O que fazer e visitar em Dubrovnik, na Croácia

Não há quem o negue: Dubrovnik é uma das cidades mais bonitas e fascinantes da Europa. Que o digam os milhares de turistas que a visitam regularmente vindos de todos os cantos do mundo. Dotada de uma beleza urbanística e natural verdadeiramente incrível, é fácil sairmos desta cidade com a sensação que visitámos um local único que deverá ser visitado pelo menos uma vez na vida. Abaixo encontras 9 sugestões de locais a visitar e atividades a fazer em Dubrovnik para te ajudar a explorar ao máximo esta cidade encantadora.



1. Percorre as muralhas da cidade

Datadas do século 16, as extensas muralhas de pedra branca de Dubrovnik são de sem dúvida a sua principal atração, contribuindo muito para a beleza e fascínio de milhares de turistas que a visitam todos os dias. Designada Património Mundial pela UNESCO, as muralhas estendem-se sem interrupção ao longo de 1940mt à volta da cidade, oferecendo vistas extraordinárias sobre a cidade e sobre o azul profundo do Mar Adriático. É um ponto de visita obrigatória em Dubrovnik! Sugiro que vás o mais cedo possível para evitares as multidões de turistas e o calor abrasador (caso vás no Verão, claro).

Website: www.wallsofdubrovnik.com
Bilhete: 150 HRK – adultos; 50 HRK – crianças até 5 anos; gratuito – estudantes
Horário: 08h-18h30 (Verão. Consultar horário no website) ou 10h-15h (Inverno)


2. Faz o tour Game of Thrones

Não há fã da popular série “Game of Thrones” da HBO que não dê por si a lembrar-se entusiasticamente de alguns episódios ao percorrer Dubrovnik, conhecida na série como “King’s Landing”, a capital dos Sete Reinos.

Para os fãs é possível fazer um tour especial pela cidade que inclui todos os locais incluídos como cenário na série, incluindo o local onde se encontra o Trono de Ferro e algumas histórias interessantes sobre o backstage das filmagens. No fundo é uma forma divertida de fazer uma visita guiada pela cidade.

Website: Tours Game of Thrones
Preço: Desde €20

O que fazer em Dubrovnik, na Croácia


3. Faz um tour de kayak à volta de Dubrovnik

Uma forma diferente e bastante refrescante de ver Dubrovnik. Os tours de kayak levam-te a explorar as várias grutas e enseadas que rodeiam a cidade e a ilha de Lokrum (conhecida como a Ilha do Amor) dando-te uma perspectiva diferente da normal. Alguns tours incluem ainda provas de vinho, snorkelling.

Website: Tours Kayak Dubrovnik
Preço: Desde €27

dubrovnik croacia
Foto de huckfinncroatia.com

4. Toma um copo no bar de falésia Buza Bar

O Buza Bar é um dos bares mais conhecidos em Dubrovnik para uma bebida fresca ao final de tarde com vistas privilegiadas sobre o Mar Adriático. Localizado mesmo em cima da falésia, é o único bar virado para o lado do mar junto às Muralhas da cidade. Os preços são, como é de esperar, elevados, mas a vista compensa. É também um local de eleição para quem gosta de salta da falésia diretamente para as águas cristalinas do Adriático.

Morada: Crijevićeva ul. 9, 20000, Dubrovnik, Croácia
Website: www.facebook.com/beachbarbuza

Dubrovnik Croacia
foto de oddviser.com

5. Sobe ao topo do Monte Srjd de teleférico

O topo do Monte Srjd dá-te uma das melhores (senão a melhor) vista sobre Dubrovnik. A subida faz-se através de teleférico, que já é uma atração por si só. No topo encontras um restaurante, o Panorama, uma loja de pérolas (quem nunca precisou de uma pérola assim do meio do nada?), um anfiteatro e um senhor no exterior que reproduz e vende moedas antigas. Mas a verdadeira atração é mesmo o por-do-sol sobre a cidade. Os bilhetes podem ser comprados diretamente na entrada para o Teleférico ou através de agências que se encontram espalhadas pela cidade.

Website: www.dubrovnikcablecar.com
Preço: 150 HRK (adultos, ida e volta), 60 HRK (crianças 4-12, ida e volta)


Lê também o artigo: 

Roteiro de 1 semana | Roadtrip pela Croácia



6. Visita a ilha de Lokrum de barco

A ilha de Lokrum está localizada a 600mt de Dubrovnik e é acessível de ferry ou num dos muitos tours disponíveis. Conhecida também como a Ilha do Amor, Lokrum é o local perfeito para fugir durante por algum tempo do sol quente que banha Dubrovnik. A incluir na visita estão os Jardins Botânicos, plantados no século 19 e lar de alguns pavões que por ali se passeiam regularmente; o Mosteiro Beneditino datado da época medieval, cujas primeiras referências remontam a 1023 e o lago “Mar Morto”, assim conhecido pela quantidade de sal que contém fazendo com que a experiência de ali nadar se assemelhe à do Mar Morto.

Website: www.lokrum.hr


7. Dá um mergulho das falésias para o mar Adriático

Num passeio pelas muralhas de Dubrovnik não é raro avistarem-se alguns aventureiros a saltarem das falésias diretamente para as águas do Mar Adriático. Se a adrenalina tem obrigatoriamente de fazer parte do teu dia a dia, então não podes perder esta experiência. O Buza Bar (acima referido) é um dos locais preferidos para o mergulho das falésias.


8. Perde-te nas ruas da cidade

Dubrovnik é sem dúvida alguma uma cidade fascinante. As casas de pedra com a sua arquitetura tão típica que nos transporta atrás no tempo, as centenas de degraus que preenchem as suas ruas, as inúmeras esplanadas e o ambiente mágico fazem com que seja um verdadeiro prazer perdermos-nos pelas suas ruas, becos e vielas. É incrível a forma como a cidade se voltou a por de pé desta forma tão extraordinária após ter sido palco de alguns dos maiores bombardeamentos durante a guerra nos anos 90.


9. Visita o campo de basket com a melhor vista do mundo

Posso dizer que, sem sombra de dúvida, este foi o campo de basket com a melhor vista que eu alguma vez vi na vida. Localizado no topo de uma colina no meio da cidade, junto à Torre de Minceta, não há quem resista a visitar este campo para admirar a vista sobre Dubrovnik e o Mar Adriático. Foi considerado em 2017 um dos 10 Melhores Desenhados Campos de Basket do Mundo pela prestigiada publicação Architectural Digest.

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

%d bloggers like this: