Peru | Roteiro de viagem para 3 semanas

Em Março de 2017 regressei, após mais de 12 anos (Brasil em 2005), à América do Sul para uma viagem a solo. O destino escolhido foi o Peru. Ainda pensei em juntar mais um país ao roteiro mas, depois de ouvir tantos “ah, vais adorar o Peru!”, “eu adorei esse país” e até “gostava tanto de lá voltar…”, acabei por decidir ficar-me apenas por um país para que o pudesse explorar como deve ser. E não me arrependi! O Peru é a terra das mil e uma paisagens. Praia, deserto, montanha, selva… Não há nada que não encontres por lá. E podes estar certa que vens com a bagagem cheinha de aventuras e histórias para contar.

Abaixo encontras uma sugestão de roteiro de viagem para 3 semanas no Peru para te de dar um empurrãozinho para te pores a caminho deste país fantástico. Boa viagem!

Roteiro de viagem Peru


Lê o artigo Peru | Guia e Dicas de Viagem para mais info


ITINERÁRIO DA VIAGEM

Não existem voos diretos para o Peru, pelo que terás sempre de optar por um voo com escalas. No meu caso acabei por voar de Lisboa com a KLM e a Air France por ser o voo mais barato que encontrei. Já conhecia a KLM pelo que não fiquei surpreendida com a qualidade, a Air France é que deixou um bocadinho a desejar tanto a nível de espaço para as pernas como a nivel da qualidade da comida e do sistema de entretenimento…

O artigo Dicas úteis para comprar voos baratos poderá ajudar-te a encontrar voos mais económicos para a tua viagem.

A viagem começa em Lima, a capital do Peru, e segue para Este pela costa. Durante a viagem toda fiz apenas um voo interno, tendo optado sempre por viajar de autocarro, quer através da PeruHop, uma companhia que oferece passes para vários roteiros pelo Peru que incluem tours e pick-up e drop-off no teu hotel, quer através de outras companhias como a Cruz del Sur por exemplo, cuja qualidade é superior a qualquer avião!

Este seria o itinerário da viagem:

Com o mapa abaixo consegues ficar com uma ideia mais concreta do percurso.


Lê também o artigo Top 10: O que fazer e visitar no Peru


VISTO PARA O PERU

Desde Março de 2016 os portugueses não necessitam de visto para entrar no Peru, para estadias até 90 dias. O mesmo se aplica a cidadãos brasileiros. Precisas apenas de um passaporte com uma validade superior a 6 meses.


CUIDADOS DE SAÚDE

Não existem vacinas obrigatórias para quem pretende visitar o Peru, existem no entanto vacinas recomendadas como a da Hepatite A e Febre Tifóide. Estas recomendações obviamente não dispensam a consulta de conselho profissional através de uma Consulta do Viajante.

Algumas recomendações importantes:

  • Usar bastante repelente nas zonas de selva como Iquito ou Puerto Maldonado
  • Beber sempre água engarrafada e evitar sumos que tenham água
  • Retirar a pele da fruta antes de comê-la, especialmente se comprada na rua ou comê-la cozinhada.
  • Se a tua refeição consistir em peixe, certifica-te que se encontra bem cozinhado antes de o comeres.

Recomendo que faças um seguro de viagem antes de partires para o Peru. Desde as más condições das estradas, à condução alucinada dos condutores de autocarro e ao trânsito caótico e a probabliidade que terás em contrair algum problema a nivel gastro-intestinal (aconteceu-me no meu 2º dia no Peru e acabou por me levar ao hospital): existe uma maior probabilidade de poderes ter algum azar durante a viagem. Eu costumo recomendar 2: o da IATI Seguros (aproveita os 5% de desconto ao reservares diretamente através deste link) e o da World Nomads, dois dos seguros mais completos do mercado. Para mais info lê este artigoSeguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação


DETALHES DO ROTEIRO DE VIAGEM DE 3 SEMANAS PELO PERU

1| LIMA (2 dias)

lima | peru | roteiro de viagem peruA tua primeira paragem no Peru terá sempre de ser Lima, a capital. Do aeroporto poderás seguir diretamente para Miraflores, o bairro que te oferece o maior número e tipo de alojamentos da cidade, sendo a zona mais procurada por turistas também pela sua segurança. De preferência escolhe um hotel perto da Avenida Jose Larco, uma das principais avenidas da cidade, que atravessa Miraflores, para teres maior acesso a transportes. Eu fiquei no hostel Chaski Lodge com uma localização fantástica.

Não saias de Lima sem comer um ceviche no Mercado nr 1 de Surquillo, sem passear no Malecón junto ao mar e percorrer as ruas de ambiente boémio do bairro de Barranco.

 

2| PARACAS (2 dias)

Peru | Paracas | roteiro de viagem peruDepois de teres a barriga cheia de Lima está na altura de seguires para o teu próximo destino: Paracas. Esta pequena cidade junto à costa, a cerca de 260 km a sul de Lima, é o local perfeito para mergulhares de cabeça na natureza em estado bruto.

É a partir daqui que poderás seguir de barco num tour até às Islas Balestas para te veres rodeada de leões marinhos, pinguins, pelicanos e outras aves de todas as espécies e feitios, para além de teres a possibilidade de ver de perto um dos maiores mistérios do mundo: o Candelabro, um desenho com milhares de anos feito na areia, cuja origem ainda permanece um mistério nos dias de hoje. Experimenta também fazer um tour pela Reserva Natural.

 

3| HUACACHINA (2 dias)

roteiro de viagem peru | huacachinaA seguir a Paracas segue em direção a Huacachina. Aqui encontras aquilo a que normalmente estás habituada a ver em filmes ou ler em livros: um autêntico Oásis no meio das dunas do deserto de Ica. Visto das dunas, o Oásis ganha ainda mais beleza, mas admirar a beleza de Huacachina não é o que te leva até lá, mas sim a possibilidade de pores esse coração a bater um pouco mais depressa com um passeio de buggy pelas enormes dunas e (se estiveres para aí virada) umas sessões de sandboarding que muito provavelmente te vão levar a degustar um bocadinho da areia do deserto de Ica. O pôr do sol visto no deserto é uma experiência magnifica e algo que não podes perder por nada. Eu fiquei no Hotel Desert Nights Ecocamp que recomendo a 100%!!

 

4| NAZCA (2 dias)

Nazca | Peru | roteiro de viagem peruDepois de encheres os olhos com a beleza natural que rodeia Paracas segue para Nazca. As linhas de Nazca são outro dos grandes mistérios de sempre. Estas linhas e desenhos feitos no deserto que rodeia Nazca permanecem ainda hoje um mistério. Não faltam teorias sobre a sua origem, mas até agora nenhuma foi comprovada. A única forma de as poderes ver por completo é mesmo do ar. Para isso compra o teu voo através de uma agência de viagem ou então diretamente no aeroporto, como acabei por fazer, a um preço mais baixo.

No dia seguinte de manhã ainda tens tempo de visitar o cemitério sagrado de Chauchilla, um cemitério de múmias localizado no meio de uma paisagem fabulosa. A nivel de hotel recomendo o Nasca Travel One onde fiquei quando lá estive!

 

5| AREQUIPA (3 dias)

Trekking Canhão de Colca | roteiro de viagem peruArequipa é o próximo destino a seguir a Nazca. Esta é uma das cidades mais bonitas e a segunda maior do Peru. Repleta de edifícios de arquitectura colonial espanhola, é um prazer percorrer as suas ruas durante horas. Não percas a oportunidade de visitar o Convento de Santa Catalina. É mesmo, mesmo, mesmo bonito por dentro com ruas que se assemelham a uma cidade espanhola de muros pintados ora de vermelho, ora de azul e instalações perfeitamente conservadas.

Ainda em Arequipa poderás comprar o teu tour para visitares o Canhão de Colca que poderá ser feito a pé num trekking de 2 ou 3 dias, ou de bus num tour de 1 dia inteiro. Em Arequipa fiquei no Los Andes Bed & Breakfast onde recomendo os quartos privados!

 

6| PUNO / LAGO TITIKAKA (3 dias)

lago titikaka | Peru | roteiro de viagem peruDe Arequipa sais de autocarro noturno rumo a Puno. Prepara-te para uma descida de temperatura e para passares a noite (ou mais que uma) na casa de uma familia local numa ilha no meio do Lago Titikaka, o lago navegável mais elevado do mundo, dividido entre o Peru e a Bolívia. Podes adquirir um tour com tudo incluído (transporte de barco + visita às Islas de Uros + estadia na Isla Amantaní + visita à Isla Taquile) ou optar por comprar o transporte e visitas às ilhas apenas e a estadia à parte. Quando adquires o tour completo não podes escolher a familia com quem queres ficar, mas podes sempre optar por marcar tu a tua estadia. Se assim for recomendo-te a 100% a família da Aurélia Mamanicalcin. Uma senhora adorável que vive com a sua familia numa casa com uma vista fenomenal sobre o lago. Ah e cozinha fenomenalmente bem.

Contactos: Aurélia – 0051 995814889 / Iéni (filha) – 0051 985465483. 45 soles por noite incluem estadia e todas as refeições.

 

8| CUSCO (4 dias)

Cusco | Peru | roteiro de viagem peruDe Puno partes de novo de autocarro noturno, desta vez para Cusco. É daqui que sairás para visitar o grande ex-libris do Peru: Machu Picchu. Mas antes de Machu Picchi ainda tens uma cidade de uma beleza arquitectónica e cultural enorme para explorar. A zona histórica da cidade está repleta de edifícios de arquitectura colonial espanhola, e um ambiente romântico que a mim me levou a percorrer as suas ruas por alguns dias seguidos.

De Cusco podes partir para um tour pelo Vale Sagrado ou então diretamente para Macchu Picchu. Depois de 1 a 2 noites em Águas Calientes, junto a Machu Picchu, poderás voltar para Cusco para seguires para o teu próximo destino.

 

9| PUERTO MALDONADO (3 dias)

peru | roteiro de viagem peruDe Cusco podes seguir de autocarro ou de avião para Puerto Maldonado para depois de praia, deserto e montanhas, experimentares um bocadinho de selva. De Puerto Maldonado, junto à fronteira com o Brasil podes seguir em tours de 2, 3 ou mais dias pela Selva Amazónica. Um dos particularmente recomendados é o do Lago Sandoval que para além de passeios de barco pelo lago, inclui trekkings e estadia na selva. No final podes voltar a Lima de avião para seguires no dia seguinte no teu voo final de regresso a casa!

 

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

6 Comments

  1. Olá!

    Vou para o Peru no final de Novembro e queria ficar 3 dias em Puerto Maldonado para visitar a Amazónia.

    Como fizeste com os tours? Tens alguma dica? Agradecia muito!

    Existem muitos tours entre 500-1500€ para ficar num lodge na selva mas como é natural não tenho esse orçamento.

    Se possível partilhar a tua experiência e links agradecia

    • Olá Bruno! Olha, apesar de ter Puedo Maldonado no roteiro na altura, acabei por não ir até lá. Mas tinha entretanto feito algumas pesquisas na altura e pelo que percebi, consegues comprar tours pela Amazônia diretamente através de alguns dos hostels em Puerto Maldonado, que te ficam bastante mais baratos. Não me lembro do nome dos hostels que encontrei na altura, mas basta fazeres uma pesquisa que rapidamente encontrarás algumas opções. Boa viagem! 🙂

  2. Olá, parabéns pelo blog. Gostava de visitar o peru, como organizou a sua viagem? Os bilhetes de autocarro comprou na hora?

    • Olá Liliana! Obrigada 🙂 Não, comprei o bilhete de autocarro da Peru Hop com umas semanas de antecedência. Sugiro que dês uma vista de olhos ao Guia de Viagem e às Crónicas que publiquei aqui no blog, encontras la informação bastante útil para planeares a tua viagem!

      • João Serra Reply

        Olá Maria. os autocarros da Peru Hop eram confortáveis? Estou a pensar em comprar o tour por eles e pelo que li no teu (incrível!) blog existem períodos da viagem que são feitos durante a noite re dava jeito dormir umas boas horas 🙂

        • Olá João! Os assentos não são propriamente camas, mas sim, são confortáveis qb, acho que consegues dormir boa viagem!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.