Viajar sozinha é algo único que só quem experienciou consegue perceber. As frases típicas como “Que coragem!“, “Que aventureira!“, diminuiriam de frequência se as pessoas soubessem os benefícios que poderão tirar de uma experiência como esta. A coragem ou o espírito aventureiro não são os critérios fundamentais para a tomada de decisão mas sim o desejo de algo maior e melhor, de nos sentirmos vivos e com um propósito real de vida. Não te consigo obrigar a pegar na mochila e meter-te dentro de um avião, mas posso tentar explicar-te os benefícios que poderás tirar de uma viagem a solo. Aqui ficam 10 vantagens de viajar sozinha que espero que te motivem a pegar na mochila e partir o quanto antes!
10 vantagens de viajar sozinha
1| Uma sensação de total liberdade
“Happiness is only real when shared” dizia o Christopher McCandless. Sim, é bom partilhar experiências com alguém, principalmente com alguém de quem se goste muito, mas a liberdade de poderes ir para onde queres, com quem queres, às horas que queres, é impagável. Acordas um dia de manhã e percebes que estás tão feliz naquela cidade, aldeia ou vila, que decides naquele preciso momento que vais ficar mais uns dias para além do previsto. Ou encontras alguém que te fala de um sítio fantástico que não estava nos teus planos e decides fazer um desvio e seguir para lá. Tudo depende de ti, apenas de ti.
2| Passas a confiar mais em ti
Pegares numa mochila, partires para o outro lado do mundo, e perceberes que és perfeitamente capaz de sobreviver sozinha num país e cultura que não são os teus, é algo que te faz sentir grande e capaz. Sabes que a partir daí não há muito mais que tu não sejas capaz de fazer. Ultrapassaste os teus medos e sentes-te no topo do mundo.
3| Conheces-te a ti mesma a fundo
Porquê teres medo de estares sozinha? Não tenhas dúvidas que tu és sempre a tua melhor companhia. Enquanto assistes a um pôr do sol numa praia paradisíaca, atravessas um país numa viagem de comboio de horas e horas ou bebes uma bebida fresca numa esplanada, pensas em ti, na tua vida, nos teus desejos e receios. Ficas a conhecer os teus limites ou ausência deles e a perceber o que te faz bem ou não. A pessoa que volta a casa no final de uma viagem destas é uma pessoa mais completa e em perfeita sintonia consigo mesma.
Lê também o artigo Quando o mundo mudou o meu mundo |
4| Nunca estás verdadeiramente sozinha
Quando viajas com outra(s) pessoa(s), é normal fechares-te ao contacto com outros viajantes. Já tens o teu grupo, não sentes necessidade de conhecer novas pessoas com quem possas partilhar experiências. Ao viajares sozinha, por mais introvertida ou extrovertida que sejas, vais perceber que o contacto com outras pessoas é muito mais natural do que em casa. É tão fácil começares uma conversa com alguém e criares amizades de um momento para o outro. Pessoas que conheceste há horas ou dias, rapidamente se tornam em confidentes e amigos para a vida. Partilhas experiências de viagens e de vida e vives momentos únicos que se tornam ainda mais especiais pelo facto os estares a partilhar com alguém que acabou de entrar na tua vida.
5| Interages mais com a população local
Viajar não passa apenas por ver um dos mais bonitos sunsets da tua vida, visitar templos, percorrer novas cidades ou ter mais um carimbo no passaporte. Viajar passa por conhecer quem vive nesses países e não está apenas de passagem como tu. Conhecer o seu dia a dia, a sua língua, o seu estilo de vida, as suas alegrias e preocupações. Passa por voltares a casa certa de que estiveste realmente lá e que conseguiste absorver tudo o que os sítios por onde passaste tinham para te dar.
6| Absorves a fundo tudo o que te rodeia
Quando viajas sozinha, parece que sentes tudo a dobrar. Não existem distrações e dás por ti completamente embrenhada no ambiente em que estás. Seja a admirar a vista pela janela do comboio ou autocarro ao mudares de cidade ou país, seja enquanto estás sentada num café ou numa esplanada. Apercebes-te de pormenores e detalhes que te passariam despercebidos se estivesses a partilhar aquele momento com mais alguém. Um maior contacto com a viagem é sem dúvida uma das grandes vantagens de viajar sozinha.
7| Sentes-te parte do mundo
Significa que te sentes parte das rotinas, dos movimentos, dos dias e das noites. Significa que ao invés de te manteres segura e confortável no país que te viu nascer e crescer, decidiste um dia aceitar tudo o que o mundo tem para te oferecer: novas aprendizagens, experiências, emoções e maneiras de estar e tornares-te parte de algo maior.
8| Mudas as tuas prioridades
Muitas das ambições, desejos e medos que davas como certos vão dar uma volta de 180º. Os caminhos que tinhas traçado e as prioridades que definias para a tua vida mudam ao teres uma experiência que te ensina mais sobre ti mesma e sobre o mundo. Será que subir até ao topo na empresa, pondo de lado o teu bem-estar físico e psicológico é assim tão importante…? Será que a frustração que sentes pelo facto de algo não ter corrido exactamente como querias vale assim tanto a pena..? Será que a imagem que os outros têm de ti é assim tão importante…?
9| Muda a tua maneira de estar na vida
A pessoa que volta a casa não é a mesma que, umas semanas ou meses antes, partiu de mochila às costas com a ânsia de conhecer o mundo. A pessoa que aterra novamente no país que a viu nascer e crescer está mais segura, mais confiante, aprendeu a levar a vida um dia de cada vez, está mais aberta a novas pessoas, experiências e caminhos. O brilho nos teus olhos e o coração aberto com que recebes quem se aproxima de ti será visível e irresistível para quem te rodeia.
10| Ganhas um dos melhores vícios que existem
Não há ninguém que ao voltar de uma viagem destas, não comece de imediato a pensar na próxima oportunidade de por a mochila às costas e partir. És violentamente picada pelo “travel bug” e acredita que não há antídoto. Dás por ti a não comprar aquele vestido que te ficaria tão bem, a optares por juntar os amigos em casa em vez de irem jantar fora e beber uns copos, ou a pensares em formas alternativas de ganhares dinheiro de forma rápida só para conseguires aumentar a poupança que te vai permitir partir por mais algum tempo.
Espero que estas 10 vantagens de viajar sozinha tenham sido suficientes para te convencer. Agora é só dares o primeiro passo. Vai! 🙂
7 Comments
Nunca viajei sozinha, mas estou planejando ficar uns dias só esse ano! ansiosa.
Olá Ana Paula! Vai adorar, de certeza. 🙂 Boas viagens
Olá Maria João! Eu visitei a tailandia o ano passado acompanhada e não consigo deixar de pensr em voltar, desta vez sozinha e para o cambodja, sozinha tambem por na verdade não ter alguem que queira partilhar desta aventura comigo, no meio desta vontade enorme de ir tenho tambem muitos receios, o principal é o ir sozinha, tenho 22 anos e queria conselhos de alguem que ja o fez, se é perigoso ou não, se deveria arriscar ou não?? São tudo questões que me atormentam, embora tenha uma vontade enorme de ir. Queria uma ajuda agradeço a atenção 🙂
Olá Patricia! Vais ver que não te vais arrepender de ir sozinha, é uma experiência completamente diferente e na realidade bastante mais enriquecedora. Não é perigoso, até porque os circuitos turísticos nestes países estão bastante bem “oleados”, é muito fácil viajar de destino em destino nestes países e para além disso conheces sempre imensas pessoas pelo caminho, pelo que nunca estás na realidade totalmente sozinha! Vai em frente! 🙂 um beijinho e excelentes viagens
É mesmo verdade 🙂 eu acabei de regressar da minha primeira viagem sozinha e realmente agora compreendo quando me diziam que era mesmo uma experiência transformadora a nível pessoal.
O difícil agora vai ser voltar a querer viajar acompanhada…. 🙂
Esse é mesmo o único problema Sónia: conseguir apreciar viagens acompanhada 😉 parabéns pela primeira viagem a solo, que venham muitas mais!
É isso tudo! Pareço eu a falar, pregando as vantagens de viajar desta forma. Para quem ainda estiver com dúvidas, deixo um último argumento: não conheço ninguém que se tenha arrependido de ter partido sozinho. Ninguém mesmo. Seja homem ou mulher.
Grande abraço e boas viagens.