Os Destinos mais Seguros do Mundo para Viajar Sozinha

De acordo com um estudo lançado pela SOS International, os países nórdicos europeus são considerados os destinos mais seguros do mundo atualmente. Finlândia, Noruega, Islândia e Dinamarca estão entre os destinos que melhor se enquadram na categoria de destinos mais seguros para viajar sozinha, apresentando uma taxa de criminalidade extremamente reduzida.

A acrescentar à taxa de criminalidade está também a taxa de segurança rodoviária, onde praticamente todos os países da Europa, à exceção de Ucrânia, Roménia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina e Albânia, se apresentam como bastante seguros, assim como o Canadá, Algéria, Austrália, Nova Zelândia, Nicarágua, entre outros.

Com os valores mais “vermelhos” no mapa da SOS International no que diz respeito a taxa de segurança rodoviária (ou seja, os menos seguros) encontra-se grande parte dos países africanos, a Tailândia, o Vietname, Belize, República Dominicana e a Venezuela. Ou seja, roadtrips nestes países talvez não seja a melhor opção.

Para além dos destinos referidos acima como seguros, existem ainda outros que também se poderão apresentar como uma excelente opção na altura da procura dos destinos ideais para quem se quer lançar pelo mundo sozinha. Descobre abaixo quais os destinos mais seguros para viajar sozinha e começa já a planear a tua próxima aventura!

Os Destinos Mais Seguros do Mundo (Risco de Segurança Insignificante)

Islândia

A Islândia tem estado na boca do mundo nos últimos anos e com boas razões para tal. Dotada de uma beleza natural quase inacreditável, este país oferece-te inúmeras oportunidades para criares memórias inesquecíveis.

É o lar de cascatas, glaciares, montanhas, uma lagoa geotermal, vulcões e um dos locais ideais para presenciar um dos fenómenos naturais mais incríveis do mundo: a aurora boreal.

Estrada na Islândia, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Finlândia

A Finlândia tem alguns dos melhores indicadores do mundo no que diz respeito a educação, condições de vida, segurança, saúde e taxas de criminalidade, que são bastante baixas.

Aqui encontras paisagens naturais de extraordinária beleza, mas também comida deliciosa, bom café e a oportunidade de interagires com os locais em inglês, já que os finlandeses estão em 5º lugar no mundo a nível de capacidades linguísticas.

Rua movimentada na Finlândia, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Dinamarca

Já ouviste falar do Hygge? Esta é a arte dinamarquesa de bem aproveitar a vida, vivendo-a de forma simples e descontraída. E pelos vistos resulta, já que a Dinamarca é um dos países com a taxa de felicidade mais elevada do mundo.

Não é um dos países que se possam enquadrar na lista dos mais baratos para visitar, mas é, sem dúvida, um dos destinos mais seguros do mundo. Aqui encontras um misto de História e modernidade assim como uma cena gastronómica emergente que fará as delícias de qualquer bom foodie!

Canal em Copenhaga, na Dinamarca, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Noruega

Qualquer amante de natureza e de experiências ao ar livre terá, obrigatoriamente, a Noruega numa lista de destinos a visitar. Considerado um dos destinos mais bonitos do mundo, a Noruega oferece a quem a visita, glaciares imponentes, fiordes, cascatas e a oportunidade de participar em vários desportos ao ar libre e de avistar várias espécies de baleias (cachalotes, orcas e baleias-jubarte), ursos polares, renas e muito mais.

A contrastar está um lado mais moderno e sofisticado que encontras nas grandes cidades norueguesas, que se transmite através do design, arquitetura e gastronomia.

Cidade costeira na Noruega, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Lê também o artigo

Como Vencer o Medo de Viajar Sozinha

Suíça

Encaixada entre a Alemanha, França, Itália, Áustria e Luxemburgo, a Suíça oferece a quem a visita paisagens saídas de um conto de fadas. Prados verdejantes, montanhas imponentes, lagos cristalinos e aldeias pitorescas fazem as delicias dos turistas que por lá passam todos os anos.

O risco de segurança neste país é praticamente inexistente, pelo que se torna um dos destinos mais seguros para viajar sozinha.

Paisagem natural na Suiça, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Eslovénia

Um destino pouco procurado por viajantes, mas que começa pouco a pouco a ser cada vez mais falado, e com razão. Terra de paisagens naturais surpreendentes, feitas de lagos cor de esmeralda, densas florestas verdejantes que preenchem mais de metade do país, grutas, e rios que convidam a sessões de rafting.

Em 2016 foi considerado o destino mais sustentável do mundo. A par da beleza natural, quem visita a Eslovénia é brindado com uma arquitetura variada e uma História que remonta ao império Romano.

Lago Bled na Eslovénia, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Luxemburgo

Com o centro histórico da sua capital incluído na lista do Património da Humanidade da UNESCO, o Luxemburgo conseguiu recuperar totalmente da destruição de que foi alvo durante a II Guerra Mundial, e oferece hoje a quem o visita castelos medievais, florestas verdejantes e uma arquitetura e gastronomia fortemente influenciadas pela grande mistura de culturas que ali convergem.

É um dos países mais pequenos do mundo, com apenas 87kms de comprimento e 57km de largura, e também um dos destinos mais seguros do mundo, de acordo com o estudo da SOS International.

Arquitetura no Luxemburgo, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

7 Destinos Seguros (Risco de Segurança Baixo)

Uzbequistão

Tal como o Irão, o Uzbequistão apresenta uma História milenar e uma arquitetura riquíssima que hoje faz as delícias de todos os visitantes que cada vez mais o procuram como destino de viagem.

É também, tal como o Irão, habitado por um povo extremamente hospitaleiro e afável.

Mesquita no Uzbequistão, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Namíbia

A expressão “África para principiantes” já poderá dar alguns indícios sobre o nível de segurança da Namíbia. É um país dotado de uma grande beleza natural, cujo nome provém do mais antigo deserto do mundo que ali se encontra, o grande Namib.

Aqui encontras parques naturais habitados por alguma da vida selvagem mais fascinante do planeta, praias e imponentes dunas de areia. Não é um destino barato mas compensa com as suas paisagens naturais, a hospitalidade do seu povo e o nível de segurança que oferece a quem o visita.

O deserto e a praia na Namibia, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Uruguai

O país mais pequeno da América do Sul encontra cada vez mais o seu lugar na lista de destinos de viagem de viajantes de todo o mundo. Considerado um dos destinos mais seguros do mundo, o Uruguai, encaixado entre o Brasil e a Argentina, oferece-te um ritmo descontraído e um espirito aberto, não fosse este o primeiro país da América Latina a permitir que as mulheres votassem, e o primeiro também a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a discriminalizar relações homossexuais e a despenalizar totalmente o consumo de marijuana.

Praias perfeitas para quem faz das ondas o seu parque de diversões, a oportunidade de ver pinguins, leões marinhos e baleias no seu habitat natural, uma capital descontraída e dinâmica e um dos Carnavais mais animados do mundo, esperam-te numa viagem ao Uruguai.

Surfista numa praia no Uruguai, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Japão

O Japão é um dos destinos que melhor combina tradições seculares com novas tecnologias e modernidade. A sua gastronomia, popular no mundo inteiro hoje em dia em forma de sushi, é uma das mais deliciosas do mundo, e são várias as paisagens de grande beleza natural que te deixarão de boca aberta durante uma viagem por este fascinante país asiático.

É fácil viajar pelo Japão e não é de todo surpreendente que este seja considerado um dos destinos mais seguros para mulheres que viajam sozinhas.

Paisagem no Japão, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Lê também o artigo

Viajar sozinha em Segurança | 15 Dicas Úteis

Tailândia

Este é sem dúvida o destino mais turístico do Sudeste Asiático, e não é de espantar que assim o seja: praias de beleza ímpar, gastronomia deliciosa, um povo hospitaleiro que dá ao seu país o título de “terra dos sorrisos”, e inúmeras paisagens naturais que não deixam ninguém indiferente.

O Norte encanta com a sua riqueza cultural e o sul delicia os “beach bums” que vivem para rebolar em areais brancos e mergulhar em águas quentes cristalinas. É extremamente fácil e seguro viajar sozinho pela Tailândia, com os seus circuitos turísticos extremamente bem oleados.

Paisagem na Tailândia, um dos destinos mais seguros para viajar sozinha

Vietname

Posso confirmar que o Vietname é sem dúvida um dos melhores destinos para mulheres que viajam sozinhas. Foi aqui que viajei sozinha pela primeira vez, e posso dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida.

A sua riqueza cultural, gastronomia variada, a genuinidade do seu povo e a sua incrível beleza natural fazem do Vietname um destino a incluir sem falta numa lista de viagens de sonho.

Halong Bay, no Vietname, um dos destinos mais seguros do mundo para viajar sozinha

Destinos Adicionais por onde já Viajei Sozinha

Filipinas

Não posso dizer que seja fácil planear uma viagem às Filipinas, já que são tantas as ilhas, que é difícil escolher as que queremos incluir no roteiro. Mas é sem dúvida um destino que nos deixa de queixo caído a cada segundo. Para além das magnificas paisagens, o povo filipino recebe os seus visitantes com um espírito aberto, de sorriso na cara, e sempre a cantar (é de facto um povo que adora cantar!).

Fora Manila, a capital, senti-me perfeitamente segura a viajar pelo país, e confesso que gostaria de voltar para continuar a minha exploração da terra das 7000 ilhas.

Crianças nas Filipinas

Peru

Viajei 3 semanas sozinha pelo Peru em 2017 e não houve um momento em que me sentisse particularmente insegura. Tive a oportunidade de visitar locais de grande beleza natural, como as Islas Ballestas, e cidades de grande riqueza cultural e arquitetónica como Cusco e Arequipa, para não falar de Machu Picchu, um dos grandes ex-libris do mundo.

Em Lima, apesar da sua má fama, encontrei uma cidade cosmopolita, dinâmica e de uma forma geral encantadora. Vale, sem dúvida, a pena uma visita.

Vista sobre Machu Picchu, no Peru.

Indonésia

Viajei pela Indonésia sozinha em 2015, tendo passado pelas ilhas de Java e Bali. Confesso que Java, pela sua herança cultural, acabou por me fascinar mais do que Bali, onde o ambiente mais turístico e artificial que ali encontrei me desiludiu um pouco.

Nunca me senti insegura durante a minha viagem, e na realidade acabei por não estar totalmente sozinha, já que encontrei sempre alguém com quem viajar por lá. É um dos destinos que costumo recomendar frequentemente a quem me pede sugestões de destinos mais seguros para viajar sozinha.

Paisagem natural na Indonésia

Singapura

Este pote cultural, localizado a sul da Malásia, é um destino fascinante e bastante seguro para quem procura viver a fundo a modernidade asiática. Uma meca para foodies de todo o mundo, Singapura oferece-te inúmeras oportunidades para deliciares as tuas papilas gustativas com refeições para todos os orçamentos. Com o objetivo de se tornar cada vez mais “verde” e sustentável, Singapura tem vindo a apostar na construção de espaços verdes que se misturam por entre os imponentes edifícios que a preenchem.

Se saires um pouco da cidade terás oportunidade de passar algum tempo entre paisagens de grande beleza natural,  como por exemplo as que encontras na Reserva Natural de Bukit Timah.

Piscina com vista sobre Singapura

Laos

No Laos encontrei um dos ambientes mais descontraídos do Sudeste Asiático, onde a vida corre ao seu ritmo, sem pressas ou stress. É um destino que marca especialmente pela simpatia do seu povo e beleza das suas paisagens naturais.

Senti-me totalmente segura a viajar por lá e recomendo-o como um dos destinos mais seguros para quem queira viajar sozinha.

Vista sobre o rio e montanhas no Laos

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.