Phong Nha, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Descobri Phong Nha na minha segunda visita ao Vietname e fiquei com pena de não ter descoberto este destino antes. Considerado Património Mundial pela UNESCO em 2003, o Parque Nacional Phong Nha é o lar de algumas das maiores grutas do mundo. E estas grutas são a razão pela qual milhares de turistas lá vão anualmente. O parque é relativamente recente, tendo começado a ser explorado por especialistas apenas a partir de 1990 e aberto ao público em 2010. Desde então, foram descobertas algumas grutas tão grandes onde se diz que caberia lá dentro um quarteirão inteiro de Manhattan, repleto de arranha-céus. Três dias é a estadia ideal para Phong Nha para que possas conhecer as grutas que a tornam tão famosas e possas apreciar o ambiente tranquilo e as paisagens maravilhosas que por lá encontras.


Vê este artigo para mais info sobre o Vietname: Vietname | Guia e Dicas de Viagem


Localização

O Parque Nacional de Phong Nha está localizado na província de Quang Binh, a cerca de 480km a sul da capital Hanói.

Phong Nha


Como chegar a Phong Nha

Poderás chegar a Phong Nha de 2 maneiras: de autocarro ou de comboio. Tanto um como o outro têm as suas vantagens e desvantagens. Abaixo deixo-te algumas informações sobre cada um para poderes fazer as tuas escolhas.

  • Autocarro

Sempre que possível dá preferência aos autocarros noturnos. Estes permitem-te aproveitar a noite para viajares, poupando assim também uma noite de estadia algures. Os autocarros noturnos (ou “sleeper buses”) saem de todas as principais cidades/localidades no Vietname fazendo com que te seja possível percorreres o país inteiro desta forma. Têm wi-fi gratuito (quando funciona…) e wc. Podes até optar por adquirir um bilhete para um Open Bus Tour através de uma das muitas agências de viagens que existem online ou mesmo lá. Este bilhete permite-te ires saindo nos destinos à tua escolha dentro de um roteiro pré-estabelecido, onde Phong Nha está incluído. Quando quiseres seguir para o próximo destino, basta avisares a agência em questão, com uma antecedência de 24 horas.

Para teres uma ideia, uma viagem de autocarro noturno de Hanói a Phong Nha demora aproximadamente 10 horas e poderá custar à volta de 300.000 VND e de Hue a Phong Nha 5 horas com um preço que rondará os 180.000 VND. Sugiro que consultes algumas agências de viagens quando lá chegares ou que consultes com antecedência o site baolau.vn.

  • Comboio

A viagem de comboio é consideravelmente mais confortável do que a viagem de autocarro e demora aproximadamente o mesmo tempo que o autocarro, mas na realidade não é tão prática e é mais cara. O comboio pára em Dong Hoi que fica a cerca de 45 km de Phong Nha. Daí terás de apanhar outro autocarro ou um táxi que te leve a Phong Nha. O valor de um bilhete de Hanói para Dong Hoi custa aproximadamente entre 360.000 VND a 800.000 VND. Poderás adquirir bilhetes para assentos normais, para cabines chamadas “hard sleepers” com 6 camas ou para cabines chamadas “soft sleepers” com 4 camas e colchões mais confortáveis mas claro, mais caros. Dois dos sites pelos quais poderás adquirir os bilhetes online são o 12go.asia e o baolau.vn.

O preço por pessoa de um táxi de Phong Nha para Dong Hoi ronda os 500.000 VND para um carro particular, 250.000 VND caso partilhes com outra pessoa, 175.000 VND caso partilhes com mais 2 pessoas e 125.000 VND caso partilhes com 4 pessoas ou mais (carrinha).



Alojamento em Phong Nha

Phong Nha é uma pequena cidade localizada à entrada do Parque Nacional e é o local preferido para alojamento pela grande maioria dos seus visitantes. Poderás optar por uma variedade alargada de alojamentos: hostels, homestays, guesthouses, hotéis e até farmstays.

Quando lá estive fiquei na Duong Homestay, que posso recomendar. Os quartos são básicos, com casa de banho privativa, mas confortáveis. A vista é fantástica e o preço (barato) já inclui pequeno-almoço.

Um dos hostels mais conhecidos (senão o mais conhecido) é o Easy Tiger Hostel. Quem já lá ficou diz que os quartos são confortáveis, e pelo que vi quando lá estive, parece-me ser o local ideal para conheceres outros viajantes (backpackers claro está) caso gostes de um constante ambiente de festa. Eu fui lá jantar e beber uma cerveja 2 vezes e posso desde já recomendar o hamburger vegetariano (maravilhoso!!).

Vê mais opções de alojamento em Phong Nha aqui:

Alojamento em Phong Nha


O que ver em Phong Nha

Bem, na realidade, grutas, grutas e mais grutas! Mas há um ou outro local para além de grutas que também vale a pena visitar. Para percorreres estes sítios todos é importante que alugues uma mota para te poderes deslocar livremente. O preço de aluguer de uma mota por dia ronda os 80.000 VND a 100.000 VND. Caso não pretendas andar de mota, podes sempre adquirir tours que te levam a todos estes sitios. Eu pessoalmente prefiro andar à vontade, sem horários nem locais marcados! Abaixo encontras uma descrição de vários sítios que poderás visitar assim como o mapa com a localização de cada um.

Phong Nha Cave

A Phong Nha Cave é a gruta que mais perto fica da cidade com o mesmo nome e é percorrida de barco. Chegando a uma determinada altura, sais do barco para percorrê-la a pé. O tour tem a duração de 2,5h a 3h. Poderás adquirir os bilhetes quer para o barco quer para a gruta em si, no Visitors Center, a uma curta distância do centro da cidade.

Bilhete barco: 360.000 VND (convém encontrares mais pessoas com quem dividir o barco, para que te fique mais barato) | Bilhete gruta: 150.000 VND

Dark Cave (Hang Toi)

Visitar a Dark Cave implica estares preparada para ziplines, kayaking e andar apenas de fato de banho dentro de uma gruta totalmente às escuras, onde a única luz que te ilumina o caminho é a da lanterna que tens à volta da tua própria cabeça. A partir de uma certa altura, o chão e as paredes começam a ficar repletas de lama! É uma experiência fantástica, vale muito a pena.

Bilhete: 450.000 VND (de 15/03 a 15/09) / 250.000 VND (de 16/09 a 14/03). O preço inclui o bilhete de entrada na gruta, equipamento de segurança como capacete, arnês e afins, passeio de kayak, zip-line, um banho na lama dentro da gruta e seguro.

Paradise Cave

O caminho desde a entrada no recinto da gruta até à entrada da gruta em si, é longo. Beeeem longo. Podes sempre pagar 60.000 VND e ir de buggie até lá acima. Mas na realidade, um bocadinho de exercício nunca fez mal a ninguém, pois não? A gruta foi descoberta em 2005 e estende-se por 31km, apesar da maioria dos visitantes só ter acesso a 1km. Podes sempre adquirir um tour especial que te oferece uma visão mais priveligiada da gruta, permitindo-te percorrer 7 km, com direito a um mergulho num rio subterrâneo e um almoço lá dentro. O tour poderá ser adquirido através da Phong Nha Farmstay por 2.650.000 VND para um mínimo de 2 pessoas.

Bilhete: 250.000 VDN | Parking mota: 5.000 VND

Son Doong Cave

A maior e mais recente descoberta do Parque Nacional de Phong Nha. A Son Soong Cave é considerada a maior gruta do mundo, e há quem diga que caberia um quarteirão inteiro de Manhattan lá dentro. Caso tenhas budget para isso (muito!) e sejas suficientemente aventureira, poderás fazer um tour de 5 dias nesta gruta, pelo preço de 66.000.000 VND (cerca de €2.650) com a Oxalis Adventure Tours.

Jardim Botânico

A poucos kms do centro de Phong Nha encontras o Jardim Botânico. Uma pequena lagoa onde poderás dar um mergulho, flora variada e uma cascata são as principais atracções do Jardim. Confesso que não me deixou de boca aberta mas valeu a pena a visita.

Bilhete: 40.000 VND

The Pub with the Cold Beer

Escondido entre pequenas aldeias nas redondezas de Phong Nha, está o Pub with the Cold Beer. Como o nome indica, cerveja fresca é coisa que não falta aqui que podes desfrutar deitada numa das suas camas de rede ou a apreciar a vista magnífica que tens de lá. Outra das particularidades deste Pub é a possibilidade de escolheres e, se estiveres disposta a isso, até de matar a galinha para o almoço. Confesso que preferi vegetais quando lá estive… No Easy Tiger Hostel encontras mapas com a direcção exacta do Pub.

Wild Boar Eco-Lodge

A Wild Boar Eco-Lodge é uma quinta no meio de nenhures onde te podes sentar para comer alguma coisa e beber uma cerveja fresca, enquanto deitada numa cama de rede, te delicias com uma vista fabulosa sobre o rio Bung. Os donos da quinta fazem criação de javalis (wild boars), daí o nome, sendo-te permitido fazer uma tour pela propriedade se assim o quiseres. A quinta pode ser acedida de mota por caminhos algo acidentados (o acesso é mais fácil durante a época seca) ou de barco, que poderás apanhar junto à Pepperhouse Homestay. Também poderás ver a direcção exacta num dos mapas que encontras no Easy Tiger Hostel.


Acho que estas dicas já te dão uma boa ajuda. Boa viagem! 🙂

 

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!