Os melhores filmes, programas e documentários sobre viagens

Sim, estamos todos fechados em casa há semanas por causa do Covid, e as ideias sobre como nos entretermos já começam a escassear. A ideia de não sabermos quando poderemos voltar a viajar outra vez também não facilita. Fear not, meus caros viajantes inveterados! Hoje trago-vos uma lista de programas, documentários e filmes sobre viagens para ocupar estes tempos de isolamento.

Desde programas narrados por um apresentador/viajante, a filmes de ficção que nos levam a sonharmos acordados com viagens idílicas recheadas de aventura, esta lista promete manter-vos ocupados a viajar no sofá por algum tempo. Espero que não só vos entretenham como vos sirvam de inspiração para futuras viagens pós-Covid. Se tiverem outras sugestões não hesitem em deixá-las nos comentários no fim do artigo!

Televisão Netflix

Melhores filmes sobre viagens

Into the Wild (2007)

Rating IMDB: 8.1 / 10

É impossível ficarmos indiferentes à história (verídica) da aventura e desaparecimento de Cristopher “Alexander Supertramp” McCandless em pleno Alaska. Realizado pelo actor Sean Penn, o filme acompanha a viagem do protagonista (interpretado por Emile Hirsch) desde o abandono da sociedade, até ao momento em que encontra refúgio num velho autocarro escolar abandonado.

Into the Wild

Imagem: Movieclips Classic Trailers / YouTube

Pelo caminho somos levados em trekkings por paisagens naturais incomparáveis, mergulhos no oceano Pacífico e descidas de kayak pelo rio Colorado. O filme conta ainda com os atores Marcia Gay Harden, William Hurt e Kristen Stewart, assim como uma banda sonora assinada pelo grande Eddie Vedder, que lhe valeu um Óscar de Melhor Música Original com “Guaranteed“. Wanderlust no seu máximo. Disponível no Amazon Prime.

Into The Wild - Filmes sobre Viagens

Imagem: Eddie Vedder / YouTube

The Darjeeling Limited (2007)

Rating IMDB: 7.2 / 10

2007 deu-nos ainda um outro filme sobre viagens que teria obrigatoriamente de entrar na lista. Sob a direção (e argumento) de Wes Anderson, “The Darjeeling Limited” leva-nos a acompanhar a viagem de auto-descoberta de 3 irmãos algo peculiares (Owen Wilson, Jason Schwartzman e Adrien Brody) de comboio pela India.

The Darjeeling Limited - Filmes sobre Viagens

Imagem: Nerdwriter1 / YouTube

Esta visão hilariante e peculiar sobre uma família disfuncional (algo já comum nos filmes de Wes Anderson) conta ainda com a participação do grande Bill Murray e da legendária Angelica Houston. Quer já tenhas riscado a India da tua lista de viagens ou quer seja um dos teus destinos de sonho, este é um filme a incluir na tua lista de filmes sobre viagens. Disponível no Amazon Prime.

The Darjeeling Limited - Filmes sobre Viagens

Imagem: Nerdwriter1 / YouTube

Midnight in Paris (2011)

Rating IMDB: 7.7 / 10

Escrito e realizado pelo inimitável Woody Allen, “Midnight in Paris” conta a história da viagem do seu protagonista, o escritor americano Gil Pender (interpretado por Owen Wilson), por Paris. Na verdade, o filme é mais sobre viagens no tempo, já que todas as noites, à meia noite, Gil é transportado para trás no tempo na cidade das luzes.

Midnight in Paris

Imagem: Sony Pictures Classics / YouTube

Esta comédia romântica com o inconfudível estilo de Woody Allen, recebeu o Óscar de Melhor Argumento Original. Se a arte e o ambiente romântico de Paris fazem parte das vossas preferências, então “Midnight in Paris” tem de entrar obrigatoriamente na lista de filmes sobre viagens a “devorar” nos próximos tempos. Disponível no Amazon Prime.

Midnight in Paris - Filmes sobre Viagens

Imagem: Sony Pictures Classics / YouTube

The Secret Life of Walter Mitty (2013)

Rating IMDB: 7.3 / 10

Confesso, este é um dos meus filmes preferidos de sempre. Pela banda sonora, pela história, pelas paisagens e pelo incrível desempenho do Ben Stiller tanto como protagonista como pela realização do filme. Mitty é um colaborador da revista “Life” que assume a tarefa de recolher uma foto perdida do grande fotojornalista Sean O’Connell (interpretado pelo Sean Penn).

The Secret Life of Walter Mitty

Imagem: Walter Mitty / YouTube

O constante sonhador, habituado a uma vida rotineira e aborrecida, vê-se de repente a embarcar numa viagem recheada de aventura e momentos inusitados, passando por alguns dos destinos mais incríveis do mundo como os Himalaias, a Islândia e a Gronelândia. Depois de verem, digam-me quanto tempo passaram a trautear a mítica canção do David Bowie, “Space Oddity”. Disponível no Amazon Prime.

The Secret Life of Walter Mitty - Filmes sobre Viagens

Imagem: Walter Mitty / YouTube

The motorcycle diaries (2004)

Rating IMDB: 7.8 / 10

Um estudante de medicina chamado Ernesto Guevara de la Serna (mais tarde conhecido por Che Guevara), parte, em 1952, de Buenos Aires, na companhia do seu amigo Alberto Granado, numa viagem de mota de 8.000 kms pela América do Sul.

The Motorcycle Diaries

Imagem: Movieclips Classic Trailers / YouTube

Planeiam ver e viver aquilo que só leram nos livros. O filme retrata todas as aventuras que viveram durante essa viagem com base nos diários escritos pelo próprio Che Guevara. Disponível no Amazon Prime.

The Motorcycle Diaries - Filmes sobre Viagens

Imagem: Movieclips Classic Trailers / YouTube

L’aubergue espagnole (2002)

Rating IMDB: 7.3 / 10

Quem já fez Erasmus vai-se identificar a 100% com este filme. Retrata na perfeição a experiência de um estudante em Erasmus, neste caso específico, de um estudante francês em Barcelona, Espanha. Enquanto ex-estudante Erasmus em Espanha (mas em Valencia) dou aqui o meu selo de aprovação. Disponível no Amazon Prime.

L'Auberge Espagnole - Filmes sobre Viagens

Imagem: Johnny Lynch / YouTube

The endless summer (1966)

Rating IMDB: 7.8 / 10

Um filme de culto de surf e aventura datado de 1966 que não podia faltar numa lista de filmes sobre viagens. Definido como um documentário, segue a viagem de 2 jovens surfistas na procura da onda perfeita pelo mundo. Pelo caminho há tempo para muitas aventuras e muito surf claro. Disponível no Amazon Prime.

The Endless Summer

Imagem: Cinedigm / YouTube

Wild (2014)

Rating IMDB: 7.2 / 10

Este filme baseia-se na história verídica de Cheryl Strayed que, após o fracasso do seu casamento, a morte da mãe e uma vida recheada de exageros e extremos, decide fazer um reset à sua vida e sem qualquer experiência prévia parte numa viagem a solo, a pé, por mais de 1600 km através do Pacific West Trail, nos EUA. Disponível no Amazon Prime.

Wild - Filmes sobre Viagens

Imagem: Movieclips Trailers / YouTube

Tracks (2013)

Rating IMDB: 7.2 / 10

Este é outro filme baseado numa história verídica, e onde a personagem principal é uma mulher. Robyn Davidson é uma jovem australiana na casa dos 20 anos que decide partir, em 1977, numa viagem de 9 meses e 2.700km pelo deserto australiano, apenas na companhia de 1 cão e 4 camelos.

Tracks - Filmes sobre Viagens

Imagem: Movieclips Trailers / YouTube

A aventura foi, na altura, registada pela câmera de um fotógrafo da National Geographic. Uma história que nos inspira pela coragem e dedicação de Robyn a uma viagem à partida considerada impossível para uma mulher tão jovem. Disponível no Amazon Prime.

Tracks - Filmes sobre Viagens

Imagem: Movieclips Trailers / YouTube

Vê também:
Livros sobre Viagens: 7 Sugestões

Melhores programas sobre viagens

Parts Unknown (2013-2018)

Rating IMDB: 8.8 / 10

Confesso que quando me lembro do grande (e infelizmente já falecido) Anthony Bourdain, acabo por pensar nele mais como viajante do que como chef. Em “Parts Unknown”, Bourdain parte à descoberta de alguns dos destinos mais remotos e menos explorados do mundo, tendo como premissa base a comida, a sua grande paixão.

Parts Unknown - Programas sobre Viagens

Imagem: Oce fersanez / YouTube

Do Myanmar, Libia e República do Congo, até ao Borneo e a nossa grande Invicta, o Porto: cada programa é uma autêntica delicia para os sentidos de qualquer viajante. Só por falar nisso, já estou com vontade de rever cada um dos seus 104 episódios. Vencedor de 13 Emmys, este é sem dúvida um dos programas que não pode faltar nessa lista de programas sobre viagens.

Parts Unknown - Programas sobre Viagens

Imagem: Oce fersanez / YouTube

Travels with Palin (1980-2018)

O que vos vem à cabeça quando pensam no Michael Palin? Monty Python, certo? Pois bem, a verdade é que este hilariante comediante é também um grande viajante. São vários os programas sobre viagens apresentados por Palin desde 1980.

Travels with Palin - Programas sobre Viagens

Imagem: Iva Sivaraja / YouTube

Desde a recriação da viagem de Julio Verne em 80 dias, até uma incrivel exploração da região dos Himalaias, e uma viagem à Coreia do Norte em 2018, Palin leva-nos em viagens recheadas de humor por alguns dos destinos mais fascinantes do mundo. “Travels with Palin” é o nome da caixa que reune todos os programas apresentados por Palin, mas podem ver cada episódio separadamente.

Travels with Palin - Programas sobre Viagens

Imagem: Steve Hardy / YouTube

An Idiot Abroad (2010-2012)

Rating IMDB: 8.3 / 10

Ainda na linha dos programas humoristicos sobre viagens, temos o “An Idiot Abroad“. Da autoria dos grandes Ricky Gervais e Stephen Merchant, autores de algumas das maiores comédias televisivas britânicas (“The Office”, “Extras, “The Ricky Gervais Show”), esta série acompanha as viagens de Karl Pilkington pelo mundo.

An Idiot Abroad - Programas sobre Viagens

Imagem: Mr K Dilkington / YouTube

Como puro britânico que é, Karl passou a sua vida a viver “confortavelmente” na sua bolha de conforto, até ao dia em que aceita submeter-se aos desafios apresentados pelos seus amigos Gervais e Merchant. É refrescante ver Karl alargar os seus horizontes ao viajar por alguns dos destinos mais incríveis do mundo, passando pelo caminho por algumas situações hilariantes.

An Idiot Abroad - Programas sobre Viagens

Imagem: Mr K Dilkington / YouTube

Conan Without Borders (2015 – atual)

Há quem adore o humorista e apresentador Conan O’Brien e há quem não o suporte. Eu insiro-me no primeiro grupo, confesso que adoro o seu estilo non-sense e por vezes exagerado. Por isso, quando ouvi falar pela primeira vez deste seu novo programa dedicado às viagens, não podia ter ficado mais contente.

Conan Without Borders - Programas sobre Viagens

Imagem: Team Coco / YouTube

Em cada programa um novo destino e uma oportunidade para ver o apresentador descobrir a cultura local em momentos de puro improviso e genialidade humorística. Do Qatar ao México, passando pela Gronelândia e o Gana, são já vários os países incluídos em “Conan Without Borders” desde o inicio do programa em 2015. Disponível na Netflix.

Conan Without Borders

Imagem: FUSION / YouTube

Tales by Light (2015-atual)

Rating IMDB: 8.3 / 10

Este programa é uma pequena pérola para qualquer amante de fotografia de viagem e natureza. Cada episódio é uma visão do trabalho de um fotógrafo profissional específico. Uma forma incrível de mergulharmos no mundo da fotografia profissional de viagens/natureza enquanto viajamos por alguns dos destinos mais fantásticos do nosso planeta.

Tales by Light - Programas sobre Viagens

Imagem: Canon Australia / YouTube

Iniciado em 2015 como um pequeno programa da Canon, o programa australiano acabou por evoluir para uma parceria com a National Geographic. São já vários os fotógrafos ali incluídos, assim como os temas que vão desde as paisagens dos Himalaias, a povos indígenas e vida subaquática. Disponível na Netflix.

Tales by Light - Programas sobre Viagens

Imagem: Canon Australia / YouTube

Melhores documentários sobre viagens

Losing Sight of Shore (2017)

Rating IMDB: 7.4 / 10

Este documentário acompanha a viagem de 4 mulheres britânicas num barco a remos desde a Califórnia até à Austrália. Durante 9 meses as britânicas cobriram mais de 12.000 km parando apenas 2 vezes, no Hawaii e em Samoa. O stress psicológico, a falta de comida e a solidão foram alguns dos maiores desafios desta aventura. Disponível na Netflix.

Losing Sight of Shore - Documentarios sobre Viagens

Imagem: Sarah Moshman / YouTube

Baraka (1992)

Rating IMDB: 8.6 / 10

Sem qualquer narração, o filme mostra uma série de eventos naturais, atividades humanas e fenómenos tecnológicos filmados em 24 países diferentes durante cerca de 14 meses. Do templo Ryoa em Quioto e o Lago Natron na Tanzânia aos campos de petróleo em chamas do Kuweit e as celebrações tribais no Quénia, são vários os destinos que vos deixarão a sonhar com as vossas próximas aventuras pelo mundo. O documentário é hoje considerado um dos melhores de sempre na área das viagens. Disponível através do Amazon Prime.

Baraka - Documentarios sobre Viagens

Imagem: Filmes do YouTube / YouTube

A Map for Saturday (2007)

Rating IMDB: 7.8 / 10

O nome surgiu a partir da alusão ao facto de todos os dias em viagem parecerem Sábado. Neste documentário somos levados ao mundo das viagens de longo prazo, de mochila às costas, pelos 4 continentes. O realizador, Brook Silva-Braga, mostra como se viaja com cerca de 2 kgs de roupa e 13 kgs de equipamento video.

A Map for Saturday - Documentarios sobre Viagens

Imagem: 20ASW09 / YouTube

Pelo caminho vai conhecendo cerca de 2 dúzias de viajantes que partilham as histórias das suas viagens com ele. Do Vietname à Austrália, da India à Bélgica, o documentário apresenta-se como uma viagem de 90 minutos contada por vários tipos de viajantes, desde jovens de 73 anos, a adolescentes na sua primeira aventura. Uma viagem a não perder. Disponível através do Amazon Prime.

A Map for Saturday - Documentarios sobre Viagens

Imagem: Randyand Natalie / YouTube

Maidentrip (2013)

Rating IMDB: 7.5 / 10

“Maiden Trip” acompanha a viagem de volta ao mundo de uma jovem de 14 anos num veleiro, ao longo de 1 ano e meio. A sua viagem leva-a a passar por destinos como o Panamá, as Ilhas Galápagos, a Austrália e o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Se este documentário não vos inspirar, não sei o que o fará. Disponível no Amazon Prime.

Maidentrip - Documentarios sobre Viagens

Imagem: Movieclips Indie / YouTube

E aqui têm uma boa dose de filmes, documentários e programas sobre viagens para vos manter entretidos durante um bom tempo. Não se esqueçam: se tiverem outras sugestões/dicas adicionem-nas nos comentários deste artigo!

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Autor

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!