Hoi An, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

Considerada Património Mundial pela UNESCO em 1999, Hoi An é uma cidade verdadeiramente encantadora e, provavelmente uma das cidades mais bonitas da Ásia. Localizada no centro do Vietname, foi um importante porto comercial entre os séculos XV e XIX, e o seu actual excelente estado de conservação faz com que Hoi An seja hoje uma das cidades mais visitadas no Vietname. As antigas casas de mercadores são hoje fantásticos restaurantes e lojas variadas.


Localização

Hoi An está localizada no centro do Vietname, a cerca de 45 minutos de distância do aeroporto de Danang.


Como chegar a Hoi An

Podes chegar a Hoi An de várias formas: comboio, avião ou autocarro. Abaixo dou-te algumas dicas úteis sobre como fazê-lo.

De avião

O aeroporto mais próximo de Hoi An é o aeroporto de Danang. No entanto, este aeroporto recebe maioritariamente voos domésticos provenientes de outros aeroportos como o de Hanói ou Ho Chi Minh City. Do aeroporto de Danang podes chegar a Hoi An de táxi ou de autocarro público. O táxi é a opção mais prática. Fica-te por aproximadamente 300.000 VND e leva entre 30 a 45 minutos a chegar. Mas vê se o teu hotel tem serviço de transfer, pode ser que te fique um pouco mais barato. Podes ainda apanhar um autocarro público, mas para isso terás primeiro de te deslocar do aeroporto até à estação de autocarros de Danang. Os autocarros amarelos saem da estação a cada 30 minutos e custam cerca de 15,000 VND.

De comboio

Hoi An não tem estação de comboios, pelo que terás sempre de comprar bilhete para Danang. Os bilhetes de comboio poderão ser comprados em qualquer agência de viagens ou tours por todo o país ou online através do website Baolau. Da estação poderás apanhar um táxi por aproximadamente o mesmo valor do táxi do aeroporto (300.000 VND) ou então poderás apanhar o mini-bus cinzento do Mr. Dung por $5.

De autocarro

É bastante fácil chegar a Hoi An de autocarro, de qualquer ponto do Vietname. Os sleeper bus são uma boa opção, com os seus assentos totalmente rebatíveis que se transformam em camas. As viagens demoram mais tempo (as estradas e o trânsito no Vietname não são propriamente os melhores), mas é uma forma económica de chegares ao teu destino. Os bilhetes podem ser comprados em qualquer agência de viagens e tours espalhadas pelo país (convém comprares com antecedência, no entanto), ou online. Para comprares o teu bilhete online poderás usar o website Baolau.


Alojamento em Hoi An

A uma curta distância de bicicleta do centro histórico de Hoi An e da praia. Os quartos são fabulosos, com uma pequena cozinha e a piscina é fantástica para usar naqueles dias em que não te apetece ir até à praia ou ao final do dia. Tem um ambiente familiar, com poucos quartos. O Dao e a família são muito simpáticos e fazem com te sintas em casa.

Link para reserva: Palm View Villa

Adorei ficar nesta Homestay e recomendo a 100% sem qualquer hesitação. Os anfitriões da casa são o Mike e a Hanh, um casal britânico/vietnamita altamente simpático e hospitaleiro. A casa é fantástica, com muita luz e um óptimo espaço comum. Os quartos são muito confortáveis, com wc privativa, e vistas fantásticas sobre os campos de arroz na parte de trás. É possível alugar motas ou bicicletas para te deslocares até ao centro da cidade que fica a cerca de 5 a 10 minutos de distância.

Link para reserva: Alojamento Rice Field Homestay

Podes no entanto consultar outras opções de alojamento aqui: Alojamento em Hoi An



O que ver e fazer em Hoi An

Ponte Chua Cau  (Ponte japonesa coberta)

É um dos principais símbolos de Hoi An. Com origem no século 18, diz-se que esta ponte foi construída por japoneses para terem acesso à parte chinesa da cidade. No seu interior encontram-se as estátuas de 2 cães e 2 macacos que representam não só os anos de nascimento de vários imperadores japoneses, como também os anos de início e conclusão da construção da ponte. Hoje em dia, já só é possível visitar esta ponte e outras casas específicas em Hoi An, mediante apresentação do bilhete da Old Town que custa 120.000 VND.

Night Market

Um tipo de mercado habitual nas várias cidades do Sudeste Asiático, o night market está localizado nas margens do Rio Hoian, do outro lado da ponte da Old Town, e aberto todos os dias das 17h às 23h. Estendido ao longo de 300 metros, aqui encontras uma variedade enorme de comida típica para todos os gostos, artesanato e as famosas lanternas de seda consideradas outro símbolo de Hoi An.

Roupa e sapatos à medida

Se há algum tempo andavas a pensar em mandar fazer um fato ou vestido à medida, esta é a tua oportunidade. Hoi An está cheia de lojas de roupa e sapatos à medida. Escolhes o modelo de um catálogo, o tecido, e passados poucos dias (às vezes até de um dia para o outro) podes ir levantar a tua peça.

Hoi An

Old Town

A zona antiga de Hoi An é, sem dúvida alguma, o ex-libris da cidade. É aqui que se encontram as antigas casas de mercadores impecavelmente restauradas, Pagodas, casas de arquitectura colonial francesa, a ponte japonesa coberta, o mercado, uma imensa variedade de lojas e restaurantes e onde se pode respirar o ambiente deste museu a céu aberto. Em 2014 foi implementado o bilhete de entrada na Old Town. O bilhete tem o valor de 120.000 VND. No entanto existem muitos turistas (na verdade a maior parte) que não o compra, já que a zona da Old Town é uma área totalmente aberta. O bilhete é no entanto necessário (como já referido acima) caso queiras entrar em determinados locais como a ponte japonesa e outras casas de interesse histórico na Old Town.

Praia An Bang

Interrompe os teus passeios culturais pelo centro da cidade e dá um pulo à praia An Bang, a cerca de 6 kms de Hoi An. Um areal branco de perder de vista com um ambiente relaxado. Existem vários restaurantes e bares espalhados ao longo da praia assim como alojamentos com vistas privilegiadas para o mar. Conselho: pega numa bicicleta e faz o caminho do hotel até à praia. O passeio através dos campos de arroz vale muito a pena.

NOTA: A praia de Cua Dai foi totalmente destruída por tempestades em 2015, pelo que neste momento (em 2016) a praia de An Bang é mesmo a melhor alternativa.

Hoi An - Vietname

Cam Thanh Coconut Village

Fui levada a Cam Thanh num Sábado de manhã pelos donos da Rice Field Homestay. Cam Thanh serviu de refúgio para soldados e camponeses durante a Guerra do Vietname. Hoje é daqui que provém uma grande parte do marisco servido em Hoi An. É aqui que poderás fazer os tours nos famosos Basket Boats. Os Basket Boats são uns pequenos barcos em forma de cestas conduzidos por guias locais. Podes adquirir o tour em agências de viagens e tours ou directamente no local. Depois do tour aproveita para almoçares no restaurante apoiado em estacas de madeira no meio da água. Pede vários pratos e prepara-te para uma experiência incrível. Comida deliciosa e um ambiente fantástico onde até podes pescar os teus próprios peixes.

Snorkelling e mergulho em Cu Lao Cham

Hoi An não é só cultura e boa comida. A cerca de 21 kms encontras o Parque Marinho Cu Lao Cham composto por 8 ilhas, totalmente rodeadas de uma enorme variedade de vida marinha. Podes adquirir um tour de snorkelling ou mergulho junto de uma das várias agências de tours espalhadas pela cidade. Eu não cheguei a fazer este tour mas encontrei, em pesquisas que fiz, críticas bastante díspares sobre a organização dos tours em si.

Hoi An | Vietname


Outras dicas de viagem 

Faz um tour de mota de 2 dias através do caminho de Ho Chi Minh com os Easy Riders de Danang. Eu fiz e recomendo. Saimos de Hoi An, visitámos os antigos templos de My Son, atravessámos a província de Quang Nam, visitámos um mercado local e passámos a noite num hotel em Hien de onde partimos no dia seguinte de manhã rumo a Danang. Recomendo!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

6 Comments

  1. Olá Maria João!
    Quantos dias recomenda ficar em Hoi An?
    Eu só vou ter 10 dias de viagem (9 na realidade). Estava a pensar ir de LX para Hanoi, halong Bay, Hoi An e Hue, não sei não serão demasiados sítios, mas de Hanoi para Hoi An (Danag) estou a pensar ir de avião. Não sei se deva trocar Hue por outro sítio.
    Alguma recomendação de quantos dia ficar nestes sítios?
    Disseram-me que é necessário levar o boletim de vacinas, é verdade?

    Obrigada

    • Olá Cristina! Tendo em conta que não tens muito tempo de viagem, creio que em 2 dias já consegues aproveitar Hoi An. Se tivesses mais tempo sugeria que trocasses Hue por Phong Nha (mais natureza, as maiores grutas do mundo), mas com pouco tempo creio que Hue talvez seja uma melhor escolha. Boa viagem! 🙂

    • Ah, quanto ao boletim de vacinas: nunca me foi pedido das 2 vezes que lá fui. E quanto aos dias em cada sítio: 1 em Hanoi, 3 em Halong Bay (os tours são normalmente de 3 dias) e 2 nos outros sítios. Acho que sobra um dia que poderás usar em Hoi An por exemplo para fazeres mais um dia de praia.

  2. Será o meu próximo destino longo curso. Será meu 1contacto c a Ásia. Estive indecisa entre Tailândia, filipinas ou vietnam. Mas acho q não me vou arrepender de escolher o vietnam! Embora a maior parte das pessoas me sugiram Tailândia ou filipinas! Fashinahinante descrições sobre o vietnam as tuas! Beijinhos bom trabalho

  3. Será o meu próximo destino longo curso. Será meu 1contacto c a Ásia. Estive indecisa entre Tailândia, filipinas ou vietnam. Mas acho q não me vou arrepender de escolher o vietnam! Embora a maior parte das pessoas me sugiram Tailândia ou filipinas! Fashinahinante descrições sobre o vietnam as tuas! Beijinhos bom trabalho

    • Obrigada Joana! Excelente escolha, vais adorar o Vietname. Para mim continua a ser um dos países mais fascinantes que visitei até hoje 🙂 boa viagem!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.