Luang Prabang, Laos | Guia e Dicas de Viagem

Localizada no centro Norte do Laos, esta cidade é uma das mais visitadas do Laos e declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1995. Com um ambiente descontraído e relaxado, Luang Prabang faz-nos sentir em casa em poucos dias. Vale a pena ficar por uns dias extra aqui, junto ao grande rio Mekong, a passear pelas suas ruas, a usufruir de massagens a preços absolutamente ridículos (de tão baixos que são), a conhecer a cultura local e simplesmente a deixar-nos levar pelo ambiente chill que se sente por todo o lado, não fosse este o principal centro de ensino budista no Laos.


Alojamento

Matata Garden Guesthouse. Fiquei neste hotel quando estive em Luang Prabang. Está localizado mesmo no centro da cidade e oferece a possibilidade de escolha entre dormitórios partilhados, quartos duplos ou bungalows. Por experiência própria: os bungalows são fantásticos para quem procura sossego e privacidade, embora um pouco mais caros, claro.

Luang Prabang

Podes no entanto consultar outras opções aqui: Alojamento em Luang Prabang.


O que ver em Luang Prabang

Kuang Si Waterfall

As cascastas mais bonitas que alguma vez vi na vida e um dos principais cartões de visita de Luang Prabang. Podes apanhar um tuk-tuk directamente do centro, levando cerca de 45 minutos a lá chegares (embora a distância seja reduzida, as estradas não estão em muito bom estado). Não te esqueças de negociar sempre a viagem de ida e volta, e tenta sempre juntar-te a um tuk tuk que já transporte mais pessoas para ficar mais económico, se negociares bem, consegues ir até lá por 30.000 kips. Leva fato de banho e uma toalha: não pode faltar um mergulho naquelas águas maravilhosas! O bilhete de entrada custa 20.000 kips.

Luang Prabang - Laos

Pak Ou Caves

São o lar de 2 grutas com milhares de anos onde se encontram cerca de 4000 estátuas budistas. Localizadas junto ao rio Mekong, “Pak  Ou Caves” significa “Boca do Rio Ou” pelo facto de uma das principais entradas das grutas ser bastante visível do Rio. São largamente visitadas por peregrinos principalmente em Abril, mês do Ano Novo Laoiano. É importante não esquecer repelente para mosquitos, uma lanterna e protector solar.

Luang Prabang

Mount Phousi

Localizado mesmo no centro de Luang Prabang, o Mount Phosi ergue-se a uns imponentes 150mt. Pelo caminho até ao topo é possível ver uma série de templos, comprar oferendas ou pássaros engaiolados que poderão depois ser libertados para trazer boa sorte e felicidade, de acordo com uma velha tradição do Laos. O topo oferece as melhores vistas sobre a cidade e sobre o Rio Mekong sendo o sitio ideal para assistir ao nascer ou pôr do sol. Existe um valor de entrada para se poder subir até ao topo.

Luang Prabang

Alms Giving Ceremony

Todos os dias, ao nascer do sol, cerca de 200 monges budistas percorrem as ruas de Luang Prabang numa cerimónia que data do século 14. Dezenas de pessoas alinham-se à beira da estrada com cestos cheios de arroz, doces tradicionais e fruta fresca, para serem oferecidos aos monges que passam pelas ruas em procissão. Qualquer pessoa poderá participar nesta cerimónia, sendo aconselhado que adquira as suas oferendas com antecedência. É um ritual que envolve silêncio e é imprescindível que seja mantido o respeito necessário, não tirando fotografias directamente aos monges, não bloqueando o caminho dos participantes, não falando e principalmente não seguindo a procissão.

Luang Prabang

Bar Utopia

O bar mais chill out de Luang Prabang. Uma vista fenomenal sobre o rio Nam Khan enquanto relaxas deitado num dos colchões que preenchem o terraço do bar. Um jardim tropical, bebida e comida boa e super acessível, um campo para jogares volley, e aulas de yoga para completares o teu estado Zen.

Luang Prabang

Icon Klub

Um dos bares mais cool de Luang Prabang. A dona é uma artista húngara (a Lisa) que se deixou enfeitiçar pelo Laos há cerca de 20 anos atrás. O bar tem um ambiente relaxado e super amigável, decorado com as fantásticas obras de arte feitas pela Lisa. À porta existe uma placa com uma citação que descreve na perfeição o ambiente e o lema do Laos: “There are no strangers here, only friends who haven’t met yet”. (Ban Xiengmouane 51/4, Luang Prabang)

Luang Prabang


Transporte do aeroporto para o centro

Podes apanhar um Tuk tuk do aeroporto para Luang Prabang por 50.000 kips. Sugiro que perguntes ao hotel onde vais ficar se é possível enviarem um tuk tuk para te apanharem no aeroporto, é mais fácil e consegues definir logo o preço de início.


Outras dicas de viagem

Os bares em Luang Prabang fecham a partir das 23h00, mas se achares que a noite ainda é uma criança, mete-te num tuk tuk e segue até ao Bowling Alley que está aberto até às 3h00. O preço de um jogo são 15.000 kips até às 22h, subindo para 20.000 kips a partir dessa hora.


Boa viagem!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

  1. Rita Carneiro Reply

    Olá. Adorei o teu blog, tem dicas fantásticas. Por acaso não fazes ideia como é de quem vem de Hanói de autocarro até Luang Prabang? O autocarro fica no centro?

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.