15 dos locais mais fascinantes do Mundo
O mundo está cheio de locais fascinantes para visitar, muitos dos quais da plena autoria da Natureza, sem intervenção humana. Creio que não haja um local dos indicados abaixo que não esteja na minha própria wishlist, sendo que alguns já foram riscados da lista. Vamos lá ver se esta lista com 15 dos locais mais fascinantes do Mundo bate certo com a tua wishlist de viagens, ou se vais ter de actualizá-la no final deste artigo. 🙂
Pamukkale, Turquia
Declarado Património Mundial da UNESCO, e sem dúvida um dos locais mais fascinantes do mundo, Pamukkale é um conjunto de piscinas termais de origem calcária, localizadas numa ravina a cerca de 200 mt de altura, no sudoeste turco. Também conhecida por “Castelo de Algodão” (“Pamuk” significa algodão em turco) é também possível aqui visitar museus e observar artefactos encontrados na zona da época da ocupação romana.
Redwood National Park, Califórnia – EUA
Localizado na California, nos EUA, o Parque Nacional Redwood é conhecido por ser a floresta das grandes árvores. É o lar de algumas das árvores mais altas do mundo, que atingem os 2000 anos e cerca de 10 mt de altura.
The Great Blue Hole, Belize
Localizado a cerca de 100km do Belize, o Great Blue Hole é um buraco no meio do oceano com cerca de 300mt de largura e 124mt de profundidade. Foi declarado como um dos melhores 10 locais para mergulho por Jacques Cousteau, e é hoje procurado por aficionados de mergulho de todo o mundo com alguma experiência, já que um dos pré-requisitos obrigatórios passa pela realização prévia de 24 mergulhos para se poder mergulhar neste local.
Slope Point, Nova Zelândia
No ponto mais a Sul da South Island da Nova Zelândia, encontra-se uma das pequenas florestas mais fascinantes do mundo. O vento bate com tanta intensidade e de forma tão constante nestas árvores, depois de cerca de 3200 km percorridos pelo oceano sem obstáculos, que elas acabam por crescer já tortas.
Mendenhall Ice Caves, Alaska – EUA
As Grutas de gelo Mendenhall estão localizadas a apenas cerca de 20 km da cidade de Juneau, no Alaska, dentro do Glaciar Mendenhall. O derretimento do Glaciar, devido ao aquecimento global do planeta, tem vindo a revelar, desde 2012, uma floresta com mais de 1400 anos de idade. Se sempre quiseste ter a oportunidade de visitar este local, então convinha que o fizesses o mais rapidamente possível, já que, infelizmente, ele não se manterá por muito mais tempo.
Ijen Crater, Java – Indonésia
A Ijen Crater, localizada na ilha de Java, na Indonésia, é mais conhecida pela sua chama azul visível durante a noite, especialmente através de trekkings nocturnos, que pode atingir alturas de 5 mt. Esta chama tem origem na emissão de gás sulfúrico a temperaturas acima dos 600ºC.
Wulingyuan, China
Considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a área de Wulingyuan, na China, é composta por cerca de 3000 pilares de pedra que chegam a atingir os 200 mt de altura. Entre os pilares é possível encontrar cachoeiras, grutas, lagos e ravinas que fazem com que Wullingyuan seja um dos locais mais fascinantes e bonitos do mundo.
Kong Lor Cave, Laos
Localizada perto da pequena e isolada aldeia de Kong Lor, a cerca de 7 horas de viagem de autocarro da capital do Laos, a Kong Lor Cave é sem dúvida um local a incluir num roteiro pelo Laos. Com um comprimento de 7 kms, é possível atravessá-la num long boat a motor, sendo o percurso visível apenas com o recurso a lanternas, tendo em conta a escuridão. A paisagem à saída da gruta é verdadeiramente “breathtaking”.
Lago Retba, Senegal
A apenas uma hora da capital do Senegal, é possível encontrar o Lago Retba. Com um nível de salinidade comparável ao do Mar Morto, o Lago Retba é também conhecido como “Lac Rose” pelos locais (Lago Rosa) pelas suas águas de cor Rosa. Esta cor tem origem numa bactéria que produz um pigmento vermelho de forma a conseguir absorver a luz do sol, e é mais visível durante a época seca, de Novembro a Junho.
Waitomo Gloworm Caves, Nova Zelândia
As grutas de Waitomo estão localizadas no Norte da Ilha Norte da Nova Zelândia. O interior desta gruta está repleto de milhares de pequenos vermes luminescentes que transformam o local num cenário fantástico.
Floresta de Gryfino, Polónia
A floresta de Gryfino, na Polónia, é o lar de cerca de 400 árvores com uma curiosa característica: todas nascem tortas para depois de endireitarem em direcção ao céu. Existem várias teorias para este fenómeno mas nenhuma foi provada até hoje. O resultado é uma floresta com um aspecto algo sobrenatural e verdadeiramente fascinante.
Fly Geyser, Nevada – EUA
Localizado no Black Rock Desert no Nevada, o Fly Geyser é uma das atracções mais interessantes deste estado nos EUA. Nos anos 60, foi escavado um poço para explorar a energia geotermal da zona; não tendo sido correctamente tapado, o poço continuou a expelir minerais que deram origem à sua estrutura. O nome vem do facto de se encontrar quase permanentemente a expelir água a cerca de 2 mt de altura.
Ilha de Socotra, Yemen
A ilha de Socotra parece saída de um filme de ficção científica. Está localizada a 250 km da Somália e a 340 km do Yemen, fazendo parte de um grupo de 4 ilhas. Está repleta de espécies de flora e fauna que não se encontram em mais nenhum lado no planeta que lhe dão este aspecto surreal.
Kuang Si Waterfalls, Laos
Estas cascatas estão localizadas a uma curta distância da cidade de Luang Prabang no Laos. Não há quem não fique fascinado com a visão destas cascatas, “desenhadas” de forma perfeita na paisagem. As suas águas de cor turquesa aliciam qualquer um a um banho para fugir ao calor.
Salar de Uyuni, Bolívia
Localizada no Sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo com cerca de 10.000 km2. Há milhares de anos atrás era aqui que se encontrava o lago pré-histórico Michin que entretanto secou tendo dado origem ao cenário actual e a um dos locais mais fascinantes do mundo. No período das chuvas (de Novembro a Março) o Salar de Uyuni fica repleto de água e torna-se o lar de milhares de flamingos de várias espécies.
7 Comments
Que fotografias surreais. Estes locais devem ser ainda mais belos ao vivo. Passaram a fazer parte dos locais que eu qualquer dia gostava de visitar.
De todas estas belezas só estive em Pamukale. Já estive na Polónia, que adorei, mas não sabia da floresta. Como foi uma visita de agência tb não poderia ter feito o desvio. .. Desviei para ver as casas tortas a partir de Gdansk, fartei-me de andar e só vi uma…
Que pena Maria Teresa… Mas a floresta tem um ar mesmo fantasmagórico, não tem?
Quero tudo!!!!! E ainda só risquei um…. 🙁
Ainda tens tempo… 🙂
Post muito interessante!
Já visitaste as Grutas de gelo Mendenhall no Alaska?
Filipa
Ainda não, ainda não Filipa… mas está na lista! 😉