Kong Lor Cave, Laos | Guia e Dicas de Viagem

Pouco referida nos principais guias turísticos, a Kong Lor Cave é uma das maiores grutas no Laos e está inserida no Parque Nacional Phu Hin Bun, na província de Khammouane. É um local único e uma das experiências mais fantásticas a ter no Laos, principalmente pela pouca afluência de turistas ao local.


Localização

kong lor mapa laos


Vê aqui mais informações sobre viajar no Laos: Laos | Guia e Dicas de Viagem


Como ir

  • IDA: Autocarro Vientiane – Kong Lor. Diariamente entre as 9h e as 10h. Bilhete: 80.000 kip. Duração da viagem: 6 a 7 horas
  • REGRESSO: Autocarro Kong Lor – Vientiane. Diariamente às 8h.

NOTA: É habitual os autocarros fazerem um desvio da rota para carregarem mais mercadoria (no meu caso o autocarro desviou-se em direcção a um local de construção para carregar algumas vigas de metal no topo…), não estranhes.


Quando ir

A melhor altura para visitar a gruta é na época seca, entre Outubro e Maio.


Alojamento

Vais chegar ao final da tarde a Kong Lor (uma aldeia composta por cerca de 20 casas e atravessada por uma estrada que vai dar à Kong Lor Cave), pelo que a visita à gruta terá de ficar para o dia seguinte. Hora de procurar alojamento para passares a noite. Como te disse, Kong Lor é uma aldeia pequena, pelo que a grande maioria dos alojamentos disponíveis não estão disponíveis online. No entanto, os poucos que estão online podem ser encontrados no site da Agoda, não no site da Booking.


A gruta

A Kong Lor Cave é uma das maiores grutas do Laos com uma extensão de 7,5 km e 50mt de altura em determinadas zonas. É  atravessada por um rio de um lado ao outro sendo apenas possível percorrê-la na sua totalidade de barco a motor. Grande parte do caminho é percorrido numa total escuridão, pelo que é importante levar lanternas que poderão ser alugadas à entrada. A meio do caminho é possível parar e percorrer a pé caminhos previamente delineados e semi-iluminados.

A saída da gruta brinda os seus visitantes com uma vista de tirar o fôlego: verde a toda a volta, búfalos a banharem-se nas águas do rio, borboletas por todo o lado e uma sensação de paz indescritível.

Não percas a oportunidade de dares um mergulho na piscina natural com águas de cor esmeralda, considerada sagrada pelos locais. Um banho nestas águas, especialmente debaixo de um calor abrasador, é mais que obrigatório!

Bilhete de entrada Kong Lor Cave:
  • Aluguer de barco (capacidade máxima 3 passageiros + guia): 110.000 kip (1 pax), 120.000 kip (2 pax), 130.000 (3 pax)
  • Entrada na gruta: 10.000 kip

Vê aqui o video da minha viagem ao Vietname e Laos que inclui imagens da Kong Lor Cave:


Outras dicas úteis

  • Leva calçado apropriado. Precisas de calçado bom o suficiente para poderes andar em cima de rochas no interior da gruta, mas que também permita que estejas preparada para o caso de caso teres de sair do barco a meio do caminho para o empurrares, ao ficar encalhado num banco de areia (acontece, acredita). Umas sandálias com uma sola resistente seriam o ideal.
  • Leva fato de banho. Com o calor que lá está, um banho naquela piscina de águas cor esmeralda vai-te saber a céu, pelo que ires preparada com um fato de banho vai-te dar muito jeito. (confesso que quando lá estive não levei e acabei por ir à água de t-shirt e calções…)
  • Interage ao máximo com os locais. Embora o inglês não seja o seu forte, são de uma simpatia e generosidade incríveis…!

Boa viagem!

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!