Os destinos mais seguros para viajar sozinha
Como mulher a viajar sozinha já dei por mim, antes de cada viagem, à procura de informação sobre os destinos mais seguros. É perfeitamente normal este cuidado acrescido, principalmente quando uma mulher pensa em viajar sozinha, que talvez a maior parte dos homens não partilhe frequentemente. Regra geral, as mulheres sentem-se mais vulneráveis quando viajam sozinhas pelo que procuram sempre o máximo de informação possível antes de decidirem sobre o seu destino ou quando se encontram a planear a viagem dentro de cada país.
Deixo-vos aqui uma pequena lista de 10 dos países mais seguros do mundo, feita com base em informação oficial, na minha experiência pessoal e nos testemunhos de outras mulheres viajantes, que vos poderá ajudar a dar o primeiro passo para uma viagem a solo ou a planear a próxima! 🙂
Islândia
Em nº 1 no Global Peace Index a nível mundial e regional (Europa).
Também conhecido como “The Land of Fire and Ice“, a Islândia é um país de contrastes naturais com paisagens deslumbrantes de vulcões, geysers e glaciares, onde praticamente todos os habitantes falam inglês quase perfeito, a infraestrutura turística é fantástica e o nível de criminalidade é praticamente nulo. É, sem dúvida, um dos destinos mais seguros do mundo e não poderia faltar nesta lista.
Dinamarca
Em nº 2 no Global Peace Index a nível mundial e regional (Europa).
Encontramos muitas vezes a Dinamarca no topo de rankings dos países com maior qualidade de vida do mundo. Não é de admirar: exemplos de arquitectura fantástica por todo o lado, tesouros culturais, uma gastronomia reconhecida mundialmente através das inúmeras estrelas Michelin que tem vindo a receber… Já está na lista? 🙂
Nova Zelândia
Em nº 4 no Global Peace Index a nível mundial e nº 1 a nível regional (Ásia-Pacífico).
Já aqui falei antes sobre a Nova Zelândia, e é um país que está no topo da minha lista já há algum tempo. Conheci muitas mulheres viajantes ao longo das minhas viagens que já tinham estado na Nova Zelândia e que só tinham boas coisas a dizer. As paisagens, o povo, os contrastes e o facto de ser um dos destinos mais seguros. É de ir, e rápido!!
Japão
Em nº 8 no Global Peace Index a nível mundial e nº 2 a nível regional (Ásia-Pacífico).
Onde a alta tecnologia e uma sociedade altamente evoluída vivem lado a lado com tradições passadas de geração em geração. A terra natal desse presente dos deuses que é o Sushi e um país cujos habitantes são dotados de grande educação, delicadeza e respeito pelo próximo. O Japão esteve na calha antes da última viagem que fiz, tendo sido substituído à última hora. Mas continua na lista!
Butão
Em nº 18 no Global Peace Index a nível mundial e nº 1 a nível regional (Ásia do Sul).
Não encontramos o Butão em muitas wishlists de viagens por aí, mas também o considerei na minha última viagem. Um país intensamente budista, onde a Felicidade Nacional Bruta é mais importante do que o Produto Nacional Bruto, onde 60% do país deverá manter-se obrigatoriamente florestado, onde mosteiros e montanhas com picos cobertos de neve decoram a paisagem, onde são frequentes Festivais de Dança e cultura tradicional. Não é propriamente um país indicado para quem pretenda viajar de forma independente já que só é permitida a entrada quando inserida numa tour, mas é sem dúvida um dos destinos mais seguros do mundo.
Singapura
Em nº 24 no Global Peace Index a nível mundial e nº 4 a nível regional (Ásia-Pacífico).
Estive lá em Agosto deste ano e confirmo que de facto não me senti nada insegura enquanto lá estive (vê também o artigo Roteiro de Viagem: Singapura, Malásia e Indonésia). Arranha-céus de perder de vista, centros comerciais a cada virar de esquina, uma rede de transportes bem desenvolvida, um jardim botânico fantástico… e isto apenas no centro da cidade. Uma visita aos arredores poderá levar-te para o meio de florestas tropicais habitadas por macacos, lagartos gigantes e pássaros exóticos.
Costa Rica
Em nº 34 no Global Peace Index a nível mundial e nº 1 a nível regional (América Central).
O país da “Pura Vida”, do verde intenso das suas florestas, de ondas, praias e sunsets perfeitos e de um povo hospitaleiro e descontraído. A Costa Rica detém o 1º lugar no ranking dos destinos mais seguros e com melhor qualidade de vida da América Central E não há ninguém que lá tenha ido e que não fale da Costa Rica com um sorriso rasgado na cara. Isto diz muito, não? 🙂
Laos
Em nº 41 no Global Peace Index a nível mundial e nº 7 a nível regional (Ásia-Pacífico).
Viajei sozinha pelo Laos em Maio de 2014 e confirmo que foi um dos destinos mais seguros em que já estive. Paisagens fantásticas a que o Sudeste Asiático já nos habituou, um povo afável e descontraído. Um país perfeito para quem procura descanso para a mente e diversão para a alma 🙂 Vê também as crónicas da minha viagem por lá: Crónicas Vietname e Laos 2015.
Coreia do Sul
Em nº 42 no Global Peace Index a nível mundial e nº 8 a nível regional (Ásia-Pacífico).
Conhecida como “The land of the morning calm“, a Coreia do Sul é um país com mais de 5000 anos de história e cultura, com paisagens que vão desde parques nacionais densamente florestados, a ilhas remotas, pistas de ski ou aldeias rodeadas por campos de arroz, até uma das cidades mais importantes na Ásia, Seoul, conhecida por viver sob o lema “work hard, play hard“.
Vietname
Em nº 56 no Global Peace Index a nível mundial e nº 11 a nível regional (Ásia-Pacífico).
Falando por experiência própria: recomendo a todas as mulheres que estejam a pensar em viajar sozinhas. O Vietname foi o meu primeiro destino enquanto mulher viajante a solo, e não poderia ter escolhido melhor. Paisagens deslumbrantes, um povo directo e prático mas muito hospitaleiro, comida de chorar por mais e recordações para a vida :). (Vê também as crónicas da minha passagem por lá em 2015: Crónicas Vietname e Laos 2015.)
Boas viagens!
1 Comment
Acho que vou a cada um deles 🙂