Fazes parte do grupo dos muitos que só conseguem tirar, no máximo dos máximos, 3 semanas de férias seguidas por ano? Tens o Sudeste Asiático na tua “wishlist” de viagens? Ok, então acho que te consigo dar uma ajudinha com uma sugestão de roteiro para 3 semanas de viagem pelo Vietname e Laos. Abaixo encontras um mapa com a sugestão de itinerário, algumas informações gerais assim como alguns detalhes sobre cada destino indicado. Em caso de dúvidas adicionais consulta o Guia de Viagem específico de cada local onde encontras mais detalhes. Vamos lá? 🙂


ITINERÁRIO DA VIAGEM

Para esta viagem poderás adquirir um voo de ida e volta para Hanói ou um voo com ida para Hanói e volta por Vientiane (Laos). Ficará ao teu critério já que ambas as opções têm as suas vantagens e desvantagens. O artigo Dicas úteis para comprar voos baratos poderá dar-te uma ajuda neste processo.

A viagem tem assim inicio no Vietname, terminando no Laos, dando-te assim uma oportunidade de conheceres um bocadinho destes 2 países no espaço de 3 semanas. Para poupares tempo sugiro que faças alguns voos internos, embora hajam outras alternativas como o comboio ou o autocarro. As experiências de viagem que obténs com estes 2 últimos meios de transporte são bastante mais interessante, mas far-te-ão perder tempo essencial de viagem. Podes pesquisar itinerários, horários, preços e reservar os teus bilhetes através do site 12go.asia ou baolau.vn.

Este seria o itinerário da viagem. Nalguns casos terás de voltar ao mesmo sitio 2 vezes, mas não há grande volta a dar.

E aqui tens o mapa para melhor visualizares o percurso:


VISTO VIETNAME E LAOS

Vietname

Para entrares no país terás de obter previamente uma carta de autorização que depois apresentas no aeroporto, à chegada, e que te permitirá assim obter o visto para o Vietname. O fee de obtenção da carta depende do tipo de visto que pretendes, mas para um visto de entrada única terás de pagar 21USD. Sempre que fui ao Vietname usei o site Vietnam-Visa.com e correu tudo muito bem. A carta é-te enviada no prazo de 2 dias por email. Terás de imprimir esse email e levá-lo contigo. à chegada ao aeroporto terás de apresentar essa carta, o teu passaporte, duas fotografias tipo passe e pagar 25USD.

Laos

O visto para o Laos é obtido à chegada ao aeroporto. Terás de pagar um fee de 30USD e apresentar, para além do teu passaporte, 2 fotografias tipo passe.


CUIDADOS DE SAÚDE

Tanto para o Vietname como para o Laos (e como na maior parte dos países do Sudeste Asiático), as vacinas recomendadas são as da Hepatite A e a da Febre Tifóide. A única vacina obrigatória é a da Febre Amarela e apenas para quem vem de países onde tenha exista esse risco, como por exemplo o Brasil. O risco de Malária está presente tanto num país como no outro, especialmente em zonas rurais, pelo que terás de considerar levar contigo os medicamentos adequados para reduzir o risco de contraires esta doença. Estas informações não dispensam obviamente uma ida à Consulta do Viajante.

Não te esqueças também de fazeres um Seguro de Viagem antes de partires. Existem vários no mercado, mas eu recomendo sempre o que faço em todas as minhas viagens, o da WORLD NOMADS. É um dos mais completos que por aí andam.

Alguns cuidados em particular:

  • Beber apenas água engarrafada;
  • Evitar o gelo sempre que não tenhas a certeza de onde veio a água de que é feito;
  • Consumir fruta descascada e legumes bem cozinhados;
  • Usar sempre repelente, reforçando a sua utilização no início da manhã e final da tarde;
  • Levar um kit de primeiros socorros composto, entre outros, por: antibiótico, anti-inflamatório, analgésico, anti-diarreico, cicatrizante, pensos rápidos, termómetro, desinfectante e algumas compressas.

DETALHES DO ITINERÁRIO

VIETNAME

(Lê o artigo Vietname | Guia e Dicas de Viagem para mais dicas úteis sobre o Vietname)

1| Hanoi (2 dias)

Primeira paragem do roteiro: Hanói, capital do Vietname. Dá uma volta pela cidade, prova a maravilhosa comida de rua e absorve pela primeira vez a cultura e forma de estar vietnamita. Das duas vezes que estive no Vietname fiquei em alojamentos completamente diferentes na zona do Old Quarter, mas recomendo-os aos dois: o Skyline Hotel (quartos muito confortáveis, excelente atendimento e óptima localização) e o Hanoi Family Homestay (aqui ficas alojada na casa de uma família local, dando-te uma perspectiva bastante diferente e autêntica sobre a cidade, só não esperes é grandes confortos!)

Vê mais dicas de viagem sobre Hanói aqui: Hanói, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

2| Sapa (2 dias)

Ainda em Hanói compra um tour de 2 dias (3 noites) para Sapa (no Norte do Vietname) que inclui comboio nocturno, transfer para o Hotel, alojamento, trekking de 2 dias pelos campos de arroz e montanhas de Sapa, refeições e transporte de volta para Hanói. Eu comprei um tour directamente na Homestay em que fiquei em Hanói. É um destino que não pode faltar num roteiro de viagem pelo Vietname.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

3| Halong Bay (3 dias)

Também ainda em Hanói compra outro tour de 3 dias (2 noites) para Halong Bay. Inclui transfer para o cais, alojamento no barco, visita a plantações de ostras, a cavernas, kayaking, refeições, aula de culinária no barco e transporte de volta para o Hotel em Hanói.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

4| Hoi An (3 dias)

Não percas a oportunidade de visitar uma das cidades mais bonitas do Vietname e te perderes nas ruas da sua Old City. Campos de arroz de perder de vista, praias, história e comida fabulosa. Podes apanhar um voo low cost de Hanoi para Danang, o aeroporto mais próximo de Hoi An, e seguir depois daí de táxi numa viagem com cerca de 40 minutos. Das 2 vezes que estive em Hoi An fiquei em 3 alojamentos diferentes. Desses 3 recomendo 2: o Rice Field Homestay (casa fantástica, quartos muito confortáveis, anfitriões muito hospitaleiros e uma vista sem igual para os campos de arroz) e o Palm View Villa (com piscina, óptimo pequeno-almoço, quartos muito bem decorados e confortáveis e bicicletas gratuitas)

Lê o artigo Hoi An, Vietname | Guia e Dicas de Viagem para mais dicas úteis.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

LAOS

(Lê o artigo Laos | Guia e Dicas de Viagem para mais dicas úteis sobre o Laos)

5| Luang Prabang (4 dias)

Uma visita ao Laos não poderia ficar completa sem uma passagem por Luang Prabang. De Danang podes apanhar um voo low cost rumo a Luang Prabang (com escala em Hanoi). Relaxa e diverte-te no Bar Utopia, visita as famosas Kuang Si Waterfalls e deixa-te levar pelo ambiente descontraído desta cidade nas margens do Rio Mekong. Em Luang Prabang fiquei alojada no Matata Garden Guesthouse.

Lê o artigo Luang Prabang, Laos | Guia e Dicas de viagem para mais dicas.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

6| Vang Vieng (3 dias)

Mete-te numa mini-van em Luang Prabang em direcção a Vang Vieng. Considerada a meca dos backpackers, Vang Vieng é mais do que apenas o famoso tubing no rio, tem paisagens fantásticas nas proximidades e é um óptimo sitio para relaxar. Embora se estiveres para aí virada, diversão não falta de certeza!! Confesso que não me recordo do nome do local onde fiquei (longa história), mas podes encontrar outras opções de alojamento aqui: alojamento em Vang Vieng.

Lê o artigo Vang Vieng, Laos | Guia e Dicas De Viagem para mais dicas úteis.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

7| Kong Lor Cave (2 dias)

De Vang Vieng segue para Vientiane (capital do Laos) de onde poderás sair no dia seguinte numa viagem de 7 horas até Kong Lor, uma pequena aldeia no centro do Laos. Aqui encontra-se uma gruta com um comprimento de cerca de 7km que podes atravessar num long boat apenas com uma pequena lanterna na cabeça. Do outro lado da gruta espera-te uma paisagem de tirar o fôlego, onde o verde é o tom predominante, búfalos refrescam-se na água ao teu lado, borboletas pairam no ar e sentes uma tranquilidade absoluta. Aqui encontras algumas opções de alojamento: Alojamento em Kong Lor.

Lê o artigo Kong Lor Cave, Laos | Guia e Dicas de Viagem para mais dicas úteis.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos

8| Vientiane (2 dias)

Depois de Kong Lor segue novamente para Vientiane onde poderás tirar 1 dia ou 2 para conheceres a cidade antes do voo de regresso a casa. Confesso que não achei esta cidade extremamente interessante, mas de qualquer forma vale a pena conhecer. Aqui encontras algumas opções de alojamento: Alojamento em Vientiane.

Roteiro de viagem - Vietname e Laos


E pronto, espero que este roteiro te ajude a pelo menos teres uma ideia do que consegues fazer em 3 semanas pelo Vietname e Laos. Boa viagem! 🙂

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!