Como chegar a Ayutthaya a partir de Bangkok

A antiga capital do Reino de Sião, fundada em 1350 e destruída por Birmaneses durante o século XVIII, é um destino a incluir em qualquer roteiro de viagem à Tailândia. A cerca de 1 hora de Bangkok, o Parque Histórico de Ayutthaya é um local mágico onde é possível visitar as ruínas daquela que foi em tempos uma das maiores e mais cosmopolitas cidades do mundo. 

Neste artigo dou-te algumas dicas sobre como chegar a Ayutthaya a partir de Bangkok, o que visitar e outras informações úteis que te poderão ajudar a planear a tua viagem.


Localização 

Ayutthaya está localizada a cerca de 78 km a norte de Bangkok.


Como chegar a Ayutthaya

A viagem até Ayutthaya a partir de Bangkok é bastante simples e tem um custo relativamente reduzido. Abaixo indico 2 maneiras para chegares a Ayutthaya, com os respectivos horários, preços e duração de viagem.

Mini Van

As mini vans em direção a Ayutthaya partem da estação de autocarros de Mo Chit. A viagem não é direta mas faz menos paragens que um autocarro público. As mini vans só partem depois de completamente cheias, pelo que poderás ter de esperar um bocadinho. Tenta de qualquer forma chegar à estação pelo menos 30 minutos antes da hora prevista de partida.

  • Custo: 60 a 90 BHT (só ida)
  • Duração da viagem: 1 hora
  • Local de partida: Mo Chit Bus Station
  • Compra de bilhete: no local (Balcão B4 no edifício B) ou através do site 12go.asia
  • Horários: a primeira van sai de Bangkok às 10h30 e última van sai de Ayutthaya às 17h30
Minivan em Ayutthaya
Foto: Wikimedia Commons

Autocarro Público

Há vários autocarros a sairem regularmente do Northern Bus Terminal de Bangkok em direção a Ayutthaya, pelo que não deverás ter qualquer problema em conseguir transporte. Poupa-se algum dinheiro em relação ao custo da viagem de mini van mas a viagem acaba por levar mais tempo devido às inumeras paragens que o autocarro faz pelo caminho.

  • Custo: 30 BHT (normais) ou 53 BHT (com ar condicionado)
  • Duração da viagem: 2 horas
  • Local de partida: Northern Bus Terminal
  • Compra de bilhete: na estação
  • Horários: há autocarros normais a cada 20 minutos entre as 05h e as 19h, e com ar condicionado entre as 05h40 e as 19h20

Autocarro para Ayutthaya

Comboio

Existem mais de 20 comboios a sairem diariamente de Bangkok, praticamente 1 por hora,  em direção a Ayutthaya. 

  • Custo: cerca de 245 BHT (2ª classe com AC) ou 20 BHT (3ª classe sem AC)
  • Duração da viagem: 2h30
  • Local de partida: Estação de comboios Hualamphong
  • Compra de bilhete: online através do site 12go.asia ou na estação. Podes verificar aqui os horários: Horários comboios Railway Thailand
Comboio para Ayutthaya
Foto: Wikimedia Commons

Tour privado

Caso tenhas um orçamento mais flexivel e procures uma experiência com mais conforto, também poderás chegar a Ayutthaya através de um tour privado, em alternativa aos transportes públicos. Os tours normalmente incluem transporte para e de Ayutthaya a partir de Bangkok, visitas guiadas aos templos e refeições. Através do site Get Your Guide poderás encontrar algumas opções interessantes.

Ruinas em Ayutthaya


O que ver em Ayutthaya

Grande parte dos templos estão localizados no centro de Ayutthaya. Existe quase sempre lugar ao pagamento de um fee de entrada que poderá ir dos 20 aos 50 bahts, dependendo do templo em questão. Se de facto tens intenção de visitar vários, então valerá a pena adquirir um passe por 220 Bahts que te dá acesso a 6 templos. Abaixo tens uma lista com os fees para cada templo.

Ayutthaya
Lista de fees dos templos de Ayutthaya (clica para aumentar a imagem)

Ruinas de templos em AyutthayaPara percorreres todo o complexo de templos podes recorrer a um tuk tuk, que foi o que eu fiz. Depois de uma breve negociação chegámos a acordo quanto ao valor que o tuk tuk levaria para nos acompanhar durante o dia todo por Ayutthaya. 200 bahts por hora é um bom preço. Alternativamente poderás optar por alugar uma bicicleta, algo que honestamente não recomendo se visitares Ayutthaya na época de maior calor. 

Interior de Tuk TukEntre os templos mais conhecidos estão o Wat Lokayasutharam, onde podes encontrar o Buda reclinado com 45 mt de comprimento, e o Wat Mahathat onde encontras a icónica cabeça do Buda no meio das raízes de uma árvore.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

12 Comentários

  1. Olá Maria João! A que horas (+/-) saiem as mini-vans do Victory monument para Ayutthaya? Vamos amanhã para lá… Obrigada

      • Obrigada pela rápida resposta! Apenas alertar que, de acordo com a nossa recepcionista, os mini-vans já não estão no Victory monument, apenas no Mo Chit2 (estação de autocarros norte). Foi ai que apanhamos!! 🙂

  2. sónia maria cardoso Responder

    Olá Maria! Estou a pensar ir de comboio para Ayutthaya , de manhã, no dia que sigo para Chiang mai (no comboio nocturno). A minha questão é: levando as bagagens , dá para deixar de forma segura na estação.

    • Ola Sónia! Nunca tive de deixar lá a bagagem pelo que não te sei responder se é seguro ou não, mas outra opção alternativa poderá passar por arranjares um quarto bem baratinho apenas por um dia (até te poderão fazer um preço especial) numa das guest houses em ayutthaya onde podes deixar a bagagem e até tomar um banho antes de teres de apanhar novamente o comboio para Chiang Mai!

  3. Duarte Tavares Responder

    Boa tarde Maria,
    Vou fazer uma viagem pelo sudeste asiático em meados de Julho e gostava de saber quais as opções de transporte entre Ayutthaya e Chiang Mai. Pergunto isto pois só encontro viagens entre Bangkok e Chiang Mai. Será que compensa voltar a Bangkok e apanhar um avião ou há facilidade em apanhar um comboio noturno para Chinag Mai em Ayutthaya.
    Obrigado.

    • Olá Duarte! De Ayutthaya a Chiang Mai podes ir de comboio. Dá uma vista de olhos no site seat61 onde encontras os horários e mais info útil: http://www.seat61.com/Thailand.htm#Bangkok_to_Chiang_Mai. Boa viagem!

  4. Maria, sabes onde se compra esse tal passe de 220 BHT?
    É lá na hora, ou temos que comprar antecipado?
    Beijinho

  5. Sabes se o ar condicionado (ou a falta dele) faz assim tanta diferença nos comboios? Pergunto isto porque sou uma pessoa que não lida lá muito bem com o calor 😀

    Adorei a cabeça do Buda no meio das raízes!

    • Hummm, eu diria que sim Catarina, mas também depende da altura em que viajas. Nesta altura (Março) é essencial já que lá fora estão temperaturas entre os 30 e os 40º de manhã à noite. O problema é que alguns comboios exageram no ar condicionado e o ar fica gelado! :/
      A cabeça do Buda é o grande cartão de visita de Ayutthaya 🙂

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: