Livros sobre Viagens – 7 Sugestões
Se há uma coisa que não pode faltar na minha mochila é um ou 2 livros (dependendo da duração da viagem). Não há nada que me saiba melhor do que estar estendida na areia, numa cama de rede ou numas almofadas confortáveis, num local bem distante, a folhear um bom livro. Mas a folhear mesmo, nada de carregar no botão para mudar a página, como tenho visto frequentemente outras pessoas durante as minha viagens. Confesso que ainda não fui seduzida por e-readers como o Kindle ou o Kobo. Eu gosto do cheiro do papel, do prazer de folhear as páginas e de, ao acabar de lê-lo, ficar por breves instantes a pensar em tudo o que aquele livro me trouxe. E até pode ser redundante, mas adoro levar livros sobre viagens, para entrar ainda mais no espírito.
Para vos ajudar a comporem a vossa própria biblioteca, ou quiçá a terem ideias de prendas para amigos viajantes, deixo-vos abaixo uma lista de alguns livros sobre viagens que já li e outros que tenho na lista. Li a maior parte dos livros aqui indicados em inglês. Confesso que gosto e como alguns deles foram comprados em viagem, era inevitável. Mas sempre que possível deixo-vos o link para as versões traduzidas para português.
Os links sobre os nomes dos livros encaminham-te para os sites da Amazon.co.uk ou da Fnac, onde poderás adquiri-los directamente!
1. “O centenário que fugiu pela janela e desapareceu”
Título em Inglês: “The Hundred-Year-Old man who climbed out of the window and disappeared“
Autor: Jonas Jonasson
País: Suécia
História: No dia do seu 100º aniversário, Allan Karlsson foge pela janela do quarto do lar em que vivia e da grande festa que lhe estava reservada. Durante a sua fuga, junta-se a alguns companheiros que conhece pelo caminho. No meio das suas novas aventuras vão-se descobrindo os pormenores da sua surpreendente vida até aquele dia.
Comprar versão em PT Comprar versão em EN
2. Shantaram
Título em Inglês: “Shantaram“
Autor: Gregory David Roberts
País: Austrália
História: Uma história verídica, contada na primeira pessoa pelo seu protagonista. Em 1980, Greg Roberts foge de uma prisão na Austrália e, munido de um passaporte falso neo-zelandês, foge para Bombaim, na Índia, onde se refugia por mais de 10 anos. Lá encontra um país, uma cultura e uma forma de ver a vida totalmente diferente da que conhecia. Envolve-se com a máfia, vive nas “slums” de Bombaim, apaixona-se, combate ao lado de guerrilheiros no Afeganistão… Um livro fantástico que nos leva numa viagem incrível ao lado do autor.
3. Vagabonding
Título em Inglês: “Vagabonding. An uncommon guide to the art of long-term travelling”
Autor: Rolf Potts
País: EUA
História: O viajante veterano Ralf Potts oferece neste este livro um guia completo sobre como viajar de forma prolongada. São dicas preciosas sobre o orçamento necessário, como escolher o destino, como trabalhar e fazer voluntariado lá fora, entre outros. Um livro útil para quem está mortinho para se lançar pelo mundo sem data de regresso.
4. Viajante Solitário
Título em Inglês: Lonesome Traveller
Autor: Jack Kerouac
País: EUA
História: Pertencente à geração “Beat”, composta por um grupo de autores com um estilo de vida nómada, cujas obras influenciaram a cultura norte-americana nos anos 50, Jack Kerouac é um dos mais famosos e irreverentes viajantes de sempre. Neste livro estão reunidas algumas crónicas das suas intensas viagens por locais como Nova Iorque, Washington ou Paris.
Comprar versão em PT Comprar versão em EN
5. Pela estrada fora
Título em Inglês: “On the road“
Autor: Jack Kerouac
País: EUA
História: Considerado um clássico da literatura norte-americana, e um dos melhores livros sobre viagens do mundo, o livro “On the road” conta as viagens do autor, Jack Kerouac, pelos Estados Unidos, ao lado do seu amigo Neal Cassady numa intensa busca por conhecimento e novas experiências. Um símbolo de liberdade, um poço de inspiração e um retrato fiel de uma geração que veio a influenciar todas as outras gerações seguintes.
Comprar versão em PT Comprar versão em EN
6. Livre Trânsito
Autor: André Parente
País: Portugal
História: Em 2007, o André, inspirado por uma vontade de encontrar aquilo que todos inevitavelmente procuramos (liberdade, mudança, aventura…), deixou para trás a sua então estabilidade financeira e profissional, a sua casa, amigos, família, e partiu numa viagem à volta do mundo, sem olhar para trás. Pelo caminho foi registando as suas memórias e no final deixou-nos o livro “Livre Trânsito”: uma compilação de histórias que nos deixa com um formigueiro por dentro e uma vontade enorme de seguirmos os seus passos.
7. An idiot abroad: The Travel Diaries of Karl Pilkington
Título em Inglês: “An idiot abroad: The Travel Diaries of Karl Pilkington”
Autor: Karl Pilkington
País: UK
História: O autor, Karl Pilkington, não é propriamente o que se pode considerar um amante de viagens. Viajar não é algo que o entusiasme muito. E foi precisamente por isso que os comediantes ingleses Ricky Gervais (“The Office”, “The invention of lying”) e Stephen Merchant (co-autor do “The Office”, entre outros) o desafiaram a partir numa viagem às 7 Maravilhas do Mundo e a contar as suas aventuras através de um programa de televisão chamado “An idiot abroad“, entretanto passado para livro. Uma leitura leve e uma visão humorística (boa para quem aprecia o tipo de humor britânico) sobre as aventuras de um “idiota” à volta do mundo.
E pronto, aqui estão as minhas 7 sugestões de livros sobre viagens. Espero que te inspirem tanto como me têm inspirado a mim. É claro que existem muitos, muitos mais, como por exemplo os conhecidos Into the Wild, Comer, Orar, Amar ou The Great Railway Bazaar mas estes já chegam para te manter ocupada durante um bom tempo!
Boas leituras e boas viagens. 🙂
2 Comments
No fim de semana passado fui ao lançamento do livro walking around de Fábio Inácio que partilha o registo fotográfico da sua viagem de 20 meses.
Não li nenhum desses livros (e confesso que alguns nem conhecia), mas tenho muita curiosidade em relação ao On the Road. Adoro ler, mas evito levar muitos livros durante as viagens. Antes levava só 1, mas entretanto comprei um Kobo e foi uma das melhores compras que podia ter feito (embora prefira livros em papel).