O Vietname, ocupado pela China, França e invadido por uma variedade de outros países ao longo do tempo, é um país cuja História está largamente assente em guerras, sobrevivência e rebelião. Mas é também um país que, de Norte a Sul, nos oferece paisagens de tirar o fôlego e recordações inesquecíveis. Desde os campos de arroz no Norte, às praias no Sul, o Vietname não pára de nos surpreender, independentemente do tempo que lá passemos.


Localização

O Vietname está localizado no Sudeste Asiático e faz fronteira a norte com a China e a oeste com o Laos e o Camboja. A sua capital é Hanói, no norte do país.


Como ir

Não existem voos diretos a partir de Portugal para o Vietname mas encontras várias companhias como a Emirates, a Turskish, a Thai ou a Qatar Airlines a fazer este trajeto com escala no Dubai, Istambul, Frankfurt, Londres, entre outros. A viagem demora uma média de 17h30 a chegar ao destino, dependendo da escala claro.

Faz aqui a tua pesquisa de voos para o Vietname: Voos para Vietname


Língua no Vietname

A lingua oficial do Vietname é o vietnamita. Devido à ocupação francesa do país até 1946, o francês é falado como segunda língua pelas gerações mais velhas e pela população educada do Sul. No entanto o inglês, apesar de não ser falado fluentemente, é também falado de uma forma geral pelas pessoas ligadas ao turismo.

Algumas frases/palavras básicas em vietnamita:

Este pequeno video poderá ajudar-te com a pronúncia das frases/palavras:


Clima

De uma forma geral, os meses de Setembro a Dezembro (Outono) e Março a Abril (primavera) são as melhores alturas para visitar o Vietname com um clima e temperaturas mais amenas.

Abaixo ficam algumas informações mais detalhadas sobre o clima no Vietname ao longo do ano:

Janeiro a Março:

  • Chuva leve no Norte do Vietname e tempo quente e seco no Centro e Sul do país;
  • Média de temperaturas: Hanoi e Halong Bay (norte) – 15 a 22º; Hue e Hoi An (centro) – 22 e 32º; Ho Chi Minh City e Nha Trang (sul) – 28 a 35º;
  • Abundância de festivais. Exemplo: Festival Tet que marca o novo ano vietnamita e a chegada da primavera com base no calendário lunar. Tem a duração de 3 dias com início no dia 19/20 de Janeiro.

Abril a Junho:

  • o clima durante estes meses é algo imprevisível sendo a passagem da primavera para o verão. Aproximando-se o mês de Junho as temperaturas começam a subir assim como a humidade.
  • O centro do país mantém-se húmido com temperatura amenas até Maio enquanto que o sul atinge já temperaturas elevadas com um clima seco.
  • O período de 30 de Abril a 2 de Maio é uma boa altura para visitar Ho Chi Minh e Hanói, correspondendo ao feriado comemorativo da reunião do Norte e Sul do Vietname. Muitas famílias partem para outras zonas do país para umas mini-férias, diminuindo o trânsito e o caos habituais destas cidades.

Julho a início de Setembro:

  • Altura do ano em que as famílias vietnamitas vão de férias, pelo que as zonas de praia e montanha mais turísticas como Halong Bay, Sapa, Danang, Nha Trang ou Phu Quoc apresentam um maior número de turistas e preços mais elevados.
  • Clima quente e húmido com trovoadas ocasionais à noite.

Final de Setembro a Dezembro:

  • É a melhor altura para visitar o Norte do Vietname, como por exemplo Hanói, Sapa ou Halong Bay, com um clima seco, céu limpo e vento fraco com as temperaturas a baixarem até Dezembro.
  • Por outro lado, não é a melhor altura para visitar o Sul ou Centro do país que são afectados por chuvas constantes e fortes.

Dinheiro no Vietname 

A moeda oficial do Vietname é o Dong (VND). Verifica aqui a taxa: Taxa de câmbio. Muitos sítios aceitam moedas internacionais como o dólar (em notas impecáveis) mas terás de te sujeitar às taxas de câmbio impostas pelo comerciante em causa. Aconselho que uses sempre a moeda local.

Existem caixas multibanco (ATMs) espalhadas por praticamente todo o país nas grandes cidades e nas zonas mais turísticas que normalmente aceitam os principais cartões bancários internacionais (MASTERCARD, VISA,…). Para além da taxa que te é cobrada habitualmente pelo teu banco quando fazes levantamentos no estrangeiro, ao usares um ATM no Vietname ser-te-á cobrada ainda uma taxa adicional.

É bastante fácil trocar dinheiro no Vietname, e sugiro que o faças lá em vez de levares já Dongs de Portugal (ou Brasil). Poderás fazê-lo logo à chegada ao aeroporto (sugiro que só o faças aqui se tiver mesmo de ser e que troques uma quantia pequena já que as taxas nunca são as melhores), em hotéis (aqui as taxas de câmbio também não costumam ser as melhores), em bancos ou casas de câmbio oficiais. Eu costumo levar uma quantia considerável comigo (dividida sempre pela bagagem) que vou trocando no destino.

Os cartões de débito e crédito são aceites em vários sitios por todo o Vietname, no entanto tem em atenção que te será cobrada uma taxa adicional que normalmente é de 3% a 4%.

As gorjetas não fazem parte da cultura Vietnamita pelo que não te terás de sentir obrigada a dá-las. Em determinados locais já é incluída uma taxa de serviço na conta.

Preços médios:

  • 1 refeição num restaurante local: 30.000 a 60.000 VND
  • 1 refeição num restaurante turístico: 200.000 a 500.000 VND
  • Táxi (valor/km): 10.000 a 16.000 VND
  • Xe-Om / moto-táxi (valor/km): 8.000 a 10.000 VND
  • Deslocação de Autocarro (dentro do país): 4 a 50 EUR 
  • Deslocação de Comboio (dentro do país): 5 a 60 USD
  • Garrafa de Água 1,5lt: 9.000 a 15.000 VND
  • Alojamento low-budget (hostels e guesthouses): 4 a 25 EUR
  • Alojamento low-budget (guesthouses e hotéis média gama): 25 a 35 EUR

Visto

  • Isenção de Visto PT/BR: Não existe isenção de Visto quer para cidadãos portugueses, quer para cidadãos brasileiros.
  • Visto à chegada: Para a obtenção do Visto à chegada no Vietname através de um dos aeroportos internacionais, é sempre necessária a solicitação de uma carta de pré-aprovação junto de um dos muitos agentes disponíveis online. Por experiência própria, recomendo a utilização do Vietnam-Visa.com. A carta é enviada por email no prazo máximo de 2 dias, e correu sempre tudo bem mesmo a nível de pagamentos. Se a entrada for feita por via terrestre, o Visto terá de ser obtido junto de uma Embaixada ou Consulado do Vietname no exterior.
  • Validade: 30 a 90 dias.
  • Taxas: USD 21 (carta de aprovação para visto simples) + USD 25 (visto no aeroporto)
  • Extensão de visto: A extensão de Visto deverá ser solicitada com uma antecedência mínima de 7 dias úteis antes do fim do Visto actual. Poderá ser atribuído um período de estadia adicional de 30 ou 90 dias, dependendo do tipo de Visto obtido inicialmente.
  • Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + carta de pré-aprovação + 2 fotos tipo passe


Transportes no Vietname

Não te faltarão alternativas de transporte no Vietname. Dentro das cidades poderás escolher entre o táxi, o xe-om (moto-táxi), o cyclo (rickshaw) ou os autocarros. Para te deslocares entre cidades terás à tua escolha o autocarro, o comboio, o avião ou carros privados. Pessoalmente prefiro deslocar-me dentro do país de autocarro noturno sempre que possível. Eventualmente poderei apanhar um voo interno quando o tempo de viagem é um pouco mais apertado. Abaixo encontras algumas informações extra sobre cada meio de transporte para que possas ficar com uma ideia mais concreta do que será mais indicado para ti.

Autocarro

No Vietname existe o Open Bus que te permite viajares de forma razoavelmente confortável (bancos que se transformam em semi-camas) por todo o país, saindo e entrando nas principais cidades/localidades por onde vais passando. Aconselho-te a optares pelas viagens noturnas que te permitem poupar tempo e dinheiro em alojamento. Um conselho: evita os lugares cá atrás, porque o cheiro que vem do wc se pode tornar bastante incomodativo (been there…). Poderás comprar os bilhetes numa das várias agências de viagens locais espalhadas pelo Vietname.

Comboio
Foto de Santi LLobet – Flickr

Viajar de comboio no Vietname tem a vantagem de viajares de forma mais confortável (especialmente nas carruagens-cama com ar condicionado) e de poderes apreciar as vistas pelo caminho. No entanto acaba por te limitar mais porque o comboio não chega a todas as cidades/localidades do teu roteiro. Muitas vezes terás de optar pelo autocarro. Existem 4 tipos de bilhetes: hard sleeper, soft sleeper, hard seat, soft seat, e cada um terá a alternativa com ac ou sem ac. O bilhete hard sleeper dá-te acesso a uma cabine com 6 camas onde as camas mais acima (upper berth) têm preços mais baratos do as de baixo (lower berth). O soft sleeper a uma cabine com 4 camas, sendo os preços iguais independentemente da localização da cama. Poderás reservar bilhetes e consultar horários directamente através do site da Vietnam Railways ou do site Baolau (mais fácil), com uma antecedência de 60 a 90 dias.

Avião
Foto de Aero Icarus – Flickr

Caso tenhas um tempo apertado de viagem no Vietname podes sempre optar por apanhar voos internos. Terás à tua escolha companhias low cost como a Vietjet, a Jetstar ou a AirAsia. Os preços poderão ir dos 30 aos 150 USD dependendo das distâncias, companhias e destinos pretendidos.

Vê aqui a lista dos principais aeroportos no Vietname: lista de aeroportos.


Gastronomia | O que comer

O Vietname tem uma das gastronomias mais ricas e deliciosas do Sudeste Asiático. Desde o famoso Pho (a sopa de noodles) até aos Goi Cuon (crepes de arroz) e a popular sandwich vietnamita Banh Mi, são variadíssimos os pratos que dão fama à gastronomia do Vietname.

Top 10 dos melhores pratos típicos do Vietname.
Top 10 – Pratos Típicos do Vietname

pratos tipicos do vietname
Foto de Recipes Hubs

O que visitar no Vietname

Hanói

Hanói é, a par de Ho Chi Minh City, uma das principais portas de entrada no Vietname. Nesta que é a segunda maior cidade do país, ainda é possível observar os vestígios das ocupações francesas e chinesas através da arquitectura dos seus antigos edifícios. É uma cidade viva, fácil de percorrer a pé e de te perderes nas suas ruas movimentadas.

Lê também
Hanói, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Vietname

Sapa

Queres perder-te em paisagens magníficas preenchidas por verdes campos de arroz, passar noites em aldeias de tribos locais e dias em trekkings que nunca mais te vão sair da cabeça? Então Sapa, a uma viagem de comboio nocturno de distância de Hanói, é o destino para ti.

Alojamento em Sapa Transporte para Sapa

Sapa Vietname

Halong Bay

Considerado Património da Humanidade pela UNESCO, Halong Bay é um destino que não pode faltar num roteiro de viagem pelo Vietname. O seu nome “Halong Bay” significa “Baía do dragão que desceu sobre o mar”. Reza a história que as 3000 mil ilhas de Halong Bay foram criadas por um dragão que vivia nas montanhas. Ao descer em direcção ao mar, raspou a sua cauda nas rochas e abriu crateras e vales. Quando mergulhou, estas crateras e vales ficaram preenchidos com água deixando apenas algumas rochas à mostra. Vale a pena a visita. O melhor é adquirires uma tour previamente que inclua transporte para Halong Bay, alojamento no barco e outras actividades.

Dicas de viagem Vietname

Ninh Binh

Campos de arroz, grutas, vestígios da ocupação francesa e chinesas e montanhas imponentes atravessadas por um rio, marcam a paisagem em Ninh Binh. A visitar: Trang An (para passeios de barco entre montanhas e grutas), Hoa Lu (a antiga capital do Vietname nos séculos X e XI), o Templo Bai Dinh, entre outros.

Alojamento em Ninh Binh Transporte para Ninh Binh

Vietname

Parque Nacional Phong Nha

Designado Património da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional Phong Nha é o lar de inúmeras grutas entre as quais duas das maiores do mundo. Rios e lagos subterrâneos e grutas que conseguiriam albergar Manhattan inteira, são apenas algumas das atracções que fazem de Phong Nha um destino a não perder numa viagem pelo Vietname.

Lê também
Phong Nha, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Vietname

Hue

Hue foi a capital do Vietname até 1945. Foi palco de conflitos durante a Guerra do Vietname mas conseguiu chegar aos dias de hoje como um dos mais interessantes pontos culturais e históricos do país. É possível visitar aqui vários edifícios de grande relevância histórica e cultural, como por exemplo a Citadela, o Pagoda Thien Mu ou o Palácio Long An.

Alojamento em Hue Transporte para Hue

Vietname

Hoi An

Hoi An é, sem dúvida, uma das cidades mais bonitas do Sudeste Asiático. Já lá fui e voltei e acredito que ainda voltarei novamente. Os verdes campos de arroz que a rodeiam, a Old Town junto ao rio repleta de antigas casas de mercadores perfeitamente preservadas até aos dias de hoje, a ponte japonesa, os restaurantes e bares junto ao rio contribuem para o enorme charme e encanto desta cidade.

Lê também
Hoi An, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Vietname

Nha Trang

Esta cidade costeira é um dos principais destinos turísticos de praia do Vietname. É procurada pelas suas praias de água cristalina, pelas excelentes condições para mergulho, mas também pelo seu ambiente urbano e animado.

Alojamento em Nha Trang Transporte para Nha Trang

Vietname

Dalat

Um clima e arquitecturas únicos, uma herança histórica e cultural e uma grande variedade de locais de grande beleza natural importantes fazem de Dalat um dos locais mais procurados no Vietname. Os vestígios da ocupação francesa estão por todo o lado e há quem diga que parece uma mistura entre o Vietname e os Alpes Franceses.

Alojamento em Dalat

Vietname

Ho Chi Minh City (Saigão)

Ho Chi Minh, a maior cidade do Vietname, também conhecida por Saigão (o seu anterior nome), é uma cidade vibrante e cheia de vida. É a que mais se assemelha ao ambiente das cidades ocidentais, com os seus centros comerciais repletos de grandes marcas reconhecidas mundialmente, restaurantes e hotéis de topo, arranha-céus e um estilo de vida vibrante e cosmopolita.

Lê também
Ho Chi Minh City | Guia e Dicas de Viagem

Vietname

Ilhas Con Dao

Em tempos usadas como uma prisão (durante a ocupação francesa), estas ilhas são hoje um dos principais destinos de praia do Vietname. Um arquipélago composto por 16 ilhas, sendo a Con Son a maior ilha. Praias paradisíacas praticamente desertas, montanhas cobertas por vegetação abundante e lagoas secretas fazem de Con Dao um destino a incluir num roteiro pelo Vietname.

Alojamento Con Dao

Vietname

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

31 Comments

  1. heliane gomes Reply

    Olá Maria João, adorei seu blog, obrigada! Estou indo por 15 dias para o Vietnã e Angkor Wat . De onde no vietnã vc me sugere ir a Siem Reap por uns 3 dias dos 15? como vc faria meu roteiro? Sou Brasileira, preciso de visto, certo? Ficarei grata com uma dica sua. Heliane

    • Olá Heliane, muito obrigada pela mensagem 🙂 o melhor mesmo, tendo em conta o curto tempo de viagem, será voar diretamente de Ho Chi Minh ou Hanói para Siem Reap. Sim, precisa de visto para os 2 países, para o do vietname poderá tratar do processo através do link que está neste artigo, para o do Camboja poderá ser obtido à chegada no aeroporto de Siem Reap. Boa viagem!

  2. Obrigado pelo maravilhoso blog em nosso país, Vietnã. Se alguém visitar e quiser ter um guia local que fale português, entre em contato comigo. Meu whatsapp é +84913028100 e meu site é http://www.mundoasiatours.com

  3. Daniela Rosa Reply

    Olá Maria João,
    Vou estar no Vietname 18 dias (vou embora no 18 a tarde). Pensei em fazer o seguinte roteiro:
    Hanói
    Sapa
    Halong Bay
    Phong Na
    Huei
    Hoje Han
    Ho chi min
    Contudo, sei que é pouco tempo para tantos sítios. Que recomendas cortar de modo a conseguir estar em Hanói no 17 dia (véspera de ir embora).
    Corto Phong Na?
    Obrigada,
    Daniela

  4. Olá Maria João, obrigado pelo artigo.
    Depois de ler o artigo sobre o clima no sudoeste asiático, vim dar ao do Vietname, pois na verdade é o destino que estou a ponderar escolher para a viagem deste ano.
    Queria no entanto perceber se o inicio de Novembro é de facto uma boa altura para visitar o Vietname. Já li tanta coisa sobre como o clima é diferente de norte a sul que acabo por ficar na duvida.

    Agradeço desde já, e boas viagens
    Ana

  5. Olá! Muito obrigada por este post muito útil!
    🙂 irei duas semanas ao vietname, mas vou em trabalho, pelo que na primeira semana só poderei estar em Hanói (trabalho numa universidade).
    O plano era:
    Hanoi + Halong Bay – 8 dias
    Hue – 1 dia
    Phu Quoc – 2 dias
    Hoi an – 2 dias
    Ho Chi Min só de passagem

    Foi a Phu Quoc? Gostou?
    Acha muito para tão pouco tempo, no sentido em que durante uma semana terei de estar no norte?
    É muito longe ir para sítios à volta de Hanói?

    Obrigada!

  6. Filipe Vieira Reply

    Olá Maria João, desde já muito obrigado por toda a informação prestada, tem sido preciosa para o planeamento da minha lua de mel.

    A minha escolha de destinos/duração é mais ou menos esta:
    Hanoi – 2 dias
    Halong Bay – 3 dias (2 noites)
    Hoi An – 2 dias
    Hue – 2 dias
    Phong Nha – 4 dias (com trekking de 2 dias/1 noite com a Oxalis)
    Phu Quoc – 3 dias
    Ho Chi Min – 2 dias

    A minha dúvida prende-se em Phu Quoc e Ho Chi Min, sabes-me aconselhar se esta distribuição de dias é recomendável? Tenho lido opiniões muito divididas sobre Ho Chi Min, especialmente por ser um pouco mais exploratório com os turistas. Em relação a Phu Quoc também vejo algumas opiniões boas e outras menos boas (por não ser tão paradisíaco como parece e por uma zona um bocado suja)

    Muito obrigado!
    Filipe

  7. Olá Maria João, parabéns pelo blog! Tenho uma questão, não sei se poderá ajudar, sabe se existe horário para poder passar na fronteira em Ha Tien do Vietname/Camboja? Obrigada

    • Ola Su! Obrigada Tenho ideia de ter lido algures que a fronteira estava aberta das 6h às 18h, mas convém confirmar essa informação! Boa viagem!

  8. Olá Maria João!

    Para o ano parto para o Sudeste Asiático e claro que Vietnam é passagem obrigatória! Estou a devorar e a adorar todos os posts, parabéns pela excelente escrita e dicas! Só tenho uma questão, se entrar no Vietnam por terra também preciso de pedir a carta? Ou seja, seja qual for a entrada feita no país é sempre preciso?

    Boas viagens! 😉

  9. Olá Maria João! Este artigo ainda me deu mais vontade de visitar o Vietname! 🙂
    Como não tenho oportunidade de ir durante meses visitar o sudeste asiático, o que tenho planeado é ir vendo país a país todos os anos. O próximo destino será o vietname.
    Gostaria da tua opinião sobre os dias necessários para ver o país, visitando os locais que mencionaste ou a maioria deles!
    Muito Obrigada!!

    • Ola Rita! Fico feliz por saber que despertei ainda mais o bichinho 🙂 idealmente 1 mês seria o mais indicado, mas acho que com 3 semanas conseguias percorrer o país de norte a sul (ou vice versa) com calma e a aproveitar bem a viagem! Boa viagem! 🙂

  10. Carla Ferreira Reply

    Muito obrigada Maria João! os teus conselhos são preciosos!

  11. Carla Ferreira Reply

    Olá Maria João, Obrigada por este resumo fabuloso! É uma grande ajuda no planeamento da nossa viagem – estarei 11 dias no Vietname (6 a 17 de junho) e tenho 3 questões:
    – Transporte do Aeroporto para o Hotel – é fácil arranjar táxi? Deverei marcar o serviço fornecido pelo hotel? ou existe outra opção?
    – Câmbio – é preferível trocar lá euros por Dongs, certo?
    – Excursões – na internet encontramos várias ofertas de excursões (p.e., SAPA, Halong bay). O que aconselhas – comprar online ou decidir apenas lá?
    Obrigada!
    Carla

    • Ola Carla! Fico contente por saber que ajudo 🙂 ora bem, quanto ao transporte do aeroporto, é bastante fácil conseguir táxi, no entanto se o Hotel tratar do transporte, aconselho a aproveitar. No aeroporto de Ho Chi Minh existe um serviço de bus para o centro da cidade bastante barato e rápido. Vê o artigo que tenho no blog sobre Ho Chi Minh onde encontras mais dicas úteis.
      Quanto ao dinheiro: sim, podes e deves trocar lá.
      Quanto à excursões: aconselho-te a reservares apenas lá. Encontras preços mais baixos e mais variedade de tours. Existem agências de viagens por todo o lado.
      Boa viagem!!

  12. Carlos Domingos Reply

    Olá Maria João, antes de mais agradecer pela informação disponiblizada no site que é muito útil. Irei para o Vietname em Agosto e tenho algumas dúvidas que me poderá esclarecer:
    1 – Em relação ao visto, basicamente, pagamos pela emissão da carta de aprovação e depois ainda pelo selo à chegada, certo? Existe mais algum site, de confiança, em que o valor a pagar (pelo menos pela carta) seja mais reduzido, pois estaremos sempre a falar de perto de 100USD para 2 pessoas;
    2 – Em relação ao dinheiro, aconselhas a trocar euros por dólares aqui em Portugal e depois trocar no Vietname, correto? Além do aeroporto (que já li que as taxas de câmbio não são muito favoráveis) nas casas de câmbio conseguirei melhores valores, a questão é que aterro em Hanói e espero trocar uma quantia pequena no aeroporto e depois ir trocando nas casas de câmbio, o que acha?

    Se me surgir mais alguma questão volto a contactar 🙂
    Cumprimentos

    • Ola Carlos! Eu só conheço e só utilizei este site por isso é o único que posso recomendar. Quanto à troca de dinheiro: aconselho a levar apenas alguns
      Dólares de Portugal (para o visto essencialmente) e o resto em euros e trocar no destino. E sim, trocar apenas um pouco por Dongs no aeroporto e o resto em bancos de preferencia ou casas de câmbio. Boa viagem!

      • Carlos Domingos Reply

        Ola Maria João, obrigado por ter respondido e pela dica, irei levar, também, euros para troca pois o câmbio deve ser mais favorável que o dólar.

  13. Inês xavier Reply

    Olá João Parabéns pelo teu trabalho.
    Somos um grupo grande e temos adolescentes connosco. Vamos pela segunda vez para a Ásia. A nossa primeira vez foi para a Tailândia e gostamos muito.
    Desta vez optamos pelo Vietnamita, estamos a pensar voar para Hanoi e depois fazer várias deslocações : Sapa, Baia Ha Long e Hue, e depois ir para uma zona de praia. Quantos dias julgas ser necessário para essas viagens entre o sítios que referir, e se julgas haver mais algum para inclui e que tipo de deslocação sugeres, tendo a informação que somos um grupo grande – 14 pessoas.
    Obrigada

    • Olá Inês!
      Não sei quanto tempo estão a planear ficar no Vietname, mas como número minimo de dias sugeria o seguinte: Hanoi – 1/2 dias; Sapa – trekking com 3 a 4 dias (2 ou 3 noites), Halong Bay – 3 dias (2 noites); Hue – 1 dia; Phong Nha – 2 noites e Hoi An – 2 a 3 dias (praia e história). Para além dos locais que indicaste, sugeri também Phong Nha que é o lar de algumas das maiores grutas do mundo. É um sitio super interessante para todas as idades, mas creio que para adolescentes ainda mais já que existem atividades muito giras a fazer lá como andar numa gruta escura cheia de lama, andar de canoa, fazer zipline, etc.
      Espero ter ajudado. Boa viagem! 🙂

  14. Beatriz Baldaque Reply

    Boa tarde!
    Irei viajar para o vietnam no verão e tenciono ir de Hanoi para Ho Chi Minh City parando um dia em cada uma destas cidades: Mui Ne, Nha Trang, Hoi An. Será o Open Bus uma boa opção? Como funciona?
    Pelo que percebi no site (posso ter entendido mal), paga-se o preço da viagem que passa nesses sitios e podemos ir saindo nessas paragens em dias diferentes, é assim?
    Se não, qual será a melhor alternativa para esta viagem?
    Obrigada 🙂

  15. gonçalo clara Reply

    Olá! Dia 14 de novembro(esta quase) 🙂 viajo de bangkok para hanoi! É preciso solicitar uma aproval letter para se entrar no vietnam? Disseram me isso mas sem grande certeza! Obrigada!

    • Olá Gonçalo! Sim, precisas de pedir essa approval letter que depois deves apresentar à chegada ao aeroporto de Hanoi onde te darão o visto. Neste artigo, na parte sobre o visto, tens um link para um site onde podes pedir essa carta. É de confiança e é o que uso quando lá vou. Passados 2 dias recebes essa carta por e-mail. Imprime e leva contigo. Boa viagem! 🙂

  16. Olá Joland:
    O percurso interessante; fiquei esclarecido quanto ao “visto” e sendo assim é fácil adquiri-lo. Vacinas, alguma em especial ou nenhuma? Transportes, de comboio, de noite o melhor para se poupar tempo,.´Gostaria que me falasse mais acerca dos transportes utilizados entre as duas principais cidades distantes, a norte e a sul..
    Agradeço e continue não apenas a viajar mas também a divulgar o que pelo mundo existe para ser visto.

    • Olá José! São aconselhadas as vacinas para a Hepatite A e Febre Tifóide. Na verdade, o normal para os países desta zona do mundo. No entanto, ninguém melhor que um médico numa consulta do viajante para lhe dizer ao certo. Quanto aos transportes: tem a possibilidade de escolher entre o comboio, o autocarro ou o avião. O avião é obviamente a forma mais rápida e cómoda de se deslocar entre estas 2 cidades, conseguindo preços bastante baixos se viajar em low cost. O comboio é uma boa opção para ir vendo a paisagem pelo caminho e garante alguma comodidade e privacidade dependendo da classe escolhida. Quanto ao autocarro: poderá optar pelos famosos “sleeper buses” que oferecem cadeiras/cama assim como um “open ticket” que lhe permite ir parando em várias localidades de norte a sul do país. Espero que ajude. 🙂 Boas viagens para si também!

      • Olá Jo
        Estamos, eu é o meu marido, de partida marcada a 3 de fevereiro para vietnam…vamos fazer a descida de Hanói para HoChiMin de comboio.
        Estou com uma questão em relação as vacinas… para além da febre tifoide,hepatiteA e Malária… alguma vez lhe receitaram a encefalite japonica… aconcelham para quem vai para o interior, campos de arrozais, como vi que fez esse percurso queria saber se a fez…é super cara

  17. Gonçalo clara Reply

    Boa tarde!Estou a montar uma viajem de 15 dias (poucos) pelo Sudoeste Asiático, por Vietnam Cambodja e Laos.Vou aterrar e partir de Phnom Penh(cambodja) e estou com dificuldade em montar o roteiro entre os 3 paises, para tentar o aproveitar máximo da estadia.Alguma dica?outra questão é sobre as viajens de comboio nocturnas se compensam realmente ou é melhor efectuar voos internos? e já agora dos 3 qual foi o teu favorito?:) Gostei muito dos artigos e da decisão que tomaste,também já viajei sozinho (europa só) e adorei é excelente. Continuação de boas jornadas!

    • Olá Gonçalo! 🙂
      Bem, este é o primeiro conselho que te posso dar: reduz o número de países. 15 dias é pouco tempo para 3 países! As viagens demoram muitas horas e vais perder imenso tempo. Mas se mesmo assim quiseres seguir com o teu plano, sugeria que te focasses em 1 a 2 destinos principais dentro de cada país, para veres pelo menos o principal.
      Sim, as viagens noturnas compensam porque poupas uma noite de alojamento e aproveitas melhor o tempo (enquanto dormes, viajas!).
      Desses 3 teria de escolher o Vietname como meu favorito, mas confesso que me diverti muito no Laos 🙂
      Bom planeamento e boa viagem!

      • Gonçalo clara Reply

        Obrigado pela resposta!Do que vi o Vietnam foi o que entusiasmou de facto.Sim é pouco tempo mas é o possível,visto como sabes com é mundo do trabalho!Tenho imensa curiosidade visto que nunca fui à Asia e finalmente ganhei coragem e mesmo assim vou tentar ver os 3.
        Espero em Novembro poder discutir aqui um pouco sobre o que foi a minha experiência pela Ásia .
        Muito obrigado.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.