Uma das questões recorrentes de fóruns e grupos de viagem online é a questão das vacinas e cuidados especiais de saúde a tomar em viagem. Existem muitos blogs e websites por aí com informações sobre este assunto e ainda bem. Mas, na realidade, a melhor pessoa para te dar conselhos a este respeito é mesmo um médico especializado. E é para isso que serve a Consulta do Viajante, cujo nome diz tudo.
Na Consulta do Viajante és atendida por um médico especializado que te coloca várias questões sobre o teu histórico de saúde e sobre o destino da tua próxima viagem. Mediante as respostas são-te prescritas determinadas vacinas e alguns medicamentos em particular. Cada caso é um caso. Por isso, na mesma Consulta do Viajante, o que é prescrito a um viajante, poderá não ser prescrito a outro.
Não são muitos os países que exigem determinadas vacinas como condição de entrada no país. As vacinas são normalmente apenas recomendadas, dependendo do país de destino. No entanto, se são recomendadas é porque de facto naquele país em particular existe um risco considerável de contágio da doença em questão. Se em casa cuidamos da nossa saúde, deveremos fazê-lo também quando viajamos. A pior recordação que podemos trazer de uma viagem é uma doença grave, e apenas porque “achámos” que não nos ia acontecer nada. Abaixo encontras informações úteis sobre onde fazer a Consulta do Viajante, cuidados a ter em viagem, sugestão de kit de emergência de viagem e alguns links úteis para consultares no futuro. Boas (e saudáveis) viagens! 😉
Onde fazer a Consulta do Viajante
Abaixo encontras informação útil sobre onde fazer a Consulta do Viajante em Lisboa e no Porto. Para viajantes brasileiros sugiro que acedam a este link para mais informações: Portal de Saúde Brasil.
LISBOA
- Centro de Saúde de Sete Rios | Morada: Largo Prof. Arnaldo Sampaio, Lisboa | Tlf: 217 211 836
- Hospital Dona Estefânia | Morada: Rua Jacinta Marto, Lisboa | Tlf: 213 126 600 (marcação prévia, por telefone)
- Hospital Curry Cabral | Morada: Rua da Beneficência, 8, Lisboa | Tlf: 217 924 322 (marcação prévia, por telefone ou presencialmente)
- Hospital Santa Maria | Morada: Avenida Professor Egas Moniz, Lisboa | Tlf: 217 805 000 (marcação prévia, por telefone)
- Instituto de Higiene e Medicina Tropical | Morada: Rua da Junqueira, n.º 96, Lisboa | Tlf: 213 652 630
PORTO
- Centro de Vacinação Internacional do Porto | Morada: Avenida Rodrigues de Freitas, 108 – Porto | Tlf: 222 002 540 (marcação prévia, por telefone, presencialmente ou email)
- Centro de Vacinação Internacional do Centro Hospitalar do Porto | Morada: EX-CICAP – Pavilhão 8, R. D. Manuel II, Porto | Tlf: 222 077 500
- Centro de Vacinação Internacional do Hospital de S. João | Morada: Al. Professor Hernâni Monteiro, Porto | Tlf: 225 512 375
- Centro de Vacinação Internacional Matosinhos (Porto de Leixões) | Morada: Porto de Leixões, Doca 2 Sul, Matosinhos | Tlf: 229 372 497 / 918 174 606
GERAL (online)
Em alternativa, sugiro também os serviços de Consulta do Viajante em Telemedicina do Dr. Diogo Medina. Recomendo a 100% por já ter usado e ter saído bastante satisfeita. A consulta é feita via skype, e as receitas enviadas por email ou, caso necessário, por correio. Tudo muito prático, rápido e acessível.
Os leitores do Joland têm ainda direito a uma redução de 20% no preço. Basta introduzires o código “Joland” quando fizeres a marcação da consulta no site.
Alguns cuidados a ter em viagem
Para além das vacinas e de eventuais medicamentos que possamos tomar, existem alguns cuidados de saúde essenciais a ter durante a viagem. Estes simples cuidados ajudam a prevenir algumas situações indesejadas que te poderão vir a estragar uma viagem de sonho. Claro que dependem sempre do destino em questão. Caso o teu destino seja um país em desenvolvimento onde as condições de higiene e de saúde não são as melhores, os cuidados deverão ser redobrados. Caso estejamos a falar de países desenvolvidos, como a maior parte dos países europeus por exemplo, poderás relaxar um pouco mais.
- Tenta beber sempre água engarrafada e evita o gelo caso desconheças a origem da água de que foi feito.
- Usar repelente em destinos tropicais. Para certos destinos aconselha-se o uso de um repelente com uma concentração de DEET acima de 25%. É raro conseguir encontrar este tipo de repelentes em Portugal, mas poderás encomendá-los online ou comprá-los no destino.
- Em destinos quentes ingerir o máximo de água possível para manter a hidratação
- Evitar contacto directo com animais em zonas onde exista risco de raiva
- Fazer um seguro de viagem. Recomendo o da World Nomads, por ser um dos mais completos do mercado (vê o artigo Seguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação, para mais informação)
- Caso faças mergulho durante a viagem, lembra-te que só deverás voar após 24 horas
- Leva sempre contigo um papel ou documento com informações sobre o teu tipo sanguíneo, eventuais alergias que possas ter ou condições específicas de saúde, assim como um contacto de emergência.
Kit Médico de Viagem
Há determinadas situações em viagem que podem ser resolvidas facilmente com um bom analgésico, anti-diarreico, uma ligadura e um desinfectante. Não é preciso também irmos a correr para o médico por causa de um arranhãozinho ou de um leve desarranjo intestinal. Abaixo encontras algumas sugestões de medicamentos (que te podem ser receitados na Consulta do Viajante) e outros itens a incluir no teu Kit Médico de Viagem. Não ocupa muito espaço e deve sempre fazer parte da tua lista quando fazes a mala.
- Analgésico
- Anti-inflamatório
- Repelente de insectos
- Protector Solar
- Anti-malárico (caso se aplique)
- Pensos rápidos, ligaduras, fita adesiva…
- Desinfectante
- Descongestionante nasal
- Termómetro
- Pomada para as picadas de insectos
Links Úteis
Aqui encontras alguns links úteis com mais info sobre saúde em viagem, que poderás consultar.
- CDC – Center for Disease Control and Prevention
- World Health Organization – International Travel and Health
- Portal das Comunidades – Conselhos aos Viajantes
- Direcção Geral da Saúde – Grande Lisboa
- ARS – Administração Regional de Saúde do Norte
- Portal de Saúde Brasileiro – Saúde do Viajante
E aqui está! Se seguires as indicações deste artigo, é praticamente garantida uma viagem segura e um regresso cheio de boas recordações. Boas viagens!
2 Comments
olá mª joão obrigada pelas dicas 😉 estou a pensar ir a s.tome este ano e gostaria de saber se me pode ajudar, estou a pensar usar o serviço telemedecina mas depois levar as vacinas para o meu centro de saude? como fez no seu caso?
Olá Sandra! O médico passa-te as receitas das vacinas e envia por e-mail. Se preferires também poderá enviar por correio. Depois é usar as receitas como de habitual, dirigindo-te a um centro de saúde adequado para fazer o tratamento necessário! Muito simples 🙂