Como viajar e trabalhar ao mesmo tempo

Ter a possibilidade de viajar por longos períodos de tempo por todo o mundo é o sonho de qualquer amante de  viagens. O único problema é que para isso é necessário ter uma rede financeira substancial, ou então poder trabalhar de qualquer lado do mundo, sem necessidade de se estar preso a um escritório de forma diária e permanente.

Infelizmente ainda não consegui descobrir o segredo para enriquecer rapidamente de um dia para o outro, pelo que me resta tentar dar uma ajuda sugerindo algumas opções de trabalho que possam ser desempenhados remotamente, e que te deem a possibilidade de viajar e trabalhar ao mesmo tempo, tendo assim a garantia de recursos financeiros, independentemente do tempo que pretendas passar na estrada.


Vender fotografias profissionais

viajar e trabalhar em viagemSe tens talento e os conhecimentos técnicos necessários na área da fotografia, poderás optar por vender os direitos de utilização das tuas fotografias através de bancos de imagens online como por exemplo a Getty Images, o Shutterstock, o iStock Photo ou o Alamy. Este artigo publicado pela PCMag poderá ajudar-te com info mais detalhada sobre o processo.

Escrever para revistas e websites

viajar e trabalhar em viagemEscrever para revistas e websites de áreas tão diversas como beleza, tecnologia, viagens ou lifestyle por exemplo, é algo que podes fazer de qualquer lado do mundo. Para isso precisas de talento e muito gosto pela escrita, já que o terá de fazer diariamente para construir mais portfólio e alcançar um rendimento interessante.

Ser Blogger / Youtuber / Instagrammer

como trabalhar em viagemOs blogs, canais de YouTube e perfis profissionais de Instagram, quando bem trabalhados, poderão ser uma fonte de rendimento e/ou oferecer-te a possibilidade de participares em viagens totalmente pagas por todo o mundo. O rendimento poderá ter origem em programas de afiliação (receber comissões sobre vendas/reservas com origem no blog ou website) ou comercialização de espaço publicitário por exemplo.

Ser freelancer na área do desenvolvimento web/ design / marketing digital / tradução

como trabalhar em viagemAs áreas de desenvolvimento/programação web, marketing digital, design gráfico ou tradução são algumas das que te permitem trabalhar de qualquer lado do mundo, sem necessidade de estares presa a um escritório. Basta um computador e uma boa ligação de internet. As reuniões com clientes podem ser feitas por telefone ou videoconferência, sempre que necessário.

Ensinar uma língua online

como trabalhar em viagemEnsinar a tua língua nativa, ou outra que domines, a estrangeiros como segunda língua é uma das formas que tens de trabalhar enquanto viajas. Existem cada vez mais escolas de ensino de línguas online. As aulas são dadas via Skype de acordo com a tua disponibilidade (e do aluno claro) e a remuneração é definida por hora. Para se ser bem-sucedido importa seguir algumas técnicas pedagógicas, pelo que convém tirar uma formação/certificação específica antes como o TEFL (Teach English as a Foreign Language), ou os os cursos do Instituto Camões para ensinar português como Lingua Estrangeira. Alguns websites que poderás visitar: Verbling, iTalki, VipKid, Verbalplanet, Lingoda.

Ser assistente virtual

como trabalhar em viagemEsta é uma das profissões do século XXI. O assistente virtual tem como função dar apoio administrativo respondendo a emails de vários tipos, comunicando por telefone, marcando reuniões, planeando eventos, etc. Elevada capacidade de organização, de gestão de tempo e de comunicação são essenciais para esta função. Existem alguns sites que se especializam em vagas de emprego para assistentes virtuais como por exemplo, o 24/7 Virtual Assistant, Assistant Match, Virtual Staff Finder, ou UAssist.Me.

Ter um contrato de trabalho remoto

como trabalhar em viagemApesar da liberdade que os trabalhos acima indicados oferecem ser muito atrativa, a verdade é que implicam quase sempre pouca estabilidade a nível financeiro. Essa estabilidade poderá ser-te concedida através de um contrato de trabalho remoto (teletrabalho) com uma empresa em particular. Até pode ser que o consigas através da tua empresa atual, se o tipo de trabalho que fazes não implicar estares fisicamente presente no escritório. Informa-te junto da tua chefia e departamento de Recursos Humanos.

Ter um negócio online

como trabalhar em viagemTodos os dias surgem centenas, se não milhares, de negócios online que funcionam com base no sistema de dropshipping. O sistema de dropshipping permite-te vender produtos online sem necessidade de armazenamento de stock. O produto em causa é enviado para o cliente diretamente através da fábrica que o produz. No fundo, o teu website servirá apenas como intermediário entre o fornecedor e o cliente final. Do teu lado estará o contacto com o cliente final em todas as etapas do processo de venda e pós-venda.


Espero que estas dicas te tenham ajudado a perceber como podes viajar e trabalhar ao mesmo tempo.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

13 Comments

  1. Já tinha lido alguns artigos sobre este tema, mas o teu está muito completo e com sugestões novas que nunca tinha lido. Obrigada pelas dicas 😉

  2. Adriana Rego Reply

    Muito útil o artigo, obrigada! Desconhecia alguns pontos! 😉

  3. Viver o mundo Reply

    Um excelente artigo (e que me ajuda muita), parabéns 🙂

  4. Muito bom post! Parabéns pelo excelente resumo e por explicar de forma tão clara todas as nossas opções de rentabilização enquanto se viaja! Continuação de boas viagens e excelente trabalho.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.