O que ver e fazer na Colômbia

Viajei 3 semanas pela Colômbia em setembro de 2019 e posso dizer que foi uma das viagens mais surpreendentes da minha vida. Há muito para se dizer sobre o que ver e fazer na Colômbia, tendo em conta a larga variedade de paisagens que este país oferece a quem o visita. Desde cidades de arquitetura colonial, a praias de águas azuis cristalinas, selva, montanhas densamente florestadas e um deserto que me deixou totalmente encantada.

Um povo hospitaleiro e genuíno, uma gastronomia a cujo nome “comida de conforto” assenta na perfeição, e inúmeras oportunidades para voltares para casa com as melhores recordações fotográficas, farão com que uma viagem à Colômbia se transforme numa das melhores viagens da tua vida.

Abaixo encontras algumas dicas úteis sobre o que ver e fazer na Colômbia que te poderão ajudar a planear a tua viagem da melhor forma.

Sugestões: O que ver e fazer na Colômbia

Mergulhar na cultura colombiana em Bogotá

Bogotá, a capital, é o principal ponto de entrada para a maioria dos viajantes que passam pela Colômbia, e uma cidade a explorar. Repleta de história, particularmente visível no centro histórico conhecido como Candelária, oferece-te uma gastronomia variada e é um ótimo ponto de partida para travares conhecimento com a cultura colombiana.

É uma cidade que poderá intimidar um pouco no início, especialmente quando chegamos com ideias pré-concebidas sobre a sua segurança, mas rapidamente se entranha e nos faz sentir em casa. No topo do Parque Monserrate (acessível por teleférico), somos brindados com uma vista incrível sobre a cidade que nos faz perceber a sua gigantesca dimensão.

Plaza Bolivar em Bogotá - o que ver e fazer na Colômbia
Plaza Bolivar em Bogotá

Ficar de boca aberta com as palmeiras gigantes do Valle de Cocora

Se a ideia de um vale coberto de verde decorado com palmeiras gigantes te faz sonhar um pouco, então terás obrigatoriamente de incluir o Valle de Cocora na tua lista de o que ver e fazer na Colômbia.

A pequena e pitoresca cidade de Salento, repleta de casas coloridas e ruas pitorescas, é a base ideal para quem procura visitar este vale, localizado a uma distância de apenas 20 minutos de jeep.

Vista sobre o Bosque de Palmas no Valle de Cocora, na Colômbia
Valle de Cocora

Descobrir a intensidade de Medellín

Em tempos palco de violentos confrontos originados pelo tráfico de droga e por uma guerra civil que atormentou o país durante 50 anos, Medellín é hoje uma cidade que se encontra em pleno processo de regeneração. Aproveita a tua passagem por lá para fazeres uma visita guiada à Comuna 13, um dos bairros desfavorecidos da cidade que passou de local “proibido” a uma atração turística.

Inúmeros grafitis que hoje decoram as suas paredes, assim como frequentes demonstrações de dança e música hip hop, deram uma inesperada nova vida e uma dose acrescida de esperança aos seus habitantes. Aproveita também para fazer um tour de 1 dia até Guatapé, uma pitoresca cidade perto de Medellín, e subir até ao topo da Pedra del Peñol.

Vista noturna sobre Medellín - o que ver e fazer na Colômbia
Medellín

Aproveita o desconto de 5% na contratação de um

Seguro de Viagem IATI

Perderes-te nas ruas de Cartagena

Cartagena é um dos destinos turísticos mais populares da Colômbia e quem a visita percebe bem porquê. Deixa-te perder nas pitorescas ruas da sua cidade velha amuralhada com uma câmara fotográfica na mão.

Os amantes de dança também encontram em Cartagena um pequeno paraíso: os caribenhos não perdem oportunidade de dar um pezinho de dança ao som caliente e ritmado da Salsa. Um dos bons sítios para o fazer é o Café Havana, localizado na zona de Getsemani.

Centro histórico de Cartagena -  o que ver e fazer na Colômbia
Centro histórico de Cartagena

Desbravar o Parque Nacional Natural Tayrona

Se te defines como amante da natureza então o Parque Nacional Natural Tayrona terá de ser ponto obrigatório na tua lista de o que ver e fazer na Colômbia.

Imagina-te rodeada por uma selva densa, viva, habitada por vários animais selvagens e populações indígenas, banhada por um mar de águas quentes e cristalinas. Soa-te bem? Então bem-vinda ao Parque Tayrona.

Praia no Parque Tayrona
Praia no Parque Tayrona

Deixar o tempo passar em Palomino

Uma boa comparação a Palomino será a pequena aldeia de Port Barton, nas Filipinas (para quem conhece). Palomino é uma pequena vila piscatória, tranquila, onde a descontração é quase palpável, atravessada por estradas não alcatroadas que te levam a uma praia de águas quentes e areias douradas.

É uma boa opção para passar um dia, mas sugiro que aproveites para te deixares ficar por uns 2 a 3 dias, para aproveitares ao máximo o seu ritmo lento.

Praia em Palomino - o que ver e fazer na Colômbia
Praia em Palomino

Respirar ar puro em Minca

Este será outro destino obrigatório para todos os amantes de natureza. Aqui encontras cascatas, miradouros que te oferecem algumas das vistas mais incríveis de sempre, ar puro e inúmeras oportunidades para fazeres trekking num ambiente natural de beleza inquestionável.

Não te esqueças de incluir no teu roteiro uma passagem pela Casa Elemento para a mítica fotografia na sua cama de rede gigante.

Vista da Casa Elemento, em Minca
Vista da Casa Elemento, em Minca

Usar Santa Marta como base para várias atividades

Banhada pelo mar do Caribe, Santa Marta é quase um ponto de passagem obrigatório para quem tem no roteiro um trekking até à Cidade Perdida, uma visita ao Parque Nacional de Tayrona ou uma ida a Minca.

Apesar de não a considerar uma das cidades mais bonitas da Colômbia, vale na mesma a pena um passeio pelo seu centro histórico de arquitetura colonial. A sua animada vida noturna também te poderá garantir alguns momentos de diversão.

Baía de Santa Marta na Colômbia
Baía de Santa Marta. Foto de Marjolein van Son

Percorrer o Deserto de Tatacoa

É impossível não sermos totalmente arrebatados pelo ambiente mágico que se sente no Deserto de Tatacoa, pela calma das suas gentes e a resiliência da sua vida selvagem. A incluir numa passagem por lá: um tour completo pelo deserto vermelho e o deserto cinzento, assim como uma sessão de observação de astros num dos Observatórios que lá se encontram.

A melhor base para explorar o deserto é a pequena cidade de Villavieja, onde encontras várias opções de alojamento.

Vista sobre o Deserto vermelho de Tatacoa
Deserto vermelho de Tatacoa

Praticar o “dolce fare niente” nas ilhas de San Andrés e Providência

As ilhas de San Andrés e Providencia são dois dos destinos de praia de excelência da Colômbia. Se procuras praias de areia branca e águas cristalinas, então terás de incluir estes destinos na tua lista de o que ver e fazer na Colômbia.

A ilha de San Andrés é bastante mais procurada por turistas, pelo que se procuras um destino um pouco mais sossegado, talvez a ilha de Providencia seja a mais adequada.  

Cayo Cangrejo, na Ilha de Providencia, na Colômbia
Cayo Cangrejo, em Providencia

Descobrir um dos rios mais bonitos do mundo: Caño Cristales

Localizado no centro da Colômbia, na Sierra de la Macarena, Caño Cristales é um rio de de beleza surreal, conhecido como um dos rios mais bonitos do mundo. É conhecido pelas cores fortes e vivas que pintam as suas águas transparentes entre os meses de julho e novembro, originadas por uma alga que ali floresce nessa altura.

Aberta ao turismo há poucos anos, depois de vários anos em que serviu de palco para vários conflitos armados, é hoje procurada por vários turistas nacionais e internacionais. É importante referir que não é possível visitar Caño Cristales sem um guia autorizado, pelo que será preferível optar por um tour de agência.

O rio Caño Cristales, na Colômbia
Caño Cristales | Foto de Mario Carvajal, Wikimedia Commons

Dançar até cair em Cali

Cali é a terceira maior cidade da Colômbia, também conhecida como a capital da Salsa e pela alcunha “Ramo do Céu”.

Apesar da herança arquitetónica e histórica que por lá poderás visitar, a verdadeira atração desta cidade é mesmo o seu ambiente animado, oriundo da sua rica herança africana.

Pessoas a dançarem Salsa, Cali - o que ver e fazer na Colômbia

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.