10 locais a não perder no Cairo
Para te abstraíres da desordem que caracteriza o Cairo, a capital do Egito, sugerimos-te uma lista de 10 locais que não podes perder numa visita a esta cidade.
Com mais de 20 milhões de habitantes, o Cairo é uma das cidades mais populosas do mundo. É na realidade uma cidade caótica, onde passear não é propriamente uma atividade relaxante e prazerosa. Em grande parte do ano o calor impera e, durante todo o ano a qualquer hora, o trânsito não para!
O encanto deste tipo de cidades está precisamente na experiência de ver de perto os costumes e as rotinas do seu povo, e na visita aos locais mais emblemáticos que nos contam mais da sua histórica e da sua cultura em cada esquina.
Depois de duas visitas ao Egito, um dos países que mais nos encanta, e depois de várias passagens pela sua capital, recomendamos-te aqui os locais que não deves perder numa visita à peculiar cidade do Cairo.
O que incluir numa visita à cidade do Cairo?
1 | Pirâmides de Gizé
As Pirâmides de Gizé são uma das sete Maravilhas do Mundo Antigo e são, sem dúvida, um dos locais mais emblemáticos do mundo. Este complexo é composto por três grandes pirâmides (Khufu, Khafre e Menkaure), três pequenas pirâmides (as Pirâmides da Rainha) e a famosa Esfinge de Gizé.
Podes visitar o Complexo das Pirâmides de Gizé de forma independente ou podes contratar um guia para te acompanhar. O custo da entrada no complexo em 2020 é de 200 libras egípcias, mas para entrares no interior cada pirâmide tens de adquirir bilhetes adicionais (400EGP para a Grande Pirâmide de Gizé e 100EGP para as duas pirâmides Khafre e Menkaure).
Recomendamos-te que vás de manhã cedo (7h ou 8h da manhã dependendo da época do ano) para que consigas iniciar a tua visita mais descansado, antes da hora de chegada dos grupos de turistas.
2 | Cidadela e Mesquita de Muhammad Ali
No alto de uma colina bem no centro do Cairo, ergue-se uma cidadela medieval com uma imponente arquitetura que espanta qualquer um. Além de te dar uma visão histórica sobre o passado islâmico do Cairo, a posição estratégica da também chamada Cidadela de Saladino dá-te uma vista panorâmica sobre o enorme Cairo.
No interior desta fortificação do século XII, podes visitar 3 mesquitas e 4 museus. Destes destacamos a fantástica Mesquita de Muhammad Ali que não podes mesmo perder!
3 | Mercado Khan Al Khalili
Se gostas de mercados, este tem de estar na tua lista! O Khan Al Khalili é o enorme bazar do centro do Cairo onde podes encontrar de tudo. Existe uma parte mais turística, junto à Mesquita Al-Hussein, onde podes encontrar maioritariamente restaurantes e lojas de lembranças… mas aconselhamos-te a ires além dessa zona e a mergulhares nas ruelas deste mercado.
Entre tendas e bancas, irás encontrar especiarias, perfumes, bijuteria, vestuário, peças de artesanato e muito mais! O Khan Al Khalili é um sítio de muita gente, com um ambiente muito próprio que também caracteriza a cidade do Cairo.
Recomendamos-te a guardares umas horas para explorares esta zona e não tenhas medo: como em todas as zonas com multidões, toma apenas um cuidado extra com os teus pertences e não te esqueças de negociar um pouco antes de comprar o que quer que seja!
4 | Museu Egípcio do Cairo
No Museu Egípcio vais encontrar um sem fim de coleções de artefactos da antiguidade egípcia que ainda hoje continuam a ser descobertos. Entre pequenas e grandes estátuas, peças, pinturas, múmias e tesouros, poderás mergulhar na história deste país que tem tanto para contar.
Mas não tentes ver o museu todo de uma só vez: tens de ser seletivo ou então visitá-lo várias vezes!
Há duas salas que mais atraem a curiosidade dos visitantes e não é por acaso! A sala do Faraó Tutankamon é realmente fantástica… aqui poderás ver a sua máscara funerária feita em ouro assim como o seu valioso tesouro encontrados no Vale dos Reis em Luxor. Não deixes de visitar também os restos mumificados dos mais importantes faraós do Antigo Egito na sala das múmias.
Este museu fica atualmente em downtown, junto à emblemática praça Tahrir. No entanto, uma vez que as descobertas do Antigo Egito não param, está em construção um novo Grande Museu do Egito situado em Gizé, mais perto das grandes pirâmides. Prevê-se que este abra no final do ano 2020… ou em 2021, e será o maior museu arqueológico do mundo!
Vai, com certeza, valer a pena a visita!
5 | Cairo Islâmico
O Cairo Islâmico é a zona histórica que contém a maior concentração de monumentos medievais islâmicos e reflete os tempos em que o Cairo era a capital mais rica do mundo.
Se realmente pretenderes explorar esta zona ao pormenor, poderás demorar vários dias! Mas, para facilitar a tua visita, podes percorrer os 2,5km da sua rua central que te levará a passar pelos seus pontos principais.
O mercado Khan Al Khalili é também parte desta zona mas pelas suas características tão particulares, achamos que merece um ponto em destaque nesta lista.
Ao longo do Cairo Islâmico podes visitar uma série de madraças, mausoléus e mesquitas. Aconselhamos-te a espreitares a Mesquita Al-Hussein, não por ser uma mesquita muito bonita mas porque é realmente muito usada pelos egípcios locais e, por isso, tem um ambiente muito quotidiano.
Por diferentes razões da anterior, recomendamos-te também a despenderes algum tempo na Mesquita Al-Azhar. É um dos centros de teologia islâmica mais importantes do mundo e pelas várias áreas da mesquita encontram-se estudantes dedicados de Corão debaixo do braço, num ambiente muito silencioso e tranquilo.
Há ainda a Mesquita Al-Hakim, perto do Portão Norte da Cidade, que junta nos arredores da sua entrada grupos de várias idades a conversar, jogar, comer ou só a ver quem passa. Aqueles sítios da cidade onde apetece sentar um pouco a apreciar o ambiente!
6 | Mesquita Sultan Hassan
Há várias razões que fazem desta uma mesquita espetacular! Em primeiro lugar, a sua construção não foi tarefa fácil e atravessou uma série de adversidades como colapsos de minaretes que causaram centenas de mortes de construtores. Depois foi ainda utilizada como fortaleza para defender a Cidadela que fica logo acima e acabou por sofrer vários ataques, destruindo até a sua cúpula.
Além da sua turbulenta história, a grandeza e detalhe da fachada da sua entrada são impressionantes. Por dentro, mostra ainda sinais de ter sido usada como madraça – Escola Islâmica, onde a decoração do seu salão de oração é espantosa!
Na nossa opinião, uma visita muito interessante a não perder na cidade do Cairo.
7 | Parque Al-Azhar
O parque Al-Azhar é uma ilha verde e calma no centro de um Cairo poeirento e desordenado. Com uma vista privilegiada para a Cidadela, este parque é o sítio ideal para descansar da azáfama da cidade e respirar um pouco de ar na natureza.
Na extensa área do parque, podem encontrar-se vários pequenos e um grande lago alimentado pelo Rio Nilo, dois restaurantes e ainda pequenas banquinhas de gelados ou snacks. Bancos de jardim e relva não faltam para descansares um pouco da vida absorvente da cidade do Cairo.
8 | Espetáculo de dança folclórica egípcia
No Centro de Artes Al-Ghouriyya é possível assistir a um serão diferente aos sábados, segundas e quartas-feiras. Num espetáculo de cerca de 90 minutos, um chamado grupo de Whirling Dervishes apresenta a dança Sufi.
Esta dança provém do sufismo e é encorajada pelo bater hipnótico de tambores e tubos, ao som dos quais os dançarinos giram dentro de saias multicolores. Para estes, a dança Sufi tinha originalmente o objetivo de atingir uma espécie de união com Deus.
Hoje em dia talvez não seja tão autêntica quanto era no passado, mas que é um espetáculo extraordinário é!
9 | Downtown do Cairo
Downtown ou a baixa da cidade é, no Cairo, a área que vai desde a famosa praça Tahrir até à principal estação de caminhos-de-ferro (Ramses Station). É uma zona mais comercial de avenidas largas, várias praças, pequenos jardins e grandes lojas.
Não podemos dizer que é uma zona moderna segundo os padrões ocidentais, pois isso vê-se mais noutra zona da cidade chamada de Cairo Novo. Mas apresenta já alguns traços mais cosmopolitas. É aqui que te aconselhamos a ficares alojado durante a tua estada no Cairo.
Nesta zona encontrarás as principais estações de metro, várias lojas de utilidades, cafés, cinemas, as melhores pastelarias de baklavas egípcias e os melhores sumos de fruta que encontrámos na cidade!
Vale a pena dedicares um par de horas a passear por esta zona e não te esqueças de olhar para cima: são enormes as diferenças na arquitetura e nas fachadas dos edifícios em comparação à zona islâmica da cidade!
10 | Cairo copta
Se queres ver um Cairo diferente das zonas notoriamente mais islâmicas que falámos até agora, então apanha o metro, vai até à estação Mar Girgis e explora a zona do Cairo copta.
Durante alguns séculos após o declínio das religiões faraónicas e antes da chegada do Islão, o Egito foi um país Cristão. A zona do Cairo Copta foi então onde se estabeleceram estes cristãos egípcios.
Notarás desde logo algumas diferenças do Cairo Islâmico para esta zona, com traços arquitetónicos mais romanos e onde se vêm também muitos cristãos.
Num par de horas conseguirás visitar todo o Cairo copta, passando pela Fortaleza de Babilónia, o Museu Copta, a Igreja Suspensa e a Igreja de São Jorge. Não é uma área extensa mas é interessante para que a tua visita ao Cairo fique completa em termos culturais e históricos, tendo já passado por marcos da era faraónica do Antigo Egito, do período cristão e ainda do, mais recente, período islâmico.