Hanói, Vietname | Guia e Dicas de Viagem

A capital e 2ª maior cidade do Vietname, Hanói, entranha-se rapidamente. Por todo o lado é possível encontrar vestígios da antiga arquitectura colonial francesa, templos e pagodas e embrenharmo-nos na essência da vida vietnamita. É uma cidade onde a tradição se cruza com os tempos modernos e um destino a explorar por uns dias, no Vietname.


Localização

hanoi


Vê aqui mais informações sobre viajar no Vietname: Vietname | Guia e Dicas de Viagem


Alojamento

Hanoi Family Homestay. Excelente localização no Old Quarter. Oportunidade de ficar alojado com uma familia local. Alojamento modesto mas com todo o conforto e comodidades necessárias. Pequeno almoço incluído e por vezes jantar feito pela própria anfitriã. AC, wi fi gratuito, ventoinha, compra de tours e transportes. Anfitriã super simpática e prestável e excelente oportunidade para conhecer outros viajantes.

Podes no entanto consultar outras opções de alojamento aqui:

Alojamento em Hanói


O que visitar em Hanói

Old Quarter

O Old Quarter de Hanói é uma das principais zonas turísticas e comerciais da cidade. Com origens no século XIII, está recheado de exemplos de arquitectura colonial francesa, variadas lojas, restaurantes, pagodas e templos budistas. Aqui respira-se a alma e a essência de Hanói.

Hanoi

Lago Hoan Kiem

Localizado junto ao Old Quarter, é uma das principais atracções de Hanói sendo um conhecido local de encontro da cidade. Durante o dia é habitual verem-se casais, grupos de jovens ou pessoas de mais idade junto ao lago, a conversar, namorar, relaxar ou conviver. O lago é o lar de várias tartarugas de carapaça mole (em vias de extinção), e conseguir ver uma é um sinal de boa sorte.

Hanoi

Templo Ngoc Son

Numa pequena ilha no centro do lago Hoan Kiem e ligado por uma ponte, está o templo Ngoc Son. No seu interior é possível encontrar algumas estátuas de bronze, artefactos antigos e um espécime de uma tartaruga gigante de 250kg encontrada no lago.

Horário: 7h30 – 17h30 | Entrada: 20,000 dong

Hanoi

Cidadela Imperial de Thang Long

Considerada Património da Humanidade pela UNESCO, foi o centro político do Vietname durante mais de 13 séculos. Está localizada junto à Praça Ba Dinh e ao Mausoléu de Ho Chi Minh.

Morada: Quán Thánh, Ba Đình | Horário: 8h – 11h30 (diariamente) e 14h-16h (3ª, 4ª, 5ª, Sábado e Domingo) | Entrada: 30,000 dong

Hanoi

Mausoléu Ho Chi Minh

Visto como o maior líder de todos os tempos do Vietname, o corpo de Ho Chi Minh repousa hoje em dia num caixão de vidro neste edifício, construído à semelhança do Mausoléu de Lenine em Moscovo.

Morada: Hùng Vương, Điện Biên, Ba Đình | Horário: 8h – 11h30  e 14h-16h30 (diariamente excepto 2ª e 6ª feira)| Entrada: 10,000 dong

Hanoi

Museu da Mulher Vietnamita

A mulher tem um papel muito importante no Vietname e a força da mulher vietnamita é evidente por todo o lado. São elas que estão à frente da maior parte dos negócios familiares, que tratam da família, que organizam as finanças. Este moderno museu é dedicado ao seu papel na construção do país. Posters de propaganda durante a guerra, trajes típicos e artesanato feito por mulheres de tribos minoritárias do Vietname estão aqui em exibição.

Morada: 36 Lý Thường Kiệt, Hang Bai ward, Hoàn Kiếm | Horário: 8h – 17h | Entrada: 30,000 dong

Hanoi

Restaurante Quan An Ngon

Para uma refeição da melhor comida vietnamita em Hanói, não pode faltar uma visita ao restaurante Quan An Ngon para provar os pratos Pho Chien Phong, Pho Xao e Pho Cuon.

Morada18 Phan Boi Chau, Hoan Kiem District | Horário: 6h45 – 22h

The Unicorn Pub

Com uma decoração eclética e um ambiente descontraído, este é sem dúvida um bar a visitar em Hanói. Não saias de lá sem provar o famoso Pho Cocktail, ou pelo menos sem assistir à preparação de um, é por si só uma verdadeira experiência.

Morada: 2A Hang Than | Horário: 16h – 02h


Outras dicas de viagem

  • Trânsito: Quem vai a Hanói pela primeira vez pode ficar atordoado com o fluxo constante de carros e motas. Existem passadeiras e sinais luminosos mas não servem absolutamente para nada. Para atravessar uma rua em Hanói, (ou em qualquer grande cidade no Vietname) há que meter o pé na estrada e não parar até chegar ao outro lado e sem hesitações.

Hanoi

Boa viagem!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

8 Comments

  1. Dora Sousa Reply

    Olá Maria João, Parabéns pelo teu Blog, adorei! Estou a preparar viagem para as 2 primeiras semanas de Dezembro e as tuas dicas são perfeitas, Muito Obrigado mesmo! Estou com uma dúvida no Visa, como vamos fazer Lisboa – Hanoi e depois voo interno de Hanoi para Danang é considerado voo com entradas múltiplas?
    1 or 3 month single entry: para aqueles que gostariam de entrada / saída do Vietnã apenas 1 vez
    1 or 3 monthmultiple entries: para aqueles que gostariam de entrada / saída do Vietnã muitas vezes.

    • Olá Dora! Muito obrigada 🙂 fico muito contente por te ter ajudado com as minhas dicas! Quanto à tua questão: no teu caso deverás pedir single entry porque só vais entrar no Vietname 1 vez. As viagens que vais fazer serão sempre dentro do Vietname. Só terias de escolher o multiple entry caso planeasses sair entretanto do Vietname para visitar outro país vizinho e depois voltar. Boa viagem! 🙂

  2. Ola gostaria de fazer uma pergunta…por acaso fizeste algum cruzeiro por halong Bay? qual a empresa escolhida e como foi a experiencia?
    pelos outros sites que fui descobrindo ha quem tenha tido experiencias pavorosas .
    obrigado

    • Olá Yara! Sim, fiz esse tour em Halong Bay. Comprei-o na altura através da homestay onde fiquei em Hanoi. Se não me engano a companhia chamava-se Alova Gold Cruises. E incluía o que está indicado neste link: http://www.hanoifamilyhomestay.com/2-days1-night-halong-bay-alova-gold.html. No geral correu tudo bem. Foram-me buscar e deixar à porta da homestay, os passeios de kayak, à gruta e a uma ilha foram interessantes, o barco tinha até boas condições e o meu quarto era confortável. Pontos menos bons: a aula de culinária no barco foi um bocadito fraquita, a comida no barco não era especialmente boa e o meu quarto estava cheeeeio de uma espécie de mosquitos (nada que não tenha resolvido depois de 10 minutos de guerra com eles usando a minha almofada como arma de arremesso.)

  3. Silvana Pires Reply

    Olá!

    Estamos a pensar fazer Vietname/Cambodja e Laos no próximo ano.
    Algum guia local que possas sugerir?

    E parabéns por este excelente blog!

  4. Sara Estrela Reply

    Descobri hoje o teu blog e estou a adorar! Vou viajar pelo cambodja e vietname daqui a uns meses, continua a publicar dicas!! e boas viagens =)

    • Olá Sara! Fico feliz pelo facto do blog te estar a ajudar a planear a tua viagem 🙂 Dá uma espreita na página de Facebook, também costumo publicar dicas úteis por lá! Beijinhos e boa viagem!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.