O que ver e fazer em San Sebastián no País Basco, Espanha
A minha primeira ida a San Sebastián foi em 2003, numa roadtrip que fiz com alguns amigos, a meio do meu Erasmus em Espanha. Não passei muito tempo na cidade, mas foi suficiente para perceber que merecia uma segunda visita. Dessa breve passagem ficaram guardadas na minha memória imagens do intenso contraste do verde das montanhas com o azul do oceano que banha a cidade, que tanto me encantou.
Fast forward 18 anos e eis que me vejo finalmente a regressar a San Sebastián, mas desta vez já com um bebé de 2 meses ao colo. Esta segunda visita aconteceu a meio de uma roadtrip entre a Ericeira e Paris que fiz em outubro de 2021. De todas as paragens que fiz durante essa viagem, San Sebastián foi a cidade a que dediquei mais tempo, na expectativa de ver as minhas memórias positivamente validadas. Fui recebida com temperaturas de 28º e saí de lá com a certeza de ter feito uma boa escolha.
Neste artigo mostro-te o que ver e fazer em San Sebastián, aproveitando para partilhar algumas dicas úteis que te poderão ajudar a planear a tua viagem e a aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem para oferecer a nível de praias, gastronomia, cultura e natureza.
Factos interessantes sobre San Sebastián⇒ É a cidade com mais estrelas Michelin por metro quadrado na Europa |
Localização
San Sebastián, também conhecida em basco por Donostia, é uma cidade localizada no País Basco espanhol, junto à fronteira com a França. Está encaixada entre o Monte Igueldo e o Monte Urgull, de frente para a Baía de Biscaia.
Clima
San Sebastian é conhecida por ser uma das cidades mais chuvosas de Espanha, especialmente no Outono, com temperaturas entre os 7º no inverno e 35º no verão. No entanto, posso dizer que estive lá em outubro e apanhei dois dias de sol com temperaturas de 28º que faziam inveja a muitos bons dias de Verão. Hoje em dia é tudo muito imprevisível.
Como chegar a San Sebastián
De carro
Das duas vezes que visitei San Sebastián, cheguei até lá de carro – uma vez vinda de Paris e a outra de Valencia. Se a ideia passar por fazeres uma roadtrip de Portugal até San Sebastián, ficarás satisfeita por saber que, até à data, não se paga praticamente nenhuma portagem (ao contrário de Portugal, onde se paga uma exorbitância).
De Lisboa a San Sebastián, atravessando Portugal pela A1 e depois pela A23, a viagem de carro dura cerca de 9h30. Se o Porto for o local de partida, a viagem reduz-se a cerca de 8 horas. Visita o site Via Michelin para info detalhada sobre total de kms, duração da viagem e portagens.
De avião
É possível chegar até San Sebastián de avião sendo possível voar até ao aeroporto de San Sebastián, localizado em Hondarribia, uma cidade localizada junto à fronteira com França. Partindo de Portugal é necessário contar sempre com uma escala em Madrid ou Barcelona, dependendo da companhia aérea escolhida. Contando com escalas, o voo tem uma duração aproximada de 5 horas.
A alternativa mais rápida é voar diretamente até ao aeroporto de Bilbao (cerca de 1h30 a partir de Lisboa ou Porto) e depois apanhar um autocarro que demora cerca de 1h30 também a chegar a San Sebastián ou alugar um carro para poderes viajar livremente pela região.
Onde ficar em San Sebastián
Na minha opinião, as melhores zonas para alojamento em San Sebastián são a zona junto à praia La Concha e a zona velha da cidade. Quando lá estive optámos por alugar um apartamento na zona junto à praia pela vantagem da existência da cozinha e do estacionamento privado.
A cozinha permitiu-nos jantar sempre em “casa” para não mexer com as rotinas do bebé, e o estacionamento privado fez com que fosse bem mais fácil carregar a “tralha” toda para o apartamento e poupar algum dinheiro, já que o estacionamento na rua é pago.
O que ver e fazer em San Sebastián
Subir de funicular até ao topo do Monte Igueldo
A subida de funicular até ao topo do Monte Igueldo é uma das atrações mais populares que em San Sebastián. No topo do Monte Igueldo, para além dos miradouros que te oferecem uma vista sem igual sobre a baía de la Concha e a cidade, encontras também um parque temático com mais de 100 anos de história (inaugurado a 12 de agosto de 1912) e que ainda se encontra em funcionamento.
Nota: em alternativa ao funicular podes também subir de carro até ao topo do Monte.
Ver o Edifício da Câmara Municipal (Ayuntamiento) de San Sebastián
Com cerca de 140 anos, o edifício do Ayuntamiento de San Sebastián é uma obra arquitetónica verdadeiramente impressionante, localizada entre a Praia de la Concha e o centro histórico da cidade. Originalmente um casino, foi palco de vários acontecimentos históricos ao longo dos anos, sendo ainda possível ver buracos de balas na sua fachada. É desde 1947 a sede da Câmara Municipal de San Sebastián.
Passear nos Jardins Alderi Eder
Com o edifício do Ayuntamiento visto, segue em direção aos Jardins Alderi Eder, ali mesmo ao lado. Sugiro um passeio demorado entre os vários belíssimos arranjos florais, a que podes juntar uma voltinha no carrossel com traços da Belle Époque.
Percorrer o centro histórico de San Sebastián
A origem da história de San Sebastián está concentrada no seu centro histórico. Este é o local ideal para assimilar a verdadeira essência da cidade, entre edifícios seculares como a Basílica de Santa Maria del Coro (a igreja mais antiga de San Sebastián) , a Igreja de San Vicente Martir ou a imponente Catedral del Buen Pastor, museus como o Museu San Telmo e deliciosas casas de tapas.
No centro da “Parte Vieja” encontra-se a Plaza de la Constitución, uma praça de traços neoclássicos, repleta de bares e restaurantes, onde em tempos a elite se juntava para assistir a touradas (felizmente uma tradição ultrapassada).
Conhecer o Museu San Telmo
Instalado num Convento Dominicano do século XVI ao qual foi acrescentada uma extensão mais moderna, o Museu de San Telmo é o local ideal para descobrir a cultura basca desde os tempos pré-históricos até aos tempos atuais. Está localizado na zona velha da cidade, aos pés do Monte Urgull.
Recarregar o stock de vitamina D
Para mim não há qualquer dúvida: a Playa de la Concha é uma das praias urbanas mais bonitas que já vi na vida. Um areal dourado que se estende ao longo de 1350mt e águas transparentes fazem desta praia um ponto turístico obrigatório, especialmente no verão.
Mais pequena mas nem por isso menos bonita é a Playa de Ondarreta. As suas águas calmas são o ponto de partida para uma visita à Ilha de Santa Clara (que refiro mais à frente no artigo) e os parques infantis que ali existem fazem com que seja uma ótima escolha caso viajes em familia.
Admirar o Peine del Viento
O Peine del Viento (Pente do Vento) é um conjunto de 3 esculturas de aço, com cerca de 10 toneladas cada, da autoria do artista Eduardo Chillida. Estão instaladas desde 1976 nas rochas constantemente banhadas pelo mar, junto às escarpas do Monte Igueldo.
Fazer surf na praia La Zurriola
Quem gosta de surf deverá já saber que o País Basco é um dos melhores locais para a prática deste desporto na Europa. Se não resistes a pôr-te em cima de uma prancha, então junta ao teu roteiro de viagem por San Sebastián a praia La Zurriola. Nem terás sequer de pegar no carro ou qualquer outro tipo de transporte para lá chegar, já que a praia fica mesmo na cidade.
Visitar os jardins do Palácio de Miramar
Originalmente residência de férias da rainha María Cristina de Áustria, o Palácio de Miramar é, desde 1973 a sede dos Cursos Universitários de verão da universidade do País Basco e cenário de vários eventos públicos.
O edifício em si, com uma arquitetura de estilo inglês, é bastante bonito mas o seu grande atrativo são os seus magníficos jardins, com vistas privilegiadas sobre o mar. É habitual verem-se habitantes locais deitados na relva a relaxar em dias de sol, e no seu miradouro Pico del Loro encontras uma vista direta sobre a Ilha de Santa Clara.
Foto de Basque Country Tourism Foto de Turismo San Sebastián
Ver as vistas do topo do Monte Urgull
Se olhares para o topo do Monte Urgull a partir do centro da cidade de San Sebastián, é impossível não veres a imponente escultura de 12 metros de altura (Cristo de la Mota) que ali se encontra. A escultura em si está instalada no Castillo de la Mota, uma construção militar que data do século XII, hoje transformado em museu. Para além do banho de história, tens ainda direito a vistas sem igual sobre o mar e San Sebastián.
Comer pintxos no centro da cidade
Não há como visitar o País Basco e não fazer um pequeno roteiro de pintxos (conhecidos no resto de Espanha como “tapas”). Conhecida pela excelência da sua gastronomia, a cidade de San Sebastián está repleta de restaurantes deste tipo. Senta-te numa esplanada e deixa passar o tempo enquanto te delicias com cada uma das dezenas de pintxos diferentes disponíveis. Tudo isto acompanhado por uma cerveja bem fresca, claro.
Explorar a Ilha de Santa Clara
Ao olhares em direção ao mar a partir de San Sebastián, ser-te-á difícil não veres a ilha de Santa Clara. Apesar de pequena (são apenas 32 metros), a ilha é um local popular para dias de praia ou piqueniques. Ver a vista a partir do farol ou percorrer a sua costa de barco são outras atividades a incluir numa visita a esta ilha. A apenas 500 metros da costa, poderás lá chegar de SUP, a nadar ou de barco.
Preparada para juntar San Sebastián à tua lista de viagens? Garanto que não te vais arrepender. É uma cidade extremamente interessante, numa região incrivelmente bonita.