Ho Chi Minh City, anteriormente conhecida por Saigão, é uma cidade de contrastes. Ao chegarmos lá, deparamos-nos com uma paisagem repleta de arranha-céus, hotéis, restaurantes e lojas de topo, lado a lado com bancas improvisadas de comida de rua, tradições fortemente enraizadas, mercados em que reina a lei da negociação feroz e alojamentos perfeitos para o orçamento mais apertado. É, a par de Hanói, um dos principais pontos de entrada para milhares de visitantes que anualmente procuram o Vietname como destino de férias.
Localização
Está localizada no extremo sul do Vietname.
Como chegar
O aeroporto internacional de Ho Chi Minh City é um dos principais pontos de entrada no Vietname. Se te encontrares em Hanói ou Danang, por exemplo, podes apanhar voos internos a preços bastante interessantes. Em alternativa, e caso estejas numa zona do país sem aeroporto, poderás optar por viajar de comboio ou autocarro. Existem vários a sairem diariamente rumo a Ho Chi Minh de qualquer parte do país.
Faz uma pesquisa através dos sites 12go.asia ou baolau.vn para descobrires os horários e preços que mais te convêm, e até reservar já os teus bilhetes.
Para mais dicas sobre o Vietname, vê este artigo: Vietname | Guia e Dicas de Viagem
Onde ficar em Ho Chi Minh City
O que não falta nesta cidade é oferta de alojamento e da mais variada possível. Independentemente do teu orçamento, é garantido que encontrarás alguma solução à tua medida. Desde hostels, a guesthouses, até hotéis de baixa, média e alta gama: tudo depende do grau de abertura da tua carteira, basicamente. Quando lá estive optei por ficar num apartamento reservado através do Airbnb porque planeava ficar algum tempo ainda e precisava de um espaço sossegado para conseguir trabalhar um bocadinho em viagem. Dos 24 distritos que compõem Ho Chi Minh City, o Distrito 1 é o mais central e mais adequado para visitantes que planeiem curtas estadias na cidade. Encontras info detalhada sobre onde ficar em Ho Chi Minh City aqui:
Onde ficar em Ho Chi Minh City, Vietname
Transportes em Ho Chi Minh City
Tendo em conta o nível de desenvolvimento da cidade, o que não faltam são transportes para te levar onde quiseres dentro de Ho Chi Minh City. Logo no aeroporto poderás apanhar um autocarro por 20.000 dongs que te leva até ao centro da cidade, o Distrito 1, perto do Mercado Ben Tanh. A paragem está localizada logo na saída do aeroporto, é muito fácil de localizar. Ao pé da paragem encontras uma banca onde poderás adquirir o teu bilhete.
Em alternativa podes sempre apanhar um táxi. As 2 principais companhias são a Vinasun (os táxis brancos) e a Mai Linh (táxis verdes). Faz questão de usares apenas estas para evitares eventuais esquemas para turistas. Os condutores destas companhias são profissionais treinados, os táxis têm ar condicionado e os taxímetros estão sempre a funcionar, algo que poderá não acontecer com outras companhias de táxis. Lembra-te de levares sempre contigo a morada do teu destino ou hotel em vietnamita. Se por acaso apanhares um táxi de outra companhia faz sempre questão que liguem o taxímetro. Assim evitas surpresas desagradáveis no final. A tarifa inicial está entre os 12.000 e os 15.000 dongs e o preço por km ronda o mesmo preço.
Outra forma de te movimentares em Ho Chi Minh City é de moto-táxi (conhecidas localmente como Xe-Om). No trânsito caótico desta cidade, a melhor forma de chegares ao teu destino a horas é mesmo de mota. Podes encontrar estas moto-táxis nas esquinas das ruas. Normalmente são eles que abordam os potenciais passageiros. A tarifa normal para curtas deslocações dentro da cidade (por exemplo de Pham Ngu Lao para Dong Khoi) ronda os 30.000 dongs. O preço tem sempre de ser negociado antes da viagem, não te esqueças.
O que ver e fazer em Ho Chi Minh City
Mercado Ben Than
Localizado no centro da cidade, no Distrito 1, o Mercado Ben Than é o paraíso de qualquer “shopaholic“. Aqui encontras bancas, bancas e mais bancas de roupa, sapatos, malas, souvenirs, acessórios… Enfim, tudo o que procuras está aqui. Viste uma peça de roupa fantástica lá mas que infelizmente não te serve? Sem problema, em 5 minutos tiram-te as medidas e fazem os arranjos necessários para que fiques satisfeita. A negociação é rainha aqui, por isso vê se treinas essas skills antes de lá ires.
Túneis Cu Chi
Localizados a 70 kms a Noroeste de Ho Chi Minh City, os túneis Cu Chi chegaram a ocupar uma extensão de 250kms no total, durante os anos 60. No seu pico chegaram a estender-se até à fronteira com o Camboja. Os túneis eram usados pelos soldados vietnamitas para se deslocarem em segredo, escapando assim à mira inimiga. Hoje em dia são uma das maiores atracções de Ho Chi Minh City (não muito adequados para quem sofra de claustrofobia, no entanto…).
Pham Ngu Lao à noite
Pham Ngu Lao está para Ho Chi Minh City como a Khao San Road está para Bangkok. Esta é a meca de backpackers da antiga Saigão. Até podes não ficar lá a dormir, mas faz questão de dar lá um pulo à noite para beberes uma cerveja enquanto assistes à “procissão” de pessoas que por lá passa diariamente. O que não falta nesta zona são hostels, lojas de souvenirs, agências de tours e restaurantes e bares de todas as formas e feitios.
Mercado Binh Tay
Localizado no distrito de Chinatown, em Ho Chi Minh City, o mercado Binh Tay foi construído pelos franceses por volta de 1880. Ao contrário do Mercado Ben Tanh, orientado quase exclusivamente para turistas, aqui encontras um ambiente autêntico, num espaço frequentado pelos locais como parte da sua rotina diária. Vende-se fruta, carne, peixe e marisco oriundo de várias zonas do Vietname, para além de outros objectos locais. É um bom sitio para experimentares iguarias tradicionais.
Museu de Vestígios de Guerra (War Remnant Museum)
A história do Vietname está, infelizmente, marcada por várias guerras sendo a maior e mais “famosa” a Guerra com os EUA. Este museu mostra a quem o visita os vestígios de uma Guerra que dizimou milhares de pessoas e destruiu um país inteiro. Lá encontrarás helicópteros, tanques e aviões norte-americanos, e muitos outros documentos e fotografias que testemunham este acontecimento infeliz da História Mundial.
Templo Cao Dai
O templo Cao Dai é um local de celebração e culto da religião que dá pelo nome de Cao Dai. Esta religião é uma mescla de várias outras como o Budismo, Cristianismo, Islamismo, Taoísmo e Confucionismo e tem como base a ideia da promoção da tolerância a nível mundial. O templo foi construído em 1955 e está localizado perto da fronteira com o Camboja, a cerca de 100kms de Ho Chi Minh City. O ponto alto da visita é o momento da celebração religiosa em si, onde os praticantes se sentam em filas, vestidos com os seus robes brancos, amarelos, azuis ou vermelhos. A celebração decorre 2 vezes por dia: uma às 6h e outra às 18h.
Templo Hindu Mariamman
O templo Hindu Mariamman está localizado no centro de Ho Chi Minh City, junto ao Mercado Ben Tanh. Serve uma comunidade de cerca de 100 hindus chineses e vietnamitas e é o único templo hindu que resta na cidade. Foi construído no final do século XIX em honra da Deusa Mariamman. A sua torre repleta de imagens sagradas coloridas é a sua “imagem de marca”. Diz-se que o templo tem poderes milagrosos, dando sorte e saúde a todos os que rezam no seu interior.
Palácio da Reunificação
Em 1975 um tanque norte-vietnamita passou por cima dos portões do Palácio, num acto que simbolizava a vitória do Vietname do Norte sobre tropas americanas. Construído originalmente como residência oficial do governador francês da Indochina, serviu também como base de operações do General sul-vietnamita Ngo Dinh Diem (até ao seu assassinato em 1963) e das tropas aliadas norte-americanas. Tem-se mantido inalterado ao longo dos anos (desde 1975), sendo visitado por milhares de turistas anualmente.
Posto de Correios Central
Localizado no Distrito 1, o Posto de Correios Central é um exemplo perfeito da arquitectura colonial francesa. Foi desenhado por Gustave Eiffel, responsável pela Torre Eiffel, em Paris, e pela Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e construído entre 1886 e 1891. Tem-se mantido inalterado ao longo dos anos tanto a nível de arquitectura como a nível de função.
Catedral Notre Dame
A Catedral Notre Dame está localizada mesmo ao lado do Posto de Correios Central. Foi construída durante a época colonial francesa em finais de 1880 e é um dos poucos locais de celebração da religião católica no Vietname. O nome teve origem na estátua de Notre Dame (Nossa Senhora) construída à frente da Catedral.
21 Comments
Eu quero muito conhecer o Vietnã. Uma viagem que deve ficar marcada em vários sentindo né? Adorei o post e me deixou ainda mais com essa vontade.
É um país magnifico Eloah 🙂
Olá Jo, boa noite 🙂
Já andei pelo Vietname, Saigão incluído e adorei. O Oriente é sem qualquer dúvida o que mais gostei anté agora e pretendo voltar a conhecer muitos mais países… Muito completo este artigo. Infelizmente acabei de me aperceber que não conheço o templo Cao Dai que parece muito interessante.
Obrigada Catarina 🙂 O Vietname é, a par de Myanmar, um dos meus países preferidos do Sudeste Asiático. Volto lá as vezes que forem precisas 😉
Lindas fotos, e ótimo post! E esses túneis?! Que agonia!! Com certeza vou usar suas dicas quando visitar o Vietnã! Adorei! Beijos.
Obrigada Alessandra 🙂 Espero que venha a ser muito útil! Beijinhos
Maria, gostei muito do seu post! Ainda não visitamos o Vietname, mas anotei suas dicas direitinho, pois se formos até lá seguiremos tudo que disse. Queremos muito visitar o templo Hindu Mariamman.
Obrigada Ana Carolina! Espero que vos venha a ser útil 🙂
Eu já visitei o Vietnã e com certeza posso atestar que é um lugar espetacular! Cores, sabores, aventuras aguardam a qualquer viajante que optar por incluir Hanói ou Ho Chi Minh City em seu itinerário de viagem no Sudeste Asiático! Parabéns pelo post!
Obrigada Luiz 🙂 É de facto um país fascinante.
Ah, estava planejando ir lá agora em setembro, mas infelizmente não vou poder. Espero poder ir ano que vem. Obrigado por compartilhar conosco!
Um lugar na minha lista de viagens futuras 🙂 mas confesso que tenho agonia dess s túneis! oO
Para quem tem claustrofobia não é o melhor sitio não… 😉
Que post incrível! O Vietnã é um país que tenho muita vontade de conhecer! Cada vez que vejo um post como este minha vontade aumenta imensamente! Fantástico mesmo, post muito completo, com fotos lindas!
Muito obrigada 🙂 Assim que puder, vá. Vale muito a pena!
Tenho muita vontade de conhecer o Vietnã! É tão diferente e parece ser um lugar incrível.. Uma amiga já foi e atravessou por esses túneis e eu fiquei desesperada só de ver o vídeo, rs.
É um país fantástico Débora, vale muito a pena visitar!
Ficamos apaixonadas pelo Vietnã! Comida fantástica, uma ótima energia… Definitivamente um lugar que queremos voltar e ficar mais tempo. 🙂
Já fui lá 2 vezes e não me importaria nada de regressar. Há tanto para ver! 🙂
Maria o Vietnam me fascina. Nunca estive no país mas espero logo poder visitá-lo (confesso que mais me atrai é a comida). Parabéns pelo post
Obrigada 🙂 Quando puder, vá Danielle. Vai adorar!