Qual a Melhor Altura para Visitar Lisboa

Apesar de a capital portuguesa ser de agradável visita em qualquer altura do ano tendo em conta o seu clima mediterrânico, a escolha da melhor altura para visitar Lisboa dependerá muito do tipo de interesses de cada viajante. 

No verão, as elevadas temperaturas e grande número de eventos culturais leva a que a cidade se encha de turistas ansiosos por descobrir a cidade, mas é também a altura do ano em que grande parte dos habitantes locais ruma em direção a outros destinos dentro e fora do país para usufruir de algumas semanas ou dias de descanso.

Na primavera e outono, as temperaturas amenas oferecem as condições ideais para percorrer a cidade de uma ponta a outra de forma confortável, mas o intenso tráfego automóvel poderá tornar a circulação nas suas estradas um pouco mais complicada.

Neste artigo partilho algumas informações práticas sobre o clima e os principais eventos a decorrerem durante o ano para que possas ficar com uma ideia mais concreta da melhor altura para visitar Lisboa.


Planeia a tua viagem a Lisboa com estes artigos:
> 27 Melhores Locais a Visitar em Lisboa


Clima em Lisboa

A capital portuguesa beneficia de um clima mediterrânico, sendo considerada uma das capitais mais amenas da Europa. Na primavera as temperaturas médias rondam os 16º, enquanto no verão as temperaturas podem chegar aos 27º/30º. 

No outono o tempo torna-se um pouco instável, mantendo no entanto temperaturas amenas e no inverno pode-se contar com alguma chuva e temperaturas médias de 12º.

Créditos: Climate-Data.org

Principais Eventos e Celebrações em Lisboa

Se procuras complementar a visita a Lisboa com alguns eventos culturais, então o verão será a altura ideal. No período de junho a setembro realizam-se habitualmente na cidade um elevado número de eventos de forte interesse como festivais de música, espetáculos ao ar livre e festas tradicionais.

Festas Populares

Em Lisboa, a festa é feita frequentemente na rua entre multidões decididas a divertirem-se de uma forma descontraída e animada. O verão é a altura ideal para quem quer viver Lisboa de uma forma única.

Marchas Populares | Melhor altura para visitar Lisboa, Portugal
Créditos: José Frade – EGEAC.pt
  • Festas de Lisboa | Junho

É certo e sabido que junho é o mês da celebração por excelência em Lisboa. Com as ruas decoradas a rigor, as Festas de Lisboa começam logo no início do mês com concertos, espetáculos variados ao ar livre e vários arraiais (festas populares locais) a decorrer em múltiplos bairros lisboetas. 

Apesar de durarem até ao final do mês, as festas têm o seu ponto alto no desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade na noite de 12 de junho. Os vários bairros apresentam a sua marcha e no final é determinado um vencedor. A festa segue noite dentro em várias celebrações que decorrem em simultâneo por toda a cidade, com direito a sardinhas assadas comidas na rua.

Festivais de Música

Os amantes de música encontram em Lisboa vários festivais que não deixam nada a desejar em relação a outros festivais europeus.

Festivais de Música | Melhor altura para visitar Lisboa, Portugal
Créditos: Mark Angelo no Pexels
  • Festival Rock in Rio | Junho

O primeiro ano de realização do Rock in Rio em Lisboa foi 2013. Desde então, o festival afirmou-se como um dos festivais de música mais esperados em Lisboa, recebendo alguns dos maiores artistas de pop e rock a nível nacional e internacional. Decorre todos os anos no Parque da Bela Vista, entre a zona do Areeiro e o Parque das Nações.

  • Festival NOS Alive | Julho

Em Julho realiza-se habitualmente, no Passeio Marítimo de Algés, junto ao Rio Tejo, um dos maiores festivais de música em Portugal, o NOS Alive. Este festival tem trazido alguns dos maiores nomes da música internacional a Lisboa nos últimos anos, como os Massive Attack, Chemical Brothers, Pearl Jam, Smashing Pumpkins, entre muitos outros.

  • Festival Super Bock em Stock | Novembro

Em novembro decorre o festival de música ideal para amantes de música alternativa: o Super Bock em Stock. Os concertos decorrem em vários espaços e salas de espetáculos espalhados pela zona da Avenida da Liberdade e Restauradores, como o Cinema São Jorge, o Coliseu dos Recreios ou o Teatro Tivoli, entre outros espaços menos habituais.

Festivais de Cinema

O cinema é apreciado em pleno em Lisboa ao longo de todo o ano, através de festivais que dão a conhecer alguns dos melhores filmes e documentários produzidos a nível nacional e internacional.

Festivais de Cinema | Melhor altura para visitar Lisboa, Portugal
Créditos: Jake Hills em Unsplash
  • Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa | Março

A decorrer anualmente no mês de Março, o Monstra dá a conhecer os melhores filmes de animação da autoria de artistas de mais de uma centena de países. Com mais de 20 anos de existência, o festival é considerado uma referência a nível nacional e internacional.

  • Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema | Maio 

Em maio* decorre em Lisboa, nas salas do Cinema São Jorge, da Culturgest, do Cinema Ideal e da Cinemateca Portuguesa, o Indie Lisboa, um festival internacional de cinema onde são exibidas e avaliadas dezenas de filmes independentes de todo o mundo.

* Em 2021, por razões associadas à pandemia Covid, o Indie Lisboa realizar-se-á excecionalmente de 21 de agosto a 6 de setembro.

  • Doclisboa – Festival Internacional de Lisboa | Outubro

Totalmente dedicado ao documentário, o Doclisboa dá a conhecer, desde 2004, o que de melhor se faz dentro deste género a nível nacional e internacional. O festival decorre habitualmente durante o mês de outubro, em várias salas e espaços espalhados pela cidade como o Cinema de São Jorge, o Cinema Ideal e a Culturgest.


Espero que este artigo te ajude a tomar uma decisão quanto à melhor altura para visitar Lisboa. Em caso de qualquer dúvida, deixa o teu comentário abaixo, terei todo o gosto em ajudar!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

12 Comments

  1. Amo ler sobre cidades portuguesa! Ainda não teve coragem de ir durante o inverno. A melhor época para mim é no verão

  2. Ângela Martins Reply

    Adorei saber as datas dos festivais em Lisboa. Visitei no verão, quero voltar na primavera.

  3. Adorei seu texto sobre a melhor altura para visitar Lisboa. Eu visitei Lisboa em setembro e foi uma época excelente. Agora quero voltar em abril, quando começa a primavera. Parabéns pelo post, e obrigada por compartilhar. Beijinhos

    • Muito obrigada! 🙂 setembro e abril são bons meses para visitar Lisboa a nível de temperaturas, mas em Abril há um ditado que diz “Abril, águas mil”. Ou seja: conte com chuva! Beijinhos

  4. Adorei seu texto!!! Muito obrigada por compartilhar tanta informação boa sobre o Lisboa. Morro de vontade de conhecer. Abraço

  5. Murilo Pagani Reply

    Que delícia deve ser ter a chance de visitar Lisboa em diferentes alturas do ano, né?!

    Me parece ser o tipo de lugar que em cada estação vamos encontrar uma cidade completamente diferente da outra. E com tantos festivais bacanas, vale a pena se organizar para viajar nestes períodos!

    Obrigado pelas dicas!

  6. Moisés Batista Reply

    Maravilhoso o conteudo sobre qual a melhor epoca para visitar Lisboa. Fiquei um tempo pensando o que seria altura rs. Interessante que visitei lá em novembro e estava um frio bruto. Seria bom ter lido seu conteudo antes.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.