7 Destinos de Inverno na Europa

Chegou a altura de começarmos a pensar em destinos de inverno para os próximos meses frios que nos esperam na Europa. O inverno não significa termos de ficar obrigatoriamente fechados em casa, debaixo de uma manta, a desejar arduamente, com toda a força do nosso ser, que o verão volte rápido para podermos voltar a aproveitar a vida. Porque não aproveitar para desfrutar do melhor que esta estação tem para nos oferecer?

Neste artigo dou-te algumas sugestões de destinos de inverno na Europa, que tenho a certeza te darão uma nova perspetiva sobre esta altura do ano. A neve pode ser um pouco mais fria que a areia, mas pode dar-te tantos ou mais momentos felizes para recordares mais tarde!


Para onde viajar no Inverno na Europa?

Innsbruck, Áustria

Vista sobre Innbruck na Áustria no InvernoInnsbruck é uma pequena cidade localizada no oeste da Áustria e a capital do estado do Tirol. Conhecida pela sua arquitetura imperial, Innsbruck oferece-te várias razões para passares algum tempo a explorá-la a pé, como por exemplo o Swarovski Crystal World (ideal para os amantes do “bling bling”), a Innsbruck Dom, também conhecida como Catedral de St. James, um edifício com um telhado de ouro conhecido como Goldenes Dach, e o funicular Hungerburg que te leva ao topo de uma colina com uma altitude de 860mt e te oferece uma vista sem igual que se estende até à fronteira com a Itália, entre muitas outras atrações.

Os amantes de desportos de neve encontram aqui também um verdadeiro parque de diversões natural e uma larga oferta de estâncias de ski, que lhes permitirão usufruir ao máximo de tudo o que a região tem para oferecer.

Andorra, Pirinéus

Pista de ski em AndorraQuando pensamos em Andorra é difícil não fazermos uma associação imediata a desportos de neve, colocando este principado independente nos primeiros lugares dos melhores destinos de inverno na Europa. Entre as várias estâncias de ski em Andorra, encontram-se a de Vallnord e Grandvalira, que todos os anos fazem as delicias dos aficionados da neve. 

Localizado nos Pirinéus, entre a Espanha e França, este é o local de eleição para milhares de amantes de desportos de inverno, que aqui passam o tempo a deslizar pelos seus extensos mantos brancos, a deliciar-se com gastronomia típica, e a fazer compras nas inúmeras lojas espalhadas pelas suas ruas. 

Uma das formas de chegares a Andorra passa por voares até Barcelona (para onde encontras voos baratos a partir de Portugal), e depois seguires de autocarro (3h) ou de carro alugado (2h30) até Andorra.

Chamonix, França

Vista sobre Chamonix, em França, um dos melhores destinos de Inverno da EuropaEsta pequena cidade, localizada aos pés do Mont-Blanc que se ergue a uns imponentes 4810m nos Alpes franceses, é outro dos destinos de eleição para os amantes de desportos de neve e, como tal, um local de inserção obrigatória numa lista dos melhores destinos de inverno na Europa.

Com um património arquitetónico e cultural bastante bem preservados, esta pitoresca cidade apresenta-se como a base ideal para quem vê o paraíso numa paisagem pintada de branco, e procura uma mistura de conforto e adrenalina. Faz uma pesquisa no site Esquiades.com para encontrares a estância de ski perfeita em Chamonix. 

Para chegares a Chamonix o melhor será voares para Genebra e de lá seguires de comboio (2h51 a 3h25), de autocarro (2h10) ou num carro alugado (cerca de 1 hora).

Tromsø, Noruega

Aurora Boreal sobre Tromsø, na Noruega, um dos melhores destinos de Inverno da EuropaSe ver a Aurora Boreal faz parte da tua bucket list já há algum tempo, então Tromsø, uma cidade localizada no norte da Noruega, é o destino ideal para ti. A melhor época para poderes ver este incrível fenómeno natural na Noruega é exatamente nos meses de inverno, de dezembro a março, altura em que as noites são mais longas e como tal a visibilidade é melhor (desde que haja céu limpo, claro).

Para além da aurora boreal, Tromsø oferece-te ainda muitas outras razões para uma visita, tais como por exemplo a espetacular Catedral Ártica, desenhada por Jan Inge Hovig e construída em 1965, a possibilidade de avistares baleias e golfinhos que entre outubro e fevereiro migram para as águas de Tromsø para se alimentarem, várias oportunidades para desenvolveres as tuas skills no ski, ou a possibilidade de embarcares num dos cruzeiros que te levam em passeios pelos fiordes noruegueses, com a possibilidade de avistamento de várias espécies de animais selvagens pelo caminho.

Hallstätt, Áustria

Vista sobre o lago em Hallstätt, na Áustria, um dos melhores destinos de Inverno da EuropaHallstätt é um daqueles locais que parecem saídos de um conto de fadas. Debruçada sobre um lago, nos Alpes austríacos, diz-se que Hallstät, Património da Humanidade da UNESCO, fica ainda mais encantadora durante os meses de Inverno. Aqui encontras a Mina de Sal mais antiga do mundo, ruas decoradas com edifícios que remontam ao século XVI, montanhas imponentes cobertas de neve, vistas românticas sobre o Lago Gosau, e inúmeras oportunidades para dares largas à tua paixão pelos desportos de neve numa das várias estâncias de ski que rodeiam Hallstätt.

Para chegares a Hallstätt deverás voar para Salzburgo e de lá seguir de autocarro (2h15), de comboio (2h30) ou de carro alugado (1h10) até ao teu destino. Podes também voar para Viena e de lá sair de comboio (3h30 a 4h) até Hallstätt.

Tallinn, Estónia

Vista sobre Tallinn, na Estónia, um dos melhores destinos de Inverno da EuropaEste é um daqueles destinos que dizem ser um dos segredos mais bem escondidos da Europa. A capital da Estónia, Património Cultural da Humanidade, é uma cidade antiga, de origens medievais, que hoje se apresenta com uma mistura perfeita entre o antigo e o moderno. O seu centro histórico, cuja reconstrução teve início na década de 80 e a transformou num dos centros históricos melhor preservados em toda a Europa, transporta hoje os seus visitantes vários séculos atrás no tempo, brindando-os com edifícios pitorescos em ruas de piso irregular.

No inverno ganha um charme especial, à medida que a neve cobre os telhados das suas casas e o pavimento das suas ruas. O frio pode ser combatido num dos vários cafés acolhedores espalhados pela cidade, com uma sessão de gastronomia típica ou com uma passagem por uma sauna, tão típico da cultura nórdica.

Bruges, Bélgica

Anoitecer em Bruges, na Bélgica, um dos melhores destinos de Inverno da EuropaNão há dúvidas quanto ao facto de Bruges, com a sua arquitetura medieval e canais que a atravessam, ser um dos destinos mais pitorescos da Europa. E a verdade é que esta cidade belga é um destino perfeito para visitar em qualquer altura do ano.

No inverno, com ruas e edifícios cobertos por um manto branco, Bruges torna-se ainda mais encantadora, com o benefício de estar preenchida por muito menos visitantes, fazendo com que se torne mais fácil visitá-la e usufruir de tudo o que tem para oferecer, de forma tranquila. O típico frio do inverno europeu é facilmente controlado com uma boa dose de chocolate, batatas fritas, cerveja belga ou vinho quente para aquecer corpo e alma.

Para chegares a Bruges o melhor é voares para Bruxelas e de lá seguires de comboio (1h) ou de carro alugado (cerca de 1h45) até Bruges.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.