Acredita em mim: não é fácil planear uma viagem às Filipinas. Das 7107 ilhas que compõem o país, a tarefa de escolher apenas algumas para um roteiro de viagem de poucas semanas não é de todo tranquila. Durante a minha passagem por lá, em 2018, optei por visitar apenas 4 (Luzon, Bohol, Palawan e Coron), e acabei por voltar para casa com uma vontade tremenda de regressar para explorar, as vezes que forem necessárias, as restantes 7103 ilhas.
Para te facilitar um pouco o planeamento da tua viagem, deixo-te neste artigo uma seleção de 10 ilhas, que entram com todo o mérito nesta lista das melhores ilhas nas Filipinas. Algumas fizeram parte do meu roteiro, outras ainda se encontram na lista para serem descobertas.
Lê também o artigo
Roteiro de Viagem | 2 Semanas nas Filipinas
Siargao
As areias brancas, águas cristalinas e palmeiras a decorarem as praias não seriam razões suficientes para distinguir Siargao das milhares de outras ilhas das Filipinas. O que a distingue é a possibilidade que oferece a amantes do mar de surfarem as suas ondas. Este é o spot de surf por excelência das Filipinas, perfeito para todos os níveis, sejam iniciados ou aqueles que já tratam o mar por tu.
Palawan
Na maior parte das vezes, a imagem representativa das Filipinas, que vês em sites ou várias publicações nacionais e internacionais, terá sido tirada em El Nido, uma localidade situada na ilha de Palawan. Esta ilha, (na realidade um arquipélago) distinguida nos últimos anos como a Melhor Região do Sudeste Asiático e a 13ª melhor ilha do mundo, é uma das que oferece a maior diversidade também. Apesar da sua popularidade entre turistas, é ainda possível encontrares aqui áreas pouco exploradas. Algumas localidades a explorar na ilha: El Nido, Puerto Princesa, Port Barton, Coron.
Cebu
A maior ilha da região de Visayas e a mais multicultural, é uma das ilhas mais populares e dinâmicas das Filipinas. Cebu, a capital que partilha o mesmo nome, é a segunda maior cidade do país e a mais antiga também. Estendendo-se por 196kms, as suas paisagens vão desde as habituais praias paradisíacas, vilas piscatórias e florestas de Mangues, até montanhas que atingem uma altura de 1000mt. Tendo em conta a sua localização central, é bastante provável que durante a tua viagem tenhas eventualmente de passar por lá. Aproveita por explorá-la um pouco mais, em particular a ilha de Malapascua, localizada a cerca de 7kms de Cebu.
Bohol
Já ouviste falar das famosas Colinas de Chocolate? Pois é aqui, na ilha de Bohol, que estão localizadas. Assim como os Tarsiers, os mamiferos mais pequenos do mundo, em vias de extinção, que podes ver no Santuário Oficial dos Tarsiers, em Corella (faz questão de visitar apenas este e não outros que existam na ilha). Aqui encontras também cascatas de beleza inquestionável e praias que, apesar de não poderem ser consideradas as mais espetaculares das Filipinas, não deixam nada a desejar.
Vê também
O Que Fazer e Ver em Bohol, Filipinas
Palaui
Declarada uma Reserva Marinha Nacional em 1994, a ilha de Palaui é um dos paraísos que apenas reconhecemos de séries de tv (Survivor) ou sonhos. Com uma escassa densidade populacional, Palaui é ainda uma ilha pouco explorada, com muito para oferecer a quem procura descobrir natureza em estado selvagem. A ilha recebeu recentemente um prémio de Promoção de Turismo Sustentável graças aos esforços de um grupo ambiental da ilha, a PEPA (Palaui Environmental Protectors Association).
Malapascua
Localizada a cerca de 7kms a norte de Cebu, Malapascua oferece, para além das habituais praias paradisíacas, algumas das melhores oportunidades de mergulho nas Filipinas. Se nadar com mantas ou tubarões-debulhadores está na tua lista de coisas a fazer, então esta pequena ilha é o local certo para ti.
Apo
Ainda mais famosas do que a ilha em si, com apenas 12 hectares, são as águas que a rodeiam, habitadas por cerca de 400 tipos de corais de enorme beleza e uma vida animal marinha extremamente diversa. Não é raro entrares na água cristalina e dares por ti a nadar entre tartarugas. E, convenhamos, essa é uma recordação que ninguém se importava de trazer para casa.
Bantayan
Praias de areia branca, águas cristalinas e um ambiente descontraído são algumas das principais imagens de marca da ilha de Bantayan. É o local ideal para visitares caso queiras passar dias a fio de papo para o ar sem fazer praticamente nada a não ser relaxar e torrar a pele ao sol. Não é a melhor ilha para snorkelling ou mergulho, pelo que se é isso que procuras, talvez não seja o destino ideal para ti.
Luzon
A maior ilha das Fiipinas é mais do que apenas um ponto de passagem para quem aterra no aeroporto internacional Ninoy Aquino, em Manila, a capita. A ilha oferece algumas das paisagens mais incríveis do país que contrastam com as imagens de praias paradisíacas normalmente associadas às Filipinas. Locais como os Campos de Arroz de Batad, o vulcão Mayon em Legazpi ou os misteriosos caixões pendurados de Sagada, oferecem-te memórias únicas de um país que tem muito para oferecer.
Lê também o artigo
Manila | O que ver e fazer na capital das Filipinas
Siquijor
Siquijor, também conhecida como “a ilha das bruxas”, é uma das ilhas mais bonitas e fascinantes das Filipinas. Por não ser muito popular entre os Filipinos, que acreditam que a ilha é de facto habitada por bruxas e que os seus habitantes recorrem a práticas de voodoo para curar males, consegues usufruir descontraidamente da sua natureza em estado bruto. Se estas histórias sobre bruxas e afins não te levantam os pelos dos braços, então Siquijor é, sem dúvida, uma ilha a incluir no teu roteiro de viagem pelas Filipinas.