Nove Sugestões de Restaurantes na Ericeira e Arredores

Atualizado em dezembro de 2022

Muitos são os que regularmente acorrem à Ericeira para fugir à rotina do dia a dia, relaxar num passeio com vista para o mar ou na areia de uma das suas várias praias, apanhar algumas ondas e deliciar-se com alguns dos melhores sabores nos vários restaurantes que aqui se encontram.

Eu já era turista frequente na Ericeira há alguns anos, mas desde que me mudei para cá, tenho aproveitado para explorar as várias alternativas gastronómicas da vila. Neste artigo deixo-vos 9 sugestões de alguns dos melhores restaurantes na Ericeira e arredores, saídos diretamente da minha lista de favoritos. É provável que venham a surgir mais algumas adições a esta lista nos próximos tempos! 


Restaurante Esplanada Furnas 

Se há coisa que desperta logo a vontade de entrar no Restaurante Esplanada Furnas é a sua vista incrível sobre o mar. Construído sobre as rochas da zona das Furnas, junto ao centro da vila da Ericeira, este restaurante não passa despercebido a quem por ali se passeia. Visitei-o num início de noite em julho e ainda tive oportunidade de aproveitar o incrível por do sol.

O peixe fresco é escolhido logo à entrada do restaurante, pelo que assim que se chega à mesa, o pedido já está feito. A acompanhar, umas Ameijoas à Bulhão Pato que não deixavam absolutamente nada a desejar, a que se juntou um vinho branco bem fresquinho. Não é um dos restaurantes mais baratos da vila, mas a frescura do peixe e a vista incrível sobre o mar justificam os preços.

Morada: Rua das Furnas, nº 2, Ericeira
Website: Esplanada das Furnas | Telefone: 261 864 870 / 968 119 176


Restaurante Golfinho Azul

Não há absolutamente nada de negativo que eu possa apontar ao restaurante Golfinho Azul. Desde a estonteante vista sobre a Praia de São Lourenço, que se torna ainda mais especial ao por do sol, até ao atencioso atendimento e à comida de sabores ricos e confeção quase perfeita. Sou cliente habitual e é um daqueles restaurantes que guardo para ocasiões especiais como para impressionar amigos e família ou um fim de tarde romântico.

Estes são alguns dos pratos de que sou fã incondicional: filete de dourada com arroz de coentros e lingueirão, moqueca de camarão, e para sobremesa o irrepreensível iogurte com doces de ovos. O espaço interior destaca-se pelas grandes janelas que oferecem a belíssima vista sobre o mar, mas se possível sugiro que fiquem lá fora na esplanada a aproveitar a brisa marítima. Caso tenham frio basta pedirem umas mantas para se protegerem.

Morada: Rua das Ribas 24, São Lourenço
Website: Golfinho Azul | Telefone: 261 862 945


Pizzeria Pepe Verde

Se há coisa que não falta pela Ericeira são pizzarias (graças a todos os Santinhos), mas há algumas que se destacam particularmente. É o caso da Pepe Verde, localizada no centro histórico da Ericeira, em frente à Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, numa paralela ao Largo do Jogo da Bola.

O espaço tem um ambiente minimalista e agradável (para além de bastante “instagramável”), o atendimento é simpático e as pizzas… Bem, se não fossem extraordinárias não teriam sido referidas neste artigo. Há uma larga escolha de pizzas, a preços bastante razoáveis, que podem ser degustadas no interior ou na esplanada.

Morada: Rua Mendes Leal, 22, Ericeira
Website: Pizzaria Pepe Verde | Telefone: 932 129 506


Booking.com

Marisqueira Onda D’Mar by Furnas

Sendo a Ericeira uma vila piscatória, não é de admirar que seja um dos locais preferidos de amantes de marisco. Um dos restaurantes a que tenho ido quando me apetece voltar para casa de barriga cheia de todo o tipo de marisco é a Marisqueira Onda D’Mar by Furnas, que pertence ao mesmo grupo que também detém o restaurante Furnas, já referido neste artigo.

Localizado na zona norte da Ericeira, entre o parque de campismo e a rotunda do “surfista”, com vista mar (apesar da estrada que se encontra entre o restaurante e o mar em si), o Onda D’Mar encontra-se neste momento a oferecer uma promoção especial apelidada de “Festival do Marisco” que consiste num “all you can eat” de marisco por €25 por pessoa. Se o objetivo é comer marisco até não conseguir mais, este é o local certo para o fazer.

Morada: Estrada Nacional 247, Mil Regos, Ericeira  
Website: Onda D’Mar by Furnas | Telefone: 261 866 371 / 961 341 669


Pizzeria Pão D’Alho

Durante o período em que andava em busca de casa na Ericeira devo ter ido a esta pizzeria umas 4 vezes seguidas. Como vos disse, pizzerias é algo que não falta na Ericeira, e esta é outra das melhores que aqui se encontram. Se uma pizza com massa estaladiça, feita em forno de lenha e decorada com os melhores ingredientes, é uma imagem que vos faz dar pulos de alegria por dentro (e talvez até por fora, se forem como eu), então recomendo uma visita à Pizzeria Pão D’Alho. Os pãezinhos de manteiga de alho, que dão o nome ao espaço, são incríveis também.

Localizada no centro da vila, esta pizzeria familiar com uma forte ligação ao surf faz as delícias de todos os amantes de pizza na Ericeira há mais de 30 anos, desde 1991. Por alguma razão se tem mantido este tempo todo, e o que posso dizer é que, por experiência própria, é a melhor razão. Durante a semana só está aberta para jantar, enquanto que aos sábados e domingos abre também para almoço. Tem esplanada e tem um bom espaço interior para jantares de grupo.

Morada: Rua Doutor Eduardo Burnay, Lote 2, 16, Ericeira
Website: Pizzeria Pão D’Alho | Telefone: 261 863 762


Green is Good (GIG)

Dei com o Green is Good num dos meus primeiros passeios pelo centro da vila logo após a minha mudança.para a Ericeira. Não foi difícil passar de visitante acidental a cliente habitual. Com um menu recheado de pratos saudáveis (não confundir com comida vegetariana), o Green is Good é sempre um restaurante a regressar. Os sumos naturais, o brunch, as panquecas com banana e morangos cobertas com chocolate (a minha perdição, confesso) ou qualquer um dos pratos principais são merecedores de degustação. 

Para além do espaço interior, oferece ainda uma pequena esplanada para aproveitar o sol. Com a casa quase sempre cheia (maioritariamente de turistas estrangeiros), recomenda-se reserva prévia. 

Morada: Travessa da Misericórdia 16, Ericeira
Website: Green is Good | Telefone: 261 145 324 / 919 741 825


Marisqueira O Rochedo

No que toca a marisco, há um nome que ocupa lugar de destaque na minha lista de restaurantes na Ericeira (e arredores): O Rochedo. Localizado em Ribamar/Santo Isidoro, a poucos kms de distância da Ericeira, este restaurante destaca-se pela qualidade do marisco, pelos deliciosos petiscos e, acima de tudo, pela simpatia dos seus proprietários e staff, que nos fazem sentir em casa.  

Não fica mesmo junto ao mar (há uma estrada e ainda algum terreno a separar) mas tem estacionamento privativo à porta e, nas mesas junto à janela é possível avistar um bocadinho de oceano. Os almoços são servidos em dois turnos: às 12h30 e às 14h, sendo recomendada reserva. 

Morada: Estrada Nacional 247, nº 74, Santo Isidoro
Website: O Rochedo | Telefone:261 862 190


Brunch Me

No que diz respeito a Brunch há um local de visita obrigatória na Ericeira: o Brunch Me. Depois de vários anos no centro da vila, mudou-se em agosto de 2022 mais para perto do mar, estando agora localizado na Praça dos Navegantes, junto à Praia do Sul. Para além das delícias gastronómicas, há outro elemento que salta à vista: a sua decoração eclética, marcada pelas peças vintage e cores fortes do seu interior que contrastam com a vibe maritima e leve da esplanada exterior. 

No menu destacam-se, claro, os vários tipos de brunch que vão desde os mais simples, aos mais completos, como por exemplo o Brunch Ericeira, ideal para partilhar. Para além do brunch há que experimentar os hamburgueres personalizados, os deliciosos crepes salgados (destaque para o de salmão fumado),  para além dos populares ovos rotos e do brinner (que para quem não conhece, é essencialmente um “breakfast for dinner”). Ah, e os companheiros de 4 patas também são bem vindos, tendo direito a dogcakes e tacinhas com água!

Morada: Praça dos Navegantes, 8, Ericeira
Website: Brunch Me | Telefone: 261 091 571


Restaurante Estrela do Mar

Andava à procura da melhor Sopa Rica do Mar aqui pela zona da Ericeira e acabei por encontrar várias referências online à sopa do restaurante Estrela do Mar, em Ribamar. Resolvi ir experimentar por mim mesma. As críticas online confirmam-se: é, sem dúvida, uma das melhores Sopas Ricas do Mar que já comi na vida. Cheia de marisco e pão torrado bem estaladiço, com sabores intensos e ricos e extremamente bem servida.

Morada: Rua São João, Ribamar
Website: Estrela do Mar | Telefone: 261 864 444 / 933 253 716


Espero que gostem tanto destas sugestões de restaurantes na Ericeira e arredores como eu. Já experimentaram algum destes restaurantes? Se houver mais algum que achem que merece ser aqui incluído deixem as vossas sugestões nos comentários. Bom apetite!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

1 Comment

  1. José Amaral Reply

    Para comer só marisco, também gosto do A Ver o Mar. Amanhã vou almoçar por aí, mas ainda não sei aonde.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.