes casas da aldeia. A sua origem data do século XVIII tendo no entanto sofrido obras de remodelação ao longo dos anos.
Núcleo Museológico do Piódão
É o local ideal para recolher mais informações sobre a aldeia, a sua história, artesanato e tradições, assim como informações turísticas como onde ficar, o que comer, quais os percursos pedestres disponíveis, entre outros. Está localizado junto à Igreja Matriz, no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira.
Capela de São Pedro
Localizada quase no topo da aldeia histórica de Piódão, a Capela de São Pedro exibe as mesmas paredes brancas da Igreja Matriz mas uma dimensão mais reduzida. A sua cruz iluminada por neon à noite faz com que não passe despercebida na paisagem.
Praia Fluvial
Em dias de maior calor, é praticamente obrigatório um mergulho na praia fluvial de Piódão à qual foi atribuída este ano a Bandeira Azul. A sua água límpida e cristalina e a magnífica paisagem onde está inserida torna-a irresistível.
Percursos pedestres
Se gosta de caminhadas então aproveite os vários trilhos traçados e indicados por toda a aldeia. Poderá obter mais informações no Posto de Turismo no Largo principal, junto à Igreja Matriz.
Provar as deliciosas iguarias
Não saias de Piódão sem provares a sua famosa broa de batata, o queijo da serra, os vários licores ou alguns pratos típicos como a chanfana ou as trutas grelhadas. Deixa lá essas ideias de dietas de lado. Se é para percorreres estas aldeias e não te lambuzares com as suas iguarias, mais vale ficares sossegadita em casa. Bem, estou a exagerar mas tu percebes! 😉
5 Comments
Obrigada pela descrição de como visitar e desfrutar de uma beleza natural, por todas as dicas, brevemente vou até ao piódão, assim já levo algumas dicas preciosas, bem haja e continuação de boas descobertas por este maravilhoso país
Obrigada pelo comentário! Fico feliz por saber que poderá ajudar
Coja também é muito bom ia gostar de lá ir.
O Piodão é lindo.
Já tinha ouvido falar desta aldeia histórica mas descobria por acaso no ano passado, no regresso a casa de passeio pela Serra da Estrela.
Ficamos de tal forma encantados com a aldeia e com todo o espaço envolvente, trilhos para caminhadas, pessoas e gastronomia que decidimos dormir por lá uma noite.
Em Agosto há muitos turistas, o que nem sempre nos deixa apreciar a calma e energia daquele local. À noite a magia da lua é encantadora e o silêncio uma dádiva.
Gostava de visitar no inverno 🙂
Este ano conheci várias aldeias de xisto na Serra da Lousã: Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Gondramaz e Talasnal. Recomendo vivamente este passeio! Há praias fluviais pelo caminho que valem realmente a pena e a paisagem é de cortar a respiração. Apesar de não serem tão turísticas como o Piodão, são também muito bonitas e bastante mais calmas, para os amantes da natureza e da paz.
A minha aldeia de eleição. neste âmbito, continua a ser a Aldeia da Pena, na Serra de São Macário, pela simpatia das 7 pessoa que lá vivem, pela gastronomia da tasquinha da Pena e pela paisagem deslumbrante que acompanha a descida à aldeia. Por lá só vive quem la nasceu ou quem dessas gentes descende, o que mantém a tradição!
Obrigada pela partilha.
Boas viagens! 🙂
Obrigada eu pelas dicas preciosas Cátia 🙂 Tenho andado a estudar também as Aldeias de Xisto. A Aldeia da Pena vai já para a lista das aldeias a visitar. Obrigada novamente e boas viagens!